Navios famosos da Armada Portuguesa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#106 Mensagem por JLRC » Qui Mar 24, 2005 7:27 pm

Seja Bem Vindo mPina41

Espero termos boas discussões neste forum. É sempre um prazer poder trocar opiniões com quem esteve por dentro dos acontecimentos. Eu, noutro Forum, já tive ocasião de contar que por altura do 25 de Abril, estava em comissão de serviço na Região Militar de Moçambique, na ZOT (Zona Operacional de Tete), motivo pelo qual só soube do 25 de Abril, no dia 26 de Abril :mrgreen:
Cumprimentos




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#107 Mensagem por Paisano » Sex Mar 25, 2005 12:24 am

Seja bem-vindo ao fórum Defesa Brasil, mpina41. [009]




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#108 Mensagem por P44 » Sáb Mar 26, 2005 3:26 pm

:D Caro mPina41 , seja muito bem-vindo!!!!!!

Finalmente alguém que percebe alguma coisa disto :oops: :oops: upsss

:wink: Não ligue eu não consigo escrever um post que seja de jeito

Espero que colabore bastante connosco!

:)




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#109 Mensagem por VICTOR » Dom Mar 27, 2005 8:10 am

Seja muito bem-vindo, mPina41 :wink:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#110 Mensagem por Morcego » Dom Mar 27, 2005 8:40 pm

aproveitando o topico, nobres colegas da terra mãe, seria possivel um envolvimento maior entre Brasil e Portugal ((levando em consideração o constante rearmamento espanhol)) para a construção de meios como por exemplo SUBS nucleares ???

ou mesmo o desenvolvimento de outros meios? a um certo tempo que ((desde que li as materias sobre o constante rearmamento espanhol)) venho pensando nas possiveis travas para tais acordos, em fim, gostaria de ouvir (ler) s opiniões ai obrigado.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#111 Mensagem por P44 » Seg Mar 28, 2005 4:37 am

Caro Amigo morcego,

Em primeiro lugar informo já que não sou como alguns colegas portugueses, que passam a vida a "invocar" o papão castelhano/Espanhol como a grande ameaça a Portugal, dado que ambos vivemos em Paz há muitos anos e somos aliados no quadro da NATO e da UE.
Se alguma vez nos tempos recentes "existiu" alguma ameaça "real" de Espanha contra o território Português, terá sido após o fim da Guerra Civil Espanhola e a conquista do poder pelo Regime Fascista de Franco, apoiado por Hitler, Mussolini e pelo nosso próprio ditador português, Salazar :wink: .
Se nessa altura quisessem, os Espanhois poderiam, com o Apoio Alemão, ter invadido e ocupado Portugal e as suas então-possessões Ultramarinas (Claro que podemos sempre invocar que, ao abrigo da "Aliança" Luso-Inglesa-a mais antiga da História- os ingleses viriam em nosso auxilio...o que de maneira nenhuma é certa, dado que aos ingleses até interessaria que o III Reich tomasse posse das nossas colónias africanas, de modo a "contentar" o desejo expansionista de Hitler)... :wink:

Mas já me estou a desviar do tópico...

Considero totalmente irrealista tal possibilidade, pelas próprias dificuldades económicas que acarretaria, e falo apenas em termo de AQUISIÇÃO dos referidos equipamentos...nem vou falar na Manutenção dos mesmos.
A Marinha Portuguesa esteve lutando não sei quantos anos para conseguir DOIS (2!!!!) submarinos convencionais tipo U-214 alemães, que chegarão (se Deus quiser) em 2009-2010. Até lá operaremos com apenas UM submarino convencional do tipo francês "Daphne", do final dos anos 60. Aliás, foi mesmo considerada a hipótese da EXTINÇÃO da Componente Submarina da nossa Armada, hipótese essa que aliás até recolhia o APOIO dos altos comandos da NATO.
=====
Até para "renovar" a frota de superficie não conseguimos melhor do que adquirir em 2ª mão aos EUA, duas Fragatas da Classe Oliver Hazard Perry (ex-FFG 12 e ex-FFG 14), que mesmo assim não sabemos quando chegarão...e substituirão as 2 últimas fragatas classe "Cmt João Belo", também de origem francesa dos anos 60.
=====
Não é raro ver a quase totalidade da frota portuguesa "encostada" na nossa Base Naval em Lisboa, inclusivé as 3 únicas fragatas que ainda possuem algum valor militar efectivo, as 3 "Vasco da Gama" do tipo MEKO200, construidas no inicio da década de 90...

Com alguma sorte teremos,em 2010 (?) um LPD (designado NAVPOL) baseado no LPD Holandês "Rotterdam"...

Mais do que isso considero pura utopia :mrgreen:

Cumprimentos,




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#112 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 28, 2005 7:40 am

M. Pina:

Muito bem vindo ao nosso convívio!! :wink:

Espero (e julgo que posso falar por todos) que possamos contar com os seus contributos para a história da nossa Marinha e para participar ativamente na discussão sobre formas de renovação e reequipamento naval, bem como nas discussões que temos sobre o que cada um preconizaria para o futuro da nossa Armada, sem perder de vista, naturalmente, as limitações financeiras eternas do nosso Estado. :cry:

Bem vindo, pois e não tenha medo de expôr as suas ideias.

Está entre amigos.

Saudações,

Rui




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#113 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 28, 2005 8:02 am

Amigo Morcego:

A sua pergunta não se enquadra neste tópico, mas posso dizer-lhe que infelizmente o P-44 tem razão:

Portugal e Espanha são países amigos, aliados no seio da NATO e parceiros na construção europeia, partilham o mesmo espaço geo-estratégico, e não há contenciosos de maior entre os 2 países.

O que não significa que as coisas não possam mudar no futuro, num mundo unipolar, e onde as regras do Direito Internacional podem mudar, bem como conceitos e doutrinas, principalmente após o 11 de Setembro.

Por isso, e tendo em conta a história dos dois estados, podemos dizer que estatísticamente, Espanha tentou tomar Portugal de 200 em 200 anos, o que não augura nada de bom para o futuro.

Actualmente, há um grande desiquilíbrio estratégico entre os 2 países, decorrente do maior esforço e empenho espanhol em investir em sistemas de armas, quer em quantidade quer em qualidade.

Apesar da percentagem do PIB espanhol ser inferior ao português, no que se destina à Defesa, o que é certo é que tudo parece indicar que Espanha investe melhor que Portugal nestes domínios.

Mas o cruzar de braços por parte de Portugal pode dar lugar à crescente irrelevância portuguesa no seio da NATO e de outras organizações.

A eminente mudança do Comando Regional da NATO de Oeiras( Lisboa) para Madrid, apenas se evitou devido ao apoio canino que Portugal deu aos EUA na invasão iraquiana, já que Portugal não tem neste momento efectivo poder de vigilância das sua águas e do flanco sudoeste da NATO, nem meios militares credíveis em quantidade e qualidade.

Uma aliança entre Portugal e o Brasil, como você defende, só se poderia concretizar num quadro bilateral, ou no quadro da CPLP.

Ora o Morcego sabe que a CPLP tem como principais e praticamente únicos impulsionadores exactamente Portugal e o Brasil, dadas as dificuldades naturais dos novos países africanos e de Timor.

Eu acredito, e já escrevi isso noutras ocasiões, que se poderia e deveria dar maior impulso à vertente de cooperação militar no quadro da CPLP, que fossem algo mais que os pobres e minimalistas Exercícios FELINO que anualmente se realizam.

Mas sinceramente não acredito numa aliança militar entre os 2 países para fazer frente ao crescente poderio militar espanhol.

Porque para já não é necessário, e depois, porque a ambos os países falta-lhes o essencial para que essa aliança saísse do papel e das boas intenções:

Efectiva capacidade de projecção de forças.




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Seg Mar 28, 2005 9:45 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#114 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 28, 2005 9:35 am

De facto desconhecia essa faceta do NRP Pero Escobar, nomeadamente, na tentativa de perseguição ao paquete Santa Maria.

Como desconhecia as suas fragilidaddes demosntradas após viagens de longo curso.

Algum dos colegas me sabe explicar em que circunstâncias e para quê que a Marinha se dotou com essa fragata apenas?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#115 Mensagem por P44 » Seg Mar 28, 2005 9:40 am

Rui Elias Maltez escreveu:De facto desconhecia essa faceta do NRP Pero Escobar, nomeadamente, na tentativa de perseguição ao paquete Santa Maria.

Como desconhecia as suas fragilidaddes demosntradas após viagens de longo curso.

Algum dos colegas me sabe explicar em que circunstâncias e para quê que a Marinha se dotou com essa fragata apenas?


Parece que realmente , a GINA era a "Flamula Azul" da MP!

Agora porquê foi a única a ser adquirida, também tinha curiosidade...

Onde andarão os Monges Escribas que Tudo Sabem Acerca Destes Assuntos (a.k.a. VCR) :?:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#116 Mensagem por P44 » Qua Mar 30, 2005 5:29 am

OFF-TOPIC:
=====================

Hoje o novo MdDN, Luis Amado, começa a visitar os 3 ramos das FAs, começando justamente pela MARINHA e visitando a BNL!

Pode ser que seja bom sinal, e a MARINHA deixe de ser o "parente-pobre"...




Triste sina ter nascido português 👎
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#117 Mensagem por Raul Neto » Qua Mar 30, 2005 4:19 pm

    Amigo MPina41,

    Dou-lhe da minha parte as Boas Vindas a este Fórum. [009]

    Se fosse possível gostaria de saber como foi a experiência a bordo da NRP Gago Coutinho na Madrugada (e durante) o dia 25 de Abril de 1974.

    Penso que posso falar em nome dos restantes Amigos do Fórum.


    Melhores Cumprimentos,

    Raul Neto




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#118 Mensagem por P44 » Sex Abr 01, 2005 5:45 am

Amigo Raul,

É você, na foto? :wink:

Concordo consigo, contamos com o amigo M. Pina para nos contar pormenores acerca dos acontecimentos ocorridos a bordo da Gago Coutinho, nesse dia histórico! :D




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#119 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 01, 2005 6:49 am

Eu também gostaria, e bem assim como o que é a vivencia de um marinheiro nos anos 70 a bordo das fragatas.

Pena que fosse a fragata ao serviço da NATO e não ao serviço do esforço de guerra em África, que julgo que sderia mais interessante de um ponto de vista histórico.

Mas o M.Pina já fez uma pequena descrição do que se passou nessa manhã no forum do site da Marinha, nomeadamete a forma como quase toda a guarnição se recusou a aceitar as ordens do Comandante para atirar sobre os revoltosos que estavam no Terreiro do Paço.

Poderia ter sido um banho de sangue.

Embora a fragata estivesse debaixo da mira de uma bateria de artilharia, vinda de Torres Novas, que nessa manhã se tinha instalado no terreiro junto do Cristo Rei.

Após a destituição do Comando, a fragata acabou por zarpar a para o "mar da palha" e ficou à espera de ordens.




Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#120 Mensagem por Raul Neto » Sex Abr 01, 2005 10:55 am

    Ó Amigo P44, que me dera que fosse eu e a Pat, .. a Patri, bom estamos entre Amigos nãe é ?

    - a Patrícia :cry:

    De qualquer das formas a minha outra paixão já sabem qual é, e também é visível ao fundo da foto ?


Ai o que já me deu vontade de fazer a um certo elemento da Tuna do ISEL [011] :evil:




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Responder