História da Aviação Militar Portuguesa

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#16 Mensagem por JLRC » Qui Mai 19, 2005 8:04 pm

Ó Nautilus

Mas que lindo avatar que você tem. De que ano é aquela equipa?

E PLURIBUS UNUM




Avatar do usuário
Nautilus
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 220
Registrado em: Sáb Abr 16, 2005 3:24 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Contato:

#17 Mensagem por Nautilus » Qui Mai 19, 2005 8:16 pm

Foi a primeira equipa oficial do Glorioso a ser fotografada no ano da nossaa fundação 1905.
Dai o equipapamento actual ser chamado de centenarium em sua homenagem.

Saudações Benfiquistas.

ET PLURIBUS UNUS




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#18 Mensagem por P44 » Sex Mai 20, 2005 6:47 am

Nautilus escreveu:Viva amigo P44 saudações gloriosas. :D

ET PLURIBUS UNUS


Viva Amigo Nautilus!!!! :D

Saudações Benfiquistas!

Esperemos que o nosso BENFICA e a nossa Águia se elevem nos ares no próximo domingo á noite , com a força de um F-16 MLU :wink:

HAJA FÉ!!!!

ET PLURIBUS UNUM!!!!!!!!!!!!!

EU SÓ QUERO O BENFICA CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#19 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 20, 2005 7:21 am

Bem vindo ao nosso convívio, Nautilus [008]

Você é o benfiquista ferrenho que escreve no ForumDEF e no Forum História do Papatango, não é?

Apareça mais vezes.

Rui




Imagem
Avatar do usuário
Nautilus
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 220
Registrado em: Sáb Abr 16, 2005 3:24 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Contato:

#20 Mensagem por Nautilus » Dom Mai 22, 2005 2:27 pm

Bem vindo ao nosso convívio, Nautilus

Você é o benfiquista ferrenho que escreve no ForumDEF e no Forum História do Papatango, não é?

Apareça mais vezes.

Rui


Nota-se muito Rui? [082]
E obrigado pelas boas-vindas, sempre que possivel ca estarei.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#21 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mai 23, 2005 11:51 am

O famoso URRICANE:

Imagem

Hawker Hurricane II C

Características:

Motor- Rolls Royce Merlin XX de 1280 hp
Dimensões:
Envergadura............................... 12,19 m
Comprimento.............................. 9,83 m
Altura.......................................... 3,98 m
Superficie Alar.......................... 23,92 m2
Pesos - Equipado......................... 3980 Kg
Performances:
Velocidade máxima.................... 538 km/h
Raio de acção.............................. 770 km
Razão de subida.......................... 900 m/min
Tecto de serviço.......................... 11200 m

Resumo histórico

Obtidos a partir de 1943 ao abrigo do acordo para utilização dos Açores pela Força Aérea Britânica, a Aeronáutica Militar contou com 134 aviões de caça Hurricane, nas versões IIb e IIc.

Foram constituídas 4 esquadrilhas, operando 3 da Base Aérea 2, Ota, e 1 da Base Aérea 1, Sintra. Em 1944 duas das esquadrilhas da Ota foram transferidas para a Base Aérea 3, Tancos, e a outra para o Aeroporto da Portela, para defesa da capital.

A esquadrilha de Sintra foi transferida para Espinho para defesa do Porto. Depois de terminada a II Guerra Mundial ainda foram recebidos mais aviões Hurricane que foram colocados em Sintra e Tancos.

Quando do seu abate ao serviço, em 1952, os Hurricane encontravam-se na Base Aérea de Tancos.

O Museu do Ar possui uma réplica deste tipo de avião.

In http://www.emfa.pt/museu




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#22 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mai 23, 2005 11:56 am

O famoso e velho Dakota:

Imagem

DOUGLAS DC-3 (C-47) DAKOTA

Características:


Motor- 2 Pratt & Whitney R-1830-92 de 1200 hp cada
Dimensões:
Envergadura................................ 28,95 m
Comprimento.............................. 19,60 m
Altura........................................... 4,52 m
Superficie Alar........................... 91,70 m2
Pesos -Vazio.................................7637 Kg
Equipado.......................... 11440 Kg
Performances:
Velocidade máxima..................... 370 km/h
Raio de acção............................... 3300 km
Razão de subida........................... 345 m/min
Tecto de serviço........................... 7100 m
Resumo histórico

Obtidos a partir de 1953, a Aviação Militar e, depois a Força Aérea, dispuseram de 29 aviões de transporte Dakota, nas versões DC-3, C-47 e C-53, incluindo um avião que em 1943, durante a II Guerra Mundial, tinha sido internado após aterragem em Portugal.

Estes aparelhos além da função de transporte foram utilizados, também, para instrução de pilotagem em aviões plurimotores e instrução de navegadores, tendo operado a partir da Base Aérea 1, Sintra, Base Aérea 2, Ota, Base Aérea 3, Tancos, Base Aérea 4, Lajes e Aeródromo-Base 1, Portela de Sacavém.

Foram, ainda, largamente utilizados no Ultramar e serviram em todos os teatros de operações ultramarinos - Guiné, Angola e Moçambique - acabando por ser abatidos ao serviço em 1976. No Museu do Ar (pólo de Sintra) existe um exemplar em exposição estática.

in http://www.emfa.pt/museu
______________



Como nota, diga-se que infelizmente, este aparelho em exposição, tal como outros estão ao ar livre há anos, à mercê dos elementos, porque aparentemente, as FA's portuguesas ou o Estado não tem verba para construir um hangar ou um pavilhão para lá guardar dentro estes exemplares do património areonáutico portugês.




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#23 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mai 23, 2005 12:00 pm

Mais fotos do DC 3 Dakota da FAP, estacionado na BA nº1 de Sintra:

Imagem

Imagem




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#24 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 27, 2005 4:38 am

P-3 P da FAP vai ser preservado:

Um aparelho P-3 da FAP, inoperacional há um ano, foi restaurado e colocado em condições de voar, e já está há perto de 2 dias estacionado na BA nº 1 de Sintra, para ser integrado no espólio do Museu do Ar.

Espera-se agora que lhe sejam atribuídas as pinturas do aparelho, já que o seu estado actual exterior é de fraca apresentação, como se pode verificar pela foto.

Outra nota:

É pena que seja mais uma aparelho a ficar ao ar livre, sujeito ao clima húmido de Sintra, sem que um hangar ou resguardo seja oferecido às muitas aeronaves que aí se encontram.

O P-3 P da FAP que foi para Sintra:
Imagem




Imagem
Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#25 Mensagem por Charlie Golf » Sex Mai 27, 2005 10:18 pm

Olá a todos! Tanta gente conhecida que anda por aqui! :D

Amigo Rui Elias, gostei muito de ver esta notícia que aqui publicou. É, de facto, uma mudança benéfica de atitude no que diz respeito à preservação das aeronaves militares em Portugal visto que estas constituem um legado histórico quase intemporal.

E gostei também muito da foto do P-3P Orion FAP s/n 14806. Não sei onde já a vi! Ah, e já agora, o crédito da foto é de Didier Kories.

Bem, mas passando a coisas sérias, não lhe conhecia esta faceta Rui Elias. Se o Rui queria publicar aqui a notícia que escrevi noutro fórum bastava ter-me pedido e eu teria prontamente acedido. Aliás, tê-lo-ia ajudado com muito gosto e, inclusivé, facilitado mais fotos e dados que tenho vindo a apurar e recolher ao longo de ano e meio de pesquisa sobre o P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa. O que as nossas Forças Armadas necessitam é que haja publicidade positiva mesmo que não seja feita pelas próprias. Agora isto Rui Elias? O que quer que eu chame a isto? Engano ou roubo descarado? Nem ao menos teve o senhor a consideração de referir que reproduzia aqui uma notícia escrita por mim, um colega de outro fórum. Não lhe teria custado nada e só teria ganho a minha admiração.

Quando me informaram deste facto à hora de jantar não quis sinceramente acreditar pensando que já tínhamos ficado mais que esclarecidos por hoje. Mas como o Rui não o fez (nem até agora o parecer querer fazer) e o mérito de tal notícia não é seu, cabe-me a mim repor a verdade dos factos.

Portanto aqui fica a prova, para que não restem dúvidas, e bastará comparar as datas de colocação das mesmas para rapidamente até o mais incauto se aperceber do sucedido. Ah, e os votos sinceros que não o torne a fazer.

Imagem




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#26 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mai 30, 2005 9:45 am

Grande Charlie Golf

Também não lhe conhecia a faceta da ironia, mas acredite que não lhe fica bem.

De facto, e ao contrário de outras ocasiões em que ao postar fotos, aludi ao autor das mesmas, achei que o teor da notícia não necessitava de ter menção ao original, já que o texto não foi cópia do seu no 9-G's, limitando-me a dar o conteúdo da mesma, e não na forma.

Como o Charlie Golf saberá, em tempos já o tinha convidado a inscrever-se aqui, e a participar, porque acredito que possa ser uma mis valia neste forum, e se o tivesse feito mais cedo, provavelmente seria você a colocar a notícia em 1ª mão.

Mas demorou, e como isto é um fórum brasileiro, tenho por intenção, enquanto o Administrador e moderadores o permitirem, que vá divulgando notícias e infos. das nossas FA's.

Como não me parece que o que o Charlie escreveu no 9-G's tenha direitos de autor, e como o conteúdo é que conta, e ainda como não transcrevi a sua notícia na íntegra, e mais importante ainda, porque como sabe, eu moro bem perto da BA nº1, e para isso basta-me olhar para a base e ver ver lá o P-3, achei que não necessiarria de lhe pedir autorização.

Fico no entanto satisfeito por saber que as minhas intervenções aqui merecem o cuidado e atenção de tanta gente em Portugal a ponto de o terem avisado a meio da noite deste "roubo" de autoria de uma coisa que afinal de contas é pública, e nem tem exclusividade.

Se viajar um pouco mais por aqui verificará que sempre que coloco post's ou fotos, faço menção aos autores, ou às fontes.

Que eu saiba, o 9-G's não tem exclusividade de dar infos. em 1ª mão, nem tem o exclusivo da sabedoria universal sobre o que se passa em Portugal em matéria de FA's.

Por isso, e para que as coisas não azedam, convida-lo-ia cordialmete a abster-se de me picar ou então poderá ler também o post do Ricardão em que este se queixou de coisas que não existiram, parecendo o Santana, em estilo que o Charlie, tal como eu não aprecio.

Abração amigo, e desde já esperando que possa dar bons contributos por aqui.

Ficamos amigos? :wink:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#27 Mensagem por P44 » Seg Mai 30, 2005 11:09 am

:shock:
Agora também há polémica por causa de Royalties e copyrights????

Mas esta malta qd passa a adminstrador e/ou moderador de qq forum portuga que seja, sobe-lhe o poder á cabeça?????

Poça, se é assim tenho de ir ao FD cobrar os meus (C)...e vice versa :mrgreen:

Deve ficar ela por ela :wink:

:roll: Santa Maria da agrela nos valha!!!!!!

Qualquer dia até pra ir fazer xixi :oops: tenho de escrever um mail a pedir licença...

Vá lá Charlie, um bocadinho mais de bom senso, bolas então cada vez que postamos aqui qq coisa de um outro forum, ou de um outro site, tinhamos de pedir licença ao "owner" do dito...bolas ninguém escrevia nada aqui....

Já agora, Charlie, pediste autorização á Lucas film pra usar esse avatar com o Anakin????? :mrgreen:

PEACE!!!!

GUERRAS jÁ há que cheguem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#28 Mensagem por P44 » Seg Mai 30, 2005 11:14 am

Rui -ROBIN HOOD- Elias escreveu:Fico no entanto satisfeito por saber que as minhas intervenções aqui merecem o cuidado e atenção de tanta gente em Portugal a ponto de o terem avisado a meio da noite deste "roubo" de autoria de uma coisa que afinal de contas é pública, e nem tem exclusividade.


qualquer dia acordas na masmorra de Caxias, acordas!!!!!!!! [082]

até ouvi dizer que a CIA o FBI e a NSA, já criaram duas novas secções, a X-RUIELIAS e a X-P44 [018]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#29 Mensagem por Paisano » Seg Mai 30, 2005 11:32 am

[quote="Rui -ROBIN HOOD- Elias"][/quote]

[082] [082] [082] [082] [082]

Olha, eu sinceramente não sei se é cômica ou se é trágica essa perseguição ao Rui.




André Carvalho
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 2:38 pm
Localização: Portugal

#30 Mensagem por André Carvalho » Seg Mai 30, 2005 11:33 am

Caros colegas,

Lá porque se está na internet não quer dizer que desapareçam todas as regras. Quem pensa assim está redondamente enganado, visto que tenho conhecimento de processos instaurados, por exemplo, a revistas que usaram indevidamente fotos do Airliners.net.

É preciso ter bom senso. No post do Rui caía bem ter colocado o crédito do autor da foto, que se encontra por baixo da mesma no fórum 9Gs.

Já agora, um conselho a todos. Evitem colocar as imagens com as tags "img", visto que de cada vez que alguém abrir um tópico do fórum há alguém (um terceiro) que está a pagar por essa transferência. A solução é colocar um link para o local onde se encontra a imagem, os dados, etc (usando as tags "url" e "/url"). E se colocarem uma imagem, refiram a origem. Certamente que o José Jorge agradece a publicidade à foto do Dakota, a FAP agradece os downloads massivos de fotos da sua galeria e o Nuno Martins gostaria de ver as sua fotos apenas referenciadas. Os direitos a quem os tem... :evil:




Um abraço,

André Carvalho
Responder