Dogfight : Mirage III ( FAB ) x F-16 A ( FAV )

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5701 vezes
Agradeceram: 3254 vezes

Curiosidade

#31 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 30, 2005 4:30 pm

Por favor, alguem aí tenha a bondade e a paciencia de me explicar como é que pode tanta gente acreditar que o Brasil vai ficar melhor defendido quando os F-5 e AMX forem modernizados, mesmo com mais 12(?) míseros FX em Anapólis, se a quantidade destes se quer dá para a fab defender a si mesma, e pior, estão todos "exprimidos" no triangulo Rio-Brasilia-Canoas?
Ao acaso o restante do país seria defendido a partir destas bases? Se sim, quem defenderia estas bases na ausencia destas aeronaves frente a um potencial confllito de media/alta intensidade. Ou será que acham tambem que se pode defender uma base aérea com uma esquadrilha, ainda que seja com melhor caça do mundo?
Tá na hora de abrirmos os olhos e ver que no caso do nosso pais, qualidade desacompanhada de quantidade é como chover no molhado. Ainda não inventaram tecnologia no mundo que possa equacionar esta questão, e até que ela venha, das duas uma: ou nós vamos ficaar chupando o dedo e esperar o milagre (econômico) cair do céu, ou vamos providenciar uma defesa aérea de verdade para o Brasil, antes que alguma coisa venha a cair primeiro do céu em nossas cabeças.

Abraços.

Carpe Diem
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#32 Mensagem por Slip Junior » Dom Jan 30, 2005 7:07 pm

FCarvalho, eu prefiro uma força relativamente pequena, moderna e bem adestrada do que uma quantidade enorme de caças obsoletos com manutenção feita de forma inadequada e tripulada por pilotos mal-preparados.

A quantidade de 100-150 aeronaves de combate de alta performance que encontramos hoje possivelmente perdurá por ainda mais tempo e é suficiente para atuar em conflitos localizados à determinada região do país.

Essa quantidade se torna realmente ridicula apenas se for considerada uma aliança entre todos nossos vizinhos que se voltem contra nós ao mesmo tempo ou na tal guerra contra os Estados Unidos.

Nos demais cenários, a gente se virá tranquilo com 100-150 aeronaves de combate.

Abraços

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#33 Mensagem por helio » Seg Jan 31, 2005 9:21 am

quanto a concentração de caças somente no sudeste e sul.uma observação:
Pelas fotos que ví da Cruzex, TODOS os Mirages ainda operacionais(IIIE) estavam participando do exercício. Talvez ficaram em Anápolis apenas um ou dois IIID. Imaginem se sofressemos um alerta na região nesta época.....

Um abraço

Hélio

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#34 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 31, 2005 11:59 am

A FAB tem aproximadamente 13 ou 14 Mirage III operacionais. No último exercício lá no Sul (antes da Cruzex) eram 10 Mirage III participando. Em Anápolis deviam ter cerca de 3 ou 4, sendo dois em alerta permantente.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#35 Mensagem por helio » Seg Jan 31, 2005 12:11 pm

Vinicius
Perdão , mas acho que o número mencionado é o total de Mirages que a FAB tem, mas não o total operacional que não deve ultrapassar 8 aviões incluindo os de treinamento, que não portam mísseis.

Hélio

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#36 Mensagem por Slip Junior » Seg Jan 31, 2005 12:28 pm

Hélio, o numero total de F-103's na FAB é 20.

Álias, não sabia que o Mirage IIIEBR não podiam portar mísseis.

Abraços

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#37 Mensagem por talharim » Seg Jan 31, 2005 12:37 pm

Slip Junior escreveu:

Álias, não sabia que o Mirage IIIEBR não podiam portar mísseis.

Será que seriam somente os Mirage biplace que nao podem portar mísseis?

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#38 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 31, 2005 2:51 pm

FAB tem aproximadamente 13 ou 14 Mirage III operacionais. No último exercício lá no Sul (antes da Cruzex) eram 10 Mirage III participando. Em Anápolis deviam ter cerca de 3 ou 4, sendo dois em alerta permantente.

Esse número muda a cada dia. Veja a informação que eu tenho de hoje:

6 aviões operacionais para treino;
4 aviões operacionais em alerta 24hrs;
6 aviões no hangar manutenção
1 avião desmontado para exposição estática- cidade de Anápolis

não sabia que o Mirage IIIEBR não podiam portar mísseis.
Podem sim, ele possui é uma capacidade de combustível menor. Os mísseis são levados em pilones que são desmontáveis, que ficam embaixo das asas, mais na ponta, e que normamente não ficam nos aviões, mesmo nos monoplace. É comum a montagem apenas em treinamento ar-solo, quando os MIRAGE levam ou pequenas bombas de treinamento, ou um sistema híbrido de lança-foguete/tanque de combustível.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#39 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Fev 01, 2005 10:17 am

Tudo bem que o principal polo industrial do país está no sudeste, mas o nordeste vem se fortalecendo e se desevolvendo muito, será que não era hora de termos uma base com um esquadrão de caças por aqui??

_______________________________________________.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#40 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Fev 01, 2005 11:59 am

Acho que não. A hora é a de conseguirmos manter os esquadrões atuais. A partir do momento que a gente puder manter os atuais, a gente pode pensar em novos esquadrões.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5701 vezes
Agradeceram: 3254 vezes

#41 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2005 5:46 pm

Olá Slip.

Eu sincera e alegremente trocaria essea 100/150 aeronaves de que dispomos por 168 gripens batch III se, e somente se, os mesmos fossem divididos equanememente entre os cmds de defesa aérea da fab, ou seja, daria para formar um grupo de caça para cada comar e dar uma defesa aérea mais crível e integral ao país.
Continuo um severo critico dessa atitude da fab de encetar todos os seus esquadrões de caça na região sul/sudeste, e olhe que a justificativa de falta de recursos, já não me soa tão convincente, haja vista, MB e EB terem estruturas bem maiores, apesar de orçamentos menores do que aquela, e no entanto em tempo algum jamais se furtaram a expandir e mantê-las nas demais regiões do país, apesar dos pesares. É dificil entender o que se passa na cabeça do alto cmmdo da fab neste sentido. O que falta e/ou se precisa fazer ou acontecer?
Quanto a qtde ideal de caças para a fab, me detive durante bastante tempo estudando o assunto do ponto de vista tão somente militar, para ser bem genérico, e cheguei ao número de 14 grupos de caças, como sendo o número minimamente adequado para uma defesa aérea, como disse anteriormente, crível e integral, além de efetiva, para o país. Isto nos daria uma força em trono de 336 aeronaves de caça. É claro que estes números "gigantescos"dirão alguns está hoje absolutamente fora de nosso contexto politico-militar. Mas eu pergunto: por quanto tempo ainda tão somente a américa do sul nos servirá como parâmetro para a formação de nossa politica de defesa, e por consequnência da estrutura das fas?
Será que já não passou da hora de olharmosa nossa defesa para além do que a vista do muro sul-americano nos permite ver?

Abraços.

Carpe Diem
César
Sênior
Sênior
Contato:

#42 Mensagem por César » Qua Fev 02, 2005 7:38 pm

Fábio Nascimento escreveu:Tudo bem que o principal polo industrial do país está no sudeste, mas o nordeste vem se fortalecendo e se desevolvendo muito, será que não era hora de termos uma base com um esquadrão de caças por aqui??

Eu já tive um belo debate com o Vinicius, sobre a necessidade(ou não) de um Esquadrão de caça(um Segundo GDA) baseado na Região Norte. Mais precisamente em Manaus-AM.

Vou dar uma procurada e divulgo aqui, pra quem quizer ler(e me apoiar, é claro! :lol: )

Abraços!

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#43 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Fev 03, 2005 9:39 am

Eu já tive um belo debate com o Vinicius, sobre a necessidade(ou não) de um Esquadrão de caça(um Segundo GDA) baseado na Região Norte. Mais precisamente em Manaus-AM.

Vou dar uma procurada e divulgo aqui, pra quem quizer ler(e me apoiar, é claro! )

Eu concordo com vc, hoje os narcotraficantes usam pequenos aviões de baixo desempenho, mas e se eles mudarem de estrateja e começarem a usar jatinhos? será que o ALX conseguirá interceptalos? qual a distancia da base mais próxima do amazonas, que se não me engano é a do 1º GDA?

_______________________________________________.
César
Sênior
Sênior
Contato:

#44 Mensagem por César » Qui Fev 03, 2005 10:35 am

Fábio Nascimento escreveu:

Vou dar uma procurada e divulgo aqui, pra quem quizer ler(e me apoiar, é claro! )

Eu concordo com vc, hoje os narcotraficantes usam pequenos aviões de baixo desempenho, mas e se eles mudarem de estrateja e começarem a usar jatinhos? será que o ALX conseguirá interceptalos? qual a distancia da base mais próxima do amazonas, que se não me engano é a do 1º GDA?

Bem, na verdade a minha principal preocupação era que qualquer ataque partindo de um Vizinho naquela região só veria uma reação Brasileira umas quatro horas depois! Embora hoje em dia essa possibilidade seja pequena, é melhor prevenir que remediar.

Vou procurar e divulgo aqui. Mas que vai ser difícil achar vai... :roll:

Abraço a todos

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#45 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 03, 2005 12:14 pm

Se eles passarem a usar jatos, aí haverá uma necessidade de colocar vetores a jato na Amazônia. Mas eles não utilizam, portanto ainda não é nada que não possa esperar.

Vinicius Pimenta

Responder