FAB Compra 9 ( nove ) F-5 E/F por US$24,000,000.00

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Kratos
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#346 Mensagem por Kratos » Sáb Fev 24, 2007 1:51 am

marcelosobrado escreveu:
juarez castro escreveu:Boa Noite a todos! Srs, para sua informaçãe raciocionio, em um combate durante a Cruzex estiveram frente a frente um oficial av. do 14 (vou me resguardar o posto porn questões éticas) mas era galonado, e um oficial av Frances de mesma patente, idade e tempo de serviço.Bem a diferença ente os dosi era a seguinte:
O oficial do 14 tinha 3800 hs de vôo e o francês tinha 9000hs, sendo que o brasileiro tinha 800 hs de F 5 e o francês 4500hs de M 2000, muito bm resultado:
Fomos abatidos em uma proa de 10 horas,por um missil IR sem saber porquê.
Culpa de quem?????
Da falta de treinamento e horas de vôo disponiveis para treinar combate , não para desfile aéreo.
Conclusão:

Você pode ter o melhor equipamento, mas se nao tiver a doutrina desenvolvida vai tudo para as cucuias.....

Grande abraço


Só uma curiosidade, onde estava o R-99?
*
*
*
*


Eu acho que a questão é: Qual Cruzex? O de 2006 ou algum anterior?




juarez castro
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#347 Mensagem por juarez castro » Sáb Fev 24, 2007 1:15 pm

Kratos escreveu:
marcelosobrado escreveu:
juarez castro escreveu:Boa Noite a todos! Srs, para sua informaçãe raciocionio, em um combate durante a Cruzex estiveram frente a frente um oficial av. do 14 (vou me resguardar o posto porn questões éticas) mas era galonado, e um oficial av Frances de mesma patente, idade e tempo de serviço.Bem a diferença ente os dosi era a seguinte:
O oficial do 14 tinha 3800 hs de vôo e o francês tinha 9000hs, sendo que o brasileiro tinha 800 hs de F 5 e o francês 4500hs de M 2000, muito bm resultado:
Fomos abatidos em uma proa de 10 horas,por um missil IR sem saber porquê.
Culpa de quem?????
Da falta de treinamento e horas de vôo disponiveis para treinar combate , não para desfile aéreo.
Conclusão:

Você pode ter o melhor equipamento, mas se nao tiver a doutrina desenvolvida vai tudo para as cucuias.....

Grande abraço


Só uma curiosidade, onde estava o R-99?
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Eu acho que a questão é: Qual Cruzex? O de 2006 ou algum anterior?


A Cruzex 2006, e como era um treinamento no curta, sem a presença de AWAC.
Srs. o que quero tentar mostrar para vocês é que de nada adianta ter a ferramenta e não conhecer todo o seu pontencial OK.
Um piloto de M 2000 com 4.000hs de vôo na aeronave, não precisa pensar, o avião já é parte de seu corpo, faz as operações ao natural, enauqnto os demais pensam.......

Grande abraço




PRick

#348 Mensagem por PRick » Sáb Fev 24, 2007 2:25 pm

juarez castro escreveu:
Kratos escreveu:
marcelosobrado escreveu:
juarez castro escreveu:Boa Noite a todos! Srs, para sua informaçãe raciocionio, em um combate durante a Cruzex estiveram frente a frente um oficial av. do 14 (vou me resguardar o posto porn questões éticas) mas era galonado, e um oficial av Frances de mesma patente, idade e tempo de serviço.Bem a diferença ente os dosi era a seguinte:
O oficial do 14 tinha 3800 hs de vôo e o francês tinha 9000hs, sendo que o brasileiro tinha 800 hs de F 5 e o francês 4500hs de M 2000, muito bm resultado:
Fomos abatidos em uma proa de 10 horas,por um missil IR sem saber porquê.
Culpa de quem?????
Da falta de treinamento e horas de vôo disponiveis para treinar combate , não para desfile aéreo.
Conclusão:

Você pode ter o melhor equipamento, mas se nao tiver a doutrina desenvolvida vai tudo para as cucuias.....

Grande abraço


Só uma curiosidade, onde estava o R-99?
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Eu acho que a questão é: Qual Cruzex? O de 2006 ou algum anterior?


A Cruzex 2006, e como era um treinamento no curta, sem a presença de AWAC.
Srs. o que quero tentar mostrar para vocês é que de nada adianta ter a ferramenta e não conhecer todo o seu pontencial OK.
Um piloto de M 2000 com 4.000hs de vôo na aeronave, não precisa pensar, o avião já é parte de seu corpo, faz as operações ao natural, enauqnto os demais pensam.......

Grande abraço


Isto apenas comprova que o combate 1x1, entre os M-2000C e os F-5M, sem a presença de cobertura de AEW, será equilibrado, dado a grande diferença de envelope de vôo entre ambas aeronaves.

Neste tipo de combate, a reação não pode ser deixada para o momento da ação, as táticas tem que ser estudadas, planejadas antes e treinadas. O tempo de reação no combate WVR não admite improvisação e táticas não planejadas.

[ ]´s




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Kratos
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#349 Mensagem por Kratos » Sáb Fev 24, 2007 2:35 pm

juarez castro escreveu:
Kratos escreveu:
marcelosobrado escreveu:
juarez castro escreveu:Boa Noite a todos! Srs, para sua informaçãe raciocionio, em um combate durante a Cruzex estiveram frente a frente um oficial av. do 14 (vou me resguardar o posto porn questões éticas) mas era galonado, e um oficial av Frances de mesma patente, idade e tempo de serviço.Bem a diferença ente os dosi era a seguinte:
O oficial do 14 tinha 3800 hs de vôo e o francês tinha 9000hs, sendo que o brasileiro tinha 800 hs de F 5 e o francês 4500hs de M 2000, muito bm resultado:
Fomos abatidos em uma proa de 10 horas,por um missil IR sem saber porquê.
Culpa de quem?????
Da falta de treinamento e horas de vôo disponiveis para treinar combate , não para desfile aéreo.
Conclusão:

Você pode ter o melhor equipamento, mas se nao tiver a doutrina desenvolvida vai tudo para as cucuias.....

Grande abraço


Só uma curiosidade, onde estava o R-99?
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Eu acho que a questão é: Qual Cruzex? O de 2006 ou algum anterior?


A Cruzex 2006, e como era um treinamento no curta, sem a presença de AWAC.
Srs. o que quero tentar mostrar para vocês é que de nada adianta ter a ferramenta e não conhecer todo o seu pontencial OK.
Um piloto de M 2000 com 4.000hs de vôo na aeronave, não precisa pensar, o avião já é parte de seu corpo, faz as operações ao natural, enauqnto os demais pensam.......

Grande abraço


É, você tem razão, a familiaridade que o piloto tem com sua aeronave faz muita diferença.




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Koslova
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#350 Mensagem por Koslova » Sáb Fev 24, 2007 8:07 pm

Ei vejo este pacote da FAB para treinamento fico me perguntando.

T-25
T-27
T-29
Xavante, Impala ou o que colocarem como LIFT

É muito degrau, para depois voar caças como o F-5 ou A-1




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Matheus
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#351 Mensagem por Matheus » Sáb Fev 24, 2007 8:16 pm

Será que dava pra ser T-25/Impala, primeira linha?




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#352 Mensagem por Koslova » Sáb Fev 24, 2007 8:29 pm

MCD-SM escreveu:Será que dava pra ser T-25/Impala, primeira linha?



Talvez não.

Mas T-25, T-27 LIFT sendo ele um jato barato como o Pampa ou o L-159 dava.

Mas e o ALX?

Bem o Peru, a Colombia, a Bolivia interceptam Cessnas com cobaina com T-27, PC-7 e similares, precisamos de avião com data link, para interceptar aviões do narcotrafico?

Já que o ALX tá ai, e não tem como se livrar dele, o que sempre defendi, é que fosse direto dele para a primeira linha.

E se o piloto não conseguir voar um F-5 saindo de um ALX?

Bem, ai é problema do esquadrão na transição para a aeronave voa alguma horas a mais para dominar o caça.

O fato é que é degrau demais para primeira linha de menos.

Toda força area que conheço começa com a primeira linha e depois se constroi uma aviação de treinamento que dê suporte as necessecidades.

Só no Brasil que a aviação de treinamento é a estrela da força em diversidade de modelos e degraus de instrução, parece que estamos formando gente para voar, F-15, Su-27. Sendo que a realidade acaba no F-5 e A-1 que são provalmente os caças mais faceis de se pilotar no mundo junto com A-4 e Mig-21.




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#353 Mensagem por Alcantara » Sáb Fev 24, 2007 8:31 pm

Pra mim teria que ser:

:arrow: Uma outra aeronave no lugar dos T-25 (porque estes já estão muito velhos)
:arrow: T-29 (não confundir com o AT-29, mais motorizado, equipado e caro)
:arrow: LIFT (que a princípio, por questão de custo mesmo, poderia ser Impalas BR)


Os AT-29A/B são para esquadrões operacionais, e não para treinamento.
Os T-25s poderiam ser repassados para os aero-clubes.
Já o caso dos T-27 acho mais difícil equalizar. São máquinas boas, mais muito complexas para um aspirante solar. Por outro lado, já existe um sucessor, o T-29...


Abraços!!! :wink:

Será que não daria para o Brasil criar um FMS e repassar os equipamentos mais antigos a países 'amigos' (do tipo Bolívia, Paraguai, etc)? :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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#354 Mensagem por amx2000 » Sáb Fev 24, 2007 8:42 pm

Eu ia dizer a mesma coisa t-29 no lugar do t-27 mas quanto ao lift, acho que o Xavante/Impala nao aguenta muito mais tempo, entao e melhor ja ir penssando num subistituto, gosto do t-50 mas nao sei se vai haver verba, que tal o m346 acho um belo aviao, nao sei quanto custa mas deve ser bem mais barato que o t-50 que ronda os 20, milhoes.

Ate+




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#355 Mensagem por Mapinguari » Qui Mar 01, 2007 4:06 am

cb_lima escreveu:
Resta partir para aeronaves novas ou usadas especializadas para tal, a barbada de momento são alguns Hamks suíços (tinha que ser..) que eles colocaram a venda, para variar, aeronaves em ótimo estado muitas horas voo adiante.....


Realmente gosto bastante dessa idéia... quem sabe uma compra "casada" com F-5 da Suiça! (sonhar não custa nada :wink: )

Contudo acho que deve dar Impala BR...

É aguardar e ver...

[]s
CB_Lima

Lamento, mas a Suíça nunca mais vai querer vender F-5 ao Brasil. Já "f...ram" tudo uma vez...




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#356 Mensagem por Adriano » Qui Mar 01, 2007 2:34 pm

Srs, voltando à conversa anterior (do Juarez), me digam por quê um F-5EM estaria em pé de igualdade num combate 1x1 com um M-2000C na Cruzex. Um F-5M sem DASH e sem um míssil IR off boresight não dá pra comparar com um M-2000C.... não num "mano a mano" WVR.
Ok... ele ao menos deveria prestar mais atenção... 8-]

Abraços.




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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#357 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Mar 01, 2007 4:35 pm

Mapinguari escreveu:Lamento, mas a Suíça nunca mais vai querer vender F-5 ao Brasil. Já "f...ram" tudo uma vez...


Cara? O Q fizeram na Suiça que eu nao to sabendo ? :roll: :roll: :roll: :roll:

Fui :wink:




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#358 Mensagem por nemesis » Qui Mar 01, 2007 10:59 pm

alguem explica pro adriano que eu to com um poco de pressa... 8-]




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#359 Mensagem por Sideshow » Qui Mar 01, 2007 11:15 pm

Luiz Bastos escreveu:
Mapinguari escreveu:Lamento, mas a Suíça nunca mais vai querer vender F-5 ao Brasil. Já "f...ram" tudo uma vez...


Cara? O Q fizeram na Suiça que eu nao to sabendo ? :roll: :roll: :roll: :roll:

Fui :wink:


O negociador pediu um por fora :roll:




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#360 Mensagem por Sniper » Qui Mar 01, 2007 11:30 pm

Sideshow escreveu:
Luiz Bastos escreveu:
Mapinguari escreveu:Lamento, mas a Suíça nunca mais vai querer vender F-5 ao Brasil. Já "f...ram" tudo uma vez...


Cara? O Q fizeram na Suiça que eu nao to sabendo ? :roll: :roll: :roll: :roll:

Fui :wink:


O negociador pediu um por fora :roll:


:shock: :shock: :shock:




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