Os A-4 da MB
Moderador: Conselho de Moderação
- Fábio Nascimento
- Sênior
- Mensagens: 1849
- Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
- Localização: Salvador Ba
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
- Contato:
Os A-4 da MB
Olha só este angar!!
alguem sabe se tem algum operç~ional?
e se sim quantos?
pelo menos parece ter uma boa manutenção na marinha!!!
alguem sabe se tem algum operç~ional?
e se sim quantos?
pelo menos parece ter uma boa manutenção na marinha!!!
_______________________________________________.
- Lauro Melo
- Sênior
- Mensagens: 3312
- Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Contato:
Fábio esta é a nossa Marinha.
Todas fotos que temos seja de Fragatas, Corvetas, NAE, Caças, Submarinos, Instalações, etc..
A condição é a mesma. Ótima. Apesar das verbas. Creio que com verbas verdadeiras ela iria dar Show.
Todas fotos que temos seja de Fragatas, Corvetas, NAE, Caças, Submarinos, Instalações, etc..
A condição é a mesma. Ótima. Apesar das verbas. Creio que com verbas verdadeiras ela iria dar Show.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Foram adquiridos 23 A-4KU. 18 foram colocados em operação e os outros restantes em reserva. Dos 18, normalmente 6 eram mantidos em condições de vôo. Mas, com as dificuldades orçamentárias e de encontrar peças de reposição, a disponibilidade está baixa. Na última operação foram embarcados apenas 2 A-4 no São Paulo sendo que um deles teve problemas e com isso a MB só tinha uma aeronave disponível no A12. Não sei se em caso de necessidade haveria condições de embarcar novas aeronaves que estivessem na Base Aeronaval de São Pedro D'Aldeia.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Lauro Melo
- Sênior
- Mensagens: 3312
- Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Contato:
Vinicius Pimenta escreveu: Não sei se em caso de necessidade haveria condições de embarcar novas aeronaves que estivessem na Base Aeronaval de São Pedro D'Aldeia.
Isto a gente só vai saber indo lá ( ).
Não é não comandante.
É só dizer que vamos lá averiguar.
Valeu,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55342
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2767 vezes
- Agradeceram: 2448 vezes
- Fábio Nascimento
- Sênior
- Mensagens: 1849
- Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
- Localização: Salvador Ba
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
- Contato:
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Em janeiro eu tive a oportunidade de visitar a Base de São Pedro da Aldeia, e vi que a maioria dos A-4 estavam estocados.
Na foto podem ser vistos três aviões sendo preparados para ser embalados(fitas pretas), em uma cobertura que parece um saco de lixo gigante, e que protege o avião da corrosão, e ficam suspensos em macacos, para evitar fadiga do pneu e trem de pouso. Não sei se a MB adota o mesmo padrão de estocagem da FAB, mas os aviões são mantidos com os tanques cheios, para evitarem a formação de fungos na parte seca do tanque.
Há também uma designação para o estado operacional da aeronave, que eu não conheço direito, algo como AV-1, AV-2... Que classifica qual é a condição geral do avião, se pode voar já, se precisa de alguma manutenção, ou se precisa de troca de peças. Se alguém souber essa nomenclatura direito, explique por favor.
Na foto podem ser vistos três aviões sendo preparados para ser embalados(fitas pretas), em uma cobertura que parece um saco de lixo gigante, e que protege o avião da corrosão, e ficam suspensos em macacos, para evitar fadiga do pneu e trem de pouso. Não sei se a MB adota o mesmo padrão de estocagem da FAB, mas os aviões são mantidos com os tanques cheios, para evitarem a formação de fungos na parte seca do tanque.
Há também uma designação para o estado operacional da aeronave, que eu não conheço direito, algo como AV-1, AV-2... Que classifica qual é a condição geral do avião, se pode voar já, se precisa de alguma manutenção, ou se precisa de troca de peças. Se alguém souber essa nomenclatura direito, explique por favor.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Lauro Melo
- Sênior
- Mensagens: 3312
- Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Contato:
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Grande Lauro! Arranjou a foto do saco de lixo! Agora em janeiro, quase todos os A-4 estavam ensacados. Alguém sabe o motivo das fitas pretas?
Na Base Aérea de Santa Cruz, quase metade dos F-5 e AMX estão ensacados. Não deixam tirar foto. Me informaram inclusive que alguns AMX não possuíam todo o conjunto de aviônicos previsto. A idéia é que os aviões que ainda tem vida longa na Força sejam preservados, inclusive com rodízio de uso. Na BAAN não se ensacam os MIRAGE, porque estão usando bastante, já que a aposentadoria está próxima.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8996
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 316 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Estranho os A-1 de Santa Cruaz estarem assim pq aqui em Santa Maria todos estão operacionais inclusive todos os UH-1H tbm, os unicos A-1 q não voam são os q estão em manutenção e os q estão passando pela revisão (check C) q esta sendo aqui mesmo pelo pessoal do PAMA-GL, normalmente há entre 3 a 4 A-1 no ESM e mais 1 na revisão.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
A BASC está entupida de A-1. Talvez seja mais do que julgam necessário ou podem operar em tempo de paz. Por isso, como disse o rodrigo, ficam em reserva e fazendo o rodízio para preservar a vida útil das células.
As fitas pretas são colocados nas junções da fuselagem e das partes móveis imagino que seja para evitar corrosão e preservar os equipamentos e estruturas internas das aeronaves.
As fitas pretas são colocados nas junções da fuselagem e das partes móveis imagino que seja para evitar corrosão e preservar os equipamentos e estruturas internas das aeronaves.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Pablo, você pode confirmar que existem céluas de AMX que não possuem todo o conjunto de aviônicos previsto originariamente? Também já ouvi que isso seria devido à destinação que é dada ao avião. Os AMX de reconhecimento não levariam aviônicos de combate. Penso também na possibilidade de se estocar aviõnicos não essenciais, para servirem de reposição.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa