Os A-4 da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Pablo Maica
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#16 Mensagem por Pablo Maica » Qua Fev 02, 2005 6:36 pm

Rodrigo realmante os A-1 não voam com todos os avionicos previstos, isso por que como não há nem uma ação real acontecendo eles não prescisam de todos apenas os essencias para o vôo, mas quando a treino com armamento real eles os recebem, pois estes ficam estocados na seção de eletronica do ESM, isso para não ficarem expostos a umidade, motivo pelo qual se usa fitas nas juntas de placas dos aviões estocados,
os RA-1 não possuem os mesmos avionicos de combate dos A-1, tendo em vista que sua missão é diferente ele possui mais sistemas de interferencia eletronica e de reconhecimento, mas se presciso pode ser dotado com os mesmos sistemas do A-1.



Um abraço e t+ :D




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Fábio Nascimento
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Piloto na FAB no Esquadrão VF-1

#17 Mensagem por Fábio Nascimento » Sex Fev 11, 2005 9:33 am

Um amigo da Marinha me disse que sempre tem um piloto da FAB disseminando conhecimento para os pilotos da MB dos A-4, principalmente sobre táticas,ele ouviu dizer que se estuda a probabilidade de intercambio de pilotos da MB em escquadões operacionais da FAB.

Alguem pode dizer algo sobre isso? :roll:

abraços




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Re: Piloto na FAB no Esquadrão VF-1

#18 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Fev 12, 2005 12:49 am

Fábio Nascimento escreveu:Um amigo da Marinha me disse que sempre tem um piloto da FAB disseminando conhecimento para os pilotos da MB dos A-4, principalmente sobre táticas,ele ouviu dizer que se estuda a probabilidade de intercambio de pilotos da MB em escquadões operacionais da FAB.

Alguem pode dizer algo sobre isso? :roll:

abraços


Sim, salvo engano, os pilotos da MB começam seu treinamento básico com a FAB!

Mas, para conhecimentos avançados, desconheço...




Atte.
André R. Finken Heinle

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deixa eu entender

#19 Mensagem por Morcego » Sáb Fev 12, 2005 4:27 pm

eu estava lendo aqui que o São Paulo (nossa imensa linha magnot dos mares) só esta operando com 1 a-4 ( "' s ó "" uma das nossas 24 carroças voadoras),

senhores para que temos um PA que só opera um caça.

e do qual ja não existem mais peças de manuntenção, senhores muito bonito eles guardados , mas seria mais bonito se eles puderem voar, assim pelo menos para ALVOS eles serveriam, mas pelo visto até para isso eles são INUTEIS.




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treinamento de pilotos

#20 Mensagem por papagaio » Seg Fev 14, 2005 8:01 pm

Atualmente os oficiais candidatos a piloto selecionados, são enviados a AFA para o curso básico no T-25, após os quatro melhores são selecionados para cursar o T-27 (os demais retornam para São Pedro da Aldeia e fazem o curso de helicópteros). Os dois melhores no T-27 são enviados para o CATRE em Natal, para o curso de caça. Depois são enviados aos EUA, para fazerem o estágio no T-45, incluindo o pouso em Porta-Aviões. Tudo isto dura em média três anos, para a formação completa.
Já houveram entretanto vários pilotos formados nas marinhas do Uruguai(T-34), Argentina(T-34 e Xavante) e muitos fizeram todo o curso na US NAVY (T-34, T-2 e T-45). Independentemente de onde começam o curso, todos realizam o estágio de T-45 na US Navy (que também forma aviadores navais de vários outros países como Itália, França, ...)




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#21 Mensagem por Lauro Melo » Qua Mai 18, 2005 1:52 pm

Encontrei todos os dados de nossos A-4 KU :

Peso Vazio :
4.750 Kgs; Máximo de decolagem 12.440 Kgs(11.600 Kgs embarcado)

Dimensões Comprimento 12,59 m; Envergadura 8,38 m; Altura 4,57 m

Propulsão 01 Turbina Pratt & Whitney com pós-combustor J52-P408 com 5.080 Kgs. de empuxo

Velocidade Máxima
1.040 km/H ao nível do mar e 1.100km/H a grande altitude, teto de serviço máximo de 15.000 m.

Autonomia raio de combate superior a 800 milhas e alcance de travessia de 1.800 milhas.

Armamento 02 canhões internos Colt Mk12 de 20 mm com 400 cartuchos; mais uma carga máxima em 05 cabides para até 4.500 Kgs.

Sistemas Eletrônicos

Radar APQ-145B, Radar Altímetro-APN-194, TACAN-ARN-118, ILS/VOR-ARA-63/ARN-14, CHAFF-ALE-39, IFF-APX-72, Comunicação Segura-KY28/58, AN/ALQ-126, ECCM AN/ALQ-162, HUD AN/AVQ-24 e Computador de Navegação AN/ASN-41.

Sistema de Comunicações UHF/VHF e telebrifing

Tripulantes (AF-1) 01 Piloto; (AF-1A) 01 Piloto+01Navegador/aluno

Valeu,




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#22 Mensagem por Einsamkeit » Qua Mai 18, 2005 8:37 pm

Nao seria melhor em vez de moderniza-lo comprar uns F-18 de dotaçao mais antiga? o Pior F-18 é melhor que qualquer A-4, Ou Alguns F-4 pouco usados na US Navy ou qualquer outro pais, Mig-29 Seria boa escolha mais as FA nao gostam de produtos russos.




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#23 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mai 18, 2005 8:42 pm

Nenhum caça de defesa aérea embarcado decola do A-12 com carga máxima, ou seja, não poderiam realizar ataques, é melhor manter os A-4 que nós temos e comprar algum caça para defesa aérea (F-18 ou Rafale).




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#24 Mensagem por Einsamkeit » Qua Mai 18, 2005 9:14 pm

Rafale é quase impossivel, Mais F-18 Podem ser comprados baratos em suas versoes iniciais, Mais um F-18 nao tem 18t? o A-12 Lança 22t, acho que uns 2 Exocet ele leva sim. o Missil é bem leve comparado com os Russos. Mais o Brasil precisa é de um Caça de defesa de frota, porque mesmo Niteroi com Albatros é Vuneravel, Acho que para uma boa capacidade Anti-Aeronave seriam ter uma plataforma com 2 Lançadores Independentes de Standard ou Similar.




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Luiz Padilha

#25 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Mai 19, 2005 9:47 pm

Vou dar uma pitaca aqui:

- O Nae SP só pode lançar 15ton nas 2 catapultas.
- 15 ton no aparelho de parada.
- 15 ton nos elevadores.

O F-18 operou toque e arremetida no passado no Foch e não foi lançado pelo mesmo.
Os testes com o Rafale no passado necessitaram de uma extenção na prôa para lança-lo e assim mesmo com misseis de manejo e pouco comb.
Em suma: Nó s precisamos ter um avião para AEW e que funcione, só o Tracker ou turbo Tracker.
Pensei no Viking, mas duvido que os EUA vendam.
Helicópteros são caros e não tem a veloc e a autonomia que a MB necessita.
Respondendo a uma colocação anterior:
Pq a MB tem um Nae se só tem um caça?
Resp.: Pq ela precisa ter o que o dim dim pode dar. Se hj só dá para ter o A4, vamos ter só o A4, o que ela não pode é perder sua capacidade de operar asa fixa. E isso, agradando ou não aos mais céticos. Para a MB isso é mais impoortante do que colocar aviões sem função definida a bordo e sem um estudo prévio adequado.
Amigos, tenham em mente que mais do que ninguém, os oficiais da MB querem ter o melhor. Melhor até do que nós possamos imaginar, pois eles sabem bem mais do que nós. Tenham certeza disso. Nós teorizamos e eles vivem a prática.
Existem mil detalhes que nós aqui de fora não sabemos que por vezes ou diria muitas vezes freiam as aspirações da MB. Gov.Federal por exemplo.
Se um selo de motor leva 60 dias para vir dos EUA até SPD'Aldeia, o que dirá de um motor inteiro por exemplo. Fora o tempo que para na alfandega.
Estou colocando isso, pq estou vendo um pouco mais de perto as necessidades eelas são muitas. Só que, não será por isso que a MB deixará de ter seu PAviões operacional. Agora, depois da assinatura do contrato com a LMAASA acho que por volta deNovembro já estaremos com o esquadrão mais operacional. O Nae vai parar. Ele tem uma parada programada que é justamente para ser modernizado e reparado em uma série de detalhes.
Outra coisa importante que quero registrar:
Nenhum dos marinheiros, sub-oficiais e oficiais reclama de salário, aumento ou coisa semelhante. Eles reclamam sim e sempre dos equipamewntos que precisam de verba para manutenção e o governo contigenciando as verbas, não permite que ela seja como sempre foi.
A melhor das 3 armas.
É isso.
[]'s
Padilha




helio
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#26 Mensagem por helio » Qui Mai 19, 2005 10:47 pm

Luiz Padilha
concordo plenamente com seu ponto de vista.

Um abraço

Hélio




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#27 Mensagem por Einsamkeit » Qui Mai 19, 2005 11:13 pm

Mais a modernizaçao das catapultas e dos elevadores sairia tao elevada assim? algo superior a Us50 milhoes?




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Luiz Padilha

#28 Mensagem por Luiz Padilha » Sex Mai 20, 2005 6:51 am

Sim, em termos de grandeza, as catapultas são a parte mais cara de um Nae.
[]'s
Padilha
Ps: Vcs não tem idéia de quantos kilometros de tubulação existe para a catapulta.




Luiz Padilha

#29 Mensagem por Luiz Padilha » Sex Mai 20, 2005 6:58 am

Só completando: Um Nae do porte do São Paulo hoje, não sairia por menos de U$ 1 bilhão e meio de dolares. Vejam, eu disse igual em porte.
2 catapultas, 36.000ton, 2 elevadores,etc......

Vocês vão ler por ai muitas especulações em torno de um novo por U$ 800 milhões de dolares. Pura fantasia. Esse preço vc manda fazer um Principe de Asturias( esqueci o nome do estaleiro) que é infinitamente menor do que o SP e não lança NADA!
[]'s
Padilha




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#30 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 20, 2005 7:38 am

Pensem bem:

Quem recebe um PA como o S. Paulo, em bom estado estrutural, quase de graça, bem tem a obrigação de o prover de sistemas de lançamento que lhe permitisse operar sem limitações F-18 e dotá-lo de meios de defesa autónoma, para além dos escoltas Niterói, numa missão de risco.

É o mínimo.

É o mesmo que alguém receber um cavado dado, e depois não querer comprar a sela para montá-lo.

Sem aviões que prestem, e sem auto-defesa, para que querem o S. Paulo? :shock:




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