Navios famosos da Armada Portuguesa
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- Rui Elias Maltez
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P44 escreveu:Ainda de me lembro de ter visto umas LDMs (Lanchas de Desembarque Médias) na BNL e no AA há uns bons anitos.
Penso que já não existe nenhuma...JLRC, pode confirmar?
Há uns bons anitos talvez tivesse visto umas LDM 400, construídas nos Estaleiros Navais do Mondego, entre 1967-68. Já não está nenhuma em serviço.
Características técnicas das LDM 400 (classificadas pela Janes como LCM):
D : 24 t, 56 tcp
V : 9 nós
Dim : 17 x 5 x 1,20 m
M : 2 motores a diesel Cummins - 2 hélices - 450 cv (330 kW).
Cumpts
25 Abril de 1974
Caros amigos, estive ausente (Moscovo) e somente ontem voltei a visitar o site.
Quero agradecer os cumprimentos enviados e respondo da seguinte forma:
Victor,Rui e Paisano muito obrigado! Não sei mais que vós apenas tive as minhas experiências como vós naturalmente e partir de hoje, vou apresentar o meu trabalho semanal para nos divertirmos um pouco... na guerra também acontecem istórias que não passam para a hist´ria e nos farão rir! Tentarei levar até vós episódios que passei na minha "guerra".
Pergunto ao André Carvalho a que livro se refere e onde o posso comprar?
Ao p44, já vi que é um brincalhão, vamo-nos entender! por último, caro JLRC, a sua "guerra" foi bem mais díficl que a minha, registo que regressou. Isso foi bom! Só vocês conseguem entender isso! Pena que os nossos jovens não o entendam...
Aos portugueses moradores na Grande Lisboa, informo que a guarnição da Gago Coutinho vai reunir-se no próximo dia 25, no Manjar das Laranjeiras, em Fernão Ferro! A concentração será feita junto ao Hotel Orion pelas 11,00 horas!
Há sempre lugares para amigos...mais jovens!
Pelo interesse demonstrado pela História do 25 de Abril, enviarei amanhã pormenorizadamente, o que senti, o que vi e ouvi, nesse dia cronologicamente com horas e tudo! depois enviarei fotos das peças municiadas.
E agora o primeiro trabalho, sobre o navio
Almirante Gago Coutinho (classe Alm. Pereira da Silva)
F 473
Chamada telegráfico - fracoutinho
Deslocamento máximo - 1914 tons
" Standart - 1450 tons
Cumprimento - 95,68 metros
boca - 11,18 metros
calado - 5,36 metros
velocidade máxima - 27 nós
velocidade económica - 15 nós
autonomia à velocidade económica - 3220 milhas
ARMAMENTO
2 Reparos binados de 76,2 mm
2 lança foguetes "bofors" de 375 mm
2 morteiros lança bombas MK 6
2 reparos triplos de tubos lança torpedos Mk 32
GUARNIÇÃO
180 elementos (12 oficiais, 24 sargentos e 144 praças)
foi construída na Lisnave, na Margueira, lançada à agua no dia 14-08-65 , pasou à disponibilidade em 22-10-79 e foi abatida ao serviço no 20-03-92
Ai que saudades,ai ai...
Cumprimentos
Quero agradecer os cumprimentos enviados e respondo da seguinte forma:
Victor,Rui e Paisano muito obrigado! Não sei mais que vós apenas tive as minhas experiências como vós naturalmente e partir de hoje, vou apresentar o meu trabalho semanal para nos divertirmos um pouco... na guerra também acontecem istórias que não passam para a hist´ria e nos farão rir! Tentarei levar até vós episódios que passei na minha "guerra".
Pergunto ao André Carvalho a que livro se refere e onde o posso comprar?
Ao p44, já vi que é um brincalhão, vamo-nos entender! por último, caro JLRC, a sua "guerra" foi bem mais díficl que a minha, registo que regressou. Isso foi bom! Só vocês conseguem entender isso! Pena que os nossos jovens não o entendam...
Aos portugueses moradores na Grande Lisboa, informo que a guarnição da Gago Coutinho vai reunir-se no próximo dia 25, no Manjar das Laranjeiras, em Fernão Ferro! A concentração será feita junto ao Hotel Orion pelas 11,00 horas!
Há sempre lugares para amigos...mais jovens!
Pelo interesse demonstrado pela História do 25 de Abril, enviarei amanhã pormenorizadamente, o que senti, o que vi e ouvi, nesse dia cronologicamente com horas e tudo! depois enviarei fotos das peças municiadas.
E agora o primeiro trabalho, sobre o navio
Almirante Gago Coutinho (classe Alm. Pereira da Silva)
F 473
Chamada telegráfico - fracoutinho
Deslocamento máximo - 1914 tons
" Standart - 1450 tons
Cumprimento - 95,68 metros
boca - 11,18 metros
calado - 5,36 metros
velocidade máxima - 27 nós
velocidade económica - 15 nós
autonomia à velocidade económica - 3220 milhas
ARMAMENTO
2 Reparos binados de 76,2 mm
2 lança foguetes "bofors" de 375 mm
2 morteiros lança bombas MK 6
2 reparos triplos de tubos lança torpedos Mk 32
GUARNIÇÃO
180 elementos (12 oficiais, 24 sargentos e 144 praças)
foi construída na Lisnave, na Margueira, lançada à agua no dia 14-08-65 , pasou à disponibilidade em 22-10-79 e foi abatida ao serviço no 20-03-92
Ai que saudades,ai ai...
Cumprimentos
LANCHAS DE DESEMBARQUE
Como prometi vou contar umas istórias (verdadeiras) sem história...
Começo pelas lanchas de desembarque, já que o Rui e P44 focaram esse assunto.
Vamos a isso!
esta só agora se pode contar e mesmo assim muito baixinho...
Decorria o ano de 1973, não consigo lembrar-me do mês, a Gago recebeu como missão escoltar uma lancha de desembarque grande (ALABARDA) a caminho da Guiné para onde iria em comissão de serviço.
A guarnição da Lancha era pequena (não sei precisar o número) sei que por alguma razão, na primeira noite ficamos em Sesimbra!
A Gago Coutinho, fundeada mais ao largo e a Alabarda mais próximo da praia.
Tudo parecia estar normal, até que pelas 04,00 horas e quando estava de quarto (era sinaleiro) aproximou-se da Gago uma traineira de pesca, que me perguntou textualmente
"AQUELE BARCO QUADRADO CINZENTO, NÃO É VOSSO?
Eu respondi afirmativamente e acrescentei- Porquê?
Ao que me responderam
É QUE ELE ANDA À DERIVA AO LARGO, SEM NINGUÉM DENTRO!!!
Informei o Oficial de serviço, que por sua vez deu o alerta e zarpamos em busca da Alabarda, radares ligados e uma hora depois recuperamos a lancha.
Que é feito da guarnição? Perguntamos, como disse já, o nosso comandante era o Senhor Seixas Louçã, homem terrível, que gostava de fazer das suas!
Desta feita (talvez tendo em conta que os "desgraçados" íam para a guerra) ordenou que a Gago fundeasse no mesmo local e que a Alabarda, fosse amarrada ao navio de forma a não ser vista da praia...
AMANHECEU!
A guarnição da Lancha tinha resolvido, aproveitar o último dia na Metrópole, para dar um saltinho a casa uns e os outros talvez tivessem ido às meninas...
Quando chegaram a praia e não viram a Alabarda....
aquilo que deve ter usado de noite... caiu-lhes ao chão!
Foram conduzidos à Gago e valeu-lhes - ainda nem sei quem.
O caso foi abafado, continuamos a viagem e desconfio que quando chegara a Bissau, nenhum deles quis ser o primeiro a ir a terra...
E esta hein?
Cumprimentos:D [/u]
Começo pelas lanchas de desembarque, já que o Rui e P44 focaram esse assunto.
Vamos a isso!
esta só agora se pode contar e mesmo assim muito baixinho...
Decorria o ano de 1973, não consigo lembrar-me do mês, a Gago recebeu como missão escoltar uma lancha de desembarque grande (ALABARDA) a caminho da Guiné para onde iria em comissão de serviço.
A guarnição da Lancha era pequena (não sei precisar o número) sei que por alguma razão, na primeira noite ficamos em Sesimbra!
A Gago Coutinho, fundeada mais ao largo e a Alabarda mais próximo da praia.
Tudo parecia estar normal, até que pelas 04,00 horas e quando estava de quarto (era sinaleiro) aproximou-se da Gago uma traineira de pesca, que me perguntou textualmente
"AQUELE BARCO QUADRADO CINZENTO, NÃO É VOSSO?
Eu respondi afirmativamente e acrescentei- Porquê?
Ao que me responderam
É QUE ELE ANDA À DERIVA AO LARGO, SEM NINGUÉM DENTRO!!!
Informei o Oficial de serviço, que por sua vez deu o alerta e zarpamos em busca da Alabarda, radares ligados e uma hora depois recuperamos a lancha.
Que é feito da guarnição? Perguntamos, como disse já, o nosso comandante era o Senhor Seixas Louçã, homem terrível, que gostava de fazer das suas!
Desta feita (talvez tendo em conta que os "desgraçados" íam para a guerra) ordenou que a Gago fundeasse no mesmo local e que a Alabarda, fosse amarrada ao navio de forma a não ser vista da praia...
AMANHECEU!
A guarnição da Lancha tinha resolvido, aproveitar o último dia na Metrópole, para dar um saltinho a casa uns e os outros talvez tivessem ido às meninas...
Quando chegaram a praia e não viram a Alabarda....
aquilo que deve ter usado de noite... caiu-lhes ao chão!
Foram conduzidos à Gago e valeu-lhes - ainda nem sei quem.
O caso foi abafado, continuamos a viagem e desconfio que quando chegara a Bissau, nenhum deles quis ser o primeiro a ir a terra...
E esta hein?
Cumprimentos:D [/u]
AJUDAS PARA INTERPRETAÇÕES
FUNDEAR - Lançar ancora e prender o navio ao fundo do mar
GARROU - (o que aconteceu à Alabarda) A ancora soltou-se e o navio anda sozinho e desgovernado.
ZARPAR - Levantar ancora e iniciar movimento.
NOTA: Já agora quem me ensina a colocar os benequinhos nas mensagens?
Cumprimentos.
GARROU - (o que aconteceu à Alabarda) A ancora soltou-se e o navio anda sozinho e desgovernado.
ZARPAR - Levantar ancora e iniciar movimento.
NOTA: Já agora quem me ensina a colocar os benequinhos nas mensagens?
Cumprimentos.
-
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mpina41
Já me tinha interrogado sobre o que lhe teria acontecido. Com que então Moscovo!!! Deu cumprimentos nossos ao Putin?
Curiosa a estória que nos contou. Quando tiver com paciência (e sobretudo vontade) também contarei algumas estórias de Moçambique, algumas nada divertidas.
Só queria acrescentar que a Alabarda (LDG 202), era igual à LDG 203 Bacamarte que o Rui Elias documenta na pág. anterior deste tópico.
Cumpts
Já me tinha interrogado sobre o que lhe teria acontecido. Com que então Moscovo!!! Deu cumprimentos nossos ao Putin?
Curiosa a estória que nos contou. Quando tiver com paciência (e sobretudo vontade) também contarei algumas estórias de Moçambique, algumas nada divertidas.
Só queria acrescentar que a Alabarda (LDG 202), era igual à LDG 203 Bacamarte que o Rui Elias documenta na pág. anterior deste tópico.
Cumpts
- Slip Junior
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mpina41 e JRLC, tenho um prazer enorme em ouvir histórias reais e vividas envolvendo acontecimentos históricos. Quando vou viajar para a casa dos pais da minha namorada, passo algumas horas ouvindo as histórias do vô dela que era soldado na época da II GM e olha que ele nem foi para a Itália (ficou aqui no Brasil estacionado no litoral procurando submarino alemão e esperando alguma invasão nazista que felizmente nunca sequer esteve perto de se materializar).
Portanto, acho que seria muito interessante que vocês contassem as histórias por vocês vividas e para tal gostaria de sugerir à vocês que criassem tópicos na seção "Conflitos Passados e Atuais" para relatarem as situações por vocês vividas.
Já estou ansioso para ler os "causos" dos colegas.
Abraços
Portanto, acho que seria muito interessante que vocês contassem as histórias por vocês vividas e para tal gostaria de sugerir à vocês que criassem tópicos na seção "Conflitos Passados e Atuais" para relatarem as situações por vocês vividas.
Já estou ansioso para ler os "causos" dos colegas.
Abraços
- P44
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mPina41, voltado de MOSCOVO (!!!!!!), escreve: "...o P44,um brincalhão.."
Prontos, já tou nos ficheiros do FSB!!!!!!!!!!!!!!! ai aiaiaiaiaiaiai
mPina, Naz Drovia!!!! Quanto aos bonequinhos, enquanto está a escrever as mensagens, é só ir com o cursor ao lado esquerdo e carregar nas "caritas", que elas são inseridas automaticamente, no sitio preciso onde estiver a escrever...por exemplo, se carregar no "wink", aparece .... tb pode escrever ": mrgreen:" , sem o espaço a seguir aos 10s dois pontos e aparece este nekito: ":mrgreen:".... claro que para os Benfiquistas como eu, isto representa uma clara DESCRIMINAÇÃO, pois Não Existe um ":MrRed:" (já consegui que pusessem um no Forum historia, mas aqui ainda népias....enfim, é o "sistema" )
===========================================
Quanto a "histórias" acerca dos nossos navios:
contaram-me esta , não sei se é veridica:
Quando o NRP São Gabriel (A 5206) estava a ser construido..."repararam", quase em vésperas do lançamento, que o navio Não Conseguia descer a carreira de contrução, pelo que teve de ser "encurtado" em ~15m...tanto que nem podianavegar completamente carregado, pois a estabilidade ficava comprometida e o navio iria para o fundo.
(Fico á espera de confirmação desta história, que deve concerteza constar dos arquivos da saudosa KGB )
Prontos, já tou nos ficheiros do FSB!!!!!!!!!!!!!!! ai aiaiaiaiaiaiai
mPina, Naz Drovia!!!! Quanto aos bonequinhos, enquanto está a escrever as mensagens, é só ir com o cursor ao lado esquerdo e carregar nas "caritas", que elas são inseridas automaticamente, no sitio preciso onde estiver a escrever...por exemplo, se carregar no "wink", aparece .... tb pode escrever ": mrgreen:" , sem o espaço a seguir aos 10s dois pontos e aparece este nekito: ":mrgreen:".... claro que para os Benfiquistas como eu, isto representa uma clara DESCRIMINAÇÃO, pois Não Existe um ":MrRed:" (já consegui que pusessem um no Forum historia, mas aqui ainda népias....enfim, é o "sistema" )
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Quanto a "histórias" acerca dos nossos navios:
contaram-me esta , não sei se é veridica:
Quando o NRP São Gabriel (A 5206) estava a ser construido..."repararam", quase em vésperas do lançamento, que o navio Não Conseguia descer a carreira de contrução, pelo que teve de ser "encurtado" em ~15m...tanto que nem podianavegar completamente carregado, pois a estabilidade ficava comprometida e o navio iria para o fundo.
(Fico á espera de confirmação desta história, que deve concerteza constar dos arquivos da saudosa KGB )
Triste sina ter nascido português
- P44
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Base Naval de Lisboa
Uma FF João Belo, uma Corveta João Coutinho, a LDG 203 BACAMARTE, o P1144 da Classe Cacine, uma LFC da Classe Albatroz, um SS Albacora e zebros dos Fuzos
BNL, formatura
Vista aérea de Exercicio Naval da MP e de outros Navios
Entre outros, o AOR Bérrio, uma VdG, 2 JB, uma OHP, uma Duke inglesa, uma Karel Doorman holandesa
Triste sina ter nascido português
Caros amigos, agradeço a V/atenção e os vossos comentários. Cheguei à noite do almoço de comemoração dos 31 anos do 25 de Abril e por isso, hoje vou dar umas respostas e fazer umas perguntas.
Assim:
Para o Junior que mostrou interesse em histórias com história, digo que era minha intenção fazer a história do (meu) 25 de Abril, mas agora decidi abrir um TÓPICO SOBRE ESTA DATA, dizendo tudo baseado em documentos que poderei tornar público.
Quero começar amanhã, mas pergunto aos moderadores onde devo abrir ess tópico?
Nos actuais e antigos ou continuar aqui?
outra pergunta,
como posso enviar fotos?
Para o p44, acerca do S.Gabriel, devo informar que a história do corte do navio (após construído) é verdadeira - mesmo assim era um grande navio. Apenas devo realçar que penso que não foi porque não pôde descer a rampa, mas porque não conseguia sair do cais onde foi construído (era grande demais) para dar a volta.
teriam comprado o metro numa loja dos trezentos?
Um abraço
M.Pina
Assim:
Para o Junior que mostrou interesse em histórias com história, digo que era minha intenção fazer a história do (meu) 25 de Abril, mas agora decidi abrir um TÓPICO SOBRE ESTA DATA, dizendo tudo baseado em documentos que poderei tornar público.
Quero começar amanhã, mas pergunto aos moderadores onde devo abrir ess tópico?
Nos actuais e antigos ou continuar aqui?
outra pergunta,
como posso enviar fotos?
Para o p44, acerca do S.Gabriel, devo informar que a história do corte do navio (após construído) é verdadeira - mesmo assim era um grande navio. Apenas devo realçar que penso que não foi porque não pôde descer a rampa, mas porque não conseguia sair do cais onde foi construído (era grande demais) para dar a volta.
teriam comprado o metro numa loja dos trezentos?
Um abraço
M.Pina
SCAPPA FOLLOW
Em 1973 a Gago Coutinho, estava em manobras na Escócia com navios da marinha real do Reino Unido, o curso era anual e o navio português era o único não britanico!
Scapa Follow é uma arquipelago que fica a norte do norte da Escócia e que com a aproximidade das ilhas, quase fica um lago entre as ilhas. (podem procurar na net, em scappa follow), foi neste arquipálago (na 1ª ou 2ª guerra mundial ?) - Júnior pergunta ao vôvô... Penso que foi na 2ª, que os alemães (com dois sbmarinos de bolso -minis-) destruiiram vários navios dos aliados.
Existem no site de scappa follow, fotos dos navios afundados e sua localização no fundo do mar. Vejam vale a pena e depois digam...
Ora o exercício, consistia numa experiência de guerra electrónica!!! à 30 anos. e o navio português fazia de alemão, mais um inglês - eram dois contra sete...
Era noite.
Como sabem se ligarmos os radares descobrimos mas, sobre descobertos??
Como vencer?
Somos portugueses e por isso pobres mas desenrascados...
Como devem saber (vocês sabem tudo) existe um livro que regista todas as caracteristicas de TODOS OS NAVIOS DE TODAS AS MARINHAS DO MUNDO, sempre que fazemos alterações de material, temos que informar. Acontece que a Gago tinha sido equipada com um pequeno radar - creio que se chamava deka- para ajudar a navegação no Tejo em dias de nevoeiro. Acontece igualmente, que nós não tinhas comunicado nada sobre isto!
Eu, estava de serviço no Centro de Informações de Combate, operava rádio. Todo mundo pensava como fazer, escutavamos tudo para descobrir os inimigos, mas nada faziamos para não ser descobertos -ÍA DAR EMPATE!
Eu - juro que fui eu - pedi autorização ao Imediato e propus a ideia de ligar-mos o DEKA, situando a posição dos outros. O eco (sinal no radar) que eles veriam nos seus radares (eles davam rápidas ligações e desligavam) seria de um barco de pesca que usavam esse tipo de radares.
Foi um festival de tiro certo, fizemos como os alemães, mandamos tudo ao fundo...
Eles tinham as armas, nós as manhas...
Dias depois, no VIRIFING, na base da Royal Navy de Rosity (Escócia) recebemos um Bravo Zulu (BZ) que equivale em dizer PARABÉNS, MUITO BEM EXCELENTE!!!
O comandante Seixas Louçã, saiu TODO BABADO, o Imediato Caldeira dos Santos sorridente e eu Orgulhoso - também ía aos virifings pois era o sinaleiro mais antigo e que estava de serviço.
Já descobriram como os Alemães actuaram na guerra, mas ainda hoje não sabem como os portugueses conseguiram aquele feito...
E esta, Hein?
Um abraço
M.Pina
Scapa Follow é uma arquipelago que fica a norte do norte da Escócia e que com a aproximidade das ilhas, quase fica um lago entre as ilhas. (podem procurar na net, em scappa follow), foi neste arquipálago (na 1ª ou 2ª guerra mundial ?) - Júnior pergunta ao vôvô... Penso que foi na 2ª, que os alemães (com dois sbmarinos de bolso -minis-) destruiiram vários navios dos aliados.
Existem no site de scappa follow, fotos dos navios afundados e sua localização no fundo do mar. Vejam vale a pena e depois digam...
Ora o exercício, consistia numa experiência de guerra electrónica!!! à 30 anos. e o navio português fazia de alemão, mais um inglês - eram dois contra sete...
Era noite.
Como sabem se ligarmos os radares descobrimos mas, sobre descobertos??
Como vencer?
Somos portugueses e por isso pobres mas desenrascados...
Como devem saber (vocês sabem tudo) existe um livro que regista todas as caracteristicas de TODOS OS NAVIOS DE TODAS AS MARINHAS DO MUNDO, sempre que fazemos alterações de material, temos que informar. Acontece que a Gago tinha sido equipada com um pequeno radar - creio que se chamava deka- para ajudar a navegação no Tejo em dias de nevoeiro. Acontece igualmente, que nós não tinhas comunicado nada sobre isto!
Eu, estava de serviço no Centro de Informações de Combate, operava rádio. Todo mundo pensava como fazer, escutavamos tudo para descobrir os inimigos, mas nada faziamos para não ser descobertos -ÍA DAR EMPATE!
Eu - juro que fui eu - pedi autorização ao Imediato e propus a ideia de ligar-mos o DEKA, situando a posição dos outros. O eco (sinal no radar) que eles veriam nos seus radares (eles davam rápidas ligações e desligavam) seria de um barco de pesca que usavam esse tipo de radares.
Foi um festival de tiro certo, fizemos como os alemães, mandamos tudo ao fundo...
Eles tinham as armas, nós as manhas...
Dias depois, no VIRIFING, na base da Royal Navy de Rosity (Escócia) recebemos um Bravo Zulu (BZ) que equivale em dizer PARABÉNS, MUITO BEM EXCELENTE!!!
O comandante Seixas Louçã, saiu TODO BABADO, o Imediato Caldeira dos Santos sorridente e eu Orgulhoso - também ía aos virifings pois era o sinaleiro mais antigo e que estava de serviço.
Já descobriram como os Alemães actuaram na guerra, mas ainda hoje não sabem como os portugueses conseguiram aquele feito...
E esta, Hein?
Um abraço
M.Pina
RESPOSTA AO RAUL NETO
Caro Raul.
O que realmente todos iriam fazer era ligar momentaneamente os radares, tentar localizar os inimigos e desligar os radares sem serem descobertos!
Eles fizeram isso!
Nós não!
Como eles não conheciam o Deka nos navios de guerra - era usado somente por pesqueiros - nós mantive-mo-lo ligado toda a noite!
Os ingleses descobriam o "eco" mas como era muito fraco, consideravam que eram pescadores e nunca um navio de guerra.
Um abraço.
MPina
O que realmente todos iriam fazer era ligar momentaneamente os radares, tentar localizar os inimigos e desligar os radares sem serem descobertos!
Eles fizeram isso!
Nós não!
Como eles não conheciam o Deka nos navios de guerra - era usado somente por pesqueiros - nós mantive-mo-lo ligado toda a noite!
Os ingleses descobriam o "eco" mas como era muito fraco, consideravam que eram pescadores e nunca um navio de guerra.
Um abraço.
MPina