espetaculo do crescimento.

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

#16 Mensagem por PRick » Seg Fev 26, 2007 1:49 pm

MCD-SM escreveu:Mídia séria é aquela que nos interessa né Prick, como a imparcial Carta Capital... :lol:


Olha, acho a Carta Capital a melhor Revista Semanal Brasileira, bem acima das outras. Mas nos tempos modernos achar que é possível encontrar uma mídia imparcial, é acreditar em Papai Noel.

Não é só no Brasil, a Grande Mídia é um empresa, uma industria, um grande negócio, ou seja, vive dos lucros, de seus patrocinadores, etc.. Assim, não espero qualquer imparcialidade deles.

Nem sei se a verdade existe, nem sei quem tem este título de detentor da verdade, se você quer saber quem melhor retrata a realidade, leia dezenas, centenas de fontes, mídias. De modo sistemático, quem sabe você chega lá.

No estágio que estou, desisti de gastar qualquer recurso na compra de qualquer meio escrito deste gênero, quando posso compro bons livros.

Para mim a internet, mais as TV´s a cabo, substituíram com vantagens quase todos os periódicos e revistas semanais. O que busco agora são dados, fatos, a interpretação prefiro fazer sozinho, colocar os miolos para funcionar, do que receber isto de terceiros. Ainda não tenho preguiça de pensar, felizmente.

Me lembro de Nelson Rodrigues, " O Brasileiro tem preguiça de pensar, tem nostalgia da burrice". Talvez daí venha nosso culto a tradições que cultuam a nostalgia da burrice. Como separar as pessoas entre Esquerdistas e Direitistas, etc...

Gosto da inteligência, da cultura, de bons textos, e isto não deve derivar mais nada além disso. Um bom texto, será sempre assim, a despeito da ideologia ou dos comprometimentos do autor. Já a porcaria abunda, infelizmente. :lol:

[ ]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6396 vezes
Contato:

#17 Mensagem por Túlio » Seg Fev 26, 2007 1:59 pm

Perfeito, PRick: é por aí, ajo e penso igualzinho... :wink:


Só que sou um pouco mais radical nisso: NEM A CARTA CAPITAL EU LEIO!




Quiron
Sênior
Sênior
Mensagens: 1375
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
Localização: Brasília-DF.
Agradeceram: 76 vezes

Re: espetaculo do crescimento.

#18 Mensagem por Quiron » Seg Fev 26, 2007 2:18 pm

PRick escreveu:Nem dado leio esta porcaria!! :lol: :lol: Como falei, esta notícia já havia sido saído antes do carnaval, mas de modo sério não por este panfleto.

[ ]´s


Hummm... "panfleto"? Certamente um panfleto das obscuras forças das elites que pretendem derrubar o governo dos trabalhadores, certo? Deixe-me advinhar: vc votou no Lula!




Hader

#19 Mensagem por Hader » Seg Fev 26, 2007 5:10 pm

Caros colegas. A maioria de voces é muito jovem para ter noção concreta, via experiência direta, de algumas coisas. Uma delas está em debate aqui. O jornal O Estado de São Paulo é conservador e, não raro, reacionário sim. Sempre foi. Mas isto, per si, não o desqualifica em nada enquanto fonte de informação. A questão é a qualidade. Se voces pegarem edições antigas do jornal verão que o Estado hoje é uma pálida lembrança do que já foi. Idem para revista Veja, embora o caso desta seja muito mais gritante.
Não se trata de defender o governo, ser de esquerda ou outra bobagem panfletária. É uma constatação empírica singela. A imprensa brasileira é uma porcaria com poucos paralelos no mundo ocidental. Simples assim. Seja de esquerda ou de direita, conservadora ou liberal, cristã ou gnóstica. Uma josta sem tamanho. Quem tiver tempo leia o Le Monde, Figaro, Wall Street Journal, NY Times, Liberation, etc e compare por sí só.

Quanto às plataformas, isto já era esperado. Tal trabalho exige um nível de expertize que nenhum estaleiro nacional tem. Logo isto se reflete no preço. É quase como comparar um protótipo com um produto de linha em termos de custo. O Lula falou como candidato. Como todos fazem. E candidato fala para a platéia. Depois a coisa muda. Ora, quem esperar outra coisa de um político deve procurar, urgentemente, um profissional da área médica. E parem de se agredir por conta disto. Nenhum de nós ganha para ser partidário deste ou daquele. Se querem falar mal de fulano falem a vontade. De sicrano idem. Mas batam no político e não em colegas de debate que defendem este ou aquele. Não quero ser chato, é somente um toque de alguém que não é moderador nem nada, apenas se diverte muito aqui e tem muito apreço por todos os colegas.

Abraços




hayes
Sênior
Sênior
Mensagens: 891
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 7:25 pm

#20 Mensagem por hayes » Seg Fev 26, 2007 5:14 pm

Parabéns pela sapiência, sr. Hader,


Precisamos de mais calma no ambiente.

Em tempo, penso que estás correto: esperar algo mais de nossa classe política é perda de tempo. Mesmo assim, o sr. Lula mentiu ao afirmar que tínhamos plena capacidade d efornecer totalmente as plataformas petrolíferas.




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#21 Mensagem por A-29 » Seg Fev 26, 2007 5:50 pm

Já gostei da Veja, mas não assino nem compro mais. E detalhe: não gosto do Lula.

Mas discordo de quem encara a Carta Capital como a mais isenta das semanárias nacionais. Para mim, é igualzinha à Veja, só que pró-governo.

Por sinal, achava mais fácil o governo federal comprar de vez a Carta Capital (sem licitação, claro). Assim ficava mais barato fazer publicidade das estatais :mrgreen: (desculpem a alfinetada, não resisti).




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#22 Mensagem por pafuncio » Seg Fev 26, 2007 6:39 pm

1) Bem, o tal Mino (Demétrio) Carta foi o criador da Quatro Rodas, Veja (foi defenestrado no regime militar, no período Geisel), Senhor, Isto É e Carta Capital.

É uma revista assumidamente de esquerda (social-democrata, digamos), que apoiou explicitamente, em editoriais, o Lula em 2.002 e 2.006. Também criticou por inúmeras vezes o governo, em especial na área dos juros, tv digital e reforma agrária.

Quanto às receitas públicas, foi publicado um balancete dizendo que a Exame recebe mais verbas estatais que a Carta Capital.

A revista tem como colunistas o Delfim Netto (antes mesmo da aproximação com o Lula) e o maior especialista brasileiro em estudos de crime organizado, o ex-secretário anti=drogas do FHC, Valter Fanganiello Maierovitch, além do Belluzo. O próprio Mino escreve o editorial, não o transladando a um fantasmagórico writer.

Em suma, são pessoas gabaritadas e plurais (o Belluzo é amigo e eleitor do Serra, por exemplo).

2) Claro, há outros veículos isentos, que seguem a boa prática jornalística ensinada no Brasil, de não apoiar qualquer candidato, balizando-se pela objetividade, sem quaisquer ranços ideológicos.

Dou como exemplo o baluarte-mór das revistas brasileiras, a Veja, bem como a Folha de São Paulo, que um dia disse representar o pensamento progressista da classe média.

Efetuaram tais veículos a "lição de casa" :lol: :lol: :lol: (chavão predileto da turma à direita de Átila), sendo isentas e objetivas, jamais privilegiando um candidato.

3) Quanto ao tópico principal, parece-me que a Petrobrás está dando uma cozinhada nos estaleiros nacionais, visando a uma minoração do preço.

Se isso for, parabéns. Os acionistas da Petrobrás agradecerão o princípio da economicidade, bem como o prestigiamento da indústria naval brasileira, que há vinte e cinco anos era uma das maiores do mundo.

Talvez esteja na hora de rever esta sangria no pagamento de serviços (juros, engenharia e software) que poderiam ser realizados aqui mesmo.

Sei lá, uma Política Industrial e/ou prestigiamento do desenvolvimento nacional, como o fizeram a Coréia do Sul, a Índia e a China.

Bem, plurais saludos a todos. Alexandre.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#23 Mensagem por Carlos » Seg Fev 26, 2007 9:06 pm

Não é por nada não mas o Estado de São Paulo pode ser considerado um jornal de "oposição" ao atual governo, da mesma forma que a Carta Capital é uma revista "governista". Isso não tem nada demais, ainda mais quando é um editorial, portanto uma opinião própria do jornal e não uma transmissão de informação entre o jornal e o leitor.

Agora sobre o Estado, me lembro de uma capa que foi lançada logo após da divulgação da PAC : "Se o PAC der certo, país teria apagão" (Sendo que pode ter apagão com ou sem o PAC :lol: )

Pô, isso que é ser do contra :twisted:




Responder