Novo caça Sukhoi começa produção

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

Novo caça Sukhoi começa produção

#1 Mensagem por midnight » Qui Mar 08, 2007 9:13 pm

Indústria russa anuncia o substituto do SU-27
08.03.2007

Imagem

Segundo informações da agência de notícias russa ITAR-TASS, terá finalmente começado o processo que conduzirá à produção do primeiro caça russo de 5ª geração.
Segundo as fontes russas, a produção do que será provavelmente o primeiro protótipo de avião, será feita pela NAPO, nas instalações de Komsomol-am-Amur..A NAPO pertence ao consórcio Sukhoi.

Os problemas económicos por que a industria russa passou durante os anos 90, levaram a que os trabalhos de desenvolvimento tenham chegado quase a parar, mas a alta do preço do petróleo e a disponibilidade de dinheiro fresco por parte do governo russo, levou a que os projectos há muito tempo congelados voltassem agora a ressurgir.

Neste contexto é também na fábrica de Komsomol-am-Amur que se tem vindo a construir desde 2006, e em pequena escala, o caça bombardeiro SU-34, também ele uma versão muito modificada do SU-27, e que se destinava inicialmente à função de bombardeiro naval baseado em terra.

Embora se continue a promover as aeronaves mais antigas para venda no mercado internacional, o novo avião deverá substituir as aeronaves da família SU-27/SU-30, que estão a completar trinta anos desde que voaram pela primeira vez na Rússia, e que deverão estar próximas dos 40, quando o novo avião estiver operacional.

Foram divulgadas também intenções de substituir o mais ligeiro MiG-29, embora neste caso, os custos provavelmente venham a impedir essa substituição de ser posta em prática.

Existe muita especulação sobre as características da aeronave, mas a informação mais concreta afirma que se tratará de uma derivação do avião experimental SU-47 Berkut, com a adição de alterações decorrentes da análise das tendências da tecnologia e de estudos mais recentes que pretendem englobar os estudos russos no sentido de procurar produzir um avião com menor «assinatura» perante os radares, na linha do que os americanos fizeram com o F-22.

Desde a primeira guerra do golfo, que os russos têm procurado desenvolver, ou copiar a tecnologia que permite às aeronaves Stealth dos Estados Unidos iludir um grande numero de radares e evadir-se ou despistar mísseis anti-aéreos.

Durante o conflito no Kosovo, quando uma aeronave Stealth americana que voava a baixa altitude, foi abatida pelas defesas anti-aéreas sérvias, os russos mostraram-se imediatamente interessados em recolher amostras dos materiais que cobriam o avião.

Os russos poderão assim ter pelo menos parcialmente, desenvolvido a capacidade de ocultar uma aeronave, e esta capacidade é vista como muito importante, pois neste aspecto o caça SU-27 é conhecido por ter uma assinatura inconfundível nos radares de um potencial inimigo.

A aeronave, também deverá aproveitar os estudos e desenvolvimentos russos na área da manobrabilidade, incorporando os mais sofisticados e modernos motores com vectorização de impulso, que lhe darão uma capacidade acrescida quando for necessário iludir adversários ou mísseis a curta distância..

O programa porém, não será rápido. Há muitos custos envolvidos, e grande parte dos engenheiros russos que existiam há 15 anos, já não estão ao serviço ou abandonaram a indústria por falta de opções. A Rússia já estabeleceu negociações com a Índia para o possível desenvolvimento conjunto do novo caça, e a promessa é uma das principais argumentações comerciais dos russos, para obter novas encomendas no mercado indiano.

Se o programa decorrer como é normal, sem atrasos, a primeira aeronave poderá voar em 2009/2010, e as primeiras unidades poderão ser declaradas operacionais entre 2014 e 2016.

midnight
Sênior
Sênior

#2 Mensagem por midnight » Qui Mar 08, 2007 9:14 pm

Bom acho que isso serve para dar um banho de água fria aos céticos companheiros, que sempre duvidaram da continuidade do projeto PAK FA.

Carlos Mathias

#3 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 08, 2007 9:24 pm

Cincom minutos e vão aparecer diazendo que é cascata. Marca aí no teu relógio.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#4 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 08, 2007 9:39 pm

Esperei os 5 minutos para comentar :)

Eu não vou dizer que é cascata, mas "divertida leitura".

Na minha opnião alguns pontos bem "interessantes":

Eles pegaram 'pedaços' do F-117 que foi abatido para desenvolver "parcialmente" Stealth.

Levando-se em conta que o F-117 foi um Stealth desenhado 'no braço' na década de 70 :? ... lamento muito pelos russos :wink:

E gosto muito do penúltimo parágrafo aonde é dito que apesar do potencial do projeto os engenheiros russos ou se aposentaram ou "abandonaram" a indústria por falta de opções.

Gosto ainda da inconsistência entre a imagem no título da matéria e da indicação de que parecerá o SU-47 (tudo a ver :roll: ).

E por aí vai... realmente um excelente artigo para a Internet :wink:

Na boa... vou esquecer que esse artigo existiu, pois ele me coloca mais descrente do que crente nessa "nova aeronave".

[]s
CB_Lima

Editado pela última vez por Carlos Lima em Qui Mar 08, 2007 9:53 pm, em um total de 1 vez.
CB_Lima = Carlos Lima :)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 08, 2007 9:43 pm

Não que eu duvide que o PAK-FA não exista, mas é que eu nunca vi sequer um rabisco oficial sobre a aeronave, simplesmente nada.

Vamos ver daqui a dez anos... quero ver essa porra voando, senão...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#6 Mensagem por EDSON » Qui Mar 08, 2007 9:51 pm

Sei que alguém pode achar ruim, mas radares com ondas elétromagnéticas de alta frequência não podem rastrear aviões furtivos se não, porque? Tem algum fisíco de plantão ?

Editado pela última vez por EDSON em Qui Mar 08, 2007 9:52 pm, em um total de 1 vez.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#7 Mensagem por Skyway » Qui Mar 08, 2007 9:52 pm

Desculpem...mas não disse quase nada.

E só o primeiro parágrafo* já atrasou ainda mais a espectativa de se ter algum projeto nesse sentido. :?

*
"Segundo informações da agência de notícias russa ITAR-TASS, terá finalmente começado o processo que conduzirá à produção do primeiro caça russo de 5ª geração. "

AD ASTRA PER ASPERA
midnight
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por midnight » Qui Mar 08, 2007 9:54 pm

EDSON
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por EDSON » Qui Mar 08, 2007 10:00 pm

EDSON escreveu:Sei que alguém pode achar ruim, mas radares com ondas elétromagnéticas de alta frequência não podem rastrear aviões furtivos se não, porque? Tem algum fisíco de plantão ?

Como combater a furtividade ?

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#10 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 08, 2007 10:03 pm

EDSON escreveu:Sei que alguém pode achar ruim, mas radares com ondas elétromagnéticas de alta frequência não podem rastrear aviões furtivos se não, porque?

Por que as folhas são verdes e não pretas ou brancas?
A "tinta" que eles pintam os aviões Stealth absorve mais as ondas de alta frequência, simples...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Carlos Mathias

#11 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 08, 2007 10:07 pm

É por isso que se usa baixa frequência.

EDSON
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por EDSON » Qui Mar 08, 2007 10:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:
EDSON escreveu:Sei que alguém pode achar ruim, mas radares com ondas elétromagnéticas de alta frequência não podem rastrear aviões furtivos se não, porque?

Por que as folhas são verdes e não pretas ou brancas?
A "tinta" que eles pintam os aviões Stealth absorve mais as ondas de alta frequência, simples...

VC tem certeza do que esta falando?

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#13 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 08, 2007 10:10 pm

Só a título de informação... eu fui ao site da ITAR-TASS

http://www.itar-tass.com/

...e lá pelo menos no que diz respeito à ferramenta de pesquisa não encontrei nenhum artigo fazendo referência ao novo caça.

Pode ser um artigo velho ou inexistente ou mesmo a ferramenta de pesquisa não estar funcionando direito (é claro que também pode ser um conteúdo que só exista 'offline').

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
EDSON
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por EDSON » Qui Mar 08, 2007 10:15 pm

A Russia mantinha um radar desses em 1994 no Cazaquistão que foi destruído pelo governo daquele país, eu posso estar enganado . Também na mesma matéria li que os EUA e Austrália, esta tem ou tinha para enchergar uma possível frota inimiga se aproximando de seu litoral Norte. Usando a curvatura da tera para refletir o sinal captado, mas possa estar enganado nisto tambem li em uma revista ja faz muito tempo.

Editado pela última vez por EDSON em Qui Mar 08, 2007 10:16 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#15 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 08, 2007 10:16 pm

A Rússia tem uma porrada destes radares.

Responder