Novo caça Sukhoi começa produção
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Novo caça Sukhoi começa produção
Indústria russa anuncia o substituto do SU-27
08.03.2007
Segundo informações da agência de notícias russa ITAR-TASS, terá finalmente começado o processo que conduzirá à produção do primeiro caça russo de 5ª geração.
Segundo as fontes russas, a produção do que será provavelmente o primeiro protótipo de avião, será feita pela NAPO, nas instalações de Komsomol-am-Amur..A NAPO pertence ao consórcio Sukhoi.
Os problemas económicos por que a industria russa passou durante os anos 90, levaram a que os trabalhos de desenvolvimento tenham chegado quase a parar, mas a alta do preço do petróleo e a disponibilidade de dinheiro fresco por parte do governo russo, levou a que os projectos há muito tempo congelados voltassem agora a ressurgir.
Neste contexto é também na fábrica de Komsomol-am-Amur que se tem vindo a construir desde 2006, e em pequena escala, o caça bombardeiro SU-34, também ele uma versão muito modificada do SU-27, e que se destinava inicialmente à função de bombardeiro naval baseado em terra.
Embora se continue a promover as aeronaves mais antigas para venda no mercado internacional, o novo avião deverá substituir as aeronaves da família SU-27/SU-30, que estão a completar trinta anos desde que voaram pela primeira vez na Rússia, e que deverão estar próximas dos 40, quando o novo avião estiver operacional.
Foram divulgadas também intenções de substituir o mais ligeiro MiG-29, embora neste caso, os custos provavelmente venham a impedir essa substituição de ser posta em prática.
Existe muita especulação sobre as características da aeronave, mas a informação mais concreta afirma que se tratará de uma derivação do avião experimental SU-47 Berkut, com a adição de alterações decorrentes da análise das tendências da tecnologia e de estudos mais recentes que pretendem englobar os estudos russos no sentido de procurar produzir um avião com menor «assinatura» perante os radares, na linha do que os americanos fizeram com o F-22.
Desde a primeira guerra do golfo, que os russos têm procurado desenvolver, ou copiar a tecnologia que permite às aeronaves Stealth dos Estados Unidos iludir um grande numero de radares e evadir-se ou despistar mísseis anti-aéreos.
Durante o conflito no Kosovo, quando uma aeronave Stealth americana que voava a baixa altitude, foi abatida pelas defesas anti-aéreas sérvias, os russos mostraram-se imediatamente interessados em recolher amostras dos materiais que cobriam o avião.
Os russos poderão assim ter pelo menos parcialmente, desenvolvido a capacidade de ocultar uma aeronave, e esta capacidade é vista como muito importante, pois neste aspecto o caça SU-27 é conhecido por ter uma assinatura inconfundível nos radares de um potencial inimigo.
A aeronave, também deverá aproveitar os estudos e desenvolvimentos russos na área da manobrabilidade, incorporando os mais sofisticados e modernos motores com vectorização de impulso, que lhe darão uma capacidade acrescida quando for necessário iludir adversários ou mísseis a curta distância..
O programa porém, não será rápido. Há muitos custos envolvidos, e grande parte dos engenheiros russos que existiam há 15 anos, já não estão ao serviço ou abandonaram a indústria por falta de opções. A Rússia já estabeleceu negociações com a Índia para o possível desenvolvimento conjunto do novo caça, e a promessa é uma das principais argumentações comerciais dos russos, para obter novas encomendas no mercado indiano.
Se o programa decorrer como é normal, sem atrasos, a primeira aeronave poderá voar em 2009/2010, e as primeiras unidades poderão ser declaradas operacionais entre 2014 e 2016.
08.03.2007
Segundo informações da agência de notícias russa ITAR-TASS, terá finalmente começado o processo que conduzirá à produção do primeiro caça russo de 5ª geração.
Segundo as fontes russas, a produção do que será provavelmente o primeiro protótipo de avião, será feita pela NAPO, nas instalações de Komsomol-am-Amur..A NAPO pertence ao consórcio Sukhoi.
Os problemas económicos por que a industria russa passou durante os anos 90, levaram a que os trabalhos de desenvolvimento tenham chegado quase a parar, mas a alta do preço do petróleo e a disponibilidade de dinheiro fresco por parte do governo russo, levou a que os projectos há muito tempo congelados voltassem agora a ressurgir.
Neste contexto é também na fábrica de Komsomol-am-Amur que se tem vindo a construir desde 2006, e em pequena escala, o caça bombardeiro SU-34, também ele uma versão muito modificada do SU-27, e que se destinava inicialmente à função de bombardeiro naval baseado em terra.
Embora se continue a promover as aeronaves mais antigas para venda no mercado internacional, o novo avião deverá substituir as aeronaves da família SU-27/SU-30, que estão a completar trinta anos desde que voaram pela primeira vez na Rússia, e que deverão estar próximas dos 40, quando o novo avião estiver operacional.
Foram divulgadas também intenções de substituir o mais ligeiro MiG-29, embora neste caso, os custos provavelmente venham a impedir essa substituição de ser posta em prática.
Existe muita especulação sobre as características da aeronave, mas a informação mais concreta afirma que se tratará de uma derivação do avião experimental SU-47 Berkut, com a adição de alterações decorrentes da análise das tendências da tecnologia e de estudos mais recentes que pretendem englobar os estudos russos no sentido de procurar produzir um avião com menor «assinatura» perante os radares, na linha do que os americanos fizeram com o F-22.
Desde a primeira guerra do golfo, que os russos têm procurado desenvolver, ou copiar a tecnologia que permite às aeronaves Stealth dos Estados Unidos iludir um grande numero de radares e evadir-se ou despistar mísseis anti-aéreos.
Durante o conflito no Kosovo, quando uma aeronave Stealth americana que voava a baixa altitude, foi abatida pelas defesas anti-aéreas sérvias, os russos mostraram-se imediatamente interessados em recolher amostras dos materiais que cobriam o avião.
Os russos poderão assim ter pelo menos parcialmente, desenvolvido a capacidade de ocultar uma aeronave, e esta capacidade é vista como muito importante, pois neste aspecto o caça SU-27 é conhecido por ter uma assinatura inconfundível nos radares de um potencial inimigo.
A aeronave, também deverá aproveitar os estudos e desenvolvimentos russos na área da manobrabilidade, incorporando os mais sofisticados e modernos motores com vectorização de impulso, que lhe darão uma capacidade acrescida quando for necessário iludir adversários ou mísseis a curta distância..
O programa porém, não será rápido. Há muitos custos envolvidos, e grande parte dos engenheiros russos que existiam há 15 anos, já não estão ao serviço ou abandonaram a indústria por falta de opções. A Rússia já estabeleceu negociações com a Índia para o possível desenvolvimento conjunto do novo caça, e a promessa é uma das principais argumentações comerciais dos russos, para obter novas encomendas no mercado indiano.
Se o programa decorrer como é normal, sem atrasos, a primeira aeronave poderá voar em 2009/2010, e as primeiras unidades poderão ser declaradas operacionais entre 2014 e 2016.
- Carlos Lima
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Esperei os 5 minutos para comentar
Eu não vou dizer que é cascata, mas "divertida leitura".
Na minha opnião alguns pontos bem "interessantes":
Eles pegaram 'pedaços' do F-117 que foi abatido para desenvolver "parcialmente" Stealth.
Levando-se em conta que o F-117 foi um Stealth desenhado 'no braço' na década de 70 ... lamento muito pelos russos
E gosto muito do penúltimo parágrafo aonde é dito que apesar do potencial do projeto os engenheiros russos ou se aposentaram ou "abandonaram" a indústria por falta de opções.
Gosto ainda da inconsistência entre a imagem no título da matéria e da indicação de que parecerá o SU-47 (tudo a ver ).
E por aí vai... realmente um excelente artigo para a Internet
Na boa... vou esquecer que esse artigo existiu, pois ele me coloca mais descrente do que crente nessa "nova aeronave".
[]s
CB_Lima
Eu não vou dizer que é cascata, mas "divertida leitura".
Na minha opnião alguns pontos bem "interessantes":
Eles pegaram 'pedaços' do F-117 que foi abatido para desenvolver "parcialmente" Stealth.
Levando-se em conta que o F-117 foi um Stealth desenhado 'no braço' na década de 70 ... lamento muito pelos russos
E gosto muito do penúltimo parágrafo aonde é dito que apesar do potencial do projeto os engenheiros russos ou se aposentaram ou "abandonaram" a indústria por falta de opções.
Gosto ainda da inconsistência entre a imagem no título da matéria e da indicação de que parecerá o SU-47 (tudo a ver ).
E por aí vai... realmente um excelente artigo para a Internet
Na boa... vou esquecer que esse artigo existiu, pois ele me coloca mais descrente do que crente nessa "nova aeronave".
[]s
CB_Lima
Editado pela última vez por Carlos Lima em Qui Mar 08, 2007 9:53 pm, em um total de 1 vez.
CB_Lima = Carlos Lima
- EDSON
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Sei que alguém pode achar ruim, mas radares com ondas elétromagnéticas de alta frequência não podem rastrear aviões furtivos se não, porque? Tem algum fisíco de plantão ?
Editado pela última vez por EDSON em Qui Mar 08, 2007 9:52 pm, em um total de 1 vez.
- Skyway
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Desculpem...mas não disse quase nada.
E só o primeiro parágrafo* já atrasou ainda mais a espectativa de se ter algum projeto nesse sentido.
*
"Segundo informações da agência de notícias russa ITAR-TASS, terá finalmente começado o processo que conduzirá à produção do primeiro caça russo de 5ª geração. "
E só o primeiro parágrafo* já atrasou ainda mais a espectativa de se ter algum projeto nesse sentido.
*
"Segundo informações da agência de notícias russa ITAR-TASS, terá finalmente começado o processo que conduzirá à produção do primeiro caça russo de 5ª geração. "
AD ASTRA PER ASPERA
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EDSON escreveu:Sei que alguém pode achar ruim, mas radares com ondas elétromagnéticas de alta frequência não podem rastrear aviões furtivos se não, porque?
Por que as folhas são verdes e não pretas ou brancas?
A "tinta" que eles pintam os aviões Stealth absorve mais as ondas de alta frequência, simples...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- EDSON
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Marechal-do-ar escreveu:EDSON escreveu:Sei que alguém pode achar ruim, mas radares com ondas elétromagnéticas de alta frequência não podem rastrear aviões furtivos se não, porque?
Por que as folhas são verdes e não pretas ou brancas?
A "tinta" que eles pintam os aviões Stealth absorve mais as ondas de alta frequência, simples...
VC tem certeza do que esta falando?
- Carlos Lima
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Só a título de informação... eu fui ao site da ITAR-TASS
http://www.itar-tass.com/
...e lá pelo menos no que diz respeito à ferramenta de pesquisa não encontrei nenhum artigo fazendo referência ao novo caça.
Pode ser um artigo velho ou inexistente ou mesmo a ferramenta de pesquisa não estar funcionando direito (é claro que também pode ser um conteúdo que só exista 'offline').
[]s
CB_Lima
http://www.itar-tass.com/
...e lá pelo menos no que diz respeito à ferramenta de pesquisa não encontrei nenhum artigo fazendo referência ao novo caça.
Pode ser um artigo velho ou inexistente ou mesmo a ferramenta de pesquisa não estar funcionando direito (é claro que também pode ser um conteúdo que só exista 'offline').
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- EDSON
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A Russia mantinha um radar desses em 1994 no Cazaquistão que foi destruído pelo governo daquele país, eu posso estar enganado . Também na mesma matéria li que os EUA e Austrália, esta tem ou tinha para enchergar uma possível frota inimiga se aproximando de seu litoral Norte. Usando a curvatura da tera para refletir o sinal captado, mas possa estar enganado nisto tambem li em uma revista ja faz muito tempo.
Editado pela última vez por EDSON em Qui Mar 08, 2007 10:16 pm, em um total de 1 vez.