Clemenceau
Moderador: Conselho de Moderação
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Bolovo escreveu:O Clemenceau e o Foch não são lotados de amianto?! Como que usam o ferro-velho deles? Não é proibido, sei lá? Nem pra ser recife eu acho que serve.
Sim, o amianto era usado como revestimento isolante.
O Clemenceau ia para um desmanche na Índia, mas como os ambientalistas reclamaram (justamente pelos materiais tóxicos que ele ainda carrega, e entre eles, o amianto), parece que vai ser desmanchado lá na Europa mesmo.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Luiz Bastos
- Sênior
- Mensagens: 1842
- Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 25 vezes
- Contato:
- ferrol
- Sênior
- Mensagens: 1144
- Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
- Localização: Galicia-España
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Unha pregunta, unha resposta, Luis:
http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?mat=3620
Non sei se aclara algo a situación, pero parece ser que o Sao Paulo ten tamén unha importante cantidade de amianto no interior.
Sabemos que o amianto é perxudicial polo polviño que solta segundo se vai degradando co tempo, as temperaturas e o mar. É tan fino que sae a través incluso das soldauras dos mamparos dos barcos e se incrusta nos pulmóns dos que estean preto del, acumulándose neles e provocando graves enfermidades respiratorias.
Por eso, polo menos na Europa, hai tempo que xa non se usa. E por eso os franceses querían manda-lo Clemenceau a desmontar á India, porque en Francia (na Europa eu diría) os sindicatos nos asteleiros non o permitirían...
Saúdos.
http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?mat=3620
O São Paulo encontra-se carregado de toneladas de amianto, produto tóxico e cancerígeno utilizado como isolante térmico, assim como seu "irmão gêmeo" Clemenceau, que teve problemas na Europa: não consegue virar sucata porque a substância que carrega oferece riscos à tripulação, à população e ao meio ambiente, caso ocorram acidentes.
Em fevereiro deste ano [2006], o Greenpeace conseguiu evitar que o Clemenceau fosse mandado para a Índia para desmonte, após promover manifestações que fizeram o navio retornar à França.
Non sei se aclara algo a situación, pero parece ser que o Sao Paulo ten tamén unha importante cantidade de amianto no interior.
Sabemos que o amianto é perxudicial polo polviño que solta segundo se vai degradando co tempo, as temperaturas e o mar. É tan fino que sae a través incluso das soldauras dos mamparos dos barcos e se incrusta nos pulmóns dos que estean preto del, acumulándose neles e provocando graves enfermidades respiratorias.
Por eso, polo menos na Europa, hai tempo que xa non se usa. E por eso os franceses querían manda-lo Clemenceau a desmontar á India, porque en Francia (na Europa eu diría) os sindicatos nos asteleiros non o permitirían...
Saúdos.
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Luiz Bastos escreveu:Galera. Uma perguntinha.
Se o Clemenceau teve este problema todo por causa do amianto, gostaria de saber se o S.Paulo tem também amianto e se tem, porque os ambientalistas não falam nada por aqui?
Fui
Porque ele ainda não esta sendo desmanchado. Ainda não é um problema para os ambientalistas.
O Caso do NAe São Paulo vai ser um pouco diferente do Clemenceau pois, como bem lembrou o Marino, uma boa parte deste amianto já foi retirado.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55274
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2755 vezes
- Agradeceram: 2436 vezes
O Clemenceau será desmantelado em 2008
http://www.netmarine.net/bat/porteavi/c ... toulon.htm
http://www.netmarine.net/bat/porteavi/c ... toulon.htm
Le 24 novembre [2006], un appel à candidature est mis en ligne sur le site Internet de la Défense pour un marché public de démantèlement de la coque Q790.
Le 14 décembre [2006], le rapport d’expertise de société Véritas relatif à la quantité d’amiante présente à bord de la coque Q790 a été rendu public par des représentants du ministère de la Défense et de la Marine nationale le 11 décembre devant de la commission locale d’information et de concertation. Il fait état de produits amiantés disséminés un peu partout dans le navire. Ainsi, 17,4 kilomètres de tuyauterie sont protégés par un calorifugeage amianté et on recense 2,8 kilomètres de ventilation amiantée. La présence d’amiante, matériau incombustible, sur le porte-avions s’explique par les risques importants d’incendie que génèrent l’activité aéronautique et la propulsion à vapeur. L’isolation effectuée à partir d’amiante projetée porte donc sur 2380 m² et en matelas amianté sur 3920 m². Par ailleurs, le navire sera démantelé en Europe et un groupe de déconstruction sera choisi à la mi-février.
Le démantèlement commencera au début de l’année 2008.
Triste sina ter nascido português