O Novo Desafio da Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#91 Mensagem por Guilherme » Ter Fev 20, 2007 10:56 pm

Bolovo escreveu:Eu gostei de uma boa idéia que uma mente iluminada deu lá no Fórum Base Militar, é a de projetar e fabricar 12 NPOs de 1800tons, motorizados a Diesel, armados com canhão 57mm, com convés e hangar para operar um Seahawk (não necessariamente, normalmente Esquilo ou coisa parecida). Assim conseguiríamos patrulhar a a costa brasileira com eficiência e substituir as Inhaúma, Barroso e Pará. Feito isso, poderíamos logo depois pensar na nova família de fragatas, umas 12 também para dar a pique as T22 e Niterói.


Até que não é má idéia.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#92 Mensagem por juarez castro » Ter Fev 20, 2007 11:04 pm

Ah ! Bolovo, eu tinha pensamento de transformar as Inhauma em NPO, retirando armamento e aumentando o convôo,vretirando as turbinas mas o Marino comentou que a velocidade maxima dela com propulsçao diesel é de 13 nós, muito baixa, acho que não seria viável sustituir os motores.

Grande abraço




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#93 Mensagem por Matheus » Ter Fev 20, 2007 11:25 pm

Com a reforma que fizeram no A-12 dificilmente ficará somente 3 anos na ativa, eu chuto 2020. Concordo com a idéia de desativar as T 22 B I, e compra das B III. Mantendo as Niteróis e a Barroso. As Inhaúma poderiam ter seus armamentos e parte dos sensores retirados e colocado um SR-76 ou até um 57 na proa, colocando tb as "metrancas" 20mm das Tipo 22 B I nas Inhaúma. Poderia aproveitar um ou dois lançador de S Wolf para colocar na Barroso.

Ficaríamos com 11 cascos "pesados" 7 utilizando S. Linx e 4 utilizando Cougar ou S Hawk. Seria interessante a construção de duas AAW "simples" como uma Meko A200 com ESSM. O A-12 poderia receber os S-3 ou até CF-18(só por milagre). Seria interessante tb a construçãop de pelo menos 4 NPOc para juntar-se as Inhaúma.

A MB poderia ficar assim até 2015:

1 SP com S-3 ou CF-18A+
6 Niterói
4 T22 B3
1 Barroso
2 AAW

8 NPOc.

5 Tupi
2 214.

Gastaríamos pouco e manteríamos uma boa esquadra.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#94 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 20, 2007 11:32 pm

Olá,

Eu estava lendo uma reportagem sobre os "Marines" americanos e fiquei pensando se os F-18 deles não seriam uma boa também (já que eles não operam tanto "enganchados" quanto os do USN)? Isso é claro se eles concordassem :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#95 Mensagem por Marino » Ter Fev 20, 2007 11:50 pm

Concordo Juarez, porém devemos pensar que comprar mais Fragatas estaria apenas aumentando o número de navios operando pela metade. Uma escolta sem um helicóptero é uma escolta desprotegida.

Brasileiro, isto não corresponde a realidade.
Todos os escoltas possuem sonar de casco e o He complementa este sonar.
Existe um cálculo em guerra A/S em que é plotada a Linha de 0%, que é uma 'Linha" onde o submarino tem zero por cento de possibilidade de atingir um Corpo Principal se disparar um torpedo. Os escoltas são posicionados sobre esta linha. Normalmente não há escoltas suficientes para dispô-los nesta posição, o que obriga a recuar os mesmos para uma posição que permita a cobertura total do CP. O prioritário em guerra A/S, então, é dispor de escoltas em nº suficiente. Os He são posicionados em setores de vante da cobertura, tentando detectar os submarinos antes de chegarem a esta linha e, os que não possuem sonares, na look zone, quando o Comandante do sub dá uma periscopada para confirmar os dados dos sensores passivos. Uma quantidade suficiente de escoltas é VITAL.

Quanto a operação do SP com os SH60,eu não acredito que a MB vá m,anter ele além de 2010, mas aguardemos.....

Juarez, não há a mínima possibilidade de baixa do São Paulo.
A prioridade UNO da MB são os submarinos e os He para substituir os SH-3, mas coisas estão ocorrendo que se sairem vão mudar a cara da Aviação Naval. Aguardemos.

Concordo completamente com a proposta de adquirir as T22B3 para dar fim nas T22B1. A MB deveria pensar nisso com carinho e atenção.

Bolovo, as T22B1 são navios extremamente capazes. Eu não daria baixa nas mesmas.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#96 Mensagem por alex » Ter Fev 20, 2007 11:56 pm

Amigos , esqueçam das Inhaumas. Esta classe não é economica para NPOc e nem suficiente armada para um navio de escolta. Não é um navio é uma crise de identidade.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#97 Mensagem por alex » Ter Fev 20, 2007 11:56 pm

erro de envio




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#98 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 21, 2007 12:00 am

Marino escreveu:
Concordo completamente com a proposta de adquirir as T22B3 para dar fim nas T22B1. A MB deveria pensar nisso com carinho e atenção.

Bolovo, as T22B1 são navios extremamente capazes. Eu não daria baixa nas mesmas.

Sim, eu sei que são, não dúvido, porém não está (ou estava?) programada a baixa delas em 2009? Tirando as T22B1, as T22B3 poderiam dar uma sobrevida na esquadra, até uma família nova de fragatas aparecer.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#99 Mensagem por Marino » Qua Fev 21, 2007 12:08 am

alex escreveu:Amigos , esqueçam das Inhaumas. Esta classe não é economica para NPOc e nem suficiente armada para um navio de escolta. Não é um navio é uma crise de identidade.

Alex, me desculpe, mas você não sabe o que fala.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#100 Mensagem por Marino » Qua Fev 21, 2007 12:10 am

Bolovo escreveu:
Marino escreveu:
Concordo completamente com a proposta de adquirir as T22B3 para dar fim nas T22B1. A MB deveria pensar nisso com carinho e atenção.

Bolovo, as T22B1 são navios extremamente capazes. Eu não daria baixa nas mesmas.

Sim, eu sei que são, não dúvido, porém não está (ou estava?) programada a baixa delas em 2009? Tirando as T22B1, as T22B3 poderiam dar uma sobrevida na esquadra, até uma família nova de fragatas aparecer.

Antes de dar baixa nestas Fragatas, eu daria no Pará, óbvio, e nas Corvetas, infelizmente. Se por acaso acontecesse a compra das T22B3, elas se juntariam as T22B1, Niteroi e Barroso. Uma força de respeito.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#101 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 21, 2007 12:16 am

Marino escreveu:
Bolovo escreveu:
Marino escreveu:
Concordo completamente com a proposta de adquirir as T22B3 para dar fim nas T22B1. A MB deveria pensar nisso com carinho e atenção.

Bolovo, as T22B1 são navios extremamente capazes. Eu não daria baixa nas mesmas.

Sim, eu sei que são, não dúvido, porém não está (ou estava?) programada a baixa delas em 2009? Tirando as T22B1, as T22B3 poderiam dar uma sobrevida na esquadra, até uma família nova de fragatas aparecer.

Antes de dar baixa nestas Fragatas, eu daria no Pará, óbvio, e nas Corvetas, infelizmente. Se por acaso acontecesse a compra das T22B3, elas se juntariam as T22B1, Niteroi e Barroso. Uma força de respeito.

Não tinha pensado nisso.....

Concordo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#102 Mensagem por alex » Qua Fev 21, 2007 12:31 am

Marino, com todo respeito, é a minha opinião. Como voce é da MB deve ser chato ver um marinheiro de agua doce como eu ( um mísero lambari :D :D :D ) falar mal de um navio em que voce já trabalha ou trabalhou.
Mas o que voce conclui destes navios terem defeitos que seriam corrigidos pela Barroso (que para mim também não é um navio e sim uma grande tese de mestrado que está levando uma eternidade)?
Que as Inhaumas nunca terão as mesmas condições para uso de helicópteros em mar bravio que as outras fragatas?
Você mesmo já disse que já são os navios mais ecônomicos da frota, não ?
Eu gostaria de ver essa economia comparado sistema a sistema das fragatas. Eu acho que não compensaria. é fácil ser economico comparando um navio sem sistema de misseis anti-aereos com uma fragata que tem pagar a manutenção desse sistema.
Agora eu também acho que alguém na Mb tem este ponto de vista pois sempre que a Mb precisou redirecionar o seu pouco dinheiro ela sempre retirou da
construção da Barroso. Tem 23 Skyhawk em São Pedro da Aldeia que não me deixam mentir.

Abraços




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#103 Mensagem por Einsamkeit » Qua Fev 21, 2007 12:57 am

Só acho que a inhauma oferece pouco demais pelo valor que custou




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#104 Mensagem por Marino » Qua Fev 21, 2007 1:05 am

Amigos , esqueçam das Inhaumas. Esta classe não é economica para NPOc e nem suficiente armada para um navio de escolta. Não é um navio é uma crise de identidade.

Alex, vou ser repetitivo em relação ao que já escrevi no Alide e está disponível para ser lido. Mas veja sua afirmação de que não é suficientemente armada para um escolta.
Ela possue os mesmos mísseis exocet MM-40 que as Fragatas, possue os mesmos torpedos, lançados pelos mesmos tubos que as Fragatas, leva o mesmo Lynx, armado com torpedos, mísseis e BP que as Fragatas, o mage Defensor foi instalado na Jaceguai e deve dotar a todas, e é melhor que o mage inglês das Fragatas, leva o mesmo CME nacional que as Fragatas. Possue o mesmo sonar alemão que as MEKO argentinas.
Somente após a modernização das Niteroi é que estas últimas passaram a dispor de um sistema de mísseis AA.
O CAAIS 450 era melhor que o CAAIS 400 das Fragatas não modernizadas, mas mesmo com a instalação do Siconta, ele cumpre perfeitamente sua função, sendo mantido e atualisado pelo CASOP.
As Corvetas são todas de aço, não tendo alumínio em sua superestrutura, nem madeira, nem lambris, tão criticados aqui.
Elas consomem meia Fragata por dia de operação, suas turbinas são mantidas no Brasil, assim como os motores. Possuiam chaff antes das Fragatas.
Vamos olhar em volta e ver que a Argentina, com suas Meko 140, possuem uma classe equivalente, sem que ninguem diga que vão afundar em mares muito mais ao sul do que os nossos.
É o melhor navio do mundo, não, claro que não, mas foram a primeira classe projetada e construída no Brasil, após as Niteroi, que são projeto inglês. O que foi observado e que podia ser melhorado, foi incorporado a Barroso.
Se a MB comprasse as T22B3, é claro que o lógico seria a baixa destes navios. Mas enquanto isso, estão cumprindo sua tarefa com valentia, com as limitações impostas desde a concepção, nos REM, Requisitos de Estado-Maior.

Mas o que voce conclui destes navios terem defeitos que seriam corrigidos pela Barroso (que para mim também não é um navio e sim uma grande tese de mestrado que está levando uma eternidade)?

Concluo que ocorreu a mesma coisa que na classe 22, com seus Batch 1, 2 e 3, ou o que ocorreu na Type 42, com seus Batch 1, 2 ou 3.
A demora da Barroso foi consequencia da MB ficar a pão e água, sem recursos por muito tempo.

Que as Inhaumas nunca terão as mesmas condições para uso de helicópteros em mar bravio que as outras fragatas?

Errado, elas TEM as mesmas condições. Não esqueça que são dotadas de estabilizadores e os Lynx são feitos para operarem em escoltas e não em NAe.

Eu gostaria de ver essa economia comparado sistema a sistema das fragatas. Eu acho que não compensaria. é fácil ser economico comparando um navio sem sistema de misseis anti-aereos com uma fragata que tem pagar a manutenção desse sistema.

Antes da modernização já eram mais econômicos. Agora, muito mais. Isto quer dizer que os navios não devem ter sistemas AA, claro que não, seria falta de bom senso.

Agora eu também acho que alguém na Mb tem este ponto de vista pois sempre que a Mb precisou redirecionar o seu pouco dinheiro ela sempre retirou da
construção da Barroso. Tem 23 Skyhawk em São Pedro da Aldeia que não me deixam mentir.

Desculpe, não entendi a colocação.
Não vamos desmerecer uma classe construida no Brasil, operada por homens que suportam um grande desconforto, com um navio menor, que exige muito mais da tripulação. O que é necessário, é a manutenção rigorosa dos navios, para que demonstrem a mesma capacidade que qualquer outro da Esquadra.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#105 Mensagem por Marino » Qua Fev 21, 2007 1:10 am

Einsamkeit escreveu:Só acho que a inhauma oferece pouco demais pelo valor que custou

Elas custaram cerca de U$ 250 milhões.
Quanto custaram as Fragatas? Qual é o custo para readquirirmos a capacidade de projetar, construir e avaliar operacionalmente um navio de guerra? Quantos países do 3º mundo possuem esta capacidade?




Responder