Um dizia que hoje a China tem poder para destruir uma Força Tarefa americana, mas que 7 seria impossível. Porém em 5 a 10 anos isto seria possível.
Um outro disse que hoje a China pode vencer facilmente 2 forças tarefa americanas e que 7 não da, mas em 5 anos já seria possível.
A China têm forças armadas gigantescas. Porém não totalmente modernizada. Agora, eles estão modernizando suas forças em todos os níveis.
E da mesma forma que eles adquiriram 76 SU-27SK/UBK da Rússia, produziram localmente sob licença 95 SU-27SK e adquiriram 114 SU-30MK/MK2 da Rússia apenas no ano de 2004.
Eu acredito que isto se repetirá em 2005.
Então se a Força Aérea (de tecnologia de ponta) chinesa e japonesa estão equiparadas, eu acho que em um ano isto mudará e estará pendendo a favor da China.
Agora como já foi dito. 1.000 J-7 fazem a diferença. Pode não ser as mil maravilhas, mas não é um teco-teco... é um avião supersônico e que tem total capacidade para abater um F-15.
O F-15 analisando isoladamente é bem superior ao J-7, porém os dois lados apoiados por AW&C´s e contando com uma série de outros fatores para 200 aviões acabarem com 1.000 é bem difícil.
Diria que a China perderia 400 J-7 e uns 100 aviões mais modernos (Su-27, Su-30MK/Mk2) e o Japão já estaria sem Força Aérea.
Além disso devenos nos lembrar que a China está surgindo como uma potência naval também. Está produzindo cruzadores, navios furtivos, etc..
Atualmente e em um futuro bem próximo, acho que só os EUA e a Rússia poderiam vencer a China em uma guerra tradicional. Vencer no campo aéreo e naval, porque por Terra acho que não tem pra ninguém. Uma invasão terrestre na China seria suicídio.
Agora, vale lembrar que uma guerra entre China e Japão, da mesma forma que os EUA podem entrar no meio, a Rússia também pode. A Coréia do Norte se junta a China, assim como todo mundo que odeia os Eua, que seria a Síria, o Irã.... e a Coreia do Sul e Taiwan entrariam do lado dos EUA, e com mais alguns países da Europa no meio, teríamo a 3ª Guerra Mundial.
Agora, se ficar a China isolada contra Japão e EUA, ai a China vai acabar perdendo mesmo.
---------
Numa guerra convencional atualmente a China nao tem chances contra o Japao.
Talharim,
Não conte com isso . A China tem a maior Força Aérea do mundo (maior que a dos EUA), tem o maior exército do mundo (de longe o maior) e tem a 2ª maior marinha do mundo(só perde para os EUA) e não me venha falar que não adianta tamanho sem tecnologia, porque eles tem tecnologia sim.
É claro que não estão totalmente avançados tecnologicamente, mas tem Su-30MK, AW&C, submarino nuclear, bomba nuclear, cruzadores, e muitas coisas estão chegando...
Além de bomba nuclear são considerados uma das 3 super-potências nucleares, devido ao alcance dos seus mísseis balísticos. EUA, Rússia e China tem mísseis balísticos capazes de atingir qualquer país no mundo. A França, Inglaterra, Índia, Pakistão, etc só conseguem atingir países relativamente próximos.
Os 203 F-15J/DJ que o Japan Air Sef Defense Force possui dao conta do recado,fora os 92 F-4EJ e 49 F-2(F-16) e + de 2 centenas de F-16 que devem ser adquiridos (Produzidos localmente) em breve para substituiçao dos Mitsubishi e F-4.
Ah, lógico... Os aviões chineses são obsoletos e os F-4Ej e os F-2 são os melhores aviões do mundo.
Na boa, os 203 F-15 podem ser vencidos pelos Su-27 e Su-30. E eu tenho certeza que os 1.000 J-7 podem vencer 92 F-4 e 49 F-2.
E esse negócio de adquirir 200 F-16 não da em nada, já que a China provavelmente adquirirá um número parecido em apenas um ano e continuará adquirindo por vários anos.
Provavelmente manterá uma força de mais de 2.000 aviões modernos em 5 a 10 anos. Utilizando aviões russos e aviões nacionais.
Apesar que esta situaçao tende daqui a 10 anos pender para o lado chines,mas todo mundo sabe que o Japao é uma potencia economica e tem muitos dólares para queimar em armamento top de linha caso se sinta realmente ameaçado pelo dragao Chines...
Talharim, a situação já pende para o lado chinês. E em 1 ou 2 anos penderá muito mais ainda.
Com relação a dinheiro não vejo muita diferença de reserva de dólar e ouro dos dois países.
O Japão tem U$ 664.600.000.000
A China tem U$ 531.100.000.000
Só para ressaltar o Japão é o primeiro da lista e a China é o segundo.
Taiwan é o terceiro com U$ 207.100.000.000
Então se Taiwan voltasse para a China-mãe, a China já seria melhor que o Japão nesse quesito com uma certa vantagem.
Agora a China tem muito mais potencial para desenvolver suas forças armadas do que o Japão. A China tem muito mais dinheiro (em sua própria moeda) tem 10 vezes a população do Japão. Ou seja, muito mais gente para ir pra guerra, e muito mais gente para produzir armamentos e dar suporte a uma corrida armamentista.
Enfim, sem chances para o Japão.
------
Eu digo com quase certeza.
Sem a ajuda dos EUA o Japão não tem a mínima chance contra a China.