UMA NOVA ERA NA ARTILHARIA ANTIAÉREA

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Fox
Sênior
Sênior

Re: Defesa Antiaérea

#46 Mensagem por Fox » Seg Jan 31, 2005 9:05 pm

sgt alex escreveu:
JL escreveu:Além do mais com o baixo nível de escolaridade do recruta brasileiro e com o tempo mínimo de um ano em que serve. Fica díficil operar qualquer armamento sofisticado. Imagina o custo de treinar um homem, com mínima informação de física, eletronica, informática para operar um sistema sofisticado como o BAMSE, ASPIDE, PANTSY, S300 sei-lá o que quiserem, um soldado ganhando pouco e depois dispensá-lo para a vida civil.

Novamente repetimos a velha história de que as nossas Forças Armadas não têm recursos. No caso da operação de sistemas de defesa antiaérea, o Exército, através da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, todo ano forma Oficiais e Sargentos aptos a operar os nossos sistemas de armas, ou seja, mesmo que todo ano entrem e saiam inúmeros recrutas, quem realmente vai operar os sistemas mais sensíveis serão os Oficiais e Sargentos. É claro que os soldados têm instruções e sabem operar os sistemas, mas é bem provavel que em uma situação real, os Of e Sgt assumiriam os sistemas mais importantes de início, pois eles recebem uma instrução maior acerca dos sistemas que operam, pois não se pode, em tempo de paz, fornecer aos soldados informações sigilosas a respeito do equipamento.
No caso do Exército Brasileiro, os Of e Sgt que cursam a EsACosAAe, são da arma de Artilharia, mas a MB e a FA, assim como as nações amigas podem solicitar o ingresso de Of e Sgt de outras armas (Infantaria principalmente).

Tái um indicativo que se o Brasil desejar ter um sistema mais eficaz, terá que optar por um sistema mais completo! Vocês já imaginaram que somente o Pantsyr S-1 + MANPAD (pode ser simples, sem IFF ou câmera térmica, no caso até mesmo o Igla que é mais barato!), pode substituir tudo que temos atualmente, é ainda possibilitar uma defesa infinitamente melhor e mais completo, jamais visto no Brasil! Esta vendo porque eu sou a favor do Pantsyr! :lol:

Falou!!! :wink:

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#47 Mensagem por talharim » Seg Jan 31, 2005 10:15 pm

Fox escreveu:
Tái um indicativo que se o Brasil desejar ter um sistema mais eficaz, terá que optar por um sistema mais completo! Vocês já imaginaram que somente o Pantsyr S-1 + MANPAD (pode ser simples, sem IFF ou câmera térmica, no caso até mesmo o Igla que é mais barato!), pode substituir tudo que temos atualmente, é ainda possibilitar uma defesa infinitamente melhor e mais completo, jamais visto no Brasil! Esta vendo porque eu sou a favor do Pantsyr!

HAHA :D Agora eu to concordando contigo!

Tem que trocar toda essa porcaria de armamento que nós temos que o EB tem a petulancia de chamar de AAAe..............E começar do zero com uma combinaçao citada por voce por exemplo.

Joga esses radares EDT-FILA tudo fora porque já nasceram obsoletos........e vamos adquirir armamento AAAe Russo ou Chines e quem sabe começar a produzir localmente alguma versao desses armamentos...

Falows.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Fox
Sênior
Sênior

#48 Mensagem por Fox » Seg Jan 31, 2005 10:45 pm

talharim escreveu:Fox escreveu:
Tái um indicativo que se o Brasil desejar ter um sistema mais eficaz, terá que optar por um sistema mais completo! Vocês já imaginaram que somente o Pantsyr S-1 + MANPAD (pode ser simples, sem IFF ou câmera térmica, no caso até mesmo o Igla que é mais barato!), pode substituir tudo que temos atualmente, é ainda possibilitar uma defesa infinitamente melhor e mais completo, jamais visto no Brasil! Esta vendo porque eu sou a favor do Pantsyr!

HAHA :D Agora eu to concordando contigo!

Tem que trocar toda essa porcaria de armamento que nós temos que o EB tem a petulancia de chamar de AAAe..............E começar do zero com uma combinaçao citada por voce por exemplo.

Joga esses radares EDT-FILA tudo fora porque já nasceram obsoletos........e vamos adquirir armamento AAAe Russo ou Chines e quem sabe começar a produzir localmente alguma versao desses armamentos...

Falows.

Eu não disse jogar nada fora (mais especificamente o EDT-FILA)! O que eu disse é que o Pantsyr S-1 + MANPAD sozinho tem condições de proporcionar uma defesa bem melhor e com poucos vetores. Vejo o EDT-FILA como uma primeira etapa de um projeto que um dia pode ser muito útil ao Brasil (EB, MB e FAB). Considero o EDT-FILA tão importante como o MAA-1(só para citar como exemplo)!

Não adianta ficar só montando sob-licença, temos é que botar os engenheiros (classe que em futuro próximo espero fazer parte), projetistas, ou sei lá o que, para pensar. Capacidade nós temos, basta o pessoal lá de Brasília tomar vergonha na cara é começar encarar a defesa como coisa seria! :twisted:

Falou!!!

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
ZeRo4
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por ZeRo4 » Seg Jan 31, 2005 11:35 pm

Fox escreveu:É mesmo! Tem certeza!? :?

Tenho, as explicativas vem a baixo...

Fox escreveu:O teto até pode ser maior (nem discuto isso), porem o alcance é igual. O Pantsyr tem um alcance cinético de 18 km, um alcance máximo com o motor acionado de 15 km, e alcance eficaz (ou pratico) entre 10 e 12 km. O teto eficaz e de 8 km, porem o míssil pode atingir até 12 km. Por favor, você poderia me passar os dados do Spyder (máximo, eficaz é cinético)?! :wink:

O teto é maior e o alcance cinético do Spyder é de 20km, tenho um .PDF aki sobre sistemas anti-aéreos, se desejar eu te passo via ICQ, E-Mail ou de outro modo.

Fox escreveu:O caminhão da Tectran, o Pantsyr também pode! :P Ah, não devemos esquecer que o Pantsyr pode ainda ser utilizadas em embarcações, veículos blindados e plataformas fixas. E o Spyder, também pode fazer o mesmo?! Cadê então as vantagens!? :?

E pq essas mesmas plataformas não podem receber os lançadores do Spyder?! já existe lançadores baseados até num HUMVEE...

Fox escreveu:O A-Darter e R-Darter no lugar do Python e o Derby? Nossa como e fácil, então vamos utilizar o MAA-1! Será que esses mísseis (Python e o Derby) não sofreram nenhuma modificação (não aparente)? Acho difícil! Então é só colocar o A-Darter e R-Darter, é ta tudo certo?! Porque então a MBDA fez questão de realizar vários lançamento do MICA antes da homologação, confirmando a eficácia do sistema? Quem vai pagar por esses custos?! A África do Sul não vai ser, vide o Umkhonto-IR e NG! :lol:

Bem, sobre o MAA-1 eu não sei... Os mísseis utilizados no Spyder são exatamente os mesmos utilizados por Aeronaves, se tem maiores duvidas visite o site da Rafael. Como os mísseis Israelenses e Sul-Africanos são quase "gêmeos" não creio que seria um empecilho muito grande adaptar o A-Darter/R-Darter ao sistema.

Fox escreveu:Sem contar o seguinte, o Pantsyr e um SAM nato, coisa que o Spyder está longe de ser! Lembre-se que o Spada 2000 e um Aspide ar-ar com boas modificações em seu projeto.

Entre um "SAM nato" e um "SAM adaptado" com capacide de ter um míssel com guiagem radar-ativa eu prefiro a segunda opção se o primeiro não disponibilizar dessa opção, temos então as vantagens do LOBL e LOAL... que não temos com o Pantsyr.

ZeRo4 escreveu:Outra coisa, Uma bateria "comum" de Spyder pode operar até 6 lançadores, ou seja com uma distância de 20km por lançador teríamos uma maior área coberta que o Pantsyr e um maior número de mísseis para serem lançados (mais do que o dobro) a ser lançado.

Fox escreveu:É mesmo! Será!? :?

É...

Fox escreveu:O Pantsyr S-1 pode formar baterias, é nesse caso seriam utilizando 3 ou 4 lançadores! Então vamos as contas:

O Pantsyr pode formar baterias não... um único Pantsyr já é e funciona como uma bateria! se to for adicionar "3 ou 4 lançadores", adicione ai mais 3 ou 4 baterias de Spyder também. Eu duvido que 4 lançadores do Pantsyr sejam mais baratos do que uma bateria do Spyder contando com 6 lançadores móveis.

Fox escreveu:Uma bateria de Pantsyr S-1

...

Fox escreveu:- 4 lançadores.

4 Lançadores que poderiam ser perfeitamente cobertos por duas baterias do Spyder a um menor custo provavelmente de aquisição e operação.

Fox escreveu: - 48 mísseis de pronto emprego.

Se empregarmos também 4 baterias do Spyder com 4 lançadores móveis cada (olha que é perfeitamente possível termos 6...) teremos 64 mísseis de pronto emprego... se utilizarmos o máximo de 6 lançadores teríamos 96 baterias.

Fox escreveu:- 5.600 projeteis de pronto emprego.

Realmente uma vantagem do Pantsyr, mas que pode perfeitamente ser coberta por canhões + FILA, mas será que o Pantsyr consegue cobrir as outras vantagens do Spyder?! axo q não...

Fox escreveu:- 4 radares independentes, que podem detectar alvos a 30 km (ou mais, dependendo do tamanho do alvo).

O Elta EL/M 2106 tem alcance de 60Km e pode distinguir se a Aeronave rastreada é um avião ou helicótero...

Fox escreveu:Cada lançador pode acompanhar 16 alvos (4 x 16 = 64) e atacar 4 alvos simultaneamente (4 x 4 = 16) ou 2 alvos simultaneamente em direções contrarias (4 x 2 = 8)

Primeiro, para de compara uma bateria de Spyder com quatro de Pantsyr Ok ?!

Segundo, Uma única estação ELTA permite acompanhar 60 alvos, quando uma única estação do Pantsyr pode acompanhar apenas 16 alvos, além disso não vejo no Pantsyr as capacidades de C4I avançadas presentes no Spyder... que podem receber informação inclusive de outros meios sem ser o do radar Elta. Segundo o Army-Technology a capacidade para engajar alvos simultaneamente do Spyder é maior...

Fox escreveu:Pode me passar todas essas informações do Spyder para ser comparado com o Pantsyr S-1? :wink:

Todos foram passadas acima e na minha opinião todas foram Superiores e as que não foram você comparou 1 bateria de Spyder contra 4 de Pantsyr e assim fica fácil concorda ?! Mesmo num 4x1 o Spyder se saiu mto bem e quando perdeu foi por pouco.

Fox escreveu:Ah, não devemos esquecer que uma bateria de Spyder para ser comparada com uma bateria de Pantsyr S-1, é preciso adicionar pelo menos 4 injetores AAé!

Pq 4 injetores AAé se o Pantsyr conta apenas com 2 ?!

Fox escreveu:Seis lançadores, é igual a uma bateria comum? O que eu sei é que uma bateria de Spyder e formada por ATÉ 6 lançadores + 1 Central de comando + 2 veículos recarga (com 16 mísseis)!

Que do mesmo jeito conta com mais mísseis do que um único Pantsyr...

ZeRo4 escreveu:Sobre o Booster, existe sim a opção de equipar o Derby com o Booster, e o alcance pula para 40km.

Fox escreveu:Então quando essa opção do Derby com o Booster estiver homologada, nós voltamos a conversar!

Até parece que um simples Booster é um equipamento difícil de se homologar... o F/A-22 não entrou em serviço e você duvida que é a melhor aeronave de caça do mundo atualmente ?! Não né... então aprenda a aceitar as vantagens do Spyder, assim como eu aceito as do Pantsyr... e o importante é que o sistema tema uma opção de crescimento de 15Km para 40Km o Pantsyr tem algo semelhante ?! Não... então fim de conversa.

Fox escreveu:Agora tem uma coisa que você não comentou, talvez porque não viu ou deixou passar batido!

Você deve saber muito bem que a altura mínima de interceptação é um dos fatores chaves que definem a qualidade de um sistema antiaéreo com capacidade antimíssil. Portanto nem preciso falar da larga vantagem do Pantsyr S-1 sobre o Spyder, né! :P

Não passou desapercebido não... mas esse alcance mínimo de interceptação provavelmente vem dos canhões AAé e não do sistema missilístico, não vou negar que seja uma vantagem do Pantsyr, mais que pode ser igualada por um sistema Spyder simplesmente adicionando-se uma bateria de canhões AAé + FILA que já estão disponíveis no Brasil e não nos custariam nada...

Fox escreveu:Quanto custa um Python 5 e Derby? Vamos chutar alguns valores (no caso Python 5 e Derby, se duvidar até valores baixos!)...

Não vou negar que o baixo valor do míssil comparado ao sistema Spyder é mais baixo, mais pode ser completamente compenado com a produção local do A-Darter/R-Darter, que como são "irmãos gêmeos" do Python/Derby tem uma chance de adaptação bastante alta, melhor ainda se a FAB escolher operar o A-Darter/R-Darter, seremos auto-suficientes também na produção de mísseis para baterias anti-aérea e a um custo inferior até ao Míssil Russo, fora que tem a vantagem de trazer uma comunalidade entre duas forças ao invés de abrir uma nova logística para um novo míssil.

Fox escreveu:Ou seja, o custo da bateria é o mesmo, porem no caso do Pantsyr S-1 você consegue comprar o dobro de míssil (48 contra 24 mísseis).

Não acho que o custo da bateria seja o mesmo... até pq os veículos lançadores parecem ser extremamente simples, podendo ter grande quantidade do sistema (inclusive o veículo) nacionalizado... fora a vantagem de agregar quantos lançadores for necessário e com 4 lançadores já se consegue um número maior de mísseis que o Pantsyr, se quisermos opções de mais mísseis no Pantsyr teremos que comprar outro sistema... além do mais com 4 lançadores o sistema tem um tempo de reação mais baixo do que o Pantsyr pq pode ter 4 lançadores apontados para 4 posições diferentes, enquanto o Pantsyr tem que girar a Torre... se sofrermos ataques de muitos meios e de direções opostas a coisa vai começar a ficar feio para o Pantsyr.

Fox escreveu:Quer mais ponto a favor do Pantsyr S-1!? :D

Quero... pq até agora não vi nenhuma vantagem significativa para ser melhor (para o Brasil...) que o Spyder...

Fox escreveu:O míssil adicionado ao lançador selado (mais um fator a favor que nem vou comentar) pesa apenas 90 kg, já um Derby tem peso de 118 kg. Quer mais um, o míssil 57E6 no momento do lançamento pesa apenas 65 kg, e segundos depois esse peso e diminuído em pelo menos 10% com a expulsão do Booster. Preciso falar qual a vantagem de um míssil mais leve, em um sistema de defesa de ponto?! :lol:

Não sabia que 23 Kg era motivo para um sistema ser preferencial ao outro... já to começando a achar que você busca vantagens onde o Pantsyr não tem... ou tenta apresentar vantagens que são nulas num campo de batalha :roll:

Sobre o alcance ?! não se preocupe... com o Booster o Spyder poderá alcança cerca de 40Km e ai é que não vai dar mesmo pro Pantsyr...

Fox escreveu:Bom se eu lembrar de mais alguma coisa, depois eu digo!
:D

To as ordens para responder, mais poste algumas "melhores" vantagens do Pantsyr, pois as que tu postou até agora não foram convincentes e não há meios de o Pantsyr sobrepujar as vantagens do Spyder...

Fox escreveu:Ah, já ia esquecendo! Para baterias fixas você optou por Spyder, e para a defesa de alvos moveis (comboio), qual seria a sua opção?! Não vai me dizer Spyder, né!? :?

Eu acho que um comboio só precisa de defesa anti-aérea móvel se estiver "atacando" leia-se adentro dentro do território inimigo... para defender o Brasil eles teriam apoio do próprio Spyder que é tão móvel "quanto" o Pantsyr e de mísseis do tipo Mistral2 ou RBS70

Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Fev 01, 2005 2:50 am, em um total de 3 vezes.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Carlos Mathias

#50 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 31, 2005 11:44 pm

Olha, não sou versado neste assunto de AAE,mas o Tunguska é feito para acompanhar as colunas blindadas no campo e prover defesa imediata de um ponto, não precisa montar rede de nada nem depende de outro veículo, acho que são duas coisas diferentes.

Fox
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por Fox » Ter Fev 01, 2005 2:20 am

Blz Zero,

O teto é maior e o alcance cinético do Spyder é de 20km, tenho um .PDF aki sobre sistemas anti-aéreos, se desejar eu te passo via ICQ, E-Mail ou de outro modo.

Se quiser mandar, fique a vontade!

O alcance cinético e puro valor ilustrativo (só serve para mencionar todos os valores alcance), pois o míssil sem o motor desligado perde energia, é sua eficiência é prejudicada. O que fale e o alcance máximo e eficaz, é nisso o Spyder e Pantsyr estão pau a pau! Mais ou menos né, porque duvido que o Derby e Python (SAM) sejam eficientes a pouca distancia, o que é típico de um sistema projetado para essa função!

E pq essas mesmas plataformas não podem receber os lançadores do Spyder?! já existe lançadores baseados até num HUMVEE...

Pois é, nesse quesito quase não existe vantagem (tirando a versão naval)! Agora porque você vem com essa idéia de vantagem que o Spyder pode ser montado na plataforma do Astros II?

Bem, sobre o MAA-1 eu não sei... mas como os mísseis Israelenses e Sul-Africanos são quase "gêmeos" não creio que seria um empecilho muito grande adaptar o A-Darter/R-Darter ao sistema
.

Você está contando com ovo no fiofô da galinha! Sabe tenho primas gêmeas, aparentemente são iguais, mais se você olhar bem de pertinho você vai perceber algumas diferenças (olho, nariz, ou sei lá o que)! Agora não é porque teve requisitos parecidos, que esses projetos são idênticos, e tem o mesmo desempenho. Mas se você prefere pensar assim, fazer o que!

Entre um "SAM nato" e um "SAM adaptado" com capacide de ter um míssel com guiagem radar-ativa eu prefiro a segunda opção se o primeiro não disponibilizar dessa opção, temos então as vantagens do LOBL e LOAL... que não temos com o Pantsyr.

Até ai qual a vantagem! O Pantsyr possui sistema do tipo SACLOS que permite atualização de meio cursor, ou seja, o míssil e mantido na linha de visada!

O Pantsyr pode formar baterias não... um único Pantsyr já é e funciona como uma bateria! se to for adicionar "3 ou 4 lançadores", adicione ai mais 3 ou 4 baterias de Spyder também. Eu duvido que 4 lançadores do Pantsyr sejam mais baratos do que uma bateria do Spyder contando com 6 lançadores móveis.

Já li um artigo (infelizmente não tenho em mãos) relatando todas as combinações do Pantsyr, e nesse menciona o uso de 3/4 sistemas para formar uma bateria (em alvos fixo, exemplo, uma base)!

4 Lançadores que poderiam ser perfeitamente cobertos por duas baterias do Spyder a um menor custo provavelmente de aquisição e operação.

Se empregarmos também 4 baterias do Spyder com 4 lançadores móveis cada (olha que é perfeitamente possível termos 6...) teremos 96 mísseis de pronto emprego...

Custo, há que ponto olhamos somente para os custos!

Passou pelos mísseis, babau, pois não tem injetores AAé. Se utilizar injetores AAé vai ter que ser separado e direcionado por outro centro de comando(terá que empregar um maior numero de pessoas treinadas), até porque do Spyder e limitado (vide: ATÉ 6 lançadores). Para cada grupo de 2 injetores você precisa de 1 EDT-FiLA (explicação de injetores + EDT-FILA logo abaixo). Se quiser maior capacidade vai ter que por a mão no bolso e desembolsar uns US$ 10 milhões (ou mais) em um Giraffe AMB. Bom, já tá ficando caro! Outra coisa, se por um acaso do destino a unidade de comando for para o espaço, babau sistema Spyder (pode ter até 1 milhão de lançadores), já com Pantsyr isso não acontece, pois cada sistema é independente do outro! :P

O barato de mais, a maioria das vezes sai caro! :lol:

Realmente uma vantagem do Pantsyr, mas que pode perfeitamente ser coberta por canhões + FILA, mas será que o Pantsyr consegue cobrir as outras vantagens do Spyder?! axo q não...

Não acho que o custo da bateria seja o mesmo... até pq os veículos lançadores parecem ser extremamente simples, podendo ter grande quantidade do sistema (inclusive o veículo) nacionalizado... fora a vantagem de agregar quantos lançadores for necessário e com 4 lançadores já se consegue um número maior de mísseis que o Pantsyr, se quisermos opções de mais mísseis no Pantsyr teremos que comprar outro sistema... além do mais com 4 lançadores o sistema tem um tempo de reação mais baixo do que o Pantsyr pq pode ter 4 lançadores apontados para 4 posições diferentes, enquanto o Pantsyr tem que girar a Torre... se sofrermos ataques de muitos meios e de direções opostas a coisa vai começar a ficar feio para o Pantsyr.

Aproximadamente 10 milhões de verdinhas (montado em caminhão), e já incluso 24 mísseis! :lol:

Quanto lançador for necessário, não, não, não! :? ATÉ 6 lançadores por unidade de comando (no total 9 veículos empregados, só para o sistema Spyder)! Você deveria saber disso!

além do mais com 4 lançadores o sistema tem um tempo de reação mais baixo do que o Pantsyr pq pode ter 4 lançadores apontados para 4 posições diferentes, enquanto o Pantsyr tem que girar a Torre... se sofrermos ataques de muitos meios e de direções opostas a coisa vai começar a ficar feio para o Pantsyr.

Se vocês não têm dados concretos para colocar aqui, como pode dizer que ele pode atacar mais alvos, ou sei lá o que! Você também deveria saber disso! :?

Infelizmente ninguém tem os dados do ELTA que equipa o Spyder, mas se o mesmo é capaz de rastrear simultaneamente 60 alvos, deve possuir um alcance maior do que o Pantsyr que pode rastrear apenas seis.

Você também deveria saber disso, pois você esta defendendo com unhas e dente um sistema que você desconhece os dados principais! Isso está me cheirando Tor! :lol:

Todos foram passadas acima e na minha opinião todas foram Superiores e as que não foram você comparou 1 bateria de Spyder contra 4 de Pantsyr e assim fica fácil concorda ?! Mesmo num 4x1 o Spyder se saiu mto bem e quando perdeu foi por pouco.

Isso na sua opinião, com dados totalmente manipulados!

Pq 4 injetores AAé se o Pantsyr conta apenas com 2 ?!

Uma bateria (4 lançadores)!

Que do mesmo jeito conta com mais mísseis do que um único Pantsyr...

Novamente, dados manipulados!

Até parece que um simples Booster é um equipamento difícil de se homologar... o F/A-22 não entrou em serviço e você duvida que é a melhor aeronave de caça do mundo atualmente ?! Não né... então aprenda a aceitar as vantagens do Spyder, assim como eu aceito as do Pantsyr... e o importante é que o sistema tema uma opção de crescimento de 15Km para 40Km o Pantsyr tem algo semelhante ?! Não... então fim de conversa.

Até parece! :?

Não passou desapercebido não... mas esse alcance mínimo de interceptação provavelmente vem dos canhões AAé e não do sistema missilístico, não vou negar que seja uma vantagem do Pantsyr, mais que pode ser igualada por um sistema Spyder simplesmente adicionando-se uma bateria de canhões AAé + FILA que já estão disponíveis no Brasil e não nos custariam nada...

Sim, os injetores AAé permite combater alvos em baixas alturas (entre 5 e 10 metros), e o míssil 57E6 pode interceptar alvos em altitude próxima de 10 metros! Isso é típico de sistema projetado para essa finalidade! E o Spyder? :P

Se você não sabe, o EB tem 25 injetores do mais moderno (adquirido em 1985) em condições de uso (os outros estão bichados), é esses podem formar poucas baterias. Pode preparar o bolso para repor cerca de 70/80 injetores + 35/40 EDT-FILA! :lol:

Não vou negar que o baixo valor do míssil comparado ao sistema Spyder é mais baixo, mais pode ser completamente compenado com a produção local do A-Darter/R-Darter, que como são "irmãos gêmeos" do Python/Derby tem uma chance de adaptação bastante alta, melhor ainda se a FAB escolher operar o A-Darter/R-Darter, seremos auto-suficientes também na produção de mísseis para baterias anti-aérea e a um custo inferior até ao Míssil Russo, fora que tem a vantagem de trazer uma comunalidade entre duas forças ao invés de abrir uma nova logística para um novo míssil.

Novamente, contando com o ovo no fiofô da galinha!

Quero... pq até agora não vi nenhuma vantagem significativa para ser melhor (para o Brasil...) que o Spyder...

Novamente sua opinião, como informações manipuladas!

Não sabia que 23 Kg era motivo para um sistema ser preferencial ao outro... já to começando a achar que você busca vantagens onde o Pantsyr não tem... ou tenta apresentar vantagens que são nulas num campo de batalha

Preferencial não, porem esse míssil são mais leve, e permite uma aceleração máxima em poucos segundo (em poucos metros), típico de um sistema antimíssil. Se essa é sua opinião, você vai me desculpar, mas prova que você não conhece do assunto!

Vamos citar o peso de alguns sistemas de defesa de ponto:

- Crotale = 84 kg
- Roland 2 = 66,5 kg (75 kg na versão 3)
- Sea Wolf = 82 kg
- RBS-23 BAMSE = 80 kg (contando o Booster que é descartado momento após o lançamento)
- Rapier = 43 kg

O único que me recordo com peso semelhante ao míssil do sistema Spyder, seria o Umkhonto-IR, que por sinal foi um míssil projetado para ser SAM (lançador VLS, selado, motor de empuxo vetorado, etc).

Sobre o alcance ?! não se preocupe... com o Booster o Spyder poderá alcança cerca de 40Km e ai é que não vai dar mesmo pro Pantsyr...

Nem vou repetir, porque já está ficando cansativo! Parece que só existe essa a vantagem “real” desse sistema, pois 4 ou 5 citações na mesma mensagem........ :?

To as ordens para responder, mais poste algumas "melhores" vantagens do Pantsyr, pois as que tu postou até agora não foram convincentes e não há meios de o Pantsyr sobrepujar as vantagens do Spyder...

Idem. Até porque a única vantagem (virtual) que você mostrou até agora foi o tal dos 40 km (retirado do Sistemas de Armas)!

Eu acho que um comboio só precisa de defesa anti-aérea móvel se estiver "atacando" leia-se adentro dentro do território inimigo... para defender o Brasil eles teriam apoio do próprio Spyder que é tão móvel "quanto" o Pantsyr e de mísseis do tipo Mistral2 ou RBS70

Voce Acha! Nossa, o Spyder virou sistema de defesa de aérea! Com a palavra, Carlos Mathias:

“Olha, não sou versado neste assunto de AAE,mas o Tunguska é feito para acompanhar as colunas blindadas no campo e prover defesa imediata de um ponto, não precisa montar rede de nada nem depende de outro veículo, acho que são duas coisas diferentes.”

Falou pouco e simples, porem correto! :wink:

Um das diferenças básicas do Pantsyr para o Tunguska é a capacidade de formar baterias. O Pantsyr é um sistema feito para paises com poucos recursos. Por isso que o sistema é versatil! :wink:

Editado pela última vez por Fox em Ter Fev 01, 2005 2:23 am, em um total de 1 vez.
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
ZeRo4
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 01, 2005 3:42 am

Fox escreveu:Se quiser mandar, fique a vontade!

Coloque seu e-mail que disponibilizarei o arquivo...

Fox escreveu:O alcance cinético e puro valor ilustrativo (só serve para mencionar todos os valores alcance), pois o míssil sem o motor desligado perde energia, é sua eficiência é prejudicada. O que fale e o alcance máximo e eficaz, é nisso o Spyder e Pantsyr estão pau a pau! Mais ou menos né, porque duvido que o Derby e Python (SAM) sejam eficientes a pouca distancia, o que é típico de um sistema projetado para essa função!

Bem, só coloquei o alcance cinético pq foi pedido por você... sobre o Python e o Derby serem eficientes a pouca distância... bem o Python tem alcance de 15Km na arena Ar-Ar, como é um míssil testado e bem cotado creio que não haja problemas para isso...

Pq os lançadores são bastante simples...

ZeRo4 escreveu:Bem, sobre o MAA-1 eu não sei... mas como os mísseis Israelenses e Sul-Africanos são quase "gêmeos" não creio que seria um empecilho muito grande adaptar o A-Darter/R-Darter ao sistema
.

Fox escreveu:Você está contando com ovo no fiofô da galinha! Sabe tenho primas gêmeas, aparentemente são iguais, mais se você olhar bem de pertinho você vai perceber algumas diferenças (olho, nariz, ou sei lá o que)! Agora não é porque teve requisitos parecidos, que esses projetos são idênticos, e tem o mesmo desempenho. Mas se você prefere pensar assim, fazer o que!

Primeiro, não estou contando com o ovo no c* da galinha, mas parece óbvio de certa forma que um sistema que funcione com o Python5 e Derby funcione sem muitas modificações com o A-Darter e o R-Darter, já que são projetos irmãos, não estou falando de MICA, R-77 e nem AMRAAM... mais de duas famílias de mísseis que na verdade são uma só... se você desejar "tapar os olhos" para negar mais uma vantagem do Spyder em relação ao Pantsyr o problema é seu, mas duvido que o resto do fórum pense da mesma maneira :P

Fox escreveu:Até ai qual a vantagem! O Pantsyr possui sistema do tipo SACLOS que permite atualização de meio cursor, ou seja, o míssil e mantido na linha de visada!

Eu continuo preferindo ARH... e ahhh o Pantsyr tem opções de lançamento LOBL e LOAL ?!

Fox escreveu:Já li um artigo (infelizmente não tenho em mãos) relatando todas as combinações do Pantsyr, e nesse menciona o uso de 3/4 sistemas para formar uma bateria (em alvos fixo, exemplo, uma base)!

Po... tu quer comparar 4 sistemas Pantsyr contra 1 Spyder e ainda "quer" que o Spyder ganhe ?! Aff... se nós estamos falando de 4 Pantsyr, vamos falar de 4 Spyder ora.

ZeRo4 escreveu:4 Lançadores que poderiam ser perfeitamente cobertos por duas baterias do Spyder a um menor custo provavelmente de aquisição e operação.

ZeRo4 escreveu:Se empregarmos também 4 baterias do Spyder com 4 lançadores móveis cada (olha que é perfeitamente possível termos 6...) teremos 96 mísseis de pronto emprego...

Fox escreveu:Custo, há que ponto olhamos somente para os custos!

Eu não costumo falar de custos, você que relatou isso sobre os mísseis... mas há de convir que o Spyder é mais barato de se adquirir/operar e a vantagem aumenta mais ainda a medida que são compradas mais baterias.

Fox escreveu:Passou pelos mísseis, babau, pois não tem injetores AAé. Se utilizar injetores AAé vai ter que ser separado e direcionado por outro centro de comando(terá que empregar um maior numero de pessoas treinadas), até porque do Spyder e limitado (vide: ATÉ 6 lançadores). Para cada grupo de 2 injetores você precisa de 1 EDT-FiLA (explicação de injetores + EDT-FILA logo abaixo). Se quiser maior capacidade vai ter que por a mão no bolso e desembolsar uns US$ 10 milhões (ou mais) em um Giraffe AMB. Bom, já tá ficando caro! Outra coisa, se por um acaso do destino a unidade de comando for para o espaço, babau sistema Spyder (pode ter até 1 milhão de lançadores), já com Pantsyr isso não acontece, pois cada sistema é independente do outro! :P

Bem, acho dificil qualquer alvo aéreo passar pelos mísseis, ainda mais quando o sistema possui dois tipos de guiagem (IR e ARH) dificultando assim o jamming do sistema e a aplicação de contra-medidas por parte do inimigo. O problema dos mísseis Cruise podem ser resolvidos pelos canhões AAé se passarem pelo Spyder (o que acho difícil...)

Fox escreveu:O barato de mais, a maioria das vezes sai caro! :lol:

Que o Diga o Pantsyr...

Fox escreveu:Aproximadamente 10 milhões de verdinhas (montado em caminhão), e já incluso 24 mísseis! :lol:

Da onde você tirou 10 milhões por caminhão ?! na venda para o UEA eles sairam a quase 15 milhões por unidades...

Fox escreveu:Quanto lançador for necessário, não, não, não! :? ATÉ 6 lançadores por unidade de comando (no total 9 veículos empregados, só para o sistema Spyder)! Você deveria saber disso!

Bem não entendi muito... mas 6 lançadores e a unidade de comando e temos 7 veículos.

ZeRo4 escreveu:além do mais com 4 lançadores o sistema tem um tempo de reação mais baixo do que o Pantsyr pq pode ter 4 lançadores apontados para 4 posições diferentes, enquanto o Pantsyr tem que girar a Torre... se sofrermos ataques de muitos meios e de direções opostas a coisa vai começar a ficar feio para o Pantsyr.

Fox escreveu:Se vocês não têm dados concretos para colocar aqui, como pode dizer que ele pode atacar mais alvos, ou sei lá o que! Você também deveria saber disso! :?

Eu não gosto de duvidar da inteligência ou capacidade de raciocínio das pessoas... mas pensemos no seguinte:

1. Sistema 1: Uma unidade de controle e 4 lançadores apontando para norte-sul-leste-oeste... Se tivermos ameaças vindo do Norte, Sul, Leste e Oeste, cada lançador lança um míssil.

2. Sistema 2: Uma unidade autônoma, capaz de lançar 12 mísseis sob uma torre giratória... Se tivermos ameaças vindo do norte-sul-leste-oeste, a torre vai ter que apontar para cada direção e efetuar um disparo, digamos que a torre demore um segundo para mudar de posição, demoraria no mínimo cerca de 4s para apontar e lançar o míssil (nem estou contando com o trancamento e olha q o Pantsyr não permite LOAL...).

Qual sistema tem um tempo de reação mais rápido ?!

ZeRo4 escreveu:Infelizmente ninguém tem os dados do ELTA que equipa o Spyder, mas se o mesmo é capaz de rastrear simultaneamente 60 alvos, deve possuir um alcance maior do que o Pantsyr que pode rastrear apenas seis.

Fox escreveu:Você também deveria saber disso, pois você esta defendendo com unhas e dente um sistema que você desconhece os dados principais! Isso está me cheirando Tor! :lol:

Atualizei o Post, pelo site da ELTA o radar tem 60Km de rastreamento e capacidade para rastrear 60 alvos simultaneamente...

Fox escreveu:Novamente, dados manipulados!

Juro que não entendi... dados manipulados ?! Eu perguntei o pq de 4 injetores AAé se o uma bateria do Pantsyr conta apenas com dois...

ZeRo4 escreveu:Até parece que um simples Booster é um equipamento difícil de se homologar... o F/A-22 não entrou em serviço e você duvida que é a melhor aeronave de caça do mundo atualmente ?! Não né... então aprenda a aceitar as vantagens do Spyder, assim como eu aceito as do Pantsyr... e o importante é que o sistema tema uma opção de crescimento de 15Km para 40Km o Pantsyr tem algo semelhante ?! Não... então fim de conversa.

Fox escreveu:Até parece! :?

É realmente deve ser bastante complicado acoplar um Booster é um míssil, afinal de contas ninguém nunca fez isso antes né ?! Mas enfim, depois de Homologado, o Spyder poderá cobrir 40Km de distância, o Pantsyr tem um crescimento futuro previsto como esse ?!

Fox escreveu:Sim, os injetores AAé permite combater alvos em baixas alturas (entre 5 e 10 metros), e o míssil 57E6 pode interceptar alvos em altitude próxima de 10 metros! Isso é típico de sistema projetado para essa finalidade! E o Spyder? :P

Então vamos nos concentrar nos sistemas missilísticos, a diferença é de 10 metros... prefiro perder 10 metros em baixa altitude do que perder 1.000 metros em alta atitude, fora que os SAMs são projetados para abater aeronaves e helicóteros... mísseis de cruzeiro é requesito secundário.

Fox escreveu:Se você não sabe, o EB tem 25 injetores do mais moderno (adquirido em 1985) em condições de uso (os outros estão bichados), é esses podem formar poucas baterias. Pode preparar o bolso para repor cerca de 70/80 injetores + 35/40 EDT-FILA! :lol:

Pq isso ?! Usando 2 Injetores + o Spyder, poderíamos formar 1 dupla de Injetor AAé por bateria Spyder sem custo adicional, complementando assim a única vantagem que o Pantsyr tem sobre o Spyder... como você planeja complementar as vantagens que o Spyder tem sobre o Pantsyr ?! no meu modo de ver é impossível :P

ZeRo4 escreveu:Não vou negar que o baixo valor do míssil comparado ao sistema Spyder é mais baixo, mais pode ser completamente compenado com a produção local do A-Darter/R-Darter, que como são "irmãos gêmeos" do Python/Derby tem uma chance de adaptação bastante alta, melhor ainda se a FAB escolher operar o A-Darter/R-Darter, seremos auto-suficientes também na produção de mísseis para baterias anti-aérea e a um custo inferior até ao Míssil Russo, fora que tem a vantagem de trazer uma comunalidade entre duas forças ao invés de abrir uma nova logística para um novo míssil.

Fox escreveu:Novamente, contando com o ovo no fiofô da galinha!

O difícil é negar mais uma extraordinária vantagem do Spyder sobre o Pantsyr... capacidade de comunalidade com a FAB em operar os mesmos mísseis, ou seja um número maior de compras = menor custo, fora a opção de podermos adaptar o A-Darter/R-Darter para operar no Spyder visto que são o mesmo projeto... só não vê quem não quer :wink:

Fox escreveu:Novamente sua opinião, como informações manipuladas!

Não to entendendo essas "informações manipuladas" todos os dados que coloquei aqui podem ser encontrados em sites como Army-Technology, Defense-Update, Rafael e etc...

Fox escreveu:Preferencial não, porem esse míssil são mais leve, e permite uma aceleração máxima em poucos segundo (em poucos metros), típico de um sistema antimíssil. Se essa é sua opinião, você vai me desculpar, mas prova que você não conhece do assunto!

O que adianta ter mais aceleração e menos teto e alcance ?!

Fox escreveu:Nem vou repetir, porque já está ficando cansativo! Parece que só existe essa a vantagem “real” desse sistema, pois 4 ou 5 citações na mesma mensagem........ :?

Conte as outras vantagens... melhor radar, melhor tempo de reação, melhor capacidade de sobrevivência e comunicação, mais barato, pode trazer comunalidade com outra força... E o Pantsyr ?! apenas a vantagem de ter 2 injetores AAé :roll:

Fox escreveu:Idem. Até porque a única vantagem (virtual) que você mostrou até agora foi o tal dos 40 km (retirado do Sistemas de Armas)!

Bem, pra começar o Sistema de Armas ta fora do ar :roll: fora as outras vantagens listadas acima, quer que eu repita ?! lá vai:

melhor radar, melhor tempo de reação, melhor capacidade de sobrevivência e comunicação, mais barato, pode trazer comunalidade com outra força... E o Pantsyr ?! apenas a vantagem de ter 2 injetores AAé :roll:

Fox escreveu:Voce Acha! Nossa, o Spyder virou sistema de defesa de aérea! Com a palavra, Carlos Mathias:

Se você englobar tudo e perceber a doutrina para o uso de tanques e blindados no Brasil, vai perceber que já prevendo de onde virá a ameaça para atacar o Brasil, fica fácil de posicionar o Spyder para que este proteja as tanques e blindados, e onde o Spyder não chegar usa-se o Mistral 2 ou RBS-70 :)

PS: Esqueci de ressaltar que o Spyder também é um sistema móvel, podendo ser montados em veículos do tipo HUMMVEE ou Caminhões.

Fox escreveu:Um das diferenças básicas do Pantsyr para o Tunguska é a capacidade de formar baterias. O Pantsyr é um sistema feito para paises com poucos recursos. Por isso que o sistema é versatil! :wink:

O Sistema é tão versátil que precisa ser comprado por "caminhão" e não por veículos lançadores... se nós tivermos 1 veículo Pantsyr para protegermos dois lugares como vamos fazer ?! Com o Spyder diminuindo custos podemos ter 2 lançadores e um sistema de controle em cada lugar com um custo bem menor :)

Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Fev 01, 2005 11:14 am, em um total de 1 vez.

ZeRo4
Sênior
Sênior

vms lá...

#53 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 01, 2005 11:12 am

Raio-X: Spyder vs. Pantsyr...

1. Radar

Spyder: Alcance 60Km, capacidade de rastreamento de até 60 alvos simultâneos.
Pantsyr: Alcance 30Km, capacidade de rastreamaneto de até 12 alvos simultâneos.

Vencedor -> Spyder (Dúvidas ?!)

OBS: O Spyder tem um sistema de C4I mais avançado, permite também receber dados de meios externo para aquisição de alvos, não achei essa capacidade no Pantsyr.

2. Armamento

Primário...

Spyder: Python5/Derby, alcance 1Km a 15Km (Cinético de 20Km), teto 20m a 9Km
Pantsyr: Alcance 1Km a 15Km (Cinético de 18Km), teto 5m a 8Km

Vencedor -> Spyder

OBS 1: Os mísseis Python5/Derby tem credibilidade, história e alcance maior que o Míssil Russo, que é uma icógnita pois nunca foi utilizado.

OBS 2: Num cenário Latino-Americano é mais importante o teto de um sistema anti-aéreo do que a capacidade de enganjar mísseis de cruzeiro voando a 5m, visto que nenhum país Sul-Americano conta com mísseis de cruzeiro.

Secundário...

Spyder: Nenhum
Pantsyr: 2 canhões AAé

Vencedor -> Pantsyr

3. Comunalidade

Spyder: Opera os dois mísseis que provavelmente serão operados pela FAB, trazendo ganhos em comunalidade com a FAB além de tonar a compra de mísseis mais baratas visto que serão encomendadas mais unidades.

Pantsyr: Abrirá uma nova cadeia logística apenas para manuseamento e armazenamento de um novo míssil.

Vencedor -> Spyder

OBS: Não existe diferença entre as versões Ar-Ar e Solo-Ar do Python5/Derby, trazendo a vantagem de num possível conflito, uma força possa utilizar o estoque de mísseis da outra sem nenhuma diferença ou adaptação.

4. Versatilidade

Spyder: Opera até 6 veículos lançadores, se tivermos 4 veículos lançadores, podemos operar 2 baterias de 2 sistemas Spyder cada um defendendo um lugar diferente. Com 6 veículos lançadores podemos ter 3 baterias com 2 Lançadores.

Pantsyr: Não há versatilidade, uma única bateria de Pantsyr pode defender apenas um ponto tendo assim um sacrifício da versatilidade e tendo um mal-aproveitamento dos 12 mísseis compostos no sistema, se quisermos outro sistema defendendo outro ponto serão gastos mais 15 milhões.

Vencedor -> Spyder

5. Capacidade de Sobrevivência

Spyder: Contando com Veículo de Comando e Controle e mais as Unidades Móveis Lançadoras é composto de no mínimo 3 veículos (1 Comando e Controle e 2 Lançadores...) Se perdermos por qualquer motivo algum veículo lançador outro pode ser reposto sem problemas, se perdemos um veículo de Comando e Controle, também pode ser reposto sem problemas... evidente que a custos, mas nesse ponto é bem mais barato que o Pantsyr, que se perder uma Bateria, são 15 milhões jogados no LIXO.

Pantsyr: Capacidade de Sobrevivência Mínima! Se for perdido ao menos um sistema Pantsyr temos um prejuízo de 15 milhões e não poderemos aproveitar nada do sistema destruído.

Vencedor -> Spyder

6. Áerea de Cobertura

Spyder: Conta com até 6 unidades móveis que podem ser distânciadas em até 20Km da unidade de Controle, o que isso significa ?! Além de uma capacidade de Sobrevivência maior, tem ganhos em Alcance, já que o Spyder pode ser vetorado por outros sistemas de vigilância. Teríamos 20Km de distânia do Veículo de controle + 15Km do alcance do Míssil, e esse crescimento pode ser "apontado" para 6 direções diferentes, já que o sistema comporta o controle de até 6 Lançadores.

Pantsyr: Área de cobertura extremamente pequena, 360o Graus em 15Km, já que não temos a vantagem de 20Km de distância entre Lançador e Comando e Controle. Não achei nenhuma capacidade para o sistema interagir com outros meios de vigilância (nem aérea, nem terrestre).

7. Potencial de Crescimento Futuro

Spyder 1: Há um enorme potencial futuro para um sistema de 40Km com a adição de um Booster, teríamos então no mesmo pacote, um sistema de defesa de ponta e de áerea curta, sem modificações no sistema em si, mais sim no míssil. Parece que os Israelenses já estão colocando no forno o Python6 e sabe-se que em breve sairá uma nova versão do Derby e pelo que circula na internet seria melhor até que o AIM-120C5. Potêncial apenas para a troca de radares, após alguns anos de uso pode-se trocar apenas o Elta e ter um ganho essencial no que diz respeito a alcance de detecção e possivelmente alcance de enganjamento com novos mísseis (Python6 e Derby2)

Spyder 2: Há um enorme potencial para o sistema operar os mísseis A-Darter/R-Darter Sul-Africanos que são irmãos gêmeos do Python5/Derby. Se a FAB optar pela dupla Sul-Africana com produção local ou sob-licensa seremos praticamente auto-suficientes em prover munição para as nossas baterias anti-aéreas.

Pantsyr: Tentei pensar em algum potencial para crescimento futuro e sinceramente não encontrei... imagine se cogitarmos trocar o Radar do sistema por exemplo, teríamos que trocar de cada sistema veículo, enquando que com o Spyder trocariamos apenas dos veículos de Comando e Controle. Fora isso nõa vejo nenhuma previsão para o crescimento e amadurecimento do sistema, seja em termos de alcance ou novos mísseis.

Vencedor -> Spyder

8. Qual Sistema é Melhor ?!

Bem, se contarmos as vantagens do Spyder sobre o Pantsyr propostas por mim (e perfeitamente viáveis...) teríamos um Placar de 6x1 para o Spyder, sendo que a única real vantagem do Spyder é ter 2 injetores AAé. Os atuais canhões do EB junto com o EDT-FILA pode muito bem cumprir o mesmo papel que estes dois injetores, sem custos adicionais em aquisição ou instrução. Por outro lado Fox, como você pretende melhorar as desvantagens do Pantsyr perante ao Spyder, por favor... liste uma a uma!

1. Radar, Os Russos tem algum Radar de vigilância capaz de rastrear 60 alvos simultâneamente há 60Km que seja adaptável ao Pantsyr ?!

2. Mísseis, Será que este míssil Russo tem desempenho melhor que a Dupla Python5/Derby ?! Acredito que não... além da vantagem de dois sistemas diferentes de guiagem e mais as vantagens do LOBL e LOAL, a dupla Israelense tem mais credibilidade.

3. Alta comunalidade de meios com a FAB, ao adquirir o Pantsyr formaríamos mais uma cadeia logística apenas para os mísseis Solo-Ar, é inegável que isto seja uma vantagem do Spyder :P

4. Versatilidade, Mínima do Pantsyr... a cada ponto que deseja ser defendido necessitamos de gasta 15 milhões a mais, com o Spyder compra-se um determinado número de lançadores e de veículos de comando e controle e podemos plotar o sistema de uma forma mais versátil.

5. Capacidade de Sobrevivência, como melhorar a capacidade sobrevivência do Pantsyr se o sistema é único (ou seja... se babar uma bateria de Pantsyr são 15 milhões jogados no lixo...) e conta com radar com alcance de detecção e rastreamento mais baixo que o Spyder ?!

6. Área de Coberturra, como aumentar a área de cobertura se o Pantsyr cobre apenas e somente 15Km e não tem capacidade (pelo ao menos não foi relatado em nenhuma página...) para interagir com outros meios de vigilância ?!

7. Potência de Crescimento Futuro, Quais as reais possibilidades de crescimento futuro do Pantsyr ?! Algum equipamento para aumentar o alcance geral do sistemas ?! possibilidade de novos mísseis ?! possibilidade da troca do radar (até há... mas a que custo ?!) por um de maior alcance e com mais capacidade ?!

ZeRo4
Sênior
Sênior

Alcance...

#54 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 01, 2005 11:43 am

Para ajudar seu raciocínio na questão do alcance ai vai uma imagem, ta horrível... foi feita no Paint (to sem Photoshop) mas da pra ter uma idéia do que é.

Imagem

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#55 Mensagem por Slip Junior » Ter Fev 01, 2005 1:50 pm

Esse tópico está excelente e bastante informativo! Obrigado à todos que participam/participaram. Eu não ousaria entrar nessa conversa porque não sei o suficiente de sistemas modernos de AAA/SAM para me envolver aqui, mas acho que é justo fazer o seguinte esclarecimento:

ZeRo4 escreveu:Bem, sobre o MAA-1 eu não sei... mas como os mísseis Israelenses e Sul-Africanos são quase "gêmeos" não creio que seria um empecilho muito grande adaptar o A-Darter/R-Darter ao sistema
.

Fox escreveu:Você está contando com ovo no fiofô da galinha! Sabe tenho primas gêmeas, aparentemente são iguais, mais se você olhar bem de pertinho você vai perceber algumas diferenças (olho, nariz, ou sei lá o que)! Agora não é porque teve requisitos parecidos, que esses projetos são idênticos, e tem o mesmo desempenho. Mas se você prefere pensar assim, fazer o que!

Fox, na verdade, as similares entre os armamentos israelenses e sul-africano vai muito além às semelhanças que requesitos que resultaram nos mesmos. Israelenses e sul-africanos são parceiros de longa data na área bélica e ainda mantêm essa parceria, sendo que realmente os mísseis citados pelo ZeRo4 possuem uma grande comunabilidade de itens, em especial, a dupla de médio alcance R-Darter / Derby.

De resto, como já disse antes, a discussão está ótima e sei, por experiência própria, que boas discussões tendem a ser dificeis, então vamos todos continuar controlando os nervos, ok pessoal? :wink:

Abraços

Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#56 Mensagem por Barao Vermelho » Ter Fev 01, 2005 3:12 pm

Caros amigos,
vou apenas ilustrar o assunto.

Manpad - Laçador Triplo
Imagem

Aspide
Imagem

Imagem

BANSE
Imagem

CROTALE
Imagem

PANTSYR
Imagem

SPYDER
Imagem

Carlos Mathias

#57 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Fev 01, 2005 3:33 pm

Mais uma vez acho que são dois sistemas diferentes para usos diferentes, este sistema israelense é para defesa fixa de um alvo, não teria condições de acompanhar as tropas em movimento e não tem a fluidez de manobra de um sistema como o Pantsyr. Para comparar com este Spyder seria o Buk-M1, este sim com alcance de mais de 40 Km e mísseis altamente capazes. O Pantsyr tem também a possibilidade de ser instalado em embarcações, o que não deixaria de ser uma opção para defesa de ponto e comunalidade. Os canhões ainda são a melhor opção para a defesa aproximada, mormente os de alta cadência e cada um do Pantsyr dispara a 2500tpm num total óbvio de 5000 tiros, fora a possibilidade de uso contra viaturas e tropas. Emfim, são sistemas diferentes para usos diferentes.

Fox
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por Fox » Ter Fev 01, 2005 3:34 pm

Blz Zero,

Coloque seu e-mail que disponibilizarei o arquivo...

Vai no meu perfil, tá lá! :wink:

Bem, só coloquei o alcance cinético pq foi pedido por você... sobre o Python e o Derby serem eficientes a pouca distância... bem o Python tem alcance de 15Km na arena Ar-Ar, como é um míssil testado e bem cotado creio que não haja problemas para isso...

Um míssil ar-ar e uma coisa, terra-ar e outra!

Pq os lançadores são bastante simples...

?????

Primeiro, não estou contando com o ovo no c* da galinha, mas parece óbvio de certa forma que um sistema que funcione com o Python5 e Derby funcione sem muitas modificações com o A-Darter e o R-Darter, já que são projetos irmãos, não estou falando de MICA, R-77 e nem AMRAAM... mais de duas famílias de mísseis que na verdade são uma só... se você desejar "tapar os olhos" para negar mais uma vantagem do Spyder em relação ao Pantsyr o problema é seu, mas duvido que o resto do fórum pense da mesma maneira

Existe isso! Se não existe, tá contando com o ovo no fiofô da galinha!

Eu continuo preferindo ARH... e ahhh o Pantsyr tem opções de lançamento LOBL e LOAL ?!

Quais são os tipos de guiagem dos sistemas Crotale, Roland 2, Sea Wolf , RBS-23 BAMSE, Rapier, Barak, etc? Essa pergunta já reponde a sua! :wink:

Po... tu quer comparar 4 sistemas Pantsyr contra 1 Spyder e ainda "quer" que o Spyder ganhe ?! Aff... se nós estamos falando de 4 Pantsyr, vamos falar de 4 Spyder ora.

Não! Estou comparado uma bateria de Pantsyr (3/4 lançadores) com uma bateria de Spyder! O manipulador de dados aqui é você! :wink:

Eu não costumo falar de custos, você que relatou isso sobre os mísseis... mas há de convir que o Spyder é mais barato de se adquirir/operar e a vantagem aumenta mais ainda a medida que são compradas mais baterias.

Será! Uma bateria de Spyder igual a oito veiculo, ultima linha de defesa para o alvo principal, pelo nos 4 inventores AAé (+2 EDT-FILA), e alvos secundários (os lançadores), pelo menos 1 por lançador! Já que você está tão interado no sistema Spyder coloque valores ai para agente comparar (por favor, bateria completa)?!

Bem, acho dificil qualquer alvo aéreo passar pelos mísseis, ainda mais quando o sistema possui dois tipos de guiagem (IR e ARH) dificultando assim o jamming do sistema e a aplicação de contra-medidas por parte do inimigo. O problema dos mísseis Cruise podem ser resolvidos pelos canhões AAé se passarem pelo Spyder (o que acho difícil...)

Pronto, não tem pra ninguém! Os Israelenses descobriram a formula do escudo antiaéreo! :D

Que o Diga o Pantsyr...

Não acho o Pantsyr tão barato não, pois existem plataformas mais em conta, porem longe de ser completa! E a relação de custo, eu coloco no mesmo pé que os caças Russos! Por sinal, um é o se preferido! Partindo do seu raciocínio, eu sou cada vez mais Rafale e EF-2000!

Da onde você tirou 10 milhões por caminhão ?! na venda para o UEA eles sairam a quase 15 milhões por unidades...

Montado em veiculo blindado sobre lagarta! Isso foi noticiado na imprensa especializada! Por sinal, não é 15 e sim 14,5 milhões! Parece pouco mais em um lote de 50 lançadores, 500 mil faz uma boa diferença! O Pantsyr montado sobre caminhão está sendo oferecido no mercado internacional a um custo 10 milhões. Se você quiser, ele pode ser até mais barato, dependo da versão escolhida! Por exemplo, o Russo disponibiliza o uso de mais duas versões de mísseis, incluindo até o Igla (ultima versão).

Bem não entendi muito... mas 6 lançadores e a unidade de comando e temos 7 veículos.

Você deveria conhecer bem o sistema Spyder, antes de defende-lo com unhas e dentes! Uma bateria Spyder e formada por 1 veiculo comando + 6 veículos lançadores + 1 veículos de recarga! Faz as conta ai e vê quanto dá! Peço desculpas por ter errado no primeiro valor quando disse 9 veículos, pois tirei essa valor de cabeça, mas na verdade era de outro sistema! O Correto é oito (8) veículos!

Eu não gosto de duvidar da inteligência ou capacidade de raciocínio das pessoas... mas pensemos no seguinte:

Eu não costumo fazer isso, porem a partir do momento você que começou a desmentir aquilo que digo(por exemplo: uma bateria de Pantsyr é igual a 3/4 lançadores) , eu também tenho direito de duvidar da suas capacidade de conhecimento do sistema Spyder (estou falando somente desse sistema!). Alias você me deu motivos para isso, pois você declarou que desconhece algumas características da central de comanda, não sabe com é formado uma bateria desse sistema, etc. Acho que você colocar a sua opinião (assim como o Fcarvalho fez) é uma coisa, e você tentar compara-lo com outros sistemas (muito fazer manipulando dados), e uma coisa bastante diferente, pois exigem conhecido de ambos sistemas.

1. Sistema 1: Uma unidade de controle e 4 lançadores apontando para norte-sul-leste-oeste... Se tivermos ameaças vindo do Norte, Sul, Leste e Oeste, cada lançador lança um míssil.

2. Sistema 2: Uma unidade autônoma, capaz de lançar 12 mísseis sob uma torre giratória... Se tivermos ameaças vindo do norte-sul-leste-oeste, a torre vai ter que apontar para cada direção e efetuar um disparo, digamos que a torre demore um segundo para mudar de posição, demoraria no mínimo cerca de 4s para apontar e lançar o míssil (nem estou contando com o trancamento e olha q o Pantsyr não permite LOAL...).

Qual sistema tem um tempo de reação mais rápido ?!

O Pantsyr, pois cada lançador (3/4 em uma bateria) pode atacar simultaneamente dois alvos em sentido contrario! Esse dado eu tenho e já mencionei anteriormente, você tem o mesmo do Spyder?!

Atualizei o Post, pelo site da ELTA o radar tem 60Km de rastreamento e capacidade para rastrear 60 alvos simultaneamente...

Muito bom! :D Só falta agora você adicionar quanto alvos podem ser priorizados, e quanto atacados! Estou esperando! :wink:

Juro que não entendi... dados manipulados ?! Eu perguntei o pq de 4 injetores AAé se o uma bateria do Pantsyr conta apenas com dois...

Sem comentários! :?

É realmente deve ser bastante complicado acoplar um Booster é um míssil, afinal de contas ninguém nunca fez isso antes né ?! Mas enfim, depois de Homologado, o Spyder poderá cobrir 40Km de distância, o Pantsyr tem um crescimento futuro previsto como esse ?!

Se fosse assim, cada sistema não passaria por bateladas de testes antes ser homologado! Na engenheira até pequenos detalhes pode influenciar (positivamente ou negativamente) em um projeto. Sei disso porque estou na área! Quer exemplo da minha área, uma “simples” planta de destilação pode ser inviabilizada de uma região para outras, por um simples detalhe de condições climáticas! É simples (em comparações com os outros critérios), porem deve ser considerado! :wink:

Então vamos nos concentrar nos sistemas missilísticos, a diferença é de 10 metros... prefiro perder 10 metros em baixa altitude do que perder 1.000 metros em alta atitude, fora que os SAMs são projetados para abater aeronaves e helicóteros... mísseis de cruzeiro é requesito secundário.

Poisé! E para destruir uma simples bomba convencional, o que você faria! Nesse caso, eu acederia uma vela! Se contar que o perfil de combate na América do sul e voar baixo, pois as maiorias das armas são convencionais! O que você contra um ataque de Maverick (muitos dizem que alguns dos nossos visinhos possuem esse míssil)? Lança o missil, puts, falhou, babau!

Pq isso ?! Usando 2 Injetores + o Spyder, poderíamos formar 1 dupla de Injetor AAé por bateria Spyder sem custo adicional, complementando assim a única vantagem que o Pantsyr tem sobre o Spyder... como você planeja complementar as vantagens que o Spyder tem sobre o Pantsyr ?! no meu modo de ver é impossível

Não entendi nada! :lol:

O difícil é negar mais uma extraordinária vantagem do Spyder sobre o Pantsyr... capacidade de comunalidade com a FAB em operar os mesmos mísseis, ou seja um número maior de compras = menor custo, fora a opção de podermos adaptar o A-Darter/R-Darter para operar no Spyder visto que são o mesmo projeto... só não vê quem não quer

Isso existe! Já saiu alguma vez na imprensa! :D

Não to entendendo essas "informações manipuladas" todos os dados que coloquei aqui podem ser encontrados em sites como Army-Technology, Defense-Update, Rafael e etc...

Manipulação dos dados do Pantsyr S-1! :wink:

Senhor leitores desse tópico, gostaria que cada de vocês dessem uma olhada nos site que o colega Zero acabou de nos indicar! Porem sobre a possibilidade da adição de um Booster, aumenta o alcance do sistema para um valor próximo de 40 km, entre outros!

Ai vai os link, sobre esse assunto:

Army-Technology

http://www.army-technology.com/projects/spyder/

Defense-Update

http://www.defense-update.com/products/s/spyder.htm

Rafael

http://www.rafael.co.il/web/rafnew/products/air-spyder.htm

Eu realmente não achei esses dados, assim como outros (capacidade de atacar X alvos simultaneamente, etc).

O que adianta ter mais aceleração e menos teto e alcance ?!

Típico de um sistema milistico!

Conte as outras vantagens... melhor radar, melhor tempo de reação, melhor capacidade de sobrevivência e comunicação, mais barato, pode trazer comunalidade com outra força... E o Pantsyr ?! apenas a vantagem de ter 2 injetores AAé

Enquanto você não colocar os dados completo do Spyder(por exemplo: alvo atacados simultaneamente, tempo de reposta,etc), vai ficar difícil tal comparação! Por enquanto, só chute! :D

Bem, pra começar o Sistema de Armas ta fora do ar fora as outras vantagens listadas acima, quer que eu repita ?! lá vai:

Tem certeza!? :?

Sistemas de Armas:

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/

Link falando o Spyder:

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/aam/spyder.html

Trecho que o autor do site menciona a possibilidade do uso do Booster(parece mais uma opinião do autor!):

“O sistema tem capacidade multialvo, "dispare-e-esqueça", alcance curto e médio e usa o mesmo míssil Derby ar-ar. Com um boostero Derby deve alcancar 40km.”

melhor radar, melhor tempo de reação, melhor capacidade de sobrevivência e comunicação, mais barato, pode trazer comunalidade com outra força... E o Pantsyr ?! apenas a vantagem de ter 2 injetores AAé

Enquanto não tivermos todos os valores do sistema Spyder(projeto), vai ficar difícil tal comparação! :D

Se você englobar tudo e perceber a doutrina para o uso de tanques e blindados no Brasil, vai perceber que já prevendo de onde virá a ameaça para atacar o Brasil, fica fácil de posicionar o Spyder para que este proteja as tanques e blindados, e onde o Spyder não chegar usa-se o Mistral 2 ou RBS-70

O Spyder deverá proteger alvos fixo (por exemplo, uma base), e como não tem capacidade de defesa de aérea tem uma projeção pequena. Em uma região de próximo a fronteira, acompanhando os blindado (muitas vezes em movimento) não terá proteção de sistemas fixos, portanto o Spyder não poderá fazer nada! O Pantsyr pode proporcionar uma defesa mais eficiente (sistema de radar, sistema de alerta antecipado, SAM, injetores AAé, que também pode ser utilizando contra alvos de superfície, etc) fazer coisa que um sistema simples (que utiliza mísseis tipo MANPAD) não pode!

PS: Esqueci de ressaltar que o Spyder também é um sistema móvel, podendo ser montados em veículos do tipo HUMMVEE ou Caminhões.

E atrás uma baita unidade de comando! Até todo o sistema estiver disponível, babau! O Pantsyr de 4 a 6 segundo está pronto para lançar os seu mísseis, e antes disso o injetor pode ser utilizado(se preciso)!

O Sistema é tão versátil que precisa ser comprado por "caminhão" e não por veículos lançadores... se nós tivermos 1 veículo Pantsyr para protegermos dois lugares como vamos fazer ?! Com o Spyder diminuindo custos podemos ter 2 lançadores e um sistema de controle em cada lugar com um custo bem menor

O sistema e tão versátil que pode ser montado em emborcações (homologando), caminhões (homologado), plataforma fixa (homologado), pode ser utilizado em baterias e individualmente!

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Fox
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por Fox » Ter Fev 01, 2005 3:36 pm

Zero escreveu:Raio-X: Spyder vs. Pantsyr...

1. Radar

Spyder: Alcance 60Km, capacidade de rastreamento de até 60 alvos simultâneos.
Pantsyr: Alcance 30Km, capacidade de rastreamaneto de até 12 alvos simultâneos.

Vencedor -> Spyder (Dúvidas ?!)

OBS: O Spyder tem um sistema de C4I mais avançado, permite também receber dados de meios externo para aquisição de alvos, não achei essa capacidade no Pantsyr.

2. Armamento

Primário...

Spyder: Python5/Derby, alcance 1Km a 15Km (Cinético de 20Km), teto 20m a 9Km
Pantsyr: Alcance 1Km a 15Km (Cinético de 18Km), teto 5m a 8Km

Vencedor -> Spyder

OBS 1: Os mísseis Python5/Derby tem credibilidade, história e alcance maior que o Míssil Russo, que é uma icógnita pois nunca foi utilizado.

OBS 2: Num cenário Latino-Americano é mais importante o teto de um sistema anti-aéreo do que a capacidade de enganjar mísseis de cruzeiro voando a 5m, visto que nenhum país Sul-Americano conta com mísseis de cruzeiro.

Secundário...

Spyder: Nenhum
Pantsyr: 2 canhões AAé

Vencedor -> Pantsyr

3. Comunalidade

Spyder: Opera os dois mísseis que provavelmente serão operados pela FAB, trazendo ganhos em comunalidade com a FAB além de tonar a compra de mísseis mais baratas visto que serão encomendadas mais unidades.

Pantsyr: Abrirá uma nova cadeia logística apenas para manuseamento e armazenamento de um novo míssil.

Vencedor -> Spyder

OBS: Não existe diferença entre as versões Ar-Ar e Solo-Ar do Python5/Derby, trazendo a vantagem de num possível conflito, uma força possa utilizar o estoque de mísseis da outra sem nenhuma diferença ou adaptação.

4. Versatilidade

Spyder: Opera até 6 veículos lançadores, se tivermos 4 veículos lançadores, podemos operar 2 baterias de 2 sistemas Spyder cada um defendendo um lugar diferente. Com 6 veículos lançadores podemos ter 3 baterias com 2 Lançadores.

Pantsyr: Não há versatilidade, uma única bateria de Pantsyr pode defender apenas um ponto tendo assim um sacrifício da versatilidade e tendo um mal-aproveitamento dos 12 mísseis compostos no sistema, se quisermos outro sistema defendendo outro ponto serão gastos mais 15 milhões.

Vencedor -> Spyder

5. Capacidade de Sobrevivência

Spyder: Contando com Veículo de Comando e Controle e mais as Unidades Móveis Lançadoras é composto de no mínimo 3 veículos (1 Comando e Controle e 2 Lançadores...) Se perdermos por qualquer motivo algum veículo lançador outro pode ser reposto sem problemas, se perdemos um veículo de Comando e Controle, também pode ser reposto sem problemas... evidente que a custos, mas nesse ponto é bem mais barato que o Pantsyr, que se perder uma Bateria, são 15 milhões jogados no LIXO.

Pantsyr: Capacidade de Sobrevivência Mínima! Se for perdido ao menos um sistema Pantsyr temos um prejuízo de 15 milhões e não poderemos aproveitar nada do sistema destruído.

Vencedor -> Spyder

6. Áerea de Cobertura

Spyder: Conta com até 6 unidades móveis que podem ser distânciadas em até 20Km da unidade de Controle, o que isso significa ?! Além de uma capacidade de Sobrevivência maior, tem ganhos em Alcance, já que o Spyder pode ser vetorado por outros sistemas de vigilância. Teríamos 20Km de distânia do Veículo de controle + 15Km do alcance do Míssil, e esse crescimento pode ser "apontado" para 6 direções diferentes, já que o sistema comporta o controle de até 6 Lançadores.

Pantsyr: Área de cobertura extremamente pequena, 360o Graus em 15Km, já que não temos a vantagem de 20Km de distância entre Lançador e Comando e Controle. Não achei nenhuma capacidade para o sistema interagir com outros meios de vigilância (nem aérea, nem terrestre).

7. Potencial de Crescimento Futuro

Spyder 1: Há um enorme potencial futuro para um sistema de 40Km com a adição de um Booster, teríamos então no mesmo pacote, um sistema de defesa de ponta e de áerea curta, sem modificações no sistema em si, mais sim no míssil. Parece que os Israelenses já estão colocando no forno o Python6 e sabe-se que em breve sairá uma nova versão do Derby e pelo que circula na internet seria melhor até que o AIM-120C5. Potêncial apenas para a troca de radares, após alguns anos de uso pode-se trocar apenas o Elta e ter um ganho essencial no que diz respeito a alcance de detecção e possivelmente alcance de enganjamento com novos mísseis (Python6 e Derby2)

Spyder 2: Há um enorme potencial para o sistema operar os mísseis A-Darter/R-Darter Sul-Africanos que são irmãos gêmeos do Python5/Derby. Se a FAB optar pela dupla Sul-Africana com produção local ou sob-licensa seremos praticamente auto-suficientes em prover munição para as nossas baterias anti-aéreas.

Pantsyr: Tentei pensar em algum potencial para crescimento futuro e sinceramente não encontrei... imagine se cogitarmos trocar o Radar do sistema por exemplo, teríamos que trocar de cada sistema veículo, enquando que com o Spyder trocariamos apenas dos veículos de Comando e Controle. Fora isso nõa vejo nenhuma previsão para o crescimento e amadurecimento do sistema, seja em termos de alcance ou novos mísseis.

Vencedor -> Spyder

8. Qual Sistema é Melhor ?!

Bem, se contarmos as vantagens do Spyder sobre o Pantsyr propostas por mim (e perfeitamente viáveis...) teríamos um Placar de 6x1 para o Spyder, sendo que a única real vantagem do Spyder é ter 2 injetores AAé. Os atuais canhões do EB junto com o EDT-FILA pode muito bem cumprir o mesmo papel que estes dois injetores, sem custos adicionais em aquisição ou instrução. Por outro lado Fox, como você pretende melhorar as desvantagens do Pantsyr perante ao Spyder, por favor... liste uma a uma!

1. Radar, Os Russos tem algum Radar de vigilância capaz de rastrear 60 alvos simultâneamente há 60Km que seja adaptável ao Pantsyr ?!

2. Mísseis, Será que este míssil Russo tem desempenho melhor que a Dupla Python5/Derby ?! Acredito que não... além da vantagem de dois sistemas diferentes de guiagem e mais as vantagens do LOBL e LOAL, a dupla Israelense tem mais credibilidade.

3. Alta comunalidade de meios com a FAB, ao adquirir o Pantsyr formaríamos mais uma cadeia logística apenas para os mísseis Solo-Ar, é inegável que isto seja uma vantagem do Spyder

4. Versatilidade, Mínima do Pantsyr... a cada ponto que deseja ser defendido necessitamos de gasta 15 milhões a mais, com o Spyder compra-se um determinado número de lançadores e de veículos de comando e controle e podemos plotar o sistema de uma forma mais versátil.

5. Capacidade de Sobrevivência, como melhorar a capacidade sobrevivência do Pantsyr se o sistema é único (ou seja... se babar uma bateria de Pantsyr são 15 milhões jogados no lixo...) e conta com radar com alcance de detecção e rastreamento mais baixo que o Spyder ?!

6. Área de Coberturra, como aumentar a área de cobertura se o Pantsyr cobre apenas e somente 15Km e não tem capacidade (pelo ao menos não foi relatado em nenhuma página...) para interagir com outros meios de vigilância ?!

7. Potência de Crescimento Futuro, Quais as reais possibilidades de crescimento futuro do Pantsyr ?! Algum equipamento para aumentar o alcance geral do sistemas ?! possibilidade de novos mísseis ?! possibilidade da troca do radar (até há... mas a que custo ?!) por um de maior alcance e com mais capacidade ?!

Com dados manipulados (Pantsyr) e dados incompletos (Spyder), não há condições de estabelecer comparações!

Só um pequeno detalhe, o Pantsyr tem potencial de crescimento, tanto é que esse vetor é derivado do Tunguska, sofrendo melhorias no sistema eletrônicos (principalmente radar, de 18 a 30 km, por exemplo), armamento, plataformas, etc! Bom todo esse potencial de crescimento e real!

Falou!!!

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Fox
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por Fox » Ter Fev 01, 2005 3:46 pm

Belíssimo desenho em Paint Brush!

Você só esquece de um detalhe importantíssimo em uma malha de sistema de defesa antiaéreo!

Veja abaixo:

Era assim:

Imagem

Deveria ser assim

Imagem

E se fosse assim, era só atacar assim:

Imagem

Desculpa-me por usar os seus desenho, e pelos meus desenhos feios, ou até mesmo por algum erro grosseiro no português! Sabe com é, estou escrevendo correndo! :lol: :lol: :lol:

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Responder