Navios famosos da Armada Portuguesa
Moderador: Conselho de Moderação
- pt
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 161 vezes
- Contato:
A Sagres, de facto não é uma fragata. É o tipico Clipper de 3 mastros
Técnicamente é uma barca de três mastros, com 23 velas. A sua característica mais distintiva, no entanto, são as cruzes de Cristo nas velas, que o tornam reconhecivel em qualquer lugar do mundo.
Fragata é isto:
Esta fragata (armada com varios canhoes em duas cobertas) foi o último navio português da chamada carreira das Indias, que se iniciou no século XVI.
Este navio ardeu, afundou-se no Tejo, até não sermais que um destroço e foi completamente reconstruido para a Expo-98.
A Sagres (que já foi um navio brasileiro) pode ser mais vistosa por causa das velas com a cruz de Cristo, mas a D. Fernando e Gloria, é mais representativa. Além do mais a Sagres tem casco de aço, enquanto a D. Fernando e Gloria, é um navio de madeira.
Trata-se de uma reconstrução exacta. Nem sequer tem motor, para que fosse respeitado o original.
Já estive a bordo da "D. Fernando II e Gloria" e é impressionante, especialmente pelo detalhe.
Infelizmente, por não ter motor, fica mais complicado fazer viagens com o navio pelo mundo. A Sagres, quando não há vento, liga os motores e pode navegar a 9 nós.
Mais sobre esta fragata aqui:
http://www.cidadevirtual.pt/fragata/
Cumprimentos
Técnicamente é uma barca de três mastros, com 23 velas. A sua característica mais distintiva, no entanto, são as cruzes de Cristo nas velas, que o tornam reconhecivel em qualquer lugar do mundo.
Fragata é isto:
Esta fragata (armada com varios canhoes em duas cobertas) foi o último navio português da chamada carreira das Indias, que se iniciou no século XVI.
Este navio ardeu, afundou-se no Tejo, até não sermais que um destroço e foi completamente reconstruido para a Expo-98.
A Sagres (que já foi um navio brasileiro) pode ser mais vistosa por causa das velas com a cruz de Cristo, mas a D. Fernando e Gloria, é mais representativa. Além do mais a Sagres tem casco de aço, enquanto a D. Fernando e Gloria, é um navio de madeira.
Trata-se de uma reconstrução exacta. Nem sequer tem motor, para que fosse respeitado o original.
Já estive a bordo da "D. Fernando II e Gloria" e é impressionante, especialmente pelo detalhe.
Infelizmente, por não ter motor, fica mais complicado fazer viagens com o navio pelo mundo. A Sagres, quando não há vento, liga os motores e pode navegar a 9 nós.
Mais sobre esta fragata aqui:
http://www.cidadevirtual.pt/fragata/
Cumprimentos
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
O que o colega PT disse da Fragata D. Fernando é verdade:
A Fragata não navega, porque não tem velame e a mastreação está "trancada".
Para a colocar a navegar em segurança seria necessário colocar-lhe um motor auxiliar, ainda que de fraca potência.
Mas para já a Marinha quer preservar a integridade do navio, e daí que ele não navege a não ser rebocado.
A Fragata não navega, porque não tem velame e a mastreação está "trancada".
Para a colocar a navegar em segurança seria necessário colocar-lhe um motor auxiliar, ainda que de fraca potência.
Mas para já a Marinha quer preservar a integridade do navio, e daí que ele não navege a não ser rebocado.
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2453 vezes
Rui Elias Maltez escreveu:Só agora é que reparei que o P-44 e o JLRC são vizinhos
Repegando no tema:
Como disse, gostaria de ver as OHP baptizadas na mesma linha das actuais Meko-200, e assim eu proporia os nomes de NRP Bartolomeu Dias para uma e de NRP Diogo Cão para outra.
Mas como também concordo que para a nossa história, o Fernão de Magalhães tem estado muito arredado, e também como forma de evitar que para o mundo esse nome nos seja "roubado", porque não o futuro NavPol adopar o nome de quem tentou a viagem de circunavegação?
Para os submarinos, que em princípio serão dois, pelo menos numa primeira fase, eu proporia nomes ligados à colonização dos Açores e Madeira:
NRP Goçalves Zarco, para um e NRP Gonçalo Velho, para o outro.
E desse modo deixava-se essa moda pindérica de baptizar os submarinos com nomes de cetácios.
Afinal, a força de submarinos da Armada não deve ser confundida com o Aquário de Algés
Eu gostava de que existisse alguma imaginação para nomes... é que são sempre os mesmos...Diogo Cão foi uma fragata, Gonçalves Zarco e Gonçalo Velho foram 2 avisos, salvo erro o Bartolomeu Dias não era o Aviso gémeo do Afonso de albuquerque afundado em 1961 na India?
Acho que nunca existiu nenhum navio de guerra português chamado NRP FERNÃO DE MAGALHÃES...
NRP LUIS DE CAMÔES para o NavPol ?????
É que chateia são sempre os mesmos nomes...pfffffff
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
P-44:
Como disse acima, por mim, colocava o Fernão de Magalhães para baptizar o NavPol.
Mas há outros nomes menos conhecidos, e que poderiam ser elegíveis:
Fernão Pó, Diogo Gomes, Cadamosto, Gil Eanes, e se não nos importamos em ferir susceptibilidades, porque não Hermenegildo Capelo, Serpa Pinto, Roberto Ivens ou Silva Porto?
Como disse acima, por mim, colocava o Fernão de Magalhães para baptizar o NavPol.
Mas há outros nomes menos conhecidos, e que poderiam ser elegíveis:
Fernão Pó, Diogo Gomes, Cadamosto, Gil Eanes, e se não nos importamos em ferir susceptibilidades, porque não Hermenegildo Capelo, Serpa Pinto, Roberto Ivens ou Silva Porto?
- P44
- Sênior
- Slip Junior
- Sênior
A nossa Marinha pelo menos é um pouco mais criativa. Aqui vão os nomes dos principais navios da esquadra brasileira atualmente em serviço:
Os maiores navios da esquadra geralmente recebem nomes de estados. Exemplos da esquadra atual: A12 São Paulo, contra-torpedeiro D27 Pará e NDD's G30 Ceará e G31 Rio de Janeiro.
Agora o negócio fica um pouco mais complicado:
As fragatas classe Greenhalgh (ex-Type 22 Batch 2) receberam personalidades históricas da Marinha Brasileira (Greenhalgh, Bosísio e Rademaker).
Os submarinos classe Tupi receberam nomes indigenas começando com a letra "T". Então são eles: Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó e Tikuna (em construção).
Agora a única classe a qual eu não sei bem a relação entre os nomes é classe Niterói (nome de um cidade) de fragatas. Elas receberam os nomes Niterói, Defensora, Constituição, Liberal, Independência e União. E aqui eu pergunto: o que "Niterói" tem a ver com o nome das outras fragatas?!
Abraços
Os maiores navios da esquadra geralmente recebem nomes de estados. Exemplos da esquadra atual: A12 São Paulo, contra-torpedeiro D27 Pará e NDD's G30 Ceará e G31 Rio de Janeiro.
Agora o negócio fica um pouco mais complicado:
As fragatas classe Greenhalgh (ex-Type 22 Batch 2) receberam personalidades históricas da Marinha Brasileira (Greenhalgh, Bosísio e Rademaker).
Os submarinos classe Tupi receberam nomes indigenas começando com a letra "T". Então são eles: Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó e Tikuna (em construção).
Agora a única classe a qual eu não sei bem a relação entre os nomes é classe Niterói (nome de um cidade) de fragatas. Elas receberam os nomes Niterói, Defensora, Constituição, Liberal, Independência e União. E aqui eu pergunto: o que "Niterói" tem a ver com o nome das outras fragatas?!
Abraços
- P44
- Sênior
Os nossos Subs quase sempre tiveram o nome de animais marinhos...a ultima classe original de 4, dos quais so´restam dois, até estava ordenada de forma alfabética:
Albacora
Barracuda
Cachalote
Delfim
(O Cachalote foi vendido ao Paquistão em 1975, onde ainda serve, com o nome GHAZI)
(O albacora já foi abatido , e o Delfim será este ano)
A esquadrilha que antecedeu esta era toda composta por nomes começados por "N"
Narval
Neptuno
Nautilo
a 2ª salvo erro era:
Golfinho
Espadarte
( e não me lembro de mais)
Os navios de superficie sempre tiveram nomes de navegadores, practicamente.
Mas até voltamos a ter um navio com nome de Rei (A522 - NRP D. Carlos I)
Na altura da deposição da monarquia (1910) todos os navios com nomes "REais" tiveram os nomes alterados pra nomes "Republicanos"
A mim chateia-me é que são sempre os mesmos...
Por exemplo, dar o nome de CARVALHO ARAÙJO a uma das OHPs pareceria-me boa ideia.
(Carvalho Araújo foi um oficial da Marinha Portuguesa que em plena I Guerra Mundial deu combate a um U-boot alemão, de modo a permitir que um navio de passageiros escapasse. Ele morreu durante o combate, completamente desproporcionado em matéria de forças, aos comandos de um pequeno navio armado com um canhãozito apenas)
A BRAVURA da Tripulação Portuguesa ficou registada no diário de bordo do submarino alemão, pelo punho do próprio comandante do U-Boot...
Penso que seria de honrar esse oficial...
Albacora
Barracuda
Cachalote
Delfim
(O Cachalote foi vendido ao Paquistão em 1975, onde ainda serve, com o nome GHAZI)
(O albacora já foi abatido , e o Delfim será este ano)
A esquadrilha que antecedeu esta era toda composta por nomes começados por "N"
Narval
Neptuno
Nautilo
a 2ª salvo erro era:
Golfinho
Espadarte
( e não me lembro de mais)
Os navios de superficie sempre tiveram nomes de navegadores, practicamente.
Mas até voltamos a ter um navio com nome de Rei (A522 - NRP D. Carlos I)
Na altura da deposição da monarquia (1910) todos os navios com nomes "REais" tiveram os nomes alterados pra nomes "Republicanos"
A mim chateia-me é que são sempre os mesmos...
Por exemplo, dar o nome de CARVALHO ARAÙJO a uma das OHPs pareceria-me boa ideia.
(Carvalho Araújo foi um oficial da Marinha Portuguesa que em plena I Guerra Mundial deu combate a um U-boot alemão, de modo a permitir que um navio de passageiros escapasse. Ele morreu durante o combate, completamente desproporcionado em matéria de forças, aos comandos de um pequeno navio armado com um canhãozito apenas)
A BRAVURA da Tripulação Portuguesa ficou registada no diário de bordo do submarino alemão, pelo punho do próprio comandante do U-Boot...
Penso que seria de honrar esse oficial...
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
De facto não tem havido muita criatividade.
Por mim, quanto aos submarinos, eu não encontro grande imaginação no nome de cetáceos, e agora que veem aí dois novos, gostaria que se procurasse nomes de cidades (por exemplo, Porto e Lisboa - porque não?)
Por outro lado há um oficial ligado à marinha e republicano que julgo que nunca teve o seu nome ligado a um navio:
Foi o Almirante Cândido dos Reis, que deu o nome a uma avenida de Lisboa (Alm. Reis), e que esteve ligado à revolução republicana, embora se tivesse suicidado, no dia 6 de Outubro de 1910, porque a certo momento pensou que o golpe teria falhado.
Seria uma hipótese, tal como a aventada pelo P-44 (Carvalho Araújo). Outro poderia ser o Oliveira Carmo.
Outro ainda, poderia ser o Com. Cabeçadas, embora esse nome esteja ligado ao início do Estado Novo, já que foi um dos que dirigiu o país a partr de 1926, após a queda em desgraça de Gomes da Costa.
Portanto, acho que para as fragatas, se manteriam os nomes de grandes comandantes e navegadores da nossa história, na linha da actual tradição.
Para o NavPol, poderiam ser Fernão de Magalhãos e para os Sub's, os nomes de cidades.
Para os 12 NPO-2000, porque não nomes de províncias portuguesas, em vez do já anunciado NRP Viana do Castelo?
Minho, Beira, Alentejo, Estremadura, Algarve, etc.
Por mim, quanto aos submarinos, eu não encontro grande imaginação no nome de cetáceos, e agora que veem aí dois novos, gostaria que se procurasse nomes de cidades (por exemplo, Porto e Lisboa - porque não?)
Por outro lado há um oficial ligado à marinha e republicano que julgo que nunca teve o seu nome ligado a um navio:
Foi o Almirante Cândido dos Reis, que deu o nome a uma avenida de Lisboa (Alm. Reis), e que esteve ligado à revolução republicana, embora se tivesse suicidado, no dia 6 de Outubro de 1910, porque a certo momento pensou que o golpe teria falhado.
Seria uma hipótese, tal como a aventada pelo P-44 (Carvalho Araújo). Outro poderia ser o Oliveira Carmo.
Outro ainda, poderia ser o Com. Cabeçadas, embora esse nome esteja ligado ao início do Estado Novo, já que foi um dos que dirigiu o país a partr de 1926, após a queda em desgraça de Gomes da Costa.
Portanto, acho que para as fragatas, se manteriam os nomes de grandes comandantes e navegadores da nossa história, na linha da actual tradição.
Para o NavPol, poderiam ser Fernão de Magalhãos e para os Sub's, os nomes de cidades.
Para os 12 NPO-2000, porque não nomes de províncias portuguesas, em vez do já anunciado NRP Viana do Castelo?
Minho, Beira, Alentejo, Estremadura, Algarve, etc.
- P44
- Sênior
P44 escreveu:Nenhuma susceptibilidade, Rui, apenas variar do vira o disco e toca o mesmo...
Mas quanto aposta que a 1ª OHP vai ser NRP AFONSO DE ALBUQUERQUE
Espero bem que não... Seria uma verdadeira vergonha...
Há quatro nomes que deveriam ser guardados apenas para as principais unidades da esquadra - navio/s polivalente/s anfíbio/s e as futuras fragatas/destroyers de defesa anti-aérea (venham elas quando vierem). Esses nomes são Afonso de Albuquerque, D. Francisco de Almeida, Infante D. Henrique e D. João II. Os outros nomes que poderiam fazer parte deste grupo foram bem atribuídos às MEKO.
Nomes de personalidades famosas é coisa que não falta para dar às OHP - não é preciso dar a navios em 2ª mão os nomes das maiores figuras da nossa história.
Quanto aos NPO, acho que a utilização de nomes de cidades ribeirinhas é boa ideia. Os nomes de rios deverão ficar para patrulhas de menores dimensões.
Para os submarinos, sempre achei que a ideia de usar nomes de animais marinhos era muito interessante. Se se tivesse comprado o número correcto de submarinos, ou seja 4, poderíamos "recuperar" um nome de cada esquadrilha de submarinos, e então teríamos, por exemplo, os NRP Hidra, Delfim, Narval e Barracuda. Mesmo tendo só dois, acho que esta é uma tradição que deve ser continuada.
- P44
- Sênior
JNSA escreveu:Há quatro nomes que deveriam ser guardados apenas para as principais unidades da esquadra - navio/s polivalente/s anfíbio/s e as futuras fragatas/destroyers de defesa anti-aérea (venham elas quando vierem). Esses nomes são Afonso de Albuquerque, D. Francisco de Almeida, Infante D. Henrique e D. João II. Os outros nomes que poderiam fazer parte deste grupo foram bem atribuídos às MEKO.
Bom Dia, Amigo JNSA,
Permita que lhe pergunte...
Já noutro forum o JNSA mencionava repetidamente 2 destroyeres AAW.
Isso é um "desejo pessoal" ou existe algo mais???????????
Cumprimentos
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
É uma coisa de que se vai falando, ao nível de planeamento, mas neste momento não há nada de concreto, nem sequer está definido o tipo de plataforma, se uma já existente, ou uma nova a surgir no mercado.
Por mim, se o JNSA, ou o PT, que também já referiu isso, sabem de algo, gostaria de saber.
Creio que se Portugal terá 5 fragatas (as 3 Meko-200, mais as duas ou eventualmente 3 OHP) deveria ter 2 destróieres, com AEGIS, do tipo das F-100 espaholas, ou comprar usadas, duas Spruance, ou equiparadas (a classe Kidd, de que o P-44 fez referência noutro tópico) ou ainda algo do género da francesa SS Dupleix.
Mas esse é mais um desejo meu, que uma esperança baseada em algo de concreto.
Creio mesmo que quando houverem decisões a esse nível as actuais fragatas estarão tão velhas que se derá mais uma vez prioridade à sua substituição por plataformas equiparadas, e os destróieres ficarão para o Século XXII
Por mim, se o JNSA, ou o PT, que também já referiu isso, sabem de algo, gostaria de saber.
Creio que se Portugal terá 5 fragatas (as 3 Meko-200, mais as duas ou eventualmente 3 OHP) deveria ter 2 destróieres, com AEGIS, do tipo das F-100 espaholas, ou comprar usadas, duas Spruance, ou equiparadas (a classe Kidd, de que o P-44 fez referência noutro tópico) ou ainda algo do género da francesa SS Dupleix.
Mas esse é mais um desejo meu, que uma esperança baseada em algo de concreto.
Creio mesmo que quando houverem decisões a esse nível as actuais fragatas estarão tão velhas que se derá mais uma vez prioridade à sua substituição por plataformas equiparadas, e os destróieres ficarão para o Século XXII