Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#376 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Fev 14, 2007 8:05 pm

SGT GUERRA escreveu:
3rdMillhouse escreveu:Alguem, além de mim, viu o JN (Jornal Nacional) hoje? Mostrou cenas de um tiroteio entre as FN e traficantes, numa das cenas mostrou um policial tentando consertar o MD-97 que havia travado.


Eu só vi o video no jornal, mas não fica claro que o soldado estava sanado um problema com a arma. Parecia mais que ele estava carregando a arma. Mas como eu disse eu posso estar errado.
Daqui a pouco vão me nomear de defensor perpetuo do MD 97! :lol:


Para mim também pareceu que o caboclo estava dando um golpe de segurança para alimentar a arma.
Reparem: ele chega meio correndo na esquina, abaixa, desdobra a alavanca de manejo, tenta dar o golpe, a mão escorrega, ele pega a alavanca de novo, dá o golpe, olha para o seletor de tiro provavelmente para ver se a arma está travada, e assume posição.
O cara estava enrolado mesmo, provavelmente não devia ter muita experiência em situações reais de enfrentamento. É a típica atitude e forma de agir de quem está pensando algo como: "P**a que p**iu, agora esta m***a é prá valer!"... Natural. Também já aconteceu comigo!!!
Quando a arma ou qualquer outra coisa tem rótulo de ser porcaria, demora muito para perder a má fama... Só para o M-16 foram mais de 20 anos... Agora, 40 anos depois de ter sido colocado em serviço que o M-16/M-4 é o xodó dos caras...
Não vou mais "meter o pau" - no bom sentido - no MD-97 até testar a criança de novo...




Carlos Mathias

#377 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 14, 2007 8:44 pm

Aí Beraldi, muito bem cara. Era sobre isso que estava falando, 20 anos pro M-16 e falam como se tivesse ficado pronto ontem, tipo, nasceu pronto. Aliás, nos imagens o fuzil atira sem falhar, mas pelo que dizem devia ter enguiçado no primeiro disparo. Continuo achando que ainda é muito cedo para termos uma opinião final.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#378 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 14, 2007 10:05 pm

PORÉM o M-16 era um fuzil revolucionário, com tecnologias novas e tal, não existia nada igual antes. O MD-97, que apareceu na face da Terra 30 anos após o M-16A1 do Vietnam, não acrescenta praticamente NADA de novo se comparado a esse, e o pior, custa três vezes mais. Entenderam a nossa birra?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#379 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 14, 2007 10:28 pm

Meu querido, vou repetir. Se mandassem a toda endeusada HK fazer um fuzil com a maior parte possível de componentes do FAL e bem tradicional, você acha que eles fariam o quê? E sobre o M-16, mecanicamente não teve nada de moderno. Desenho sim, mas mecânica????




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#380 Mensagem por Alcantara » Qua Fev 14, 2007 10:35 pm

Paisano escreveu:
3rdMillhouse escreveu:Alguem, além de mim, viu o JN (Jornal Nacional) hoje? Mostrou cenas de um tiroteio entre as FN e traficantes, numa das cenas mostrou um policial tentando consertar o MD-97 que havia travado.


http://playervideo.globo.com/webmedia/G ... aId=638333


Da série perguntar não ofende:

:arrow: Era defeito do fuzil ou era um daqueles soldados bisonhos? :lol:



Abraços!!! :wink:




Avatar do usuário
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Mensagens: 1937
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am
Localização: Na frente do computador.
Agradeceram: 1 vez

#381 Mensagem por 3rdMillhouse » Qua Fev 14, 2007 10:49 pm

Alcantara escreveu:
Paisano escreveu:
3rdMillhouse escreveu:Alguem, além de mim, viu o JN (Jornal Nacional) hoje? Mostrou cenas de um tiroteio entre as FN e traficantes, numa das cenas mostrou um policial tentando consertar o MD-97 que havia travado.


http://playervideo.globo.com/webmedia/G ... aId=638333


Da série perguntar não ofende:

:arrow: Era defeito do fuzil ou era um daqueles soldados bisonhos? :lol:



Abraços!!! :wink:


Touché. Mas me parece que logo na hora que a arma deu defeito ele ejetou manualmente um cartucho ali e voltou a atirar. Mas vou ter de ver esse maldito stream de novo pra ver se confirmo isso.




Carlos Mathias

#382 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 14, 2007 11:19 pm

Já falaram que não foi pane, mas sim o bozonho dando o golpe, todo enrolado.




PRick

#383 Mensagem por PRick » Qua Fev 14, 2007 11:23 pm

Parece mesmo que a explicação do Beraldi faz todo sentido, ele veio correndo, parou para armar, engatilhar a arma, olha como está o seletor de tiro e começa a disparar a arma.

Até que não foi mal a primeira incursão da FNSP, 04 meliantes mortos, :wink: . Um M-16 e uma metralhadora 0.30 pol, artesanal apreendida, queria ver uma foto desta trapizonga.

[]´s




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#384 Mensagem por ZeRo4 » Qua Fev 14, 2007 11:24 pm

Carlos Mathias escreveu:Meu querido, vou repetir. Se mandassem a toda endeusada HK fazer um fuzil com a maior parte possível de componentes do FAL e bem tradicional, você acha que eles fariam o quê? E sobre o M-16, mecanicamente não teve nada de moderno. Desenho sim, mas mecânica????


Não tinha nada de diferente??? Claro que tinha! O Fuzil padrão na época era o M-14, descendente direto do M1 Garand. O M-16 é descendente direto do AR-10 que foi preterido pelo M-14 por ser "revolucionário" demais.

Como disse o Bolovo acima, o problema não é quanto tempo demora para uma tecnologia amadurecer, mas o que se ganha com o amadurecimento da tecnologia em si. Vejamos o exemplo do MAR-1, pode demorar quanto tempo for para ficar pronto, mas é uma arma de excelência, poucos países produzem mísseis anti-radiação e os que o produzem dificilmente vendem, é um tipo de arma estratégica.

Diferente do MD-97L já nasceu dez anos atrasado (MD-2) e após vinte anos (já se vão trinta de tentativas!) ainda não teve sua tecnologia amadurecida. Então, seria bem mais fácil ter adquirido um Fuzil de última geração e a respectiva licensa para produzí-lo assim como fizeram o México com o G-36, a própria Venezuela com o AK-1xx e por ai vai.

A única coisa que eu posso concordar é que talvez a culpa seja mais do EB do que da própria Imbel em si. Se o problema era desenvolver um Fuzil 5,56 parecido com o FAL, que a Imbel então em conjunto com viesse a adquirir a licensa do fuzil belga FN FNC que não deixa de ser um FAL em 5,56.

Imagem

FN FNC




Editado pela última vez por ZeRo4 em Qua Fev 14, 2007 11:58 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#385 Mensagem por ZeRo4 » Qua Fev 14, 2007 11:27 pm

PRick escreveu:Parece mesmo que a explicação do Beraldi faz todo sentido, ele veio correndo, parou para armar, engatilhar a arma, olha como está o seletor de tiro e começa a disparar a arma.

Até que não foi mal a primeira incursão da FNSP, 04 meliantes mortos, :wink: . Um M-16 e uma metralhadora 0.30 pol, artesanal apreendida, queria ver uma foto desta trapizonga.

[]´s


Depois de ver o vídeo também tenho que concordar, acho que não teve nada a ver com a falha em si...

Sobre a .30, Hahahaha quero ver esses vagundos FDPs cantarem "A ponto trinta ta na Penha..." agora!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Mensagens: 1937
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am
Localização: Na frente do computador.
Agradeceram: 1 vez

#386 Mensagem por 3rdMillhouse » Qua Fev 14, 2007 11:29 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Reparem: ele chega meio correndo na esquina, abaixa, desdobra a alavanca de manejo, tenta dar o golpe, a mão escorrega, ele pega a alavanca de novo, dá o golpe, olha para o seletor de tiro provavelmente para ver se a arma está travada, e assume posição.
O cara estava enrolado mesmo, provavelmente não devia ter muita experiência em situações reais de enfrentamento. É a típica atitude e forma de agir de quem está pensando algo como: "P**a que p**iu, agora esta m***a é prá valer!"... Natural. Também já aconteceu comigo!!!


Se você falou então eu acredito, porque aqui a conexão é uma M* pra ver vídeos em stream. :?




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#387 Mensagem por ZeRo4 » Qua Fev 14, 2007 11:31 pm

Imagem
FN FNC

Imagem
Bofors AK-5

Essa é uma versão do FN FNC feita na Suécia, fabricado pela Bofors sob o nome de "AK-5", De forma inteligente, ao invés de tentarem "reinventar a roda", eles simplesmente aplicaram melhorias a um bom projeto já existente.




Editado pela última vez por ZeRo4 em Qui Fev 15, 2007 12:00 am, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#388 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Fev 14, 2007 11:36 pm

Zero,

O FNC não tem nada a ver com o FAL.
O mecanismo é inteiramente baseado no do AK-47: ferrolho rotativo com somente dois ressaltos de trancamento, possuindo o êmbolo afixado no transportador do ferrolho e sem mola de retorno. Até a alavanca de manejo é solidária ao transportador do ferrolho, como no AK.
A filosofia de construção é a do AR-18: caixa de culatra única feita em aço estampado contendo todas as peças móveis do sistema de ciclagem/alimentação que é articulada por um pino à frente do alojamento do carregador com a metade inferior que contém o alojamento do carregador propriamente dito e todo mecanismo de gatilho, permitindo, como no AR-15/18, fácil acesso à câmara de disparo, para limpeza.
O FNC é, em suma, AK-47 + AR-18. Do FAL ele só tem a coronha rebatível e, nas versões mais antigas, a empunhadura plástica...




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#389 Mensagem por ZeRo4 » Qua Fev 14, 2007 11:45 pm

Beraldi,

Creio que tenha me expressado muito mal... quando eu falei que não deixaria de ser um FAL em 5,56, era relacionado justamente a filosofia de abandonar um Fz calibre 7,62 e partir para um Fz calibre 5,56! Da mesma forma como o MD passou pelo MD-2 e agora MD-97 com mecanismos distintos.

Abraços!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#390 Mensagem por Sd volcom » Qua Fev 14, 2007 11:58 pm

Pessoal agora de volta a brigada fui informado que as compras do EB no que refere Fuzil e Metralhadora leve vai ter mais um capitulo, por motivos maiores e para melhor, mas ainda deve ser uma MD-.. L :shock:

Vlws Abraços




Responder