Atirador de Elite do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#106 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 01, 2005 11:47 am

as ações em ferrolho são conhecidas por ação Mauser

Não é a ação Mauser que é utilizada na maioria dos fuzis de precisão, é a ação por ferrolho, sendo que a Mauser é uma marca




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#107 Mensagem por Brasileiro » Ter Mar 01, 2005 2:52 pm

Não Alcântara, é aproveitado dos antigos Mauser do EB sim. Em agosto de 2004 participei de uma competição na AMAN, e fiz a prova duas vezes com o AGLC, então já tive um contato ´´íntimo`` com a arma. Sobre o reaproveitamento, isso significa que o mecanismo é muito bom, dura até hoje


Me explica essa história. Significa que o AGLC usa peças usadas de armas? Não é totalmente novo? Acho que isto diminui a vida útil de uma arma. Me explica essa história ae.
Sobre o teste, você gostou da arma?


abraços




MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

Reticulo da luneta?

#108 Mensagem por MILEO » Ter Mar 01, 2005 3:28 pm

Caro rodrigo, como vc mesmo disse, vc tem experiencia como o fuzil AGLC da IMBEL, gostaria muito que vc me ajuda-se.
Preciso saber qual tipo de reticulo ele usa na luneta.
neste link estão varios, por favor, se vc puder me indicar algum, mesmo que não seja exato, mas proximo eu agradeço.

http://www.leupold.com/products/reticles.htm

Ps. Preciso desta informação, pois eu e alguns amigos estamos desenvolvendo um MOD das FFAA's nacionais pra o jogo Operation Flashpoint.

Abraços




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#109 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 01, 2005 3:55 pm

Prezado Mileo,

a arma que utilizei estava equipada com a luneta tática Mark4 da fabricante norte-americana Leupold. O retículo era o MIL DOT, padrão das FFAA americanas.
Imagem

O EB também possui algumas lunetas antigas, não sei qual é o fabricante, e que tem o retículo parecido com esse:
Imagem Apesar de ser desenvolvido primariamente para caça, serve para caçar o inimigo também.

Me manda seu e-mail por MP que eu te mando umas fotos.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

#110 Mensagem por MILEO » Ter Mar 01, 2005 8:15 pm

Rodrigo, valeu pela informação.

Abraços




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#111 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 01, 2005 11:13 pm

Me explica essa história. Significa que o AGLC usa peças usadas de armas? Não é totalmente novo? Acho que isto diminui a vida útil de uma arma. Me explica essa história ae.
Foi uma opção da IMBEL, utilizar os ferrolhos dos antigos fuzis MAUSER do EB. O desenvolvimento de um ferrolho novo custaria muito caro. Seria como o projeto F-5BR, aproveita a carcaça e melhora o recheio.

Sobre o teste, você gostou da arma?

A arma é boa. Se não fosse essa questão do ferrolho, que por ser antigo possui um trancamento e alinhamento da munição com a câmara muito deficientes, seria uma arma do primeiro time. A qualidade dos canos produzidos pela IMBEL é reconhecida internacionalmente. De 0 a 10, nota 7,5. Mas como eu já tinha dito antes nesse tópico, só de se ver que o EB e a IMBEL estão trabalhando juntos, no desenvolvimento de um armamento e uma doutrina tão importantes no campo de batalha atual, já despertam uma boa dose de esperança.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#112 Mensagem por Alcantara » Qua Mar 02, 2005 1:33 am

Opa, rodrigo, beleza? Valeu pela explicação com relação ao reaproveitamento dos ferrolhos, apesar de acha-la meio estranha. Agora com relação a denominação do mecanismo de realimentação, se ação Mauser ou de ferrolho, estou ciente que a denominação correta é ação de ferrolho, mas ela é muito mais conhecido como ação Mauser, inclusive é a denominação que consta no site da IMBEL, que é quem fabrica a arma.

http://www.imbel.gov.br/index.php?centro=verproduto&id_produto=84&id_categoria=2&lang=pt#



Abraços!




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#113 Mensagem por rodrigo » Qua Mar 02, 2005 2:07 pm

Opa, rodrigo, beleza? Valeu pela explicação com relação ao reaproveitamento dos ferrolhos, apesar de acha-la meio estranha. Agora com relação a denominação do mecanismo de realimentação, se ação Mauser ou de ferrolho, estou ciente que a denominação correta é ação de ferrolho, mas ela é muito mais conhecido como ação Mauser, inclusive é a denominação que consta no site da IMBEL, que é quem fabrica a arma.

A IMBEL chama de ação MAUSER porque é do fuzil MAUSER, inclusive vem algumas inscrições em alemão.
Não estranhe a utilização de um conjunto de ferrolho antigo, essa é uma solução barata e viável, tendo em vista a grande quantidade de fuzis MAUSER à disposição da IMBEL.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#114 Mensagem por Guerra » Qua Mar 09, 2005 2:29 pm

Conheci um general que tinha um fuzil, que era um daqueles fuzis usados em tiro-de-guerra com luneta. Esses fuzis eram usados na ESA também pelos soldados que serviam na escola, na minha epoca. Mesmo a arma não tendo todas as características de um fuzil de caçador tinha uma precisão muito boa, principalmente esse com luneta. Essa arma é uma adaptação do fuzil Mauser, o ferrolho é bem parecido, basicamente a única diferença é o cano, que é o mesmo do FAL. O ferrolho dessa arma é bem parecido com o do AGLC, pelo o que eu pude notar. Não seria o ferrolho do AGLC o mesmo ferrolho dessa arma? Depois vi essa arma com luneta numa unidade do EB. Alguém já viu dessa arma em alguma outra unidade? O 62º BI esta bem avançado na instrução de caçador, um amigo meu disse ter visto esse mesmo fuzil na unidade. Alguém confirma essa informação dele? Acho que ele viu o AGLC e ta confundindo.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#115 Mensagem por rodrigo » Qua Mar 09, 2005 2:37 pm

Guerra, vejo duas possibilidades:

1- pode ser o AGLC mesmo;

2- Existem diversas armas chamadas ´´Frankstein``, até mesmo o AGLC pode ser considerado uma. São as armas que aproveitam as ações MAUSER dos mosquefal, colocam um cano novo de boa qualidade e uma boa luneta combinado com uma boa munição, e nasce um rifle sniper.

O ferrolho do AGLC é igual aos dos mosquefal, com um melhoramento na alavanca, para tornar mais fácil fechar o ferrolho.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#116 Mensagem por Guerra » Qua Mar 09, 2005 3:23 pm

rodrigo escreveu:
O ferrolho do AGLC é igual aos dos mosquefal, com um melhoramento na alavanca, para tornar mais fácil fechar o ferrolho.


Rodrigo,
Vamos colocar as informações em ordem:
- o mauser, para mim é o FO (pau-de-fogo), que todo quartel, e nem me lembro o calibre dele. Esse é o fuzil alemão.
- O mosquefal, é o mauser adaptado com o cano do FAL, usado em tiro-de-guerra.
Eu já tive a oportunidade de desmontar os dois ferrolhos (curioso é foda rs rs). O ferrolho do mosquefal é bem igual ao do mauser, inclusive tem essa diferença da alavanca de manejo que vc citou, e no registro de segurança, por isso fiquei na duvida se o ferrolho não seria o mesmo do mosquefal (dos tiro-de-guerra)




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

#117 Mensagem por Renato Grilo » Sex Mar 11, 2005 7:16 am

Uma dúvida, o AGLC tem ferrolho ambi-destro, ou é igual aos mosquefal's, onde os canhotos se fod*m.

Eu particularmente gostava bastante do mosquefal, mesmo sendo canhoto, o que atrapalhava um pouco, gostava da precisão da arma que utilizava.

Tinha até um certo "xodó" pelo velhinho. Sinto falta dos tiros com ele.




Brasil Acima de Tudo
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#118 Mensagem por rodrigo » Sex Mar 11, 2005 2:04 pm

Uma dúvida, o AGLC tem ferrolho ambi-destro, ou é igual aos mosquefal's, onde os canhotos se fod*m.
Não entendi. Você quer dizer se o ferrolho pode ser trocado de lado?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

#119 Mensagem por Renato Grilo » Ter Mar 15, 2005 6:33 am

Desculpe, não me expressei bem.
Eu queria saber se o AGLC tem um modelo para canhotos.




Brasil Acima de Tudo
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#120 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 15, 2005 11:01 am

Eu queria saber se o AGLC tem um modelo para canhotos.

Não. Como o ferrolho é aproveitado dos fuzis antigos, não existe essa possibilidade. E também é uma arma produzida em pequena escala, que não compensaria nem mesmo o estudo de produção de uma versão para canhotos.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder