Motivos Para dar Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#46 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Set 23, 2003 4:07 pm

Slip Junior escreveu:Falando resumidamente:
Gripen:
Taxa de giro instântaneo: 30 º/s
Taxa de giro sustentado: 22 º/s

Su-35:
Taxa de giro instântaneo: 28 º/s
Taxa de giro sustentado: 22 º/s

Em relação, ao F-16 a vantagem como eu já disse se dá apenas em algumas velocidades em que a agilidade do avião (no qual o F-16 é favorecido por ser uma aeronave mais leve) conta mais do que os ângulos de ataque que a aeronave pode atingir (toda a superagilidade do Su-35 é baseada no altissimo angulo de ataque que a aeronave pode desempenhar).

Abraços

Não sei de onde você tirou que o gripen consegue 22 graus/s, o motor dele não deixa, se você coloca um Eurojet nele é outra estória...
Em relação ao F-16 tamanho não é documento, o que manda na manobrilidade é a relação superfície do avião/peso quanto maior mais manobravel o avião é como essa relação é melhor no Su-35 o F-16 fica pra tras.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#47 Mensagem por Slip Junior » Ter Set 23, 2003 6:29 pm

Amigo, não é porque eu não ficou td hr falando "O Flanker é uma maravilha, o resto é uma porcaria... O Flanker é muito melhor do que o F-22" que eu não sei até onde vai o potencial do Flanker. É só a gente falar alguma coisa que não é aquilo que aparece nas propagandas do Super Flanker que já aparece alguem que trata isso como escandalo público! O Flanker realmente é um puta caça mas apresenta MUITOS defeitos que a propaganda deles "esquece" de mencionar. Agora, de boa, cansei de ficar explicando isso. Vamos fazer assim, já que vc acha que eu não sei do que eu estou falando só porque eu fico contestando várias partes da propaganda dele, eu te proponho o seguinte: eu te faço uma pergunta sobre alguma coisa a respeito do Su-35 e vc tem 24 hrs para responder. Se responder errado ou não responder, vc perde 1 ponto, eu posto a resposta e te faço outra pergunta. Se responder certo, vc faz uma pergunta para mim. O primeiro que errar 3 perguntas é considerado o perdedor, td bem? Se quiser a gente pode extender as perguntas sobre toda a familia dos caças Flankers. Se quiser, pode começar perguntando...

Abraços




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#48 Mensagem por Slip Junior » Ter Set 23, 2003 6:43 pm

Marechal-do-ar escreveu:o que manda na manobrilidade é a relação superfície do avião/peso quanto maior mais manobravel o avião é como essa relação é melhor no Su-35 o F-16 fica pra tras.

Ah? Isso é novidade para mim... Mas se for assim olha só: (Todos os pesos vazios)

Su-35:
Superficie alar: 62 m2
Peso: 18,4 t
Relação Superficie/Peso = 3,37

F-16:
Superficie alar: 28,87 m2
Peso: 8,66 t
Relação Superficie/Peso = 3,33

Gripen:
Superficie alar: 30 m2
Peso: 6,5 t
Relação Superficie/Peso = 4,65

hmmmm... e agora? :twisted:

Abraços




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#49 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Set 23, 2003 8:25 pm

Slip Junior escreveu:Ah? Isso é novidade para mim... Mas se for assim olha só: (Todos os pesos vazios)

Su-35:
Superficie alar: 62 m2
Peso: 18,4 t
Relação Superficie/Peso = 3,37

F-16:
Superficie alar: 28,87 m2
Peso: 8,66 t
Relação Superficie/Peso = 3,33

Gripen:
Superficie alar: 30 m2
Peso: 6,5 t
Relação Superficie/Peso = 4,65

hmmmm... e agora? :twisted:

Abraços

Não é bem a carga alar... é a área total, por ser bem gordo o Su-35 tem uma área total maior que o F-16, o Gripen tem a área total bem maior que dos outros dois por isso ele consegue uma taxa de giro instantâneo maior, mas o motor dele não permite que ele mantenha a taxa de giro alta, o F-16 tambem é limitado por um angulo de ataque pequeno se comparado ao Su-35 e Gripen.
obs1: não estou defendendo o Su-35 apenas dizendo que a taxa de giro estavel do Gripen e do F-16 não chegam a 22 graus/segundo.
obs2: acho o Gripen um ótimo projeto, mas muito caro e com um motor fraco demais.
obs3: tambem acho o Su-35 pesado demais.
obs4: por mim a FAB não iria adquirir nenhum caça na concorrencia do FX, acho que tem coisa melhor no mundo do que aqueles 5 aviões (Lê-se Eurofigther, Rafale, projeto próprio).




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#50 Mensagem por Slip Junior » Ter Set 23, 2003 8:47 pm

Na verdade, essa histório do Gripen é submotorizado não é tão verdade assim. Mesmo não tendo a mesma relação do Flanker, o mesmo possui uma relação empuxo:peso bem considerável sendo que esse problema, na verdade, isso não é tão critico assim quanto muitas pessoas desinformadas tentam falar. É óbvio que um motor mais potente viria bem a calhar, mas nada mandatório.

Su-35 Flanker
Peso vazio: 18400 kg
Empuxo: 2 x motores AL-31FM = 2 x 12800 kgf
Relaçao Empuxo : Peso = 1,40

JAS-39 Gripen
Peso vazio: 6500 kg
Peso máximo: 12474 kg
Empuxo: 1 x motor RM-12 = 1 x 8350 kgf
Relaçao Empuxo : Peso = 1,28

O grande calcanhar de Aquiles do Gripen é realmente o seu alcance, apesar do mesmo tb ser na verdade bem superior do que é reportado em artigos veiculados em revistas e websites que são financiados com dinheiro vindo de concorrente(s).

Abraços

Ahhh... já ia me esquecendo: nunca ouvi falar dessa relação área total:peso.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#51 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Set 23, 2003 9:47 pm

Slip, é preciso considera o peso que o avião vai ta carregando, ai o relação potência/peso do Gripen cai para uns 1,03, ele não esta submotorizado em relação aos caças atuais, mas se espera que ele seja um caça do futuro e em relação a esses ele é fraquinho, a área total é bem importante quando você fala na manobrilidade, mas não é tudo, a área dosprofundores tambem é importante, a estabilidade do avião (quanto mais estavel menos manobravel) e até o angulo de ataque entra na equação, é bem complicado é muito mais facil testa eles e ve o que da, as taxas de giro instantâneo que você posto coincidem com as que eu tenho aqui, a do F-16 pelo que eu tenho aqui é 24 graus/segundo, e as taxas de giro sustentável para o Gripen, F-16 e Su-35 são em graus/segundo respectivamente 20(!), 19, 22.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#52 Mensagem por Slip Junior » Qua Set 24, 2003 10:38 am

Marechal, como eu acho besteira a gente ficar discutindo quem tem a fonte mais confiavel porque acredito que nenhum de nós vai conseguir algum documento da Saab ou Sukhoi mostrando oficialmente qual é o verdade, certo? Realmente tudo que vc falou nesse seu ultimo post é verdade (com exceção dos valores pois são discutiveis): para a agilidade do avião depende de um infinidade de fatores.
Em relação ao fato do Gripen ser uma aeronave para o futuro, o Su-35 também o é, e mesmo assim apresenta uma estreita margem de vantagem em relação ao primeiro devido principalmente ao fato de ser um bimotor. Mas se fomos comparar esses aviões com caças mais modernos e caros olha só o que acontece:

EF-2000
Peso = 9750 kg
Empuxo = 2 x motores EJ-200 = 2 x 9180 kgf
Relação Empuxo : Peso = 1,88

Rafale
Peso = 9460 kg
Empuxo = 2 x motores M88-3 = 2 x8698 kgf
Relação Empuxo : Peso = 1,83

Como vc pode ver esses caças são de classes diferentes da do Gripen e mesmo com a tão comentada mudança de motor do Gripen pouca coisa iria mudar. O Gripen é um caça que pode competir com outros caças leves como o F-16 e os futuros Mako e A-50 e se formos comparar a potência dele com a desses caças iremos perceber que ele está bem equipado. Agora o Su-35 é um caça pesado e deve ser comparado com outras da sua mesma classe, e mesmo sendo um caça que ainda não entrou em operação já apresenta uma larga desvantagem aos rivais de sua classe.

Abraços




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#53 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 24, 2003 1:42 pm

Concordo em parte slip, por isso que disse que acho o Su-35 meio pesado de mais, o F-15 que é o concorrente direto dele tem quase a mesma potência e 30% menos peso.
Mas não acho que o Gripen seja de classe diferente do Eurofighter, ambos tem um alcance muito semelhante quando carregam a mesma carga em relação ao peso, a outra classe seria o F-15, Su-35 e F-22 com alcance muito maior.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#54 Mensagem por Slip Junior » Qui Set 25, 2003 5:17 pm

Marechal, como vc pode ser abaixo o Rafale e o EF2000 possuem um capacidade de combustivel tb consideravelmente maior do que a do Gripen e esses dois caças dessa maneira possuem uma capacidade total de combustivel bem semelhante a do Flanker e a do F-15.

EF 2000
Interno: 4000 kg
Externo: 6500 kg

Rafale
Interno: 4250 kg
Externo: 6800 kg

Gripen
Interno: 2400 kg
Externo: 3000 kg

Abraços




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#55 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 25, 2003 5:32 pm

O F-15 carrega mais de 6000kg de combustivel interno e tem o alcance bem maior que o Eurofighter e Rafale, o Gripen como leva uma quantidade de carga consideravel para o peso dele pode levar algun tanques externo e ai tera o mesmo alcance dos outros dois, mas menos alcance que o F-15.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#56 Mensagem por César » Sex Set 26, 2003 10:56 am

Slip Junior escreveu:Falando resumidamente:
Gripen:
Taxa de giro instântaneo: 30 º/s
Taxa de giro sustentado: 22 º/s

Su-35:
Taxa de giro instântaneo: 28 º/s
Taxa de giro sustentado: 22 º/s

Em relação, ao F-16 a vantagem como eu já disse se dá apenas em algumas velocidades em que a agilidade do avião (no qual o F-16 é favorecido por ser uma aeronave mais leve) conta mais do que os ângulos de ataque que a aeronave pode atingir (toda a superagilidade do Su-35 é baseada no altissimo angulo de ataque que a aeronave pode desempenhar).

Abraços


Fala Slip! :wink:

Só me esclareça essa dúvida que eu tenho sobre manobrabilidade: O que seria o "Giro instantâneo" e o "Giro sustentado"?

Vou falar o que eu acho que é, aí você me corrije se eu estou certo ou errado. blz?

Acho que....

Taxa de Giro Instantâneo: Valor em graus da razão de curva de uma aeronave, em velocidade de manobra e puxando 9g, com rápido dercéscimo de velocidade.

Taxa de Giro Sustentado: Valor em graus da razão de curva de um avião, em velocidade de manobra e puxando apenas o necessário para não perder velocidade, mantendo assim sua capacidade para manobras posteriores.

A aí? É isso? :?

Desculpem pela ignorância.... Desde já agradeço :wink:

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#57 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Set 26, 2003 1:44 pm

Giro instantâneo é a velocidade angular do avião no menor raio de curva possivel puxando o g máximo, giro sustentado é a maior velocidade angular que o avião pode manter.




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#58 Mensagem por Malandro » Sex Set 26, 2003 11:05 pm

A manutencao da velocidade no giro sustentado pode se dar atraves do aumento no throttle do aviao à medida que a curva é feita .




Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

#59 Mensagem por Everson Garcia » Sáb Set 27, 2003 3:09 am

Primeiramente quero esclarecer que meu teclado esta quebrado e nao estou conseguindo acentuar as palavras, falou galera!!!
Bom vamos ao que interessa, nao sei porque o pessoal insiste em comparar o Grippen com o SU-35, eles sao de categorias totalmente diferentes, acho que na atualidade somente o EUROFIGHTER e o F-22 pode encarar o SU-35, os atuais Grippem se igualam mais aos F-16 e Mirage-2000, entre o MIRAGE-2000 e o GRIPPEN prefiro o sucatao.
O grippen do jeito que esta, sem irst, turbina eurojet, conformal tanks, ja e um escandalo de caro!!!!
O GRIPPEN ja e inferior ao SU-27SK, seria injusto querer comparar ele com o super caça SU-35, que pela metade do preço faz o dobro que o grippen fas.


Ta com grippen toma doriu que passa!!!!




BRASIL ACIMA de TUDO
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#60 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 27, 2003 10:31 am

Calma ae everson, o Gripen e o Su-35 não são da mesma categoria, mas tambem não é assim um Su-35 faz o dobro de um Gripen, depende da distância do alvo, e o preço é relativo porque o custo de manutenção do Gripen é muito menor (US$2.000/hora contra US$8.000/hora do Su-35), não parece muito mas depois de 8.000 horas o Gripen se torna bem mais barato (US$66.000.000 contra US$104.000.000), mas da pra achar algumas semelhanças entre eles, ambos são muito manobráveis e estão sub-motorizados :wink: :wink: :wink:




Responder