Missão de Paz no Haiti

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#166 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jun 10, 2005 1:51 am

O governo brasileiro foi bem claro. Aceita os Marines por lá. Mas eles ficarão sob nosso comando assim como todos os outros. O que o Post escreveu é uma imbecilidade sem tamanho. Preconceituoso e medíocre. Esse editorial não foi digno de um jornal de tamanha categoria. Não porque tenham feito críticas. As críticas devem ser feitas. Acontece que o editorial foi medíocre, mostrando mentiras, se apoiando em preconceitos. Enfim, um lixo. Fala que só os Marines têm capacidade de pôr ordem por lá... É, o Iraque e Afeganistão que o digam... :roll:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#167 Mensagem por rodrigo » Sex Jun 10, 2005 11:32 am

Pessoalmente torço para que os brasileiros sejam substituídos pelos americanos. Já aprendemos o suficiente, e como todo sabemos, o problema social é praticamente insolúvel. Então deixa os americanos quebrarem a cabeça, e tragam o nosso pessoal de volta.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#168 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jun 10, 2005 12:41 pm

Entendo sua opinião e teria a tendência em concordar com ela mas penso em uma saída diferente.

Acredito que o Brasil deve aceitar a renovação por mais 1 ano. Nesse período, deveria enviar homens da BDA PQDT e CFN para garantir as eleições. Seria um reforço da ordem de 3 a 4 mil homens por um período de 1 a 2 meses. Além disso, uns 6 a 8 helicópteros modelos Super Puma/Cougar e Esquilo, divididos entre as três Forças por questões de padronização. Se cada Força disponibilizasse 1 Super Puma/Cougar e 1 Esquilo, seria o suficiente. Somado a isso, temos a tropa de engenharia que vai ajudar muito. Eles vão, por exemplo, levar água ao "bairro" mais precário e violento, que é Cité Soleil.

Seria evidentemente caro. Mas seria o preço a se pagar para não sair com a imagem desgastada. Temos duas possibilidades: 1, sair do Haiti pela porta dos fundos, entregando o comando para os EUA e assumindo assim nossa incompetência; Ou, 2, entregar um país melhor do que nós encontramos, reafirmando nosso compromisso em assumir um papel de relevância no mundo e nosso pleito ao CS da ONU.

Eu sinceramente prefiro a segunda opção, não sei quanto a vocês.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Anonymous

#169 Mensagem por Anonymous » Dom Jun 12, 2005 9:26 am

Vinicius Pimenta escreveu:Então deixa que eu faço. Artigo irresponsável, de um autor que provavelmente não conhece nada do assunto e muito menos o papel da missão da ONU no Haiti. Perda de tempo discutir tamanha baboseira. Quem quiser dar uma olhada no belo trabalho que é feito no Haiti, acesse o site do Exército, na parte das missões de paz, clique na MINUSTAH e veja com seus próprios olhos.

Olha Vinicius, vc tbm não deve engolir tudo que encontra no site do EB, pq antes de mais nada o EB não possui nenhuma pretenção de informar corretamente o público civil, mas principalmente, fazer auto propaganda para poder contar com a opinião pública a seu favor, dessa forma aconselho a cruzar o que vc vê no site oficial do EB com outras fontes de informação, de preferência, de pessoas que tem vivência com a força.

Com relação a MINUSTAH, só foi dada ao Brasil pq se trata de uma missão de paz ser nenhuma importância comercial aos EUA, ou seja é apenas um trabalha sujo que não vai render nada.
O Brasil acha que participando ativamente de misões de paz irá ganhar uma cadeira cativa no conselho de segurança da ONU, o que acho muito dificil, mas se ganhar não sei para o que servirá, já que os EUA já provaram que não respeitam decisões da ONU.
De qualquer forma essa missão acaba servindo para colocar alguns dólares nas contas dos militares que ariscam a sua vida em troca de aumento de sálario nem que seja apenas por 6 meses...

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#170 Mensagem por Einsamkeit » Dom Jun 12, 2005 2:29 pm

O Brasil nao tem nem Moral pra ir pro haiti, nao tem segurança interna, vai querer pacificar outro pais, porque nao foram pro rio e sao paulo? la tem bastante gente que precisa ser "pacificada"

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#171 Mensagem por suntsé » Sex Jun 17, 2005 12:44 am

Vinicius Pimenta escreveu:Entendo sua opinião e teria a tendência em concordar com ela mas penso em uma saída diferente.

Acredito que o Brasil deve aceitar a renovação por mais 1 ano. Nesse período, deveria enviar homens da BDA PQDT e CFN para garantir as eleições. Seria um reforço da ordem de 3 a 4 mil homens por um período de 1 a 2 meses. Além disso, uns 6 a 8 helicópteros modelos Super Puma/Cougar e Esquilo, divididos entre as três Forças por questões de padronização. Se cada Força disponibilizasse 1 Super Puma/Cougar e 1 Esquilo, seria o suficiente. Somado a isso, temos a tropa de engenharia que vai ajudar muito. Eles vão, por exemplo, levar água ao "bairro" mais precário e violento, que é Cité Soleil.

Seria evidentemente caro. Mas seria o preço a se pagar para não sair com a imagem desgastada. Temos duas possibilidades: 1, sair do Haiti pela porta dos fundos, entregando o comando para os EUA e assumindo assim nossa incompetência; Ou, 2, entregar um país melhor do que nós encontramos, reafirmando nosso compromisso em assumir um papel de relevância no mundo e nosso pleito ao CS da ONU.

Eu sinceramente prefiro a segunda opção, não sei quanto a vocês.

EU CONCORDO COM VINICIUS.

Na minha vida que quando uma pessoa se propoe a fazer alguma coisa, ela tem que ir até o fim e fazer bem feito!

O Brasil se propos a colocar ordem no Haiti e portanto o Brasil tem que ir até o fim! quanto tempo for necessário!

Eu tenho total irepuginancia pela mentalidade mediucre de alguns Brasileiros "O Brasil não pode, só os outros podem , produto importado é melhor" por causa de gente com esta mentalidade é que o brasil é um país subdesenvolvido.

QUEM DÚVIDA DO SEU PRÓPIO PAÍS DUVIDA DE SI MESMO

Cabral
Avançado
Avançado
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#172 Mensagem por Cabral » Qui Jun 30, 2005 1:32 pm

UN troops kill six in Haiti raid

The UN is sending more troops to violence-stricken Haiti
UN peacekeepers in Haiti have killed six suspected criminals in an exchange of fire in a ghetto of the capital, Port-au-Prince.
Five others were reportedly injured and 13 captured during the eight-hour raid.

UN troops also managed to free a young woman who had been kidnapped by a gang on Tuesday.

A 7,000-strong Brazilian-led peacekeeping force has been in Haiti since the ousting of former President Jean-Bertrand Aristide last year.

"Those killed were armed bandits who shot at our troops," said a spokesman for the Brazilian peacekeepers, Col Jorge Smicelato.

"No-one from the civilian population was killed," he added.

Elections

Col Smicelato added that a bound and blindfolded woman had been rescued after her abductors fled from the house were she was being kept.

The operation, involving 300 troops, was aimed at restoring calm in the troubled Bel-Air ghetto, which is dominated by gangs loyal to Mr Aristide.

Haiti has recently seen a spate of kidnappings for ransom.

The United Nations Security Council last week voted to send 750 extra peacekeepers to the troubled island ahead of elections scheduled to take place in October and November.

Haiti has been plagued by political unrest and gang violence since Mr Aristide was ousted in February 2004.

His supporters have been calling for his return from South Africa, where he is currently living in exile.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#173 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jun 30, 2005 2:10 pm

Agora o caldo vai engrosssar. Não por acaso, o terceiro contingente é formado por, entre outros, militares da Brigada Pára-quedista, 26° Batalhão, se não me engano!

Vinicius Pimenta

MILEO
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

#174 Mensagem por MILEO » Qui Jul 07, 2005 12:05 pm

Pablo Maica escreveu:Eles vão pro Haiti com essa mentalidade e vão ter um repetição do acontecido na Somália em 93 o povo se revoltando contra eles, muito sangue jorrado, e quando eles finalmente perceberem que estão fazendo tudo do jeito errado e se retirarem do pais como sempre fazem...

Num é por falar não, mas bem que eu gostaria de ver isso acontecer de novo, pra ver se esses cabeças de bagre aprendem a respeitar os outros povos do mundo. Apesar que eles estão tomando na cabeça lá no Iraque mas num largam o osso.

Quanto a participação do Brasil na missão, a minha opnião continua a mesma, não adianta mandar a Brigada pqdt inteira se não começar a chegar o dinheiro que a ONU destinou para o inicio da recontrução do pais, cujo este esta parado devido a maquina burocratica das nações unidas.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#175 Mensagem por talharim » Sex Jul 08, 2005 2:02 pm

Agora o caldo vai engrosssar. Não por acaso, o terceiro contingente é formado por, entre outros, militares da Brigada Pára-quedista, 26° Batalhão, se não me engano!

Manda todos os batalhões de Pára-Quedistas para lá :evil: !

A ONU tá de sacanagem com o Brasil,fica mandando tropa de paz do Sri Lanka,da Namíbia,do Zaire,do Belize...........................

Esse bando de morto de fome não consegue nem se proteger,imagine proteger os Haitianos :evil:

Agora o Brasil tem que ficar de babá de todo maltrapilho que a ONU manda pro Haiti :evil:

O Brasil tem que ter pulso firme no Haiti,mandar mais soldados e também liberar uma verbazinha para reconstrução do país não sairia muito caro.

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#176 Mensagem por Morcego » Sáb Jul 09, 2005 12:52 am

O NEGOCIO NO HAITI É O SEGUINTE vamos fazer o que tem que ser feito ou servir de propaganda para o PUTISTA?????????????????

ORA SENHORES até FHC fez melhor em TIMOR LESTE.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#177 Mensagem por talharim » Dom Jul 10, 2005 8:22 pm

morcego escreveu:
ORA SENHORES até FHC fez melhor em TIMOR LESTE.

Fez melhor o quê?

Nós enviamos para lá uma medíocre missão de 50 PMs.................................se essa missão desse errado seria o cúmulo da incompetência política brasileira 8-]

Fala sério,eu tenho a seguinte opinião: o Brasil deveria ter se envolvido realmente no Timor Leste enviando mais tropas,recursos financeiros..............pelo menos temos ligação com a língua falada por aquele povo.Teríamos um papel importante na reconstrução do país,em parceria com os australianos teríamos feito um ótimo trabalho e sem riscos!

Agora o Haiti? O país mais pobre das Américas.............caganeira dos franceses.................a ONU deveria ter obrigado os franceses a tomarem uma posição a respeito.Os franceses é que deveriam ter assumido a bucha :evil:

Mas tudo bem,o Lula quer mostrar que é macho,enviou nossos soldados para lá....................então temos que ficar até o fim e honrar com nossos compromissos.........infelizmente isso depende da genialidade natural de nossos políticos,vamos ver se de uma hora para outra o governo não acaba retirando as nossas tropas de lá e o nosso nome vai ficar sujo por décadas.............

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#178 Mensagem por suntsé » Dom Jul 10, 2005 9:31 pm

Eu posso estar equivocado mais eu acho que o Brasil não deveria ficar esperando dinheiro da onu, nem quem alguém venha de boa vontade fazer um empréstimo para reconstrução do Haiti, eu acho que o Brasil deveria tentar fazer um acordo com os principais forças politicas locais, e eu acho que uma parte delas aceitariam fazer um projeto comjunto para reconstruir o país e formariam um governo provisório.
As foças que não aceitasem (e com certeza as forças guerrilheiras não aceitariam) seriam subjulgadas pela força, pois um governo provisório de coalisão poderia canalisar recursos do país para estabelecer a ordem e comesar a reconstrução do país, pois se os Haitianos ficarem esperando emprétimos e não forem tomadas medidas corajosas o Brasil vai acabar saindo de lá mesmo sem resolver a crise e o Haiti ficar a própia sorte talves mergulhando em uma guerra civil muito mais violenta.

E não é liberado recursos da ONU para reconstruir o Haiti, da até para desconfiar que seja por influencia dos EUA, para dificultar as coisas para a missão Brasileira e esperando que a coisa piore (torsendo para o fracaso do Brasil) para depois eles se intervirem com toda a força e colocando um títere no poder e assim continuar mantendo o Haiti submisso a seus intereses e impedindo que o Brasil ganhe prestigio em sua periferia, pois lá na amériaca central os EUA se consideram donos legitimos das "republicas das bananas", a casa branca prometeu 1 bilhão e não mandou nenhum tustão.

Abraçõs a todos!

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2543 vezes
Agradeceram: 1026 vezes

#179 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 04, 2005 8:45 am

Tropas têm de estar prontas para ficar 10 anos, diz enviado da ONU ao Haiti

Para Valdes (à dir.), compromisso da ONU com o Haiti começa nas eleições
O enviado especial da ONU ao Haiti, Juan Gabriel Valdes, disse nesta quarta-feira que as tropas de paz da organização devem estar preparadas para ficar no país por mais dez anos.
"Se nós não estivermos prontos para ficar dez anos, a ONU deve deixar o Haiti agora", afirmou Valdes, em entrevista à agência de notícias Associated Press, quando voltava da República Dominicana para o Haiti.

O diplomata participou de uma conferência sobre segurança na República Dominicana.

O Conselho de Segurança da ONU estendeu o mandato da missão de paz no Haiti (Minustah, na sigla em francês) até o início do ano que vem, mas Valdes disse à Associated Press que as eleições previstas para novembro são apenas o início da colaboração da ONU no Haiti.

As declarações de Valdes são feitas um dia depois de o Brasil – país com maior número de militares entre as tropas da ONU no Haiti – nomear o general Urano Teixeira da Matta Bacellar o novo comandante das tropas de paz. Bacellar substituirá o general Augusto Heleno Ribeiro, também brasileiro.

As eleições previstas para o fim do ano serão as primeiras a ser realizadas no Haiti desde a revolta civil de fevereiro de 2004 que provocou a queda do então presidente Jean-Bertrand Aristide.

Segundo Valdes, as Nações Unidas precisam continuar ajudando o país a se manter no caminho democrático após a votação.

O enviado da ONU disse ainda que o Haiti precisa de mais US$ 1,5 bilhão em ajuda internacional nos próximos dois anos.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#180 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Ago 04, 2005 11:23 am

Não sei se vocês estão acompanhando as últimas notícias, as tropas brasileiras estão bem mais agressivas nos últimos meses. No meu modo de ver, esse terceiro contingente mudou um pouco o foco. Os dois primeiros estava agindo como forças de manutenção de paz, mas parece que o EB percebeu que o Haiti precisava de uma imposição de paz. Não é à toa que temos tropas da BDA PQDT no terceiro contingente.

Não está sendo noticiado na imprensa, mas está havendo uma grande ofensiva sobre Bel-Air, grande favela com 300 mil pessoas e maior reduto dos rebeldes. As tropas brasileiras estão estabelecendo bases avançadas permanentes nessa região para melhor combater os rebeldes. Inclusive, no dia 14 de julho eles estabeleceram uma dessas bases, que foi atacada pelos rebeldes no dia 29. Foi a primeira vez que um ataque foi feito contra bases da ONU no país. As tropas brasileiras responderam e mataram um dos rebeldes. As nossas tropas também já resgataram várias pessoas vítimas de seqüestro em Porto Príncipe.

Vinicius Pimenta

Responder