Spectral, procure na internet informações sobre esses tanques, pergunte a gente que entenda do assunto (Paulo Bastos)
Sim, muito obrigado, já procurei bastantes vezes e a melhor fonte já a referi no post anterior, o fórum do tanknet.
ar, mas o melhor tanque com certeza é o Leo 2 suíço (não lembro o nome de designação) que usa a blindagem mais moderna do mundo, por dentro ele é um Leo 2A6 por fora recebeu uma super blindagem que pode até aguentar tiros de 120mm "flecha".
Vamos por partes. Os Leo2
suíços são Leo2A4 normalíssimos.
A
Suécia tem o Leo2A4 em serviço ( Strv 121) e o Leo2S (Strv 122) que é uma versão local do Leo2A5 com mais blindagem ( mais blindagem não quer dizer "super" ...) Quanto ao facto de aguentar a tal munição "flecha" ( sabot, APFDS) isso em todos os tanques depende do modelo da munição e da distância a que foi disparada...
O Leo2S era efectivamente considerado o melhor do mundo no final dos anos 90, mas entretanto terá sido ultrapassado. Os Leo2A6 ( de exportação) têm a peça de 120mm maior (L55) electrónica/visores melhores, motores melhores e provavelmente o mesmo nível de blidagem.
E não é esta "super blindagem" do Leo2S que permitiria classificar a blindagem do Leclerc ou do Challenger 2 em "muito fraca"
Acho que não sou eu que tenho que pesquisar mais...