A casa está caindo

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

A casa está caindo

#1 Mensagem por rodrigo » Ter Jun 07, 2005 11:32 am

Se provada denúncia, Lula pode sofrer impeachment, diz STF

Brasília - Depois de lerem a entrevista do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram ontem, em caráter reservado, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia, em tese, sofrer processo de impeachment no Senado e ser investigado perante o STF por suposto crime de prevaricação.

Segundo os ministros, a prevaricação terá ocorrido se ficar provado que Lula não tomou providências após ter sido informado sobre o suposto pagamento de mesadas de R$ 30 mil a deputados do PP e do PL que apoiassem o governo no Congresso. "Estou perplexo. A sociedade como aguardará esclarecimentos que certamente virão", declarou o ministro do STF Marco Aurélio Mello.

Eventuais ministros de Estado que tenham sido alertados sobre a existência do mensalão também poderão ser investigados no STF por suposto envolvimento com o mesmo delito. A prevaricação está prevista no artigo 319 do Código Penal. O dispositivo estabelece que é crime "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". A pena para quem pratica esse ato é de detenção de 3 meses a 1 ano e pagamento de multa.

Também não estão livres de uma investigação, por corrupção, deputados que supostamente tenham recebido a mesada do PT. Mas a abertura das investigações contra Lula, ministros e deputados depende exclusivamente do procurador-geral da República, Claudio Fonteles, que atua no STF, tribunal onde essas autoridades têm prerrogativa de foro.

Hoje, Fonteles afirmou por meio de sua assessoria que "está estudando" o caso. Indicado por Lula para o cargo, o procurador demonstrou nos últimos tempos independência ao pedir no Supremo a abertura de inquéritos contra o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, e o ministro da Previdência Social, Romero Jucá. No próximo dia 30, Fonteles terá de deixar o posto, quando completa dois anos de mandato. O seu sucessor também será escolhido pelo presidente Lula.

Antes da entrevista de Roberto Jefferson estava certo que a Procuradoria seria assumida pelo vice de Fonteles, Antônio Fernando de Souza. Com as recentes notícias, surgem incertezas sobre o quadro sucessório na Procuradoria.

Se Fonteles pedir a abertura de inquérito contra Lula, a Constituição Federal prevê que abertura de um eventual processo criminal contra o presidente depende de autorização da Câmara dos Deputados, por dois terços de seus membros.

O texto constitucional estabelece também que se o STF recebe uma eventual denúncia do procurador-geral contra o presidente da República, o chefe do Executivo terá de ficar afastado de suas funções por um período de 180 dias.

Os mesmos procedimentos, de autorização e afastamento, valem para eventual processo de impeachment sofrido pelo presidente perante o Senado Federal. Esse processo pode provocar uma inelegibilidade por oito anos. Além de processos criminal e de impeachment, ministros do Supremo avaliaram ontem que é possível uma terceira via de investigação, por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).


Direito das minorias
Um dos ministros do STF disse que o fato de existirem investigações no Ministério Público e na Polícia Federal não impede a instalação de uma CPI porque são instâncias independentes. Um apoio jurídico aos parlamentares que defendem a instalação da CPI deverá surgir em breve.

O Supremo deverá deixar claro que as CPIs são um direito das minorias. O entendimento será fixado durante o julgamento de ações movidas por parlamentares inconformados com a obstrução à instalação da CPI dos Bingos, que investigaria as suspeitas de envolvimento do ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz com os jogos. Um dos ministros do Supremo lembrou que durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era comum os então parlamentares de oposição protocolarem ações no tribunal com o objetivo de garantir a instalação de CPIs, como a da Nike. Segundo esse ministro, a situação é a mesma. Só houve uma mudança de posição entre os personagens.

http://www11.estadao.com.br/nacional/noticias/2005/jun/06/189.htm




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#2 Mensagem por Guerra » Ter Jun 07, 2005 12:29 pm

Já vi esse filme, mas essa versão COLLORIDA por computador, eu quero ver na primeira fila!!!




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jun 07, 2005 1:42 pm

Eu duvido que isso acabe num impeachment. Diferente do Collor, dessa vez a Globo está do lado do governo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#4 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jun 07, 2005 2:14 pm

Tbm não acredito que de impeachment (embora torça por isto), mas é um duro golpe para a base governista para eleições de 2006, começo a por em dúvida a possivel reeleição de Lula.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jun 07, 2005 4:41 pm

Eu acho que tudo vai acabar em pizza e o Lula vai ser reeleito. Infelizmente não estou otimista nesse caso.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#6 Mensagem por Guilherme » Ter Jun 07, 2005 4:44 pm

Se começar a feder muito, a Globo abandona o Lula, da mesma forma que abandonou o Collor.




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#7 Mensagem por Lauro Melo » Ter Jun 07, 2005 4:59 pm

O negócios realmente esta piorando. Todos os dias escuto muitas pessoas dizerem que no PT, não votam mais. Olha que a coisa vai virar.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#8 Mensagem por Guerra » Ter Jun 07, 2005 5:14 pm

Guilherme escreveu:Se começar a feder muito, a Globo abandona o Lula, da mesma forma que abandonou o Collor.


To com o Guilherme, a Globo vai com quem ta ganhando. E a Globo já não é uma potência isolada, e a Band não é PT.
Eu acho que ninguém quer realmente derrubar o Lula, eu até acho melhor que ele termine o mandato, mas já é a segunda vez que alguém faz denuncias de corrupção ao presidente e ele não faz nada, isso vai ficar assim até quando? Vai chegar uma hora que não vai ter jeito, ele memso esta cavando a própria sepultura.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#9 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jun 07, 2005 5:18 pm

Todos os dias escuto muitas pessoas dizerem que no PT, não votam mais. Olha que a coisa vai virar.

O mesmo ocorre por aki tbm, muita gente insatisfeita e estes escandalos, somada ao racha do partido do governo (PT), colocam o que seria a reeleição tranquila do Lula em xeque.

Pesquisas feitas antes de toda esta bomba já apontavam um 2o. turno para eleições presidenciais com vitória da Mula, agora depois disto tudo, fica complicado qualquer prognostico.

Eu só não digo com convicção que o Lula não se reelege em 2006 por infelizmente o brasileiro em geral tem mémória curta, mas todo este escandalo irá virar uma importante munição para os partidos de oposição nas eleições em 2006, isto com certeza irá.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Morcego » Ter Jun 07, 2005 5:56 pm

Plinio Jr escreveu:Todos os dias escuto muitas pessoas dizerem que no PT, não votam mais. Olha que a coisa vai virar.

O mesmo ocorre por aki tbm, muita gente insatisfeita e estes escandalos, somada ao racha do partido do governo (PT), colocam o que seria a reeleição tranquila do Lula em xeque.

Pesquisas feitas antes de toda esta bomba já apontavam um 2o. turno para eleições presidenciais com vitória da Mula, agora depois disto tudo, fica complicado qualquer prognostico.

Eu só não digo com convicção que o Lula não se reelege em 2006 por infelizmente o brasileiro em geral tem mémória curta, mas todo este escandalo irá virar uma importante munição para os partidos de oposição nas eleições em 2006, isto com certeza irá.



serenamente estou adorando ver eles aforagem no proprio vomito, esse governo esta sendo delicioso de ser por que esta caindo a mascara da esquerda brasileira, mas é um odor podre que sai ao saber que para isso é o nosso pais que esta perdendo mais uam vez o bonde da historia.




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#11 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jun 07, 2005 8:40 pm

mais votar em quem? o Mula eu nao voto, mais que opçao temos? Serra? Ciro Gomes? todos sao do tipinho do lula, teriamos o Aecio Neves, que é neto do presidente trancredo, mais tambem é um oligarca, estamos sem opçoes.

e se a casa cair? deixa que caia tche.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#12 Mensagem por César » Ter Jun 07, 2005 9:51 pm

Eisamkeit escreveu:e se a casa cair? deixa que caia tche.

Pô, você me lembrou de uma música muito maneira!

Totalmente off-tópic, mas segue a letra dela! uhauha

Se a casa Cair ( Teodoro e Sampaio)

E se a casa cair
Deixa que caia
Hoje eu vou amanhecer na gandaia


Trabalho duro pra dá tudo o que ela quer
Mas ela nunca dá valor no que eu faço
Carro de luxo, jóias caras, dei pra ela
Foge de mim quando eu quero um abraço
Fazer amor, ela não quer nem saber,
Já não agüento essa falta de carinho
Hoje eu quero uma mulher pra me amar
Custe o preço que custar
Eu não vou dormir sozinho

(Refrão)

Se lá em casa estou sendo mal amado
Sou obrigado a buscar amor lá fora
Se a mulher que eu amo não me quer
Eu vou aonde tem muitas que me adoram
Por uma noite ela vai ficar sozinha
Volto pra casa quando amanhecer o dia
E no instante que ela me perguntar
A verdade eu vou contar
É que eu dormi na putaria!


(Refrão)

Será que eu estou atrapalhando a discussão com essa mensagem pra lá de importante? :lol: :)

Abraços! :wink:

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#13 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jun 07, 2005 10:34 pm

Era essa a musica mesmo Cesar, e Se o Lula cair? Deixa que caiaaaaaaa.


:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Morcego » Ter Jun 07, 2005 11:50 pm

Einsamkeit escreveu:Era essa a musica mesmo Cesar, e Se o Lula cair? Deixa que caiaaaaaaa.


:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


qualquer coisa diferente de um pseudo salvador da patria analfabeto e bebado será melhor para o pais, ainda que seja um oligarquia.




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#15 Mensagem por CFB » Qua Jun 08, 2005 2:14 am

Sinceramente tb acho q se a coisa feder mt a Globo abandona o governo, pq a Globo sempre esta do lado de quem esta ganhando, estou gostando mt desses varios escandalos q estao explodindo no governo, isso mostra q esse governo mentiu p/ o povo brasileiro e estao roubando tanto ou mais do q o governo anterior, mas pra quem acha q estamos sem opcao temos o Eneas :D




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Responder