MARINHA PORTUGUESA - CLASSE JOÃO BELO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#16 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 28, 2005 11:42 am

O JLRC é um baldas e o PT parece daqueles cometas que só vistam a Terra de tempos a tempos.

Deve andar agora junto da Nuvem de Horth, e só daqui a uns dias é que fará uma aparição nos ceus :roll:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#17 Mensagem por P44 » Seg Mar 28, 2005 1:00 pm

O JLRC foi para a Torre do Tombo procurar informação, mas como leva o walkman e vai a ouvir AC-DC aos berros, bem o podemos chamar, que não nos liga.... :lol:

O PT deve estar a preparar a sua moção de estratégia para o congresso do CDS :roll: ...diga-lhe que 200 Castelhanos se inscreveram hoje aqui no DB que ele larga tudo e vem a correr, de pá em riste :P :lol:




Triste sina ter nascido português 👎
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#18 Mensagem por JLRC » Seg Mar 28, 2005 1:51 pm

P44 escreveu:Rui,

como escrevi acima, não tenho a certeza se foi essa a razão...já pedi ajuda ao JLRC ...mas ele ouviu a palavra "trabalho" e pirou-se :mrgreen:

:roll: Ou então foi ao mosteiro consultar as Sagradas Escrituras Apócrifas :roll:

Pode ser que se faça LUZ :lol:


Ora cá estou eu acabadinho de chegar do mosteiro, onde estive estive a consultar as Sagradas Escrituras.
Quanto às vossas dúvidas não tenho grandes respostas. Penso que o morteiro de 305 foi retirado, entre outros motivos, por já estar antiquado e portanto ultrapassado nas suas capacidades operacionais, não se justificando gastos na sua manutenção e operação, além de que os paióis das suas munições parece que foram "bem aproveitados". Quanto à 2ª peça de 100 à ré, não se justificava a sua operação pelo que ao ser desmontada poupou-se dinheiro e reduziu-se a tripulação.
Adeus e até ao meu regresso

Falou




André Carvalho
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 2:38 pm
Localização: Portugal

#19 Mensagem por André Carvalho » Seg Mar 28, 2005 7:27 pm

Tenho tenho ideia que no local onde estava o morteiro da Capelo foi instalado uma cisterna para água potável, por altura da missão em Timor.




Um abraço,

André Carvalho
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#20 Mensagem por P44 » Ter Mar 29, 2005 10:49 am

JLRC escreveu:Penso que o morteiro de 305 foi retirado, entre outros motivos, por já estar antiquado e portanto ultrapassado nas suas capacidades operacionais, não se justificando gastos na sua manutenção e operação, além de que os paióis das suas munições parece que foram "bem aproveitados". Quanto à 2ª peça de 100 à ré, não se justificava a sua operação pelo que ao ser desmontada poupou-se dinheiro e reduziu-se a tripulação.


Pois basicamente deve ter sido isso...quanto ao "bem aproveitado", fico na duvida se o JLRC se refere ao facto de terem sido aproveitados para camarata de meninas ou se pra reservatórios de (mais) tintol!!! :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#21 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 29, 2005 11:02 am

Chamem-me velho e tarado se quiserem, mas o que eu não dava para poder espreitar os duches da marinhagem feminina nos navios :roll:

Já agora:

Alguem sabe se as OHP também vêem com reservatório para um bom tinto do Cartaxo?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#22 Mensagem por P44 » Ter Mar 29, 2005 11:10 am

Rui Elias Maltez escreveu:Chamem-me velho e tarado se quiserem, mas o que eu não dava para poder espreitar os duches da marinhagem feminina nos navios :roll:


:lol: :lol: :lol: :lol: VELHO E TARADO!!!!!!!!!!!!

Rui Elias Maltez escreveu:Já agora:

Alguem sabe se as OHP também vêem com reservatório para um bom tinto do Cartaxo?


Acho que é mais palheto :mrgreen:

Se calhar por isso estão a demorar tanto...será que vai ser vinho do Porto, envelhecido em CASCOS de carvalho??????? :? :lol:




Triste sina ter nascido português 👎
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#23 Mensagem por Raul Neto » Ter Mar 29, 2005 2:48 pm

    SE NAVEGAR NÃO BEBA!

    [009] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]

    CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA SINISTRALIDADE MARÍTIMA :wink:




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9370
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 527 vezes

#24 Mensagem por Brasileiro » Ter Mar 29, 2005 4:41 pm

Se beber não navegue

[009]




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Paisano » Ter Mar 29, 2005 7:15 pm

Raul Neto escreveu:
    SE NAVEGAR NÃO BEBA!

    [009] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]

    CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA SINISTRALIDADE MARÍTIMA :wink:


Brasileiro escreveu:Se beber não navegue

[009]


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#26 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mar 30, 2005 7:33 am

Agora a sério:

Parece que a nossa Marinha é a única na NATO que tem nas fragatas esse depósito de vinho (provavelmente é uma antiga tradição que não se quer deixar).

O que causa espanto entre os colegas dos navios de outros países europeus ao visitarem as nossas fragatas.

No caso do Brasil, há algo de parecido?

A ser assim quando as OHP vierem, provavelmente nos estaleiros do Alfeite hão-de arranjar lá um espaço no interior para manter essa velha tradição lusitana.

A menos, que sendo americanas, venham com um depósito para a Coca-Cola :mrgreen:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#27 Mensagem por P44 » Qua Abr 06, 2005 9:48 am

GALERIA DE FOTOS DA SAUDOSA "COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO" ( F 481) ,abatida em Abril de 2004, da autoria do colega "capelo" do ForumDEF, com os meus sinceros agradecimentos.

Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#28 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 06, 2005 9:56 am

Estando essas peças das fragatas da classe João Belo a serem "abatidas" em bom estado operacional (pelo menos penso que estejam) será que se confirma que poderiam ser colocadas em alguns dos NPO's mais "artilhados" ou o que farão a essas peças?
Imagem


Seria uma pena que também fossem para a sucata.

E quanto a estes sistemas?

Imagem

Poderiam ser de algum modo reaproveitados (não sei em que tipo de plataforma) ou irão também para o "lixo"? :cry:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#29 Mensagem por P44 » Qua Abr 06, 2005 10:02 am

:? Suponho que os radares estão mais do que ultrapassados...
Quanto ás peças de artilharia, talvez guardem algumas para "canibalização"...se bem que stock não deve faltar...

das JB : 4x3 = 12 peças
das BdA : 4 peças
das VdG : 3 peças
TOTAL= 19 peças...

Suponho que como já foi referido, não poderão ser montadas nos NPOs por questões de estabilidade...

Já agora, as CREUSEOT LOIRE das VdG são "identicas" ás das JB por dentro, ou só por fora?(i.e., são muito mais recentes, logo devem estar upgraded, ou não?)
Estas peças podem ser comandadas á distância ou necessitam de operadores no seu interior????




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#30 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 06, 2005 10:13 am

As peças das VdG podem ser comandadas à distância?

Isso é bem modernaço. :D

No documentário que vi, acerca das Arleigh Burke, as peças eram disparadas a partir da ponte de comando, e um computador articulava o seu funcionamento com os lançadores de mísseis (O AEGIS no seu melhor) e tinham até um sistema integrado de exaustão de fumos à pressão após cada tiro disparado.

Esse sistema fazia a peça parecer uma panela de pressão ao fim de cada disparo.

O mais curioso é que a cápsula do óbus caía sempre para o mesmo lado do chão, independentemente da direcção para que a peça estava virada.




Imagem
Responder