FX: Mirage 2000! Planos de Rafale no final do leasing

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#46 Mensagem por talharim » Seg Mai 02, 2005 2:38 pm

Vamos tentar fazer uma comparaçao entao entre o F-16MLU e o Mirage 2000C...........

A começar pelo radar do F-16MLU :

AN/APX-66 V2 muy superior ao obsoleto RDM dos Mirage.........

É um radar 10 anos mais novo,nao tem nem o que comparar.......

O F-16MLU é um caça um pouco mais caro de se adquirir mas JÁ VEM PRONTO,o único problema que a FAB teria seria com a integraçao dos mísseis sulafricanos e israelenses..............

Conversa fiada de que os Mirage 2000C já viriam prontos para voar.Pelo preço de esmola que estao oferecendo só vem a carcaça......................

Esse negócio tem que melar :evil:




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#47 Mensagem por Lauro Melo » Seg Mai 02, 2005 2:49 pm

talharim escreveu:Vamos tentar fazer uma comparaçao entao entre o F-16MLU e o Mirage 2000C...........
A começar pelo radar do F-16MLU :
AN/APX-66 V2 muy superior ao obsoleto RDM dos Mirage.........
É um radar 10 anos mais novo,nao tem nem o que comparar.......
O F-16 MLU é um caça um pouco mais caro de se adquirir mas JÁ VEM PRONTO,o único problema que a FAB teria seria com a integraçao dos mísseis sulafricanos e israelenses..............Conversa fiada de que os Mirage 2000C já viriam prontos para voar.Pelo preço de esmola que estao oferecendo só vem a carcaça......................
Esse negócio tem que melar :evil:


Fala talharim,

O Radar do Mirage 2000 C é o RDI ( S 5.2 C, uma evolução do RDI S 4.2 A ) e não o RDM. Na França não existem Mirage's 2000 com o Radar RDM ( existia ).
Nos temos que comparar o F-16 MLU com o Mirage-2000-5 F.
Acho que seria o certo.
Sobre o F-16 AM ( MLU ) e sua integração com os Derby, isto não seria qualquer problema para os Israelenses. E creio que o custo seria bem pequeno.

Eu prefiro os F-16 AM / BM. Principalmente pelo custo operacional e pela facilidade de se encontrar peças pelo mundo.
Além de ser o caça mais provado em combate.
Uma referencia geral no mundo da Aviação.

Abraços,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#48 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mai 02, 2005 3:44 pm

Vocês leram o que eu escrevi sobre a integração de misseis ao F-16? COMO É QUE VÃO INTEGRAR MISSEIS SE OS EUA NÃO CEDEM O CÓDIGO FONTE???




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#49 Mensagem por Lauro Melo » Seg Mai 02, 2005 3:55 pm

Marechal-do-ar escreveu:Vocês leram o que eu escrevi sobre a integração de misseis ao F-16? COMO É QUE VÃO INTEGRAR MISSEIS SE OS EUA NÃO CEDEM O CÓDIGO FONTE???


Fala Marechal,

Israel tem em seu inventário os seguintes F-16 :

Lockheed-Martin F-16 A / B / C / D / I Fighting Falcon Block

70 ( A/B ) / 120 ( C/D ) /102 ( I )* ( Alguns ainda não entreguem )

Grande parte da Frota de F-16 C/D e I, já foi integrada por eles mesmo aos mísseis Derby e Python 4 / 5.
Além disto já possuem F-16 deste 1980.
Muito provavelmente os USA já abriram os códigos fontes para eles.
Se os Israelenses estão vendendo armas para a China ( a contra gosto da América ), creio que não teremos dificuldades de ver os Derby na dupla F-16 AM e F-5 BR.

Valeu,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#50 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 02, 2005 4:16 pm

É verdade Lauro, os israelenses operam mísseis Derby em seus F-16s e devem fornecer os mesmos mísseis para os chilenos, tbm não vejo empecilhos nisto até porque os americanos tbm tem muito interesse na venda destes aviões a FAB, não acredito em qualquer veto ou mesmo barreiras na aquisição destes novos armamentos pois é de ciencia de todos que a FAB os quer...




mauro sanches dias
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mai 01, 2005 12:12 pm
Localização: rio de janeiro

fx

#51 Mensagem por mauro sanches dias » Seg Mai 02, 2005 4:29 pm

:arrow: ola pessoal sou novo é a primeira vez.
Estive na laad aqui no rio, pude tentar checar alguns assuntos.
O que chamou mais me chamou atenção foi uma maquete do f-5br com um missil MICA. Não entedi direito aquilo , pois na semana anterior houve a comemoração da semana da caça na BASC e apresentação do missil DERBY.
Se alguem tiver alguma coisa sobre este assunto me avise por favor.
Na LAAD o estande da MBDA estava bem concorrido :
Porém o pesoal da rússia estava lá em mesma condição com o sukhoi-27
abraços a todos.

Hoje 8/05/2005
Fiquei apreciando as passagens dos A1 e de dois F-5BR (os doi primeiros modernizados). As silhuetas mais bonitas eram sem dúvida dos A1. Os F5 reconheci-os pela pintura diferenciada aliás somente um era o BR.
Segundo uma fonte muito bem informada o caça que fara parte do FX terá que ter um alcance de radar muito mairo do que o GRIFO e do SCIPIO , mesmo os usados. Daí elimina-se muita gente .




Editado pela última vez por mauro sanches dias em Dom Mai 08, 2005 5:31 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#52 Mensagem por Paisano » Seg Mai 02, 2005 5:32 pm

Seja bem vindo ao DB, mauro sanches dias. [009]




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#53 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 02, 2005 6:50 pm

Olá, Mauro, bem-vindo. A apresentação do Derby não foi como novo míssil da FAB. Fo uma apresentação da Rafael (o fabricante) para a FAB. Ou seja, vendedor mostrando seu produto para um eventual cliente. Assim como semanas atrás os sul-africanos apresentaram o R-Darter. Assim sendo, não temos nenhum míssil escolhido. É por isso que faz sentido a maquete da MBDA oferecendo o MICA ao F-5BR. E se der M2000 C/-5 com Mica, nada mais natural que F-5BR com Mica. O problema são os custos.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#54 Mensagem por Spectral » Seg Mai 02, 2005 7:55 pm

daqui a pouco falam que com um upgrade o Su 35 vence até o F-22...


Alguns deles dizem isso abertamente, invocando a famosa ( e invisível) tecnologia de stealth plasma. :mrgreen:

F-16MLU vs Mirage 2000C ?

Completamente injusto e até desfasado no tempo. O Mirage -C é da geração do F-16A/B, e até tinha algumas vantagens significativas sobre este ( mísseis BVR). O MLU é da geração do Mirage 2000-5 / -9.


Este negócio parece-me bastante razoável, e uma excelente maneira da FAB sair da grande trapalhada em que o projecto F-X se tinha transformado. Vamos lá a ver é se passa a realidade :roll:




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#55 Mensagem por Slip Junior » Seg Mai 02, 2005 9:15 pm

Minha opinião sobre os negócios que podem ser contemplados hoje na minha opinião:

1. Leasing de 12 Mirage 2000's e possível compra de Rafales no final:
Vou dividir em 2 hipóteses:

1.1. Versão Mirage 2000C:
Bom preço, desempenho razoável, tecnologia ultrapassada, armas um pouco obsoletas e pouco cambiáveis com as demais aeronaves e vantagens logísticas razoáveis. A FAB corre o risco de ter um belo penino nas mãos se a compra dos Rafales não se concentrizar.

1.2. Versão 2000-5F:
Ótimo preço, desempenho razoável, tecnologia moderna, armas avançadas e razoavelmente cambiáveis com as demais aeronaves e vantagens logísticas razoáveis. A FAB corre o risco de ter de enfrentar em 15 anos o mesmo problema que enfrenta hoje com sua frota de Mirage III's.

2. Leasing de JAS-39 Gripen
Preço desconhecido, bom desempenho, tecnologia moderna (principalmente no caso da versão "C"), armas avançadas e bastante cambiáveis com as demais aeronaves e boas vantagens logísticas. Como se trata de uma aeronave nova pode exercer bem suas funções por mais 25-30 anos.

3. Compra de Su-27SK
Ótimo preço, ótimo desempenho, tecnologia bastante obsoleta, armas razoáveis e pouco cambiáveis com as demais aeronaves e péssimas qualidades logísticas. Serveria apenas como trampolim para uma aeronave mais moderna.

4. Negócio envolvendo aeronaves Su-27SMK
Recém revelado e cujos termos são desconhecidos até o momento e portanto dificil de se analisar até o momento. Ótimo desempenho, tecnologia razoável, armas avançadas e pouco cambiáveis com as demais aeronaves e má qualidade logísticas. Poderia se manter como uma aeronave eficiente por mais 20-25 anos.

5. Compra de F-16MLU
Preço razoável, bom desempenho, tecnologia razoável, armas avançadas e relativamente cambiáveis com as demais aeronaves e excelentes qualidades logísticas. Poderia se manter como uma aeronave de primeira linha por mais 20-25 anos.

6. Compra de F-5 adicionais:
Ótimo preço, desempenho razoável, tecnologia razoável (necessita de upgrade) e excelentes qualidades logísticas. Chegariam por demais tarde e teriam assim uma curta vida em serviço (no máximo 15 anos).

Analisando todos esses pontos, eu ficaria com a seguinte lista de opções por ordem de preferência:

1. JAS-39C
2. F-16MLU
3. JAS-39A
3. Mirage 2000-5
4. Su-27SMK
5. Mirage 2000C
6. F-5 adicionais
7. Su-27SK

Obs.: essa lista pode ser alterada sem aviso prévio em função dos preços ofertados para um dos produtos.

Abraços




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#56 Mensagem por talharim » Seg Mai 02, 2005 9:47 pm

Ah nao Slip!

O Frankestein Gripen tem que ficar de fora da lista simplesmente porque nao tem alcance sequer para fazer um bate e volta entre Rio-Sao Paulo 8-]

Bastante lúcida a sua análise,concordo com quase tudo com exceçao do Gripen..........

Agora se formos analisar a situaçao de que independente de qual caça-tampao seja adquirido a FAB compre um caça novo até 2007 as ordens dessa lista podem mudar bastante........

Falows,




Avatar do usuário
Guilten
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 188
Registrado em: Qui Abr 29, 2004 3:51 pm
Localização: Rio de Janeiro

#57 Mensagem por Guilten » Seg Mai 02, 2005 11:17 pm

Slip Junior escreveu:4. Negócio envolvendo aeronaves Su-27SMK
Recém revelado e cujos termos são desconhecidos até o momento e portanto dificil de se analisar até o momento. Ótimo desempenho, tecnologia razoável, armas avançadas e pouco cambiáveis com as demais aeronaves e má qualidade logísticas. Poderia se manter como uma aeronave eficiente por mais 20-25 anos.


Ótimo conteúdo, Slip!!

Mas me diga, pois fiquei muito curioso: Não sou (já fui...) fã do Flanker, mas fiquei ressabiado quando você afirmou que há uma oferta de aeronaves Su-27SMK para o Brasil. Onde você obteve essa informação, até onde isso é verdade? Afinal de contas os russos não são muito confiáveis quanto a uma série de coisas.........




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#58 Mensagem por Slip Junior » Seg Mai 02, 2005 11:32 pm

Guilten, a única notícia referente à essa suposta oferta de Su-27SKM's foi postada pelo fredom no tópico FAB escolhe o Mirage 2000-5? Será? e a mesma sequer deixa clara se tal oferta é real ou apenas uma hipótese levantada pelo autor. De qualquer forma, resolvi inserir a mesma na relação de possibilidades de novas aeronaves para a FAB apenas para consideração da hipótese mas depois de reler a mensagem agora acho que realmente faltou alguma anotação do tipo "oferta até o momento puramente hipotética".

talharim escreveu:O Frankestein Gripen tem que ficar de fora da lista simplesmente porque nao tem alcance sequer para fazer um bate e volta entre Rio-Sao Paulo

Bom, se nem São Paulo nem o Rio de Janeiro mudaram de lugar, então os mais de 1000 km de alcance (em algumas configurações) do Gripen possibilitam à ele voar muito mais longe que isso. Ou melhor dizendo: mais, talharim, muito mais... :lol: :wink:

Abraços




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#59 Mensagem por VICTOR » Seg Mai 02, 2005 11:42 pm

Slip Junior escreveu:Analisando todos esses pontos, eu ficaria com a seguinte lista de opções por ordem de preferência:

1. JAS-39C
2. F-16MLU
3. JAS-39A
3. Mirage 2000-5
4. Su-27SMK
5. Mirage 2000C
6. F-5 adicionais
7. Su-27SK

[082] Discretamente pró-Gripen o rapaz, não? [082]




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Carlos Mathias

#60 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 03, 2005 12:01 am

Nããããão, de jeito nenhum!




Responder