História da Aviação Militar Portuguesa

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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História da Aviação Militar Portuguesa

#1 Mensagem por P44 » Qua Abr 27, 2005 7:34 am

Um bom site 8-] com muitas fotos, história, links das esquadras, etc! Vale a pena!!!!! :wink:

:arrow: http://walkarounds.home.sapo.pt/

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#2 Mensagem por P44 » Qua Abr 27, 2005 7:55 am

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Curiosidade:
Esta foto, da autoria de Frank C. Duarte Jr. e presente no site Airliners.net, mostra o primeiro dos P-3 convertidos para o padrão P e entregues à Força Aérea Portuguesa, estacionado na placa da Base Aérea 6 no Montijo. Este aparelho viajou directamente das instalações da Lockheed em Burbank - Califórnia ostentando ainda a numeração bem visível junto da Cruz de Cristo. Mais tarde viria então a receber o número FAP 4801 e, aquando da alteração do esquema de numeração, o número 14801 que ostenta actualmente.




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#3 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Abr 28, 2005 12:21 pm

Esse P-3 veio da Califórnia?

Estava convencido que os actuais P-3 da FAP tinham sido comprados à Austrália, ou antes da entrega passaram pelos EUA para reparações?

Alguém sabe de algo?

Actualmente a pintura dos P-3 é toda de cinza-azulado.




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#4 Mensagem por P44 » Sex Abr 29, 2005 7:26 am

Rui,

Realmente os P3-"P" foram comprados á Austrália, mas pelos visto foram "recauchutados" nos EUA antes de virem.

Já agora, alguém sabe qd começarão a chegar os P3-C Holandeses?
(Um sei que está nas OGMA em Alverca desde 2003, não sei se foi o que ficou sem asa... :? )




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#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 29, 2005 12:24 pm

Sim, o que está em Alverca sofreu um acidente, mas julgo que já está operacional.

Pelo que me constou, acabará para ficar de reserva, e serão utilizados os outros que virão da Holanda.

Constou ainda que os EUA nos ofereceriam um outro P-3, vazio de equipamentos, para ser usado em missões científicas, e observações meteorológicas, de 1980, mas em bom estado.

Um pouco na linha da oferta dos navios oceanográficos.

Com este Governo não sei em que pé estão as negociações, mas esse avião serviria até para voar até cabo Verde e dar informações sobre os embriões de furacões aos EUA, rastreio das tempestados o Atlântico Norte, e poderia ser baseado no Montijo ou nas Lages, conforme as missões, e ser utilizado pela FAP, através de protocolos com Institutos e Universidades.

Se vier, seria bom, já que por exemplo a missão do C-130 há 2 meses para provocar a chuva, poderia ser efectuada a partir desse aparelhos que virá (espero eu).




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#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sáb Abr 30, 2005 10:23 pm

O FIAT G-91, um dos ícones da aviação militar portuguesa nos anos 60 e 70, nomeadamente nos teatros da guerra colonial, e particularmente na Guiné:

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E o F-86:

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O A-7 P Corsair, com as asas articuladas (como sabem este aparelho foi concebido para servir na Marinhra dos EUA), antecessor directo dos actuais F-16:

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#7 Mensagem por P44 » Seg Mai 02, 2005 6:26 am

Rui Elias escreveu:O A-7 P Corsair, com as asas articuladas (como sabem este aparelho foi concebido para servir na Marinhra dos EUA),


Os nossos eram salvados da US Navy, do tempo da guerra do Vietname, mas não sei se todos os A-7 tinham asas articuladas, pois tb havia unidades da Guarda Aérea Nacional dos EUA que equipavam com este modelo de avião...

Os Gregos tb tiveram A-7s, não sei se tb provenientes da USN.




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#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 06, 2005 7:57 am

Conhecem o famoso Spitfire inglês, caça monomotor que tão bons serviços prestou à Inglaterra, ao serviço da RAF, nomeadamente na chamada "Batalha da Inglaterra", durante o blitz que a Alemanha levou a cabo sobre território britânico, e avião responsável por muitas baixas inflingidas aos aviões da Luftwaffe?

O Spitfire foi um caça genial.

E como isso é desconhecido de muitos, em tempos a nossa Força Aérea Portuguesa teve o seu serviço caças Spitfire:

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Foto do Museu do Ar (Alverca)

Dados técnicos / Technical data
Motor / Engine: Rolls-Royce Merlin 61
Potência / Power: 1.505 hp
Envergadura / Span: 9,80 mt
Comprimento / Length: 9,20 mt
Altura / Height: 3,47 mt
Superfície alar / Wing area: 21,25 m2
Velocidade máxima / Maximum speed: 604 Km/h
Raio de acção / Range: 760 Km
Tecto / Ceiling: 11.280 mt
Peso vazio / Empty weight: 2.290 Kg
Peso máximo / Maximum weight: 3.000 Kg




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#9 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mai 09, 2005 10:44 am

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O NORDATLAS, avião de transporte de fabrico francês, utilizado na FAP durante os anos 60 e parte dos anos 70.

Muito utilizado para transporte de tropas e equipamentos nos teatros da guerra colonial, por via da ausência dos C-130, resultado da inicial dificuldade que as FA's portuguesas tiveram em adquirir material militar americano para utilizar na guerra colonial.

Por isso em vez dos Huey's, tivemos os Aluette II e depois o III.

O Nordatlas prestou inestimáveis serviços ao esforço de guerra, no campo da logística e deslocação de tropas, desde as principais cidades da costa para pontos do interior.

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CARACTERISTIQUES :

- Envergure = 32.50 m

- Hauteur = 6.00 m

- Longueur = 21.96 m

- Surface ailaire = 101.20 m2

- Masse à vide = 13614 kg

- Masse totale = 21700 kg

- Charge utile = 7900kg de fret ou 45 hommes de troupes ou 35 parachutistes ou 18 civières

- Équipage = 4 ou 5 personnes

- Motorisation = 2 Bristol " Hercules " 758 de 2120 ch

- Vitesse maximale = 410 km/h

- Vitesse de croisière = 320 km/h

- Vitesse ascensionnelle = 6m/s

- Plafond = 7100m

- Autonomie = 1270 km

- Distance de décollage = 810 m

- Distance d' atterrissage = 420 m

6 N-2502 F ( version militarisée du N-2502 A ) ont été livrés au Portugal entre décembre 1961 et juillet 1962.

Outre ces 6 avions, les forces aériennes portugaises ont rachetés un certain nombre d' avion à la Luftwaffe, à UAT et Air Algérie.




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#10 Mensagem por P44 » Ter Mai 10, 2005 7:34 am

:D A título de curiosidade...

Pelo menos em Angola, o NordATLAS era conhecido por "BARRIGA DE JIMGUBA", sendo que Jimguba=Amendoim, num dialecto africano qq :mrgreen:




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#11 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 12, 2005 1:15 pm

O dialecto não seria o "ovimbundo", do centro-sul de Angola?

O seu pai andou lá nestes aparelhos?

Outro avião importnate na nossa FAP foi o velho mas fiável Dakota




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#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 19, 2005 8:12 am

Fotos de um Nordatlas da FAP estacionado na pista de Alverca.

Assim se vê o estado em que o patrimóno aéreo portugues está, e de como funciona a política de preservação desse património histórico.

Ao fundo, a carcaça, sem cauda de um velho Junker

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#13 Mensagem por P44 » Qui Mai 19, 2005 9:24 am

Rui Elias Maltez escreveu:O dialecto não seria o "ovimbundo", do centro-sul de Angola?

O seu pai andou lá nestes aparelhos?

Outro avião importnate na nossa FAP foi o velho mas fiável Dakota


Acho que era isso...mas tenho de perguntar a ele para confirmar...

Mas ele esteve na Zona Norte (Ambriz, Ambrizete)




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#14 Mensagem por Nautilus » Qui Mai 19, 2005 7:48 pm

Outro avião importnate na nossa FAP foi o velho mas fiável Dakota

Era este que vc falava Rui?
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#15 Mensagem por Nautilus » Qui Mai 19, 2005 7:51 pm

Viva amigo P44 saudações gloriosas. :D

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