Navios famosos da Armada Portuguesa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#151 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 01, 2005 1:07 pm

O Bando do Circo instalado no 9-G's?

[018] [018] [018]

vai ser a desgraça daquela gente.

E será batido o recorde na velocidade de expulsões nos foruns mundiais [082] [082] [082] [082] [082]




Imagem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#152 Mensagem por Paisano » Sex Abr 01, 2005 1:08 pm

JNSA escreveu:A internet e o amor entre os povos... :lol: :wink:


Se aquilo é amor, não quero ver o ódio. :shock: :lol: [082]




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#153 Mensagem por P44 » Sex Abr 01, 2005 1:11 pm

Paisano escreveu:
JNSA escreveu:A internet e o amor entre os povos... :lol: :wink:


Se aquilo é amor, não quero ver o ódio. :shock: :lol: [082]


Ai que me dá uma coisa, de tanto RIR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[018] :lol: :lol: :lol:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Ricardo Nunes
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Abr 01, 2005 11:07 pm
Localização: Lisboa
Contato:

#154 Mensagem por Ricardo Nunes » Sáb Abr 02, 2005 9:23 am

Ora viva.

Faz já algum tempo que sigo o Fórum Defesa Brasil com uma regularidade considerável. Contudo nunca tinha surgido razão para me registar. Até agora.

Devo confessar que me sinto impressionado e até certo ponto insultado pelas declarações aqui referidas por diversos membros.
Na qualidade de administrador do 9Gs ( e de membro ou moderador de qualquer outro fórum de facto ) nunca faltei ao respeito a ninguém, nem nunca fui repressivo nem agressivo nas funções que exerci.
Constato, tristemente, que o facto de ser moderador do Fórum Defesa me fez ganhar uma certa conotação de linha dura e que essa ideia transitou, sabe Deus como, para o 9Gs.
É pena.
Embora muitas vezes as minhas opiniões sejam diferentes das opiniões de outras pessoas, algo que é normal, nunca censurei ninguém e nunca me passou pela cabeça fazê-lo. Tenho a sorte de ser uma pessoa frontal, mas também bastante liberal e prudente. Se tenho algo a dizer digo-o na frente das pessoas.
Como a única semelhança que vejo entre o 9Gs e o Fórum Defesa reside na minha pessoa – pelo facto de ter funções ao nível da moderação e administração – suponho, de forma lógica, que toda esta conotação negativa é identificável em mim.

O 9G´s foi criado para discussões sérias sobre aviação. Temos a sorte de ter vários pilotos como membros, e não existem lugares para criancices, balelas ou invejas. O 9G´s é um espaço livre. Só é membro quem quer, só participa quem achar que o deve fazer. Tal como, eu e qualquer moderador, reservamos o direito de expulsão de qualquer membro.
Aquilo que eu não entendo, nem sou obrigado a fazê-lo, é que se fale do fórum que criei com tamanha leviandade de espírito em afirmações com conotações negativas, e, ainda por cima, sugerindo pressupostos completamente falsos.
Todos os membros foram sempre bem recebidos por "aquela gente", mas se existe coisa que detesto é que se fale nas costas sem a coragem de me dizerem aquilo que pensam. Especialmente se acham que algo se encontra mal.

Devo-vos confessar que nunca esperei tais comentários e que, se antigamente pensava que a razão do problema fosse outro, hoje começo a mudar de opinião. Estou extremamente desiludido.

Agradeço que se tiverem alguma coisa a dizer a meu respeito, ou a respeito do 9Gs, me digam directamente e não através de mensagens em fóruns estrangeiros.


Sem mais,

======================

( Peço desculpas ao administrador, que muito respeito, Vinicius Pimenta, pela referência a outros fóruns aqui feita. )




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#155 Mensagem por Paisano » Sáb Abr 02, 2005 10:48 am

Prezado Ricardo Nunes, primeiramente quero lhe dar as boas vindas ao fórum Defesa Brasil. [009]

Já no que se refere sua mensagem propriamente dita, faz-se necessários alguns esclarecimentos, uma vez que está bem nítido que você não entendeu o que realmente aconteceu no Fórum 9Gs.

Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que em momento algum houve no Fórum 9G qualquer tipo de falta de respeito, repressão ou agressividade a minha pessoa.

O que aconteceu de fato é que na seção "Off-topic", tópico "A outra Lisboa", eu demonstrei minha surpresa com parte de uma mensagem do forista Charlie Golf e o P44 aproveitando essa minha surpresa o brincou comigo.

Portanto, o que aconteceu daquele ponto em diante foi apenas isso e não criancices, balelas ou invejas.

Sabe, a vida por si só já é muito dura para que se queira levá-la sempre a ferro e fogo e some-se a isso o fato de que bom humor é virtude e não defeito.

Daí não vejo motivos para você ficar tão ofendido e indignado com o que aconteceu.

E caso não esteja acreditando no que escrevo vá ao referido tópico do Fórum 9Gs e veja por você mesmo se estou dizendo a verdade ou não.

Quanto ao ForumDEF.com, devo dizer que jamais tive qualquer tipo problema com você e acredito que a recíproca também é verdadeira.

Um abraço.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#156 Mensagem por P44 » Seg Abr 04, 2005 6:09 am

Ricardo,

Cumprimentos!

Acho que da minha parte vc não tem razões de queixa em relação ao 9-Gs!!!!!! :?
Aliás se participo muito pouco nesse seu forum, e´porque é dedicado principalmente á aviação militar e eu, como o Ricardo bem sabe, gosto mais é de "ver navios" :wink:

Se razões de queixa tenho, e o Ricardo deve saber tão bem como eu, é do ForumDef.
Inclusivé a semana passada andaram a insultar-me pessoalmente, e se calhar o Ricardo até sabe quem foi, mas também , como dizem os Brasileiros, não estou nem aí.
Realmente fui eu que dei o link do 9-Gs ao Paisano, e ele levou logo com uma boca em relação aos brasileiros, daí termos levado o assunto para a brincadeira.
Sabemos perfeitamente que a maioria dos Utilizadores do ForumDef "vigiam" este forum, nomeadamente o "grupo do circo" deve estar sobre constante vigilância, enfim reminiscências de outros tempos...
Sem me querer alongar mais sobre este assunto, apenas lamento que nos foruns portugueses a liberdade de expressão não tenha sequer chegado aos calcanhares deste forum.


Cumprimentos e Bom Dia.




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#157 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Abr 04, 2005 9:52 am

caro Ricardo Nunes:

Para já gostaria de lhe dar as boas vindas a este forum e digo que sempre que o Ricardo queira ou tenha tempo, gostaria de o ver aqui e a compartilhar as suas ideias e conhecimentos connosco.

Passando ao outro assunto, nunca consegui vislumbrar nem aqui ou em qualquer outro lugar um qualquer tipo ded esprezo ou insultos, nem à sua pessoa nem ao seu bom forum.

Tal como o P-44 referiu acima, eu prório participei mais no passado que agora no seu 9-G's já que este se tornou num forum muito especializado em aviação militar, e se no início havia lá uma secção que permitiria a quem quisesse falar de outras plataformas militares, agora essa secção foi retirada, tornando o forum ainda mais temático que antes.

Quando mais acima eu referi "aquela gente" acredite que não foi de modo ou forma depreciativa, já que se eu não gostasse "daquela gente", ou não participava lá, ou teria feito um log-out definitivo do seu forum.

Confesso que por vezes algumas secções e tópicos me parecem redutores e muito "pão-sem-sal", mas como o Ricardo diz e muito bem, só lá participa quem quer.

Como é normal, eu nunca falei de si nas suas costas e o Ricardo poderá reler as MP's que trocámos no início da minha participação lá, quando por duas vezes o Ricardo e outro moderador acharam que eu estava a extravasar o âmbito temático do forum.

Como saberá eu nunca o confundi a si com a Administração do Forum Defesa, apenas lamentando ver o seu nome envolvido, através da moderação, em tão triste forum.

A diversidade de ideias, ainda que polémicas favorece a discussão, e não o contrário, e da discussão, nascem as trocas de ideias e o conhecimento.

Um forum que expulsa os seus membros sem prévio aviso, e sem reconhecer que tem no seu seio membros que vêem a foruns estrangeiros insultar gratuitamente outros usuários desse Dorum Fefesa, não é um forum bem frequentado.

Saber as matrículas dos aviões e as características técnicas de determinada plataforma não são tudo na vida.

De muitas outras coisas se pode falar num forum relacionadas com defesa e segurança, sem que hajam pessoas mal formadas de um ponto de vista humano que não perdem a ocasião de aqui vir, insultar e provocar quem nunca provocou ninguem.

Como sugestão, eu até poderia convidar o Ricardo a pedir ao Administrador do Forum Defesa para deixar de se disfarçar de PPTT e vir para aqui insultar as pessoas.

Ou ao nosso colega P_Shadow para se abster de comentários idiotas sobre a personalidade de usuários que nem conhece pessoalmente.

Ou ao Tiger23/S. Jorge que deixasse de ir ao defensa.org chamar-me "comunista de mierd...".

Boas sugestões, não acha?

Oura sugestãso ainda, se mo permite, seria acompanhar as tiradas indescritíveis dessa personagem que dá pelo nick de PPTT aqui no Defesa Brasil.

Ou ainda a incrivel pobreza mental de haver gente que confunde o "Rui Elias" com o "Raúl Neto", quando é evidente para todos que somos pessoas diferentes.

Portanto, como vê eu tenho razões para considerar o Forum Defesa um forum mal frequentado, e daí o meu lamento por ver o seu nome ou o o Papatango lá misturados no meio de gente, que coma excepção do Luso, Miguel e pouco mais, não merecem sequer escrever, a menos que do forum da TSF se tratasse

Por isso, não entendo a sua indignação, porque por mais que releia o que aqui está escrito, não consigo vislumbrar um único passo de insulto ou depreciação ao seu forum ou à sua pessoa.

Pelo contrário, até acho que os senhores estão extremamente atentos à minhas palavras, já que raramente eu escrevo algo no seu forum que não mereça imediatamente uma reacção sua ou de outro moderador, pelo que não sei se isso me faça sentir lisongeado ou triste.

Como confio nas minhas capacidades de pensamento, embora reconheça que não sei a envergadura das asas de um F-16 (coisa de que facilmente me poderia inteirar, já que me bastaria consultar a ficha técnica dos aparelhos), nem as matrículas dos caças que por vezes pousam no Figo Maduro, isso não faz de mim, nem de ninguém uma pessoa diminuida.

Para mim, e por mim falo, diminuída é a pessoa que sob a capa de um outro nick, e sem dar o nome vem por vezes aqui ao DB insultar quem não merece.

Por isso não se considere insultado, porque de facto não é isso que está em causa.

Abração e escreva mais vezes.

Rui




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#158 Mensagem por P44 » Ter Abr 05, 2005 8:22 am

Podiamos voltar ao tópico, SFF :oops: :?:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#159 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 06, 2005 11:25 am

Par ver se não dá um ataque de nervos ao P-44, aqui vai:


NRP BACAMARTE (LDG 203):

Imagem

Lancha de Desembarque, ainda em serviço na Marinha portuguesa.

"O navio foi construído nas instalações do Arsenal do Alfeite tendo sido aumentado ao efectivo dos navios da Armada no dia 2 de Agosto de 1985.

Nos seus primeiros anos de vida, o N.R.P. "Bacamarte", foi usado em missões no arquipélago dos Açores, missões estas que tinham como principal objectivo o transporte logístico, para a construção de alguns dos portos existentes nos dias de hoje neste arquipélago. Mas, manteve sempre a sua característica principal a capacidade de abicar a terra, possibilitando o embarque e desembarque de tropas, carros de combate e outras viaturas, transportando o apoio logístico necessário, como sejam, mantimentos, munições etc...

Além das missões para que foi concebido, o navio tem vindo a desenvolver uma intensa actividade na área do treino operacional de unidades navais, concretamente na recolha de torpedos e reboque de alvo de artilharia para tiro de superfície.

Para além destas ultimas missões, o navio viu talvez surgir-lhe as missões que lhe vieram dar mais relevo, o combate à poluição. Assim este N.R.P. viu-se envolvido na "missão" Prestige e Nautila.
Tal como as antigas Lanchas de Desembarque Grandes, N.R.P "Alabarda" e N.R.P "Bombarda", já abatidas ao efectivo dos navios da Armada, o nome "Bacamarte" refere-se a uma arma de fogo. Trata-se de uma arma de fogo individual com coronha, de cano curto, alargando de forma pronunciada do meio para a boca, com a configuração de um sino; usava fuzil de pederneira. As suas origens remontam ao século XVI."

In. site da Marinha de Guerra Portuguesa (http://www.marinha.pt)

Imagem

Flâmula do NRP Bacamarte:
Imagem

Características

Deslocamento 650t
Comprimento 56,2m
Boca 11,8m
Calado 1,9m

Propulsão:

2 motores MTU MB diesel 910hp
Velocidade Máxima 9,5nós
Autonomia 2600 milhas a 9 nós

Guarnição:

Oficiais 3
Sargentos ?
Praças ?

Armamento:

Oerlinkon 20mm 2
Radar de navegação Decca RM 316P 1

Imagem

Observação final:

Na Marinha portuguesa, ao tempo da guerra colonial, haviam muitas lanchas deste tipo e outras mais pequenas para navegarem junto à costa e nos rios africanos, com especial incidência na Guiné.

Até recentemente, a Marinha teve 3 lanchas semelhantes a esta, como foi referenciado acima, no texto.

Actualmente Portugal apenas dispõe de uma lancha grande, o que é evidentemente pouco, e nem se percebe como oi possivel abater as outras duas lanchas, já que se trata de plataformas que não obrigam a grandes custos de manutenção técnica ou à fixação de tripulações grandes.

Por via da futura construção do NavPol, Portugal passará a ter algumas lanchas de desembarque orgânicas a esse navio, pelo que a situação actual será ultrapassada.

Até lá, teremos apenas o velho Bacamarte :cry:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#160 Mensagem por P44 » Qua Abr 06, 2005 11:34 am

Amigo Rui,

Pois saiba que eu ASSISTI ao lançamento á água da BACAMARTE, no AA , em 1984, salvo erro!!!!! :D

(por isso também não é assim tãoooooooooooooooo velha :oops: )




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#161 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 06, 2005 1:10 pm

Tem 20 anos.

Digamos que está na "meia-idade" para um navio.

A grande questão que eu gostaria de conhecer, é o porquê do abate das outras duas lanchas grandes que a Marinha chegou a ter.

Pelos vistos, acha-se que para um país sem mar como o é Portugal Hungria, Suíça, Burkina-Faso, Niger ou Áustria, uma lancha chega e sobra :shock:

E assim lá vamos, cantando e rindo... :roll:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#162 Mensagem por P44 » Qui Abr 07, 2005 5:34 am

Os únicos navios mais novos do que ela são as VdG e as LF das Classes Argos e Centauro :mrgreen:

Sei que até há algum tempo existiram as:

LDG 201 - Bombarda
LDG 202 - Alabarda

(mas penso que eram ainda do tempo das guerras de África...a Bacamarte tem pelo menos uma ponte mais moderna, se bem que o desenho genérico seja idêntico...)

Talvez o MIA VCR JLRC saiba de algo, mas ele se calhar foi feito POW :roll: por algum IN




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#163 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Abr 07, 2005 10:13 am

Eu sei que com o NavPol, iremos ter uma maior e modernizada capacidade anfíbia, mas até lá não seria possível construir pelo menos mais dias destas lanchas, mesmo que inspiradas no desenho do NRP Bacamarte?

Um país com ilhas e uma linha de costa grande, e só uma grande lancha de desenmbarque é abolutamente ridículo.

Menos que uma é ZERO!

No mínimo 3 lanchas para que se pudesse desembarcar em qualquer ponto de costa uma companhia de homens e respectivos equipamentos e mais 3 ou 4 viaturas tácticas.

O mínimo dos mínimos!

Agora uma única é pouco.

Com a agravante de que a construção de um navio destes não representa custos de maior, a sua manutenção é simples e barata e nem precisa de ter tripulação associada a tempo inteiro.

Não percebo isso.

Alguém percebe?




Imagem
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#164 Mensagem por JLRC » Qui Abr 07, 2005 9:01 pm

P44 escreveu:Sei que até há algum tempo existiram as:

LDG 201 - Bombarda
LDG 202 - Alabarda

(mas penso que eram ainda do tempo das guerras de África...a Bacamarte tem pelo menos uma ponte mais moderna, se bem que o desenho genérico seja idêntico...)

Talvez o MIA VCR JLRC saiba de algo, mas ele se calhar foi feito POW :roll: por algum IN


As Bombarda e Alabarda eram semelhantes à Bacamarte, só que foram construídas durante a guerra colonial. A LDG 201 Bombarda, entrou em serviço em 24-04-69 e a LDG 202 Alabarda, entrou em serviço em 07-09-71.
Eu uma vez, fiz uma descida espectacular do rio Zambeze, desde Tete até um destacamento que tinhamos na margem do rio e que na época da chuva, só podia ser reabastecido pelo rio ou por helicóptero. A descida e subida, durava cerca de 2 dias e a lancha julgo que era uma LDM. Era o tipo mais pequeno de lancha. Mas foi uma viagem inesquecível. Durmimos numa praia de areia branca que havia na margem do rio e em certas zonas, o fundo da lancha raspava no fundo do rio. As viagens de helicóptero, Alouette III, foram também para reabastecer esse destacamento, que ficava no aldeamento do Sungo. O tal célebre massacre, deu-se do outro lado do rio, mais ou menos em frente ao Sungo. Tenho uns por do sol fantásticos filmados neste destacamento.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#165 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 08, 2005 7:15 am

O tal célebre massacre, deu-se do outro lado do rio, mais ou menos em frente ao Sungo. Tenho uns por do sol fantásticos filmados neste destacamento.


JLRC:
Refere-se a Wirihamu, uma vez que você esteve na ZOT?

E diga:

Aquilo foi mesmo assim, com o cohecimeto das chegfias superiores, ou foi fruto de uma atitude irreflectida de momento, por parte da "rapaziada"?

Julgo saber que eles iam para lá para "limpar" as aldeias de infiltrados e apoiantes da FRELIMO, mas as chefias militares ao tempo terão dado ordens para essa vergonha?

Ouvi dizer que a acompanhar o destacamento militar que fez isso, iam uns PIDE's.

E na altura, vocês, que estavam na zona souberam disso, ou só souberam à posteriori?




Imagem
Responder