FAB Compra 9 ( nove ) F-5 E/F por US$24,000,000.00

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#376 Mensagem por faterra » Seg Mar 05, 2007 3:53 am

juarez castro escreveu:
faterra escreveu:
Bolovo escreveu:
faterra escreveu:É verdade! E eles são tão sérios que guardam tudo que cai em seus bancos sem dar um riso sequer, aliás, nem perguntam a origem, tamanha é sua discrição.
Esta falta de seriedade que eles cobram dos brasileiros deve ser a desconfiança de que, depois do negócio feito, o brasileiro bote a boca no trombone e comprometa a sua "seriedade".

A Suiça vende esses F-5 pra quem quiser e for sério, de repente, vendem até pro capeta, mas não mais para o Brasil.


Bolovo,
Eles podem fazer o que quiser com estes caças. Por mim, que os vendam ao capeta - pelo menos irão para o lugar certo, a fornalha. Mas tenho minhas dúvidas que se a FAB chegar junto com a grana eles segurem muito tempo com esta afirmativa de que "o Brasil não é um país sério", se é que eles falaram ou insinuaram isto. O que eu estou estranhando é a ironia com que vocês estão julgando o nosso país. Aliás, nem sabemos se alguém pediu, DE FATO, propina para comprar estas sucatas. Não duvido que possa acontecer, mas daí eu generalizar e passar a dizer que o Brasil não é um país sério, há uma grande distância. E se pediu e foi descoberto, que o expulsem da Força, ou da desgraça de emprego que ele porventura tem.


Boa noita a todos! Caro Faterra, me parece que com todo o reswpito que você mercece e apesar de uu não te conhecer pessoalmente, acho que você vive no pais de " Avilã", onde tudo é lindo maravilhoso e perfeito, bem vamos por partes:

Que pediram proprina para aqusição dos F 5 Suíços isto fato e voz corrente dentro da força.

Se os dito cujos foram punidos: A resposta é um sonóro NÃO, até porquê, é por estas e tantas outras que o Brasil não é um pais sério, pois se o fosse o dito cujo não estaria até hoje exercendo a sua função e mais ,em um cargo de comando.

Com relação a tua afirmação de que as células suíças são um lixo, ou você não sabe o que está falando ou foi mal informado(prefiro crer que foi a segunda hipótese), pois são as melhores células de F 5 do mundo, tem aviões com 1700hs de vôo, com estruturas impecáveis.

Tudo que falei é ídem para os Mexicanos que não levaram por utilizarem os mesmo métos sud americanos de negociacion, por supuesto...

Grande abraço


Juarez,
Quero deixar bem claro que não duvido que você ouviu este caso da boca de integrantes da FAB. Não sei qual o seu envolvimento com ela ou com a base, e, tampouco, tinha intenção de criar alguma polêmica em torno deste assunto. Mas, como não tenho sangue de barata, não consigo me calar diante de apologias à boa fé, honestidade nas ações dos outros países em detrimento do Brasil. Isto para mim não existe. Nenhum país é totalmente honesto. E a maneira como estes países lidam com isto pode ser diferente em boa parte dos casos. Bem, mas vamos lá.
O que você está afirmando é que foi um comandante quem se envolveu com este pedido de propina e foi acobertado por integrantes da FAB? E, partindo da afirmativa que isto é voz corrente dentro da Força, questiono, do meu reino de Avilan, como conseguirão abafar isto? É muita gente para guardar um segredo deste. Não será a primeira e nem última vez que tentam manter sigilo em alguma falcatrua. Mais cedo ou mais tarde alguém descobre e bota a boca no trombone. Quem sabe uma nova equipe de negociação vá para a Suíça negociar estes caças e diante de uma suposta negativa suíça acabem descobrindo a “novidade”. Isto é que nem merda, não afunda, fica boiando.
Será que estou sendo tão inocente ou ingênuo em acreditar que a maioria das pessoas ainda é honesta e tem boa fé? Ou o Brasil tornou-se um caso único no mundo em que todas as suas instituições com todos os seus funcionários são desonestos ou, na melhor das hipóteses, cúmplices ao prevaricar com tais situações? Será esta a realidade brasileira?
Lembre do Projeto Sivam, quando acusaram os responsáveis pela execução do projeto de terem facilitado as coisas para os americanos e mais tarde descobriu-se que não foi nada daquilo.
Não existe perfeição onde existe a presença da mão humana! Nem a natureza é perfeita. Até Deus pode ter cometido seus deslizes ao criar o Universo. Mas no que eu acredito de fato é que ainda existe honestidade, embora seus valores estejam sub-valorizados e ridicularizados. E havendo isto, acredito que os muitos honestos, apesar da torcida contra, se conhecedores de tais situações darão o ar de sua graça. E depois do caldo entornado, você acha que os protetores do corrupto ficarão do lado dele? A debandada será geral.
Com relação às células suíças estarem em excelente conservação – e acredito que estejam pela unanimidade de elogios aqui no DB – não exclui o fato de terem a idade que têm. Vamos enterrar dinheiro em sua compra e em sua modernização e, ainda assim, teremos um equipamento obsoleto com aviônica, armamentos e sensores modernos. Qual o custo desta aeronave no final de sua vida? Os Skyhawk da MB também eram aeronaves de pouco uso. Sua média de horas voadas deve ter caído mais ainda em operação com a MB, embora com uma utilização mais desgastante no São Paulo, operação que não fazia antes. Nem por isso têm vida boa nas críticas que lhes são dirigidas.
Sinceramente, não acho que valha a pena. Em se tratando de equipamento de combate e já que temos de nos sacrificar, que o façamos em equipamento novo. Não sou um "expert" neste assunto, mas sei que equipamento usado, independente da reforma feita, tem suas manutenções cada vez maiores, urgentes e mais abrangentes e, por conseguinte, mais caras. Alguém garante que o histórico destas aeronaves estejam corretos? Alguém sabe como estas aeronaves foram operadas? Alguém garante que não deram uma “ré” em seus “horímetros”? Revitalizar a aparência de um equipamento é fácil e barato de ser conseguido. Eu não ponho a mão no fogo nem para o papa. Em mesa onde a grana rola alta não existe bobo. Cada um quer ser mais experto que o outro. O Brasil não tem exclusividade sobre a “lei do Gerson”.
O segundo lote de F5, comprado dos EUA, que chegou ao Brasil em péssimo estado, quanto custou aos cofres da FAB para ser posto de pé? E os F-5 da Arábia Saudita que estavam em bom estado quando vistoriados e quando foram bater o martelo encontraram um monte de lixo. Será que não rolou um “PF” para eles darem um parecer favorável? Se tal aconteceu, não surtiu efeito, pois a verdade prevaleceu e, para sorte nossa, antes da negociação ser concretizada. Isto já deveria ser suficiente para ter acendido uma luzinha de alerta na cabecinha da FAB.
Acho que já passou da hora para pararmos de cultuar e exercer a compra de ocasião. O Brasil pode se dar ao luxo de ter equipamento de combate novo em seu inventário de defesa. É só mudar algumas “vontades” e "prioridades" políticas. E que sejam ligeiros, pois, o Min. da Defesa, em uma de suas entrevistas já deixou transparecer que o governo ainda prefere queimar dinheiro no Bolsa Família, Fome Zero, etc. a gastá-lo em armas.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#377 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 05, 2007 4:58 am

Honestamente...

Voces podem dizer que os suicos nao negociam nem a pau... mas se os EUA dizer que "devem"... os suicos vendem esses F-5 para nos rapidinho, rapidinho!

Podem ter ficados "ofendidos" ... e so o Tio Sam dizer..."vende essa josta para a FAB..." e todo mundo 'e amigo!

'E s'o pedir para o Santo certo que o milagre acontece!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#378 Mensagem por Naval » Seg Mar 05, 2007 5:14 am

cb_lima escreveu:Honestamente...

Voces podem dizer que os suicos nao negociam nem a pau... mas se os EUA dizer que "devem"... os suicos vendem esses F-5 para nos rapidinho, rapidinho!

Podem ter ficados "ofendidos" ... e so o Tio Sam dizer..."vende essa josta para a FAB..." e todo mundo 'e amigo!

'E s'o pedir para o Santo certo que o milagre acontece!

[]s
CB_Lima


Ou então em vez de pedir ao santo, vai direto à Deus. :wink:




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#379 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 05, 2007 7:41 am

Naval escreveu:
cb_lima escreveu:Honestamente...

Voces podem dizer que os suicos nao negociam nem a pau... mas se os EUA dizer que "devem"... os suicos vendem esses F-5 para nos rapidinho, rapidinho!

Podem ter ficados "ofendidos" ... e so o Tio Sam dizer..."vende essa josta para a FAB..." e todo mundo 'e amigo!

'E s'o pedir para o Santo certo que o milagre acontece!

[]s
CB_Lima


Ou então em vez de pedir ao santo, vai direto à Deus. :wink:


Matou a charada :wink: hehehehehehehe!!




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#380 Mensagem por faterra » Seg Mar 05, 2007 6:36 pm

A Suiça acabou de fechar a venda dos Piranhas com o CFN.
Vou deixar claro mais uma vez: não duvido que o Juarez tenha ouvido isto dentro da FAB, e que esteja nos dizendo isto de boa fé. Pode até ser que eles não aceitem a mesma equipe para negociar. Enfim, tudo é possível.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#381 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 07, 2007 9:16 pm

faterra escreveu:A Suiça acabou de fechar a venda dos Piranhas com o CFN.
Vou deixar claro mais uma vez: não duvido que o Juarez tenha ouvido isto dentro da FAB, e que esteja nos dizendo isto de boa fé. Pode até ser que eles não aceitem a mesma equipe para negociar. Enfim, tudo é possível.


Caro Faterra! Cm relação ao acontecido na compra das celulas suíças não vou me prolongar, pois , quando falo, falo com propriedade.
Com relação a tua colocação sobre comprar ou não estas celulas, eu penso diferente de você, acho que se perdeu uma ótima oportunidade de se ter um caça gap filler até a escolha do futuro FX, poderia ter se economizado um bom dinheiro do contribuinte brasileiro, que foi jogado na latrina com a compra dos M 2000.
Com relação a tua dúvida sobre o estado destas células, posso te afirmar que são as melhores células de F 5 do mundo, porquê estão em operação, muito bem conservadas, manutenidas, e meu amigo, horas de vôo não se adultera, ainda mais na Suíça.
A compra do FN não tem nada haver com a compra dos F 5, os Suíços se negam a algumas práticas de negociação, caso também dos Mexicanos, o que me parece não foi o caso da MB.

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#382 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 07, 2007 9:17 pm

cb_lima escreveu:Honestamente...

Voces podem dizer que os suicos nao negociam nem a pau... mas se os EUA dizer que "devem"... os suicos vendem esses F-5 para nos rapidinho, rapidinho!

Podem ter ficados "ofendidos" ... e so o Tio Sam dizer..."vende essa josta para a FAB..." e todo mundo 'e amigo!

'E s'o pedir para o Santo certo que o milagre acontece!

[]s
CB_Lima


podem pedir para o bispo da igreja católica, se os Suíços resolverem não vender, não vendem, vide o caso mexicano.

Grande abraço




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#383 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 07, 2007 9:40 pm

juarez castro escreveu:
cb_lima escreveu:Honestamente...

Voces podem dizer que os suicos nao negociam nem a pau... mas se os EUA dizer que "devem"... os suicos vendem esses F-5 para nos rapidinho, rapidinho!

Podem ter ficados "ofendidos" ... e so o Tio Sam dizer..."vende essa josta para a FAB..." e todo mundo 'e amigo!

'E s'o pedir para o Santo certo que o milagre acontece!

[]s
CB_Lima


podem pedir para o bispo da igreja católica, se os Suíços resolverem não vender, não vendem, vide o caso mexicano.

Grande abraço


:) Os suiços são na maioria protestantes... então nesse caso não iria adiantar mesmo! :D

E quem já viu bispo mandar em algo :wink:

... tô brincando hein! [009]

(entendo o que você quer dizer, embora ainda ache que um pedido de Deus... é sempre um pedido de Deus :wink: - óbvio que você é bem informado e sabe muito bem o que está falando!!)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#384 Mensagem por Skyway » Qua Mar 07, 2007 11:25 pm

cb_lima escreveu:
juarez castro escreveu:
cb_lima escreveu:Honestamente...

Voces podem dizer que os suicos nao negociam nem a pau... mas se os EUA dizer que "devem"... os suicos vendem esses F-5 para nos rapidinho, rapidinho!

Podem ter ficados "ofendidos" ... e so o Tio Sam dizer..."vende essa josta para a FAB..." e todo mundo 'e amigo!

'E s'o pedir para o Santo certo que o milagre acontece!

[]s
CB_Lima


podem pedir para o bispo da igreja católica, se os Suíços resolverem não vender, não vendem, vide o caso mexicano.

Grande abraço


:) Os suiços são na maioria protestantes... então nesse caso não iria adiantar mesmo! :D

E quem já viu bispo mandar em algo :wink:

... tô brincando hein! [009]

(entendo o que você quer dizer, embora ainda ache que um pedido de Deus... é sempre um pedido de Deus :wink: - óbvio que você é bem informado e sabe muito bem o que está falando!!)

[]s
CB_Lima


É só levar um político e fazer ele prometer que vai tirar suas "economias" das ilhas Caymans e botar nos bancos Suiços que eles fazem o que a FAB quiser.

E aí agente ainda compra uns 3 ou 4 canivetes só para fazer um agrado.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#385 Mensagem por Mapinguari » Qui Mar 08, 2007 2:53 am

Luiz Bastos escreveu:
Mapinguari escreveu:Lamento, mas a Suíça nunca mais vai querer vender F-5 ao Brasil. Já "f...ram" tudo uma vez...


Cara? O Q fizeram na Suiça que eu nao to sabendo ? :roll: :roll: :roll: :roll:

Fui :wink:


Uma grande merda. É só o que posso dizer. Mas, poderíamos hoje ter 20 a 24 F-5E/F com média de 2.300 h de vôo. Perdemos a chance e a fila andou. Esses aviões foram para a US Navy e os suíços não querem mais papo com a FAB.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 7:17 pm
Agradeceram: 28 vezes

#386 Mensagem por Italo Lobo » Qui Mar 08, 2007 1:27 pm

Meus amigos, não tem nada perdido. Se realmente o Brasil quiser comprar estes F5s, com dinehiro dá pra comprar tudo.
Os suiços não são santos: até bem pouco tempo seus cofres estavam abarrotados de dinheiro de judeus mortos na II Gurrra, e foi uma novela a liberação de parte deste dinheiro.
Eu particularmente acho dispensável a compra de mais F5s.No meu entendimento F5 e Amx deveriam ser realocados para aeronave de transição entre o ALX e os futuros Fxs(que esqueçam Impalas e Xavantes!!!!). Os Eua usam o Talon como treinador(que nada mais é do que uma versão menor do F5) e a Inglaterra utiliza Hawks.
Nossa Força deveria partir para aeronaves mais pesadas e multifuncionais e assim ter um poder de disuasão incomparável na Am. Latina.
Abs




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#387 Mensagem por juarez castro » Qui Mar 08, 2007 9:29 pm

Italo Lobo escreveu:Meus amigos, não tem nada perdido. Se realmente o Brasil quiser comprar estes F5s, com dinehiro dá pra comprar tudo.
Os suiços não são santos: até bem pouco tempo seus cofres estavam abarrotados de dinheiro de judeus mortos na II Gurrra, e foi uma novela a liberação de parte deste dinheiro.
Eu particularmente acho dispensável a compra de mais F5s.No meu entendimento F5 e Amx deveriam ser realocados para aeronave de transição entre o ALX e os futuros Fxs(que esqueçam Impalas e Xavantes!!!!). Os Eua usam o Talon como treinador(que nada mais é do que uma versão menor do F5) e a Inglaterra utiliza Hawks.
Nossa Força deveria partir para aeronaves mais pesadas e multifuncionais e assim ter um poder de disuasão incomparável na Am. Latina.
Abs


Por favor venha para o mundo real

Grande abraço

PS Os Suíços ao contrário o que você falou não vendem e nem negociam com "boleiros".
Nem com dinheiro.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#388 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 08, 2007 9:32 pm

Que cruel esse Juarez HE HE HE [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#389 Mensagem por juarez castro » Qui Mar 08, 2007 10:11 pm

Bolovo escreveu:Que cruel esse Juarez HE HE HE [003]


Realista meu amigo

Grande abraço




Avatar do usuário
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 7:17 pm
Agradeceram: 28 vezes

#390 Mensagem por Italo Lobo » Qui Mar 08, 2007 10:15 pm

juarez castro escreveu:
Italo Lobo escreveu:Meus amigos, não tem nada perdido. Se realmente o Brasil quiser comprar estes F5s, com dinehiro dá pra comprar tudo.
Os suiços não são santos: até bem pouco tempo seus cofres estavam abarrotados de dinheiro de judeus mortos na II Gurrra, e foi uma novela a liberação de parte deste dinheiro.
Eu particularmente acho dispensável a compra de mais F5s.No meu entendimento F5 e Amx deveriam ser realocados para aeronave de transição entre o ALX e os futuros Fxs(que esqueçam Impalas e Xavantes!!!!). Os Eua usam o Talon como treinador(que nada mais é do que uma versão menor do F5) e a Inglaterra utiliza Hawks.
Nossa Força deveria partir para aeronaves mais pesadas e multifuncionais e assim ter um poder de disuasão incomparável na Am. Latina.
Abs


Por favor venha para o mundo real

Grande abraço

PS Os Suíços ao contrário o que você falou não vendem e nem negociam com "boleiros".
Nem com dinheiro.


Amigo, não seja tão infantil. Se vc não conhece o poder do dinheiro, é porque não o tem e está passando fome...

Essa história de "bola" é nova. Pelo que sei, quando a Fab procurou fazer negócios com os suíços, eles não possuiam células Fs em número suficientes para nos vender. Ofereceram então células Es que seriam modificadas para Fs, uma vez que eles mesmos fabricaram sob licença seus F5s. A Fab não aceitou esta proposta e também por achar os preços fixados pelos suiços muito alto.

O dinheiro só não compra armamento estratégico. O Brasil pode ir às compras nos EUA, oferecer o preço justo por um esquadrão de F22 e nunca via receber. Ao passo que comprar sucata, material inservível para Suiça é muito....muito fácil.




Responder