Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#436 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 22, 2007 7:51 pm

Alguém tem o resultado de um estudo destes, feito com um AN-94 e pelos russos? Ou só estudo americano, pago pela Colt?




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#437 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Fev 22, 2007 8:37 pm

Pelo site a proteção é nivel V (a menos que eu esteja muito desatualizado esse ai é um nivel especial, não é um padrão).

Caros amantes da AN-94, na tabela de munições o site lista calibres com 3 ou 4 vezes mais energia que o 5.45, como é que esse colete aguenta dezenas de tiros desses calibres monstros e falha com dois tiros do 5.45?
Nem vem falar em tandem que são coisas bem diferentes...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

#438 Mensagem por Túlio » Qui Fev 22, 2007 9:07 pm

Não são tão diferentes assim, são dois impactos com um delay mínimo...

Mais ou menos igual àquele fuzil duplo do Marechal... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




Carlos Mathias

#439 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 22, 2007 10:15 pm

Marechal, leia outra vez o que eu escrevi, por favor. :wink:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#440 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 22, 2007 10:29 pm

Carlos Mathias escreveu:Marechal, leia outra vez o que eu escrevi, por favor. :wink:

Quando o primeiro tiro vier, o segundo não vai arrebentar o colete, Carlos. Ele não estará completamente comprimido, afinal ele aguenta forças MUITO MUITO vezes maiores e não rompe.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#441 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 22, 2007 10:59 pm

Mas não quase que instantâneamente e no mesmo ponto de impacto. Se você empurrar alguém com todo o seu peso com a mão, você não fura essa pessoa. Mas uma pequenina agulha, com muito menos força fura. São duas coisas distintas cara. O colete estará num momento de estress do material e, quando no máximo esforço, vem um segundo tiro no exato ponto de ruptura. Agora, é óbvio que se você coloca um coleta a prova de .50BMG não vai dar mesmo. Mas 7,62 OTAN, 30-06, e semelhantes? Aí os dois impactos no mesmo ponto e quase simultêneos fazem diferença sim, é só analisar.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#442 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 22, 2007 11:02 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas não quase que instantâneamente e no mesmo ponto de impacto. Se você empurrar alguém com todo o seu peso com a mão, você não fura essa pessoa. Mas uma pequenina agulha, com muito menos força fura. São duas coisas distintas cara. O colete estará num momento de estress do material e, quando no máximo esforço, vem um segundo tiro no exato ponto de ruptura. Agora, é óbvio que se você coloca um coleta a prova de .50BMG não vai dar mesmo. Mas 7,62 OTAN, 30-06, e semelhantes? Aí os dois impactos no mesmo ponto e quase simultêneos fazem diferença sim, é só analisar.

Ah, mas daí são dois de 762 OTAN, o 545 russo do AN-94 é completamente mais fraquinho. O colete aguenta 30-06 e tal, se um 545 acertar o colete, ele não estará no stress máximo, afinal aguenta mais. Isso que eu tentei dizer, Carlos.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#443 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 22, 2007 11:04 pm

Bolovo, meu caro, eu sei que o 545(?) russo é mais fraco, por isso que são dois tiros simultâneos no mesmo ponto de impacto. Depois eu vou desenhar uma coisa prá tentar mostrar graficamente.




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#444 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Fev 23, 2007 12:03 am

Estou só de passagem pq estou muito atarefado, mas vou dar uma explicação rápida:

O que "segura" o impacto do fuzil é a porção rígida do colete, normalmente uma placa cerâmica ou polimérica rígida (depende do sistema), que quebra a "caloria" do projétil do fuzil, fragmenta-se e reduz a velocidade do projétil em si, permitindo que os fragmentos da placa e o projétil sejam detidos pela porção flexível do colete, que normalmente é de Kevlar, Spectra ou outro material similar, produzindo o efeito "cama elástica".

Quando o sistema era de UMA ÚNICA placa rígida, o primeiro impacto fragmentava parte da placa e fragilizava a estrutura da placa ao redor do orifício de entrada, pois esta era uma peça única, daí um segundo disparo na mesma região encontrava um material fragilizado, retirava menos "caloria" do projétil, que por sua vez tinha mais chances de transfixar a porção flexível do colete, que não é feita para deter projéteis de alta velocidade (fuzil). Se há um segundo disparo "simultâneo" e na mesma região, como o AN-94 tem o condão de produzir, aí a perfuração da porção flexível do colete é certa, pois esta estará em estresse máximo.

Aí apareceram os coletes no sistema "dragon skin", ou seja, ao invés de UMA ÚNICA placa de cerâmica cobrindo a porção flexível do colete, há uma espécie de "malha" formada por vários discos cerâmicos parcialmente sobrepostos de cerca de 1 polegada cada um, ou seja, há VÁRIAS mini-placas formando uma proteção sobre a porção flexível do colete, como se fossem escamas de um peixe. Daí que um impacto fragiliza/destrói uma mini-placa. Para o segundo impacto cair exatamente nesta mini-placa é MUITO DIFÍCIL, algo como aquele papo de dois raios caírem no mesmo lugar. Aí você "matou" a vantagem do AN-94 e, de quebra, deixou o colete resistente a múltiplos impactos, como mostra o vídeo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

#445 Mensagem por Túlio » Sex Fev 23, 2007 12:16 am

Foi o que entendi daquele texto, eis a razão de ter 'migrado' para o AK... :wink:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#446 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2007 12:24 am

tulio escreveu:Foi o que entendi daquele texto, eis a razão de ter 'migrado' para o AK... :wink:

POWS

AK-47 é O FUZIL

Desde 1947, ninguém dúvida da confiabilidade do bicho.

E olha que é barato, o Exército Russo conseguiu algumas AK-74M (103) por um preço bem camarada! Acho que a Ak-101/103/104 seria um belo fuzil para o grosso da tropa do EB. As Forças Especiais e Comandos usam de tudo, M-4, G-36, AKs... não importa.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

#447 Mensagem por Túlio » Sex Fev 23, 2007 12:25 am

SOCORRROOOOOOOOOWWWWWWW!!!

O Bolovo véio endoidou, POWS!!!




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#448 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2007 12:32 am

tulio escreveu:SOCORRROOOOOOOOOWWWWWWW!!!

O Bolovo véio endoidou, POWS!!!

Me contendo em ver as Forças Especiais e Comandos com as armas mais afrescalhadas (como vcs dizem), como a M-4, FN SCAR, G-36, HK-416...

O grosso da tropa nunca vai relar numa Aimpoint, Reflex, EOtech da vida, vai atirar de mira mecânica aberta mesmo. Uma AK-101 que não falha, já tá de bom tamanho. E dá pra adaptar o lança grandas M203 da M-16/M-4 nelas.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Argus
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Fev 05, 2007 10:09 pm

#449 Mensagem por Argus » Sex Fev 23, 2007 1:37 am

Bolovo escreveu:
tulio escreveu:SOCORRROOOOOOOOOWWWWWWW!!!

O Bolovo véio endoidou, POWS!!!

Me contendo em ver as Forças Especiais e Comandos com as armas mais afrescalhadas (como vcs dizem), como a M-4, FN SCAR, G-36, HK-416...

O grosso da tropa nunca vai relar numa Aimpoint, Reflex, EOtech da vida, vai atirar de mira mecânica aberta mesmo. Uma AK-101 que não falha, já tá de bom tamanho. E dá pra adaptar o lança grandas M203 da M-16/M-4 nelas.


Ou podemos pegar aquele AK5 modernizado do exército suéco.




Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

--------------------------------------------

http://img293.imageshack.us/my.php?image=2belowmj6.jpg

http://img151.imageshack.us/my.php?image=2mjd5.jpg

http://img255.imageshack.us/my.php?image=2perssb9.jpg

http://img128.imageshack.us/my.php?imag ... 233bn6.jpg

http://img163.imageshack.us/my.php?imag ... 407zq8.jpg

http://img442.imageshack.us/my.php?imag ... 682fm5.jpg




Carlos Mathias

#450 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 23, 2007 12:34 pm

Olha só! Um MD-97 verde!

Cara, num tem jeito, esse fuzil sueco tem preço sueco e garanto(?) que não tem a rusticidade de um AK. Como nossa tropa não tem formação sueca, é brasileira mesmo, quer dizer, nível de 1º grau, tem que ser uma arma muito robusta prá aguentar esses "arranca-toco" da vida.




Responder