O Novo Desafio da Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#31 Mensagem por nemesis » Qui Fev 15, 2007 3:33 am

alguem pode falar mais sobre a tal guerra da lagosta... foi uma confusão entre brasil e frança não?




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#32 Mensagem por juarez castro » Qui Fev 15, 2007 8:39 am

Marino escreveu:Juarez
Está faltando é dinheiro, reconhecimento do governo que a manutenção de uma Marinha deveria ser prioridade.
Não quero fazer comparações, mas o orçamento da FAB aprovado para este ano é 80% superior ao da MB.
Em anos anteriores, já escrevi, faltava papel higiênico a bordo dos navios.
O governo não tem consciência de que começar uma Marinha do zero é MUITO mais caro do que manter, atualizar e adicionar algo ao que já existe.
Esta história já vimos na FAB, que PAROU. Precisou do plano FÊNIX, renascer das cinzas, gastando muito mais do que se fosse mantida e atualizada.
Deus queira que não apareça nenhuma necessidade grave. O Brasil veria a MB suspender com o que tivesse e ser destruída, morrendo todos que juraram fazer isso pela Pátria.
Adiantaria alguma coisa?
Os recursos, constitucionais, do petróleo não são repassados.
Somente para a MB, pois para os Estados e Municípios é repassado religiosamente. Por qual motivo? Pq o Ministro responsável, Fazenda ou Planejamento, não sei, seria processado imediatamente por crime.
O MD faz isso? O Comandante da MB pode fazer isso? O Congresso cobra o respeito a uma lei gerada e aprovada no próprio Congresso?
Mas nem sempre foi assim.
Tenho imensa dor ao ler Rui Barbosa, um estadista que durante as conversações de delimitação de fronteiras do Brasil peleava por uma Marinha forte que lhe desse tranquilidade e respaldo em ditas conversações.
Da imortal "A LIÇÃO DAS ESQUADRAS":

Povo descuidado, abrimos as pálpebras entre dois intervalos de sesta, à brisa da costa dourada pelo sol, banhando-nos na tipidez do ar, na volúpia do colorido, na embriaguez ambiente da luz, e banindo d’alma os pensamentos do imprevisto, cerrando-a ao sussurro da consciência, que fala pelo rugir das águas eternas.


e ainda

O mar é o grande avisador. Pô-lo Deus a bramir junto ao nosso sono, para nos pregar que não durmamos. Por ora a sua proteção nos sorri, antes de se trocar em severidade. As raças nascidas à beira-mar não têm licença de ser míopes.

Mas é pedir demais por um Rui Barbosa hoje. :cry:


Caro Marino! Com relação aos royaltes do petróleo, eu concordo plenamente contigo, porém não esqueça, que por norma de lei o mesmo deve aplicado no patrulhamento do mar territorial brasileiro, coisa que a MB não vinha fazendo a pleno.
Volto a te colocar, smpre respeitando o teu ponto de vista, que de certa forma externa o pensamento da força, que falta a MB neste momento um comando que reorganize, estabeleça metas dentro de um contexto factível, e principalmente tenha capacidade de articular e convencer e principalmente trazer para o seu lado a sociedade como um todo para poder pleitear o que necessita para cumprir a sua missão.
Agora muitas coisas precisam mudar, a MB tem que cair na realidade, não aidiante vir discutir com a sociedade enquanto você não faz a lição de casa, gasta 80% de seu orçamento com salários da ativa, inativos e pensionistas, enquanto tiver por aí tataraneta da guerra do Paraguai que não se casa (no papel) para continuar recebendo pensão, enquanto a marujada morre a mingua.
Amigo, nao sou naval, mas voar é bem parecido para todos e caro também para todos, neste quesito tem tanta coisa que podia ser racionalizada em proveito de mais horas de vôo, melhores equipagens, apirmoramento de doutrina e etc... só que não se mexm para mudar, e esta mudança depende tão só da boa vontade dos que comandam, não precisa mexer com nenhum burocrata do Mindef e nem com nenhum político comedor de bola.
Marino tem admiração pelo profissionalismo da MB, sem pre a considerei a mais operacional e profissional das forças, mas é hora de repensar.....

Grande abraço




Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Fev 15, 2007 9:33 am

Por falar em 80% com pessoal, tava bebendo um dia desses com um ex-sagento fuzileiro, ele mostrou para mim o contra-cheque dele, simplesmente R$9.680,00, para um sargento da reserva, o porque de todo aquele dinheiro eu não sei, pois não dei para ler os proventos, só sei que ele foi para reserva cedo por causa de um acidente que o deixou meio que debilitado de um olho.




_______________________________________________.
Fernando Teles
Avançado
Avançado
Mensagens: 437
Registrado em: Ter Jun 28, 2005 7:25 am
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

#34 Mensagem por Fernando Teles » Qui Fev 15, 2007 9:49 am

Segurar a grana da Marinha para fazer superavit primário é fo.....
O governo é que tem que repensar.




Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

#35 Mensagem por papagaio » Qui Fev 15, 2007 10:17 am

Amigo Juarez Castro
Contrariando algumas afirmações feitas por vc ontem, gostaria de esclarecer:
1) .... na última operação realizada aqui no sul, tivemos a oportunidae consvesar com os "marinheiros de asas", e a situação não era boa, a moral baixa ....
Não é verdade. Quem convive num ambiente militar, sabe que os militares que exercem funções de risco (como os aviadores navais) são altamente motivados. Apesar de problemas existirem, garanto que a moral é alta.
2) ... um SH3 pousou em Floripa em emerg~encia com meia dúzia de panes .....
Mentira, aeronave pousou apenas para se reabastecer (reabasteceu a quente e ficou cerca de meia hora no aeroporto , não havia emergência a bordo.
3)... que o HS 1 não fez 20 horas de ASW nps últimos 2 anos, ou seja, doutrina foi para a latrina.
Cara, realmente não sei de onde vc tirou este dado, mas ele não é verdadeiro. Sei o que estou falando, a doutrina de guerra ASW existe nas MB muito forte desde a época da guerra fria.

Juarez, não sei quem são suas fontes, mas ela não é confiável. Houve a algum tempo um embarque num NDD em que o Padilha estava a bordo, com a presença de um SH-3. Converse com ele.
Fóruns são ótimos, mas muitas vezes as pessoas escrevem muitas coisas falsas e falam como verdades absolutas.
Abraços.




Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

#36 Mensagem por papagaio » Qui Fev 15, 2007 10:19 am

Amigo Juarez Castro
Contrariando algumas afirmações feitas por vc ontem, gostaria de esclarecer:
1) .... na última operação realizada aqui no sul, tivemos a oportunidae consvesar com os "marinheiros de asas", e a situação não era boa, a moral baixa ....
Não é verdade. Quem convive num ambiente militar, sabe que os militares que exercem funções de risco (como os aviadores navais) são altamente motivados. Apesar de problemas existirem, garanto que a moral é alta.
2) ... um SH3 pousou em Floripa em emerg~encia com meia dúzia de panes .....
Mentira, aeronave pousou apenas para se reabastecer (reabasteceu a quente e ficou cerca de meia hora no aeroporto , não havia emergência a bordo.
3)... que o HS 1 não fez 20 horas de ASW nps últimos 2 anos, ou seja, doutrina foi para a latrina.
Cara, realmente não sei de onde vc tirou este dado, mas ele não é verdadeiro. Sei o que estou falando, a doutrina de guerra ASW existe nas MB muito forte desde a época da guerra fria.

Juarez, não sei quem são suas fontes, mas ela não é confiável. Houve a algum tempo um embarque num NDD em que o Padilha estava a bordo, com a presença de um SH-3. Converse com ele.
Fóruns são ótimos, mas muitas vezes as pessoas escrevem muitas coisas falsas e falam como verdades absolutas.
Abraços.




Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

#37 Mensagem por papagaio » Qui Fev 15, 2007 10:48 am

Senhores, peço desculpas pois meu computador deu um probleminha e a mensagem saiu dobrada.
Abraços.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#38 Mensagem por Paisano » Qui Fev 15, 2007 12:40 pm

Fábio Nascimento escreveu:Por falar em 80% com pessoal, tava bebendo um dia desses com um ex-sagento fuzileiro, ele mostrou para mim o contra-cheque dele, simplesmente R$9.680,00, para um sargento da reserva, o porque de todo aquele dinheiro eu não sei, pois não dei para ler os proventos, só sei que ele foi para reserva cedo por causa de um acidente que o deixou meio que debilitado de um olho.


Essa ex-sargento fuzileiro deve ter entrado na justiça contra a União, devido ao acidente, e com certeza "ganhou" a ação.

Portanto, nesse valor do contra-cheque deve estar incluida a indenização (no caso, uma pensão adicional vitalícia) pela "debilitação" :shock: do olho.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#39 Mensagem por Morcego » Qui Fev 15, 2007 12:51 pm

Não me parece nada bom, quando o principal objetivo de uma força AÉREA, é conseguir VOAR.




Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#40 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Fev 15, 2007 1:03 pm

Paisano escreveu:
Fábio Nascimento escreveu:Por falar em 80% com pessoal, tava bebendo um dia desses com um ex-sagento fuzileiro, ele mostrou para mim o contra-cheque dele, simplesmente R$9.680,00, para um sargento da reserva, o porque de todo aquele dinheiro eu não sei, pois não dei para ler os proventos, só sei que ele foi para reserva cedo por causa de um acidente que o deixou meio que debilitado de um olho.


Essa ex-sargento fuzileiro deve ter entrado na justiça contra a União, devido ao acidente, e com certeza "ganhou" a ação.

Portanto, nesse valor do contra-cheque deve estar incluida a indenização (no caso, uma pensão adicional vitalícia) pela "debilitação" :shock: do olho.


Ele falou para mim que tinha entrado na justiça, e que o resultado estava prestes a sair, e que se ganhasse e provavelmente iria ganhar, o valor iria para 16"continhos de réis".
"Nada como umas cervejinhas para fazer um soldado falar srsr"




_______________________________________________.
Avatar do usuário
JOSE CARNEIRO
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Seg Mai 08, 2006 10:40 pm
Localização: Brasília

#41 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Qui Fev 15, 2007 3:21 pm

Paisano escreveu:
Fábio Nascimento escreveu:Por falar em 80% com pessoal, tava bebendo um dia desses com um ex-sagento fuzileiro, ele mostrou para mim o contra-cheque dele, simplesmente R$9.680,00, para um sargento da reserva, o porque de todo aquele dinheiro eu não sei, pois não dei para ler os proventos, só sei que ele foi para reserva cedo por causa de um acidente que o deixou meio que debilitado de um olho.


Essa ex-sargento fuzileiro deve ter entrado na justiça contra a União, devido ao acidente, e com certeza "ganhou" a ação.

Portanto, nesse valor do contra-cheque deve estar incluida a indenização (no caso, uma pensão adicional vitalícia) pela "debilitação" :shock: do olho.


Bom, meu ex-sogro (isso existe?) é 2 tenente da reserva, sem acidente e sem ação, ganha 7800 por mês.

abraços




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#42 Mensagem por Sniper » Qui Fev 15, 2007 3:42 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:
Paisano escreveu:
Fábio Nascimento escreveu:Por falar em 80% com pessoal, tava bebendo um dia desses com um ex-sagento fuzileiro, ele mostrou para mim o contra-cheque dele, simplesmente R$9.680,00, para um sargento da reserva, o porque de todo aquele dinheiro eu não sei, pois não dei para ler os proventos, só sei que ele foi para reserva cedo por causa de um acidente que o deixou meio que debilitado de um olho.


Essa ex-sargento fuzileiro deve ter entrado na justiça contra a União, devido ao acidente, e com certeza "ganhou" a ação.

Portanto, nesse valor do contra-cheque deve estar incluida a indenização (no caso, uma pensão adicional vitalícia) pela "debilitação" :shock: do olho.


Bom, meu ex-sogro (isso existe?) é 2 tenente da reserva, sem acidente e sem ação, ganha 7800 por mês.

abraços


Minha família recebe uma pensão de 3º Sargento morto em serviço.
:arrow: 1.300,00 [024] :?


Bom, meu ex-sogro (isso existe?) é 2 tenente da reserva, sem acidente e sem ação, ganha 7800 por mês.


E você ainda largou a filha do hômi !?!? :shock: :twisted:




Imagem
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#43 Mensagem por juarez castro » Qui Fev 15, 2007 3:43 pm

papagaio escreveu:Amigo Juarez Castro
Contrariando algumas afirmações feitas por vc ontem, gostaria de esclarecer:
1) .... na última operação realizada aqui no sul, tivemos a oportunidae consvesar com os "marinheiros de asas", e a situação não era boa, a moral baixa ....
Não é verdade. Quem convive num ambiente militar, sabe que os militares que exercem funções de risco (como os aviadores navais) são altamente motivados. Apesar de problemas existirem, garanto que a moral é alta.

Não é o que dizem nas conversas em off.

2) ... um SH3 pousou em Floripa em emerg~encia com meia dúzia de panes .....
Mentira, aeronave pousou apenas para se reabastecer (reabasteceu a quente e ficou cerca de meia hora no aeroporto , não havia emergência a bordo.

Cuidado com este termo que referistes, não faltei em momento algum ao pessoal da MB, com relação as panes vou me aprofundar e datalhar o assunto.

3)... que o HS 1 não fez 20 horas de ASW nps últimos 2 anos, ou seja, doutrina foi para a latrina.
Cara, realmente não sei de onde vc tirou este dado, mas ele não é verdadeiro. Sei o que estou falando, a doutrina de guerra ASW existe nas MB muito forte desde a época da guerra fria.

A Informação vem de dentro da MB, e quem falou, fala com propriedade.

Com relação a doutrina,não afirmei que ela não existe, eu disse que ela vai para a latrina se a situação continuar deste jeito.

Como qualquer doutrina, é preciso exercita-la para se manter na ponta dos cascos, o que não tem sido possivel na atual situação vivida pela MB.

Juarez, não sei quem são suas fontes, mas ela não é confiável. Houve a algum tempo um embarque num NDD em que o Padilha estava a bordo, com a presença de um SH-3. Converse com ele.
Fóruns são ótimos, mas muitas vezes as pessoas escrevem muitas coisas falsas e falam como verdades absolutas.
Abraços.


O que realmente não é o meu caso. Costumo falar e afirmar com propriedade, alias ao invés de me ofender nas entrelinhas tu poderias nos contrapor com dados de operação real dos SH3 empregando doutrina ASW, e não fazendo carroçada, porquê meu amigo, respeitosamente, não é missão operacional.

"Pitolo militar tem que voar missão de emprego e de doutrina".

Grande abraço




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#44 Mensagem por soultrain » Qui Fev 15, 2007 3:46 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:
Paisano escreveu:
Fábio Nascimento escreveu:Por falar em 80% com pessoal, tava bebendo um dia desses com um ex-sagento fuzileiro, ele mostrou para mim o contra-cheque dele, simplesmente R$9.680,00, para um sargento da reserva, o porque de todo aquele dinheiro eu não sei, pois não dei para ler os proventos, só sei que ele foi para reserva cedo por causa de um acidente que o deixou meio que debilitado de um olho.


Essa ex-sargento fuzileiro deve ter entrado na justiça contra a União, devido ao acidente, e com certeza "ganhou" a ação.

Portanto, nesse valor do contra-cheque deve estar incluida a indenização (no caso, uma pensão adicional vitalícia) pela "debilitação" :shock: do olho.


Bom, meu ex-sogro (isso existe?) é 2 tenente da reserva, sem acidente e sem ação, ganha 7800 por mês.

abraços


Isso é valor líquido? Quanto dá em Euros? Pela minha conversão ganham o mesmo ou mesmo mais que em Portugal. Muito bem pagas as vossa FA, não admira que gastem 30b em pessoal.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#45 Mensagem por Marino » Qui Fev 15, 2007 7:48 pm

Caro Marino! Com relação aos royaltes do petróleo, eu concordo plenamente contigo, porém não esqueça, que por norma de lei o mesmo deve aplicado no patrulhamento do mar territorial brasileiro, coisa que a MB não vinha fazendo a pleno.
Volto a te colocar, smpre respeitando o teu ponto de vista, que de certa forma externa o pensamento da força, que falta a MB neste momento um comando que reorganize, estabeleça metas dentro de um contexto factível, e principalmente tenha capacidade de articular e convencer e principalmente trazer para o seu lado a sociedade como um todo para poder pleitear o que necessita para cumprir a sua missão.
Agora muitas coisas precisam mudar, a MB tem que cair na realidade, não aidiante vir discutir com a sociedade enquanto você não faz a lição de casa, gasta 80% de seu orçamento com salários da ativa, inativos e pensionistas, enquanto tiver por aí tataraneta da guerra do Paraguai que não se casa (no papel) para continuar recebendo pensão, enquanto a marujada morre a mingua.
Amigo, nao sou naval, mas voar é bem parecido para todos e caro também para todos, neste quesito tem tanta coisa que podia ser racionalizada em proveito de mais horas de vôo, melhores equipagens, apirmoramento de doutrina e etc... só que não se mexm para mudar, e esta mudança depende tão só da boa vontade dos que comandam, não precisa mexer com nenhum burocrata do Mindef e nem com nenhum político comedor de bola.
Marino tem admiração pelo profissionalismo da MB, sem pre a considerei a mais operacional e profissional das forças, mas é hora de repensar.....

Grande abraço

Caro Juarez
Sem dúvida os royalties do petróleo devem ser aplicados no patrulhamento, principalmente das áreas produtoras de petróleo. Agora, com que meios? Quando a MB recebia os repasses, foram construídos os NP Classe Grajaú. Todos com os recursos do petróleo. A indústria nacional foi grandemente incentivada, um estaleiro fora do Rio, o INACE do Ceará, ganhou tecnologia e até assinou contratos de exportação dos navios, 2 Lanchas Patrulha e um NP para a Namíbia.
Hoje até meios da Esquadra são deslocados para o patrulhamento das plataformas, como acontece regularmente com a Corveta Julio de Noronha.
A MB tentou se reorganizar, tentando melhorar a gestão, otimizar recursos, tornar mais eficiente os gastos. Deu baixa em uma série de navios, pensando em realocar os recursos que sobrariam com estas baixas. Já escrevi o que aconteceu. Baixa no navio, recurso não entregue.
Poucas pessoas sabem que a execução financeira do governo foi copiada da execução da MB. O Sistema do Plano Diretor da MB foi integralmente copiado pelo governo e virou o SIAFI. A MB teve que se readaptar, degradando alguns controles para se integrar ao SIAFI.
Não tenho exemplo melhor do que este para demonstrar o esforço de gestão.
Já escrevi anteriormente que considero uma enorme falha a MB continuar tentando convencer o executivo, pois o Congresso é sensível as necessidades militares do país, e não tentar convencer a sociedade, com uma campanha massiva de esclarecimento. Sociedade convencida, governo pressionado.
Todos os países do mundo não discutem a necessidade de seus militares. É um serviço que não pode ser privatizado, não pode ser delegado a terceiros países, deve ser feito por pessoal com dedicação exclusiva, formação exclusiva, conceitos diferentes do resto da sociedade, como hierarquia e disciplina, com aval da sociedade e do governo para usar força letal, legalmente, trabalhando sob leis distintas, que preveem até pena de morte para eles, regime jurídico distinto, com vários direitos constitucionais negados aos mesmos, como direito de greve, de trabalhar em outro emprego, de se sindicalizar, sem direito a hora extra, fundo de garantia, etc. Então a sociedade de todos os países arca com os custos da necessária existência destes servidores, que de acordo com a nossa Constituição não são servidores públicos e sim militares, uma classe distinta.
Os conceitos que escrevi acima, exceto quando me referi expressamente ao Brasil, foram expressados, de acordo com um colega chileno, pela Presidente Bachelet, quando questionada sobre os militares, com o agravante de ter sido torturada e ter tido seu pai morto pela ditadura chilena.
É como age um Estadista com "E" maiúsculo.
O pagamento para as filhas acabou para as novas gerações desde FHC. Não acabou para os mais velhos porque não era um privilégio, pois era um serviço previdenciário PAGO por quem queria ser descontado em folha e deixar uma pensão para suas filhas. Era como uma previdência privada, e por isso quem PAGOU TODA A VIDA, ATÉ A MORTE, não pode ter cortado um direito e não um privilégio.
Sou CMG da ativa e ganho líquido R$ 5.100,00. Possuo todos os cursos de carreira, inclusive os MBA que descrevi em outro tópico. Tive sob minha responsabilidade a vida de centenas de brasileiros, com pais, mães, esposas, filhos, etc, além do patrimônio da Nação. Não acho que ganhe de acordo com minha responsabilidade, principalmente se comparar meu salário com o de um servidos do legislativo ou do judiciário, de 1º instância. Pode ser até comparado com um motorista ou ascensorista do Congresso.
Fui transferido de norte a sul do país, por necessidade de serviço, sem ponderação. Minha esposa teve prejudicada sua carreira profissional para sempre, sem opção se queria acompanhar o marido.
Comecei a escrever alguns "percalços" que passei com minha família mas borrei tudo, pois não me arrependo de nada, apesar de todo o sacrifício que minha vida impôs a minha família.
A Força Aeronaval está passando por um momento muito difícil, mas TALVEZ haja uma luz no fim do túnel e os que escrevem por aqui parecem ter premonição. Não posso falar muito mais não. Mas tudo vai depender de $$$$.
O Presidente criou um Grupo de Trabalho Interministerial para tratar do reaparelhamento das FFAA. Foi feito um relatório, aprovado pelo MD, FFAA, Planejamento e Fazenda.
Este relatório está desde o ano passado na Casa Civil, engavetado como todos os outros. Sabe o que vai acontecer, NADA.
Já foi assinado o contrato do 214, apesar de aprovado pela COFIEX?
Os Leopard 1 do EB foram comprados?
A FAB está se safando, Deus sabe como.
Acho que já me estendi demais. Desculpem pelo desabafo.
Um abraço
Marino




Responder