História da Aviação Militar Portuguesa
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História da Aviação Militar Portuguesa
Um bom site com muitas fotos, história, links das esquadras, etc! Vale a pena!!!!!
http://walkarounds.home.sapo.pt/
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Triste sina ter nascido português
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Curiosidade:
Esta foto, da autoria de Frank C. Duarte Jr. e presente no site Airliners.net, mostra o primeiro dos P-3 convertidos para o padrão P e entregues à Força Aérea Portuguesa, estacionado na placa da Base Aérea 6 no Montijo. Este aparelho viajou directamente das instalações da Lockheed em Burbank - Califórnia ostentando ainda a numeração bem visível junto da Cruz de Cristo. Mais tarde viria então a receber o número FAP 4801 e, aquando da alteração do esquema de numeração, o número 14801 que ostenta actualmente.
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
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Rui,
Realmente os P3-"P" foram comprados á Austrália, mas pelos visto foram "recauchutados" nos EUA antes de virem.
Já agora, alguém sabe qd começarão a chegar os P3-C Holandeses?
(Um sei que está nas OGMA em Alverca desde 2003, não sei se foi o que ficou sem asa... )
Realmente os P3-"P" foram comprados á Austrália, mas pelos visto foram "recauchutados" nos EUA antes de virem.
Já agora, alguém sabe qd começarão a chegar os P3-C Holandeses?
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Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
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Sim, o que está em Alverca sofreu um acidente, mas julgo que já está operacional.
Pelo que me constou, acabará para ficar de reserva, e serão utilizados os outros que virão da Holanda.
Constou ainda que os EUA nos ofereceriam um outro P-3, vazio de equipamentos, para ser usado em missões científicas, e observações meteorológicas, de 1980, mas em bom estado.
Um pouco na linha da oferta dos navios oceanográficos.
Com este Governo não sei em que pé estão as negociações, mas esse avião serviria até para voar até cabo Verde e dar informações sobre os embriões de furacões aos EUA, rastreio das tempestados o Atlântico Norte, e poderia ser baseado no Montijo ou nas Lages, conforme as missões, e ser utilizado pela FAP, através de protocolos com Institutos e Universidades.
Se vier, seria bom, já que por exemplo a missão do C-130 há 2 meses para provocar a chuva, poderia ser efectuada a partir desse aparelhos que virá (espero eu).
Pelo que me constou, acabará para ficar de reserva, e serão utilizados os outros que virão da Holanda.
Constou ainda que os EUA nos ofereceriam um outro P-3, vazio de equipamentos, para ser usado em missões científicas, e observações meteorológicas, de 1980, mas em bom estado.
Um pouco na linha da oferta dos navios oceanográficos.
Com este Governo não sei em que pé estão as negociações, mas esse avião serviria até para voar até cabo Verde e dar informações sobre os embriões de furacões aos EUA, rastreio das tempestados o Atlântico Norte, e poderia ser baseado no Montijo ou nas Lages, conforme as missões, e ser utilizado pela FAP, através de protocolos com Institutos e Universidades.
Se vier, seria bom, já que por exemplo a missão do C-130 há 2 meses para provocar a chuva, poderia ser efectuada a partir desse aparelhos que virá (espero eu).
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O FIAT G-91, um dos ícones da aviação militar portuguesa nos anos 60 e 70, nomeadamente nos teatros da guerra colonial, e particularmente na Guiné:
E o F-86:
O A-7 P Corsair, com as asas articuladas (como sabem este aparelho foi concebido para servir na Marinhra dos EUA), antecessor directo dos actuais F-16:
E o F-86:
O A-7 P Corsair, com as asas articuladas (como sabem este aparelho foi concebido para servir na Marinhra dos EUA), antecessor directo dos actuais F-16:
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Rui Elias escreveu:O A-7 P Corsair, com as asas articuladas (como sabem este aparelho foi concebido para servir na Marinhra dos EUA),
Os nossos eram salvados da US Navy, do tempo da guerra do Vietname, mas não sei se todos os A-7 tinham asas articuladas, pois tb havia unidades da Guarda Aérea Nacional dos EUA que equipavam com este modelo de avião...
Os Gregos tb tiveram A-7s, não sei se tb provenientes da USN.
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Conhecem o famoso Spitfire inglês, caça monomotor que tão bons serviços prestou à Inglaterra, ao serviço da RAF, nomeadamente na chamada "Batalha da Inglaterra", durante o blitz que a Alemanha levou a cabo sobre território britânico, e avião responsável por muitas baixas inflingidas aos aviões da Luftwaffe?
O Spitfire foi um caça genial.
E como isso é desconhecido de muitos, em tempos a nossa Força Aérea Portuguesa teve o seu serviço caças Spitfire:
Foto do Museu do Ar (Alverca)
Dados técnicos / Technical data
Motor / Engine: Rolls-Royce Merlin 61
Potência / Power: 1.505 hp
Envergadura / Span: 9,80 mt
Comprimento / Length: 9,20 mt
Altura / Height: 3,47 mt
Superfície alar / Wing area: 21,25 m2
Velocidade máxima / Maximum speed: 604 Km/h
Raio de acção / Range: 760 Km
Tecto / Ceiling: 11.280 mt
Peso vazio / Empty weight: 2.290 Kg
Peso máximo / Maximum weight: 3.000 Kg
O Spitfire foi um caça genial.
E como isso é desconhecido de muitos, em tempos a nossa Força Aérea Portuguesa teve o seu serviço caças Spitfire:
Foto do Museu do Ar (Alverca)
Dados técnicos / Technical data
Motor / Engine: Rolls-Royce Merlin 61
Potência / Power: 1.505 hp
Envergadura / Span: 9,80 mt
Comprimento / Length: 9,20 mt
Altura / Height: 3,47 mt
Superfície alar / Wing area: 21,25 m2
Velocidade máxima / Maximum speed: 604 Km/h
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- Rui Elias Maltez
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O NORDATLAS, avião de transporte de fabrico francês, utilizado na FAP durante os anos 60 e parte dos anos 70.
Muito utilizado para transporte de tropas e equipamentos nos teatros da guerra colonial, por via da ausência dos C-130, resultado da inicial dificuldade que as FA's portuguesas tiveram em adquirir material militar americano para utilizar na guerra colonial.
Por isso em vez dos Huey's, tivemos os Aluette II e depois o III.
O Nordatlas prestou inestimáveis serviços ao esforço de guerra, no campo da logística e deslocação de tropas, desde as principais cidades da costa para pontos do interior.
CARACTERISTIQUES :
- Envergure = 32.50 m
- Hauteur = 6.00 m
- Longueur = 21.96 m
- Surface ailaire = 101.20 m2
- Masse à vide = 13614 kg
- Masse totale = 21700 kg
- Charge utile = 7900kg de fret ou 45 hommes de troupes ou 35 parachutistes ou 18 civières
- Équipage = 4 ou 5 personnes
- Motorisation = 2 Bristol " Hercules " 758 de 2120 ch
- Vitesse maximale = 410 km/h
- Vitesse de croisière = 320 km/h
- Vitesse ascensionnelle = 6m/s
- Plafond = 7100m
- Autonomie = 1270 km
- Distance de décollage = 810 m
- Distance d' atterrissage = 420 m
6 N-2502 F ( version militarisée du N-2502 A ) ont été livrés au Portugal entre décembre 1961 et juillet 1962.
Outre ces 6 avions, les forces aériennes portugaises ont rachetés un certain nombre d' avion à la Luftwaffe, à UAT et Air Algérie.
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- Rui Elias Maltez
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Rui Elias Maltez escreveu:O dialecto não seria o "ovimbundo", do centro-sul de Angola?
O seu pai andou lá nestes aparelhos?
Outro avião importnate na nossa FAP foi o velho mas fiável Dakota
Acho que era isso...mas tenho de perguntar a ele para confirmar...
Mas ele esteve na Zona Norte (Ambriz, Ambrizete)
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