#185
Mensagem
por Marino » Qui Fev 22, 2007 5:03 pm
Leopard-2 no Canadá ?
20 Leopard-2A6-M e 80 Leopard-2A4 em negociações
22.02.2007
A imprensa alemã e também a do Canadá, têm-se feito eco de rumores não confirmados mas cada vez mais insistentes, que afirmam que o Canadá estará neste momento em negociações com as autoridades alemãs, com vista à compra de cerca de 100 unidades do carro de combate alemão Leopard-2, em duas versões.
As notícias apontam para o facto de alegadamente as autoridades do Canadá, estarem interessadas em preparar o que acham que será um aumento da capacidade ofensiva do movimento Talibã no Afeganistão durante a próxima Primavera.
O Canadá, foi o primeiro (e até ao momento único) país a enviar carros de combate pesados para o Afeganistão, com o objectivo de proteger e apoiar as suas tropas no combate a terroristas abrigados nas províncias mais remotas do país.
Os carros enviados, são do tipo Leopard-1, que segundo algumas fontes, são veículos relativamente pouco blindados, que podem ser facilmente perfurados por sistemas anti tanque tipo RPG, ou LGF, (Lança-Granada-Foguete) que se podem encontrar em números relativamente elevados no Afeganistão.
O Leopard-2-A6M. é uma das últimas derivações do tanque Leopard-2 (o sucessor do Leopard-1 que o Canadá tem no Afeganistão) com blindagem ainda mais incrementada e capacidade para resistir a minas e bombas de beira-de-estrada, as quais se estão a transformar num dos mais letais dispositivos para combater as tropas da NATO no território.
O objectivo dos militares do Canadá, é o de tentar obter estes 20 tanques rapidamente, de forma a permitir que os possam colocar no terreno num espaço mínimo de tempo. Os militares consideraram que a opção pelo Leopard-2 é a melhor, porque muitos dos sistemas são idênticos aos utilizados no Leopard-1 que o Canadá já conhece e opera.
80 Unidades adicionais, do mais antigo Leopard-2-A4 estarão também a ser negociadas como parte do pacote.
O Leopard-2A4, a versão mais comum do Leopard-2, não tem a mesma blindagem, nem o mesmo canhão L/55, do Leopard-2A6, mas é igualmente superior ao Leopard-1 do Canadá.
A aquisição do Leopard-2 se vier a ocorrer, terá como razão principal a urgência no fornecimento. Ou seja, os alemães terão que ser capazes de fornecer em poucas semanas os 20 tanques modificados.
Esta urgência, no entanto não deixará de fazer as suas vítimas:
A principal vítima, serão os projectos da indústria do Canadá, que se propõe modificar os Leopard-1C num modelo mais sofisticado e blindado.
A compra pelo exército dos novos tanques alemães, deitará por terra os projectos de reconstrução do Leopard-1-C2