Carlos Mathias escreveu:Sr. Mathias, tenho alguns comentários.
1) A Metalúrgica em questão não era nem de longe estatal;
2) A Metalúrgica em questão tem importância reduzida, tanto para a Bolívia quanto para a sua controladora suíça;
3) A Suíça é um país com reduzida importante geoestratégica, e não tem maiores laços comerciais com a Bolívia;
4) A Suíça não depende do gás boliviano em sua vida cotidiana.
Logo, vemos que se tratam de situações altamente diversas, portanto a comparação não apenas é inválida, como também, me permita, estapafúrdia, com todo respeito.
Dito isso, reitero que não advogo pela invasão da Bolívia. Apenas advogo pela atitude firme em relação aos ocorridos. Nada mais, nada menos.
Como diz o adágio milenar, "À César o que é de César". E não me refiro ao nobre moderador homônimo.
Primeiramente, por favor, sem o "sr." na frente, me faz lembrar dos meus 41 anos...
Segundamente fique tarnquilo, VC TEM O TULIO para ficar no clube dos matusalem com vc HEAHEAHEHAAA
Carlos Mathias escreveu:1)- A Petrobrás hoje é meia estatal, tem muito FGTS de trabalhador metido lá. Mas mesmo que a tal empresas fosse estatal, nunca haveria a invasão e bombardeamento de um país por isso.
nÃO SE TRATA DE BOMBARDEAR A BOLIVIA, trata-se de bombardear o que é NOSSO, não podemos fica, TUDO BEM, então ninguém pode, NÃO SERIA BOMBARDEADA uma avenida que fosse.
Carlos Mathias escreveu:2)- Depende do ponto de vista. Para o dono lá da Suíça, que paga seus impostos, deve valer muito e ele deve estar querendo que a OTAN venha pasear aqui an A doS.
Na verdade se trata de um investimento que foi todo perdido, e será colocado na conta da BOLIVIA em toda relação comércial dela, essa atitude do EVO só corrobóra para fechar ele ao mundo, uma vez que todos vão evitar comprar qualquer coisa deles.
Carlos Mathias escreveu:4)- Mas tinha uma indústria lá. Se a Suíça é pequena estrategicamente e economicamente, esta siderúrgica deve fazer muita falta prá eles sim.
Embora pequena ELA TEM $$$$$ e recursos e outros investimentos no setor ao redor do MUNDO, logo, retaliação vai acontecer, não pense que vai ficar barato.
Carlos Mathias escreveu:Estapafúrdia foi a decisão de invesitr bilhões de dólares meus e seus naquele país. Agora que estamos de calça na mão é que vamos dar uma de valentão? O cara fecha torneira do gás e a nossa frágil economia vira um caos, sairá muito mais caro.
Vejamos, o Brasil precisa se postar como pais HEGEMONICO pelo menos NA AMÉRICA LATINA, sem esse tipo de ação não será, ROUBO É ROUBO, e foi isso que o SR chavez E O SR evo, fizeram; o erro FOI INVESTIR POR LA SEM INVESTIR EM UMA SEGUNDA OU MESMO TERCEIRA LINHA DE FORNECIMENTO.
por exemplo, estou negociando uma carga mensal de 100 carretas, fechei com duas transportadoras, e ainda estou procurando uma terceira, para que eu possa dividir e assim DIMINUIR o meu risco de EM DETERMINADO MOMENTO não ter caminhão para levar a carga.
o erro NÃO FOI INVESTIR LA, o erro, foi FICAR DEPENDENTE DE LA, sabia que queimamos TONELADAS desse gás todos os anos?? será que não tinha uma ALMA que batesse na mesa e falasse, VAMOS PARAR DE QUEIMAR PELO MENOS 30% do que estamos queimando e trazer esse gás para um segunda linha de fornecimento.
MAS NÃO, queremos ser BONZINHOS, canonizados E EM NOME DE DEUS PASTORALMENTE seremos poupados e teremos nosso lugar no céu.
Carlos Mathias escreveu:Sobre a atitude firme, quem tem rabo preso não pode.
Morcego, não consigo imaginar porque você acha que eu estava me referindo à você...
HEAHEHAEHAHEHEAHEAHEH poww carlos, heaheahe.
Carlos Mathias escreveu:Mas mesmo depois dessa afirmação sem fundamento, quero dizer que com toda a certeza, medidas militares AGORA não seriam a melhor solução. Pode ser que fiquemos famosos pelo mundo afora como os novos valentões, os poderosos que arrasaram a Bolívia. Mas também íamos estar nas manchetes do Financial Times, e muito negativamente com certeza.
Eu não estou falando para DESTRUIRMOS A BOLIVIA, ela vai fazer isso SOZINHA, eu estou dizendo para cortar relações, NADA DE FICAR FINANCIANDO TRATOR, fecha as vias de acesso dela com o BRASIL, e faz retaliação com PERU E CHILE se estes abrirem linhas logisticas para eles, penso que NENHUM CHILENO OU PERUANO iria ficar chateado.
ai sim, VAMOS TIRAR A ADAGA DA NOSSA GARGANTE E JOGAR NA DELE, ai nós negociamos BATENDO COM O PENIS NA MESA, não o contrário, NEGOCIANDO conforme o HUMOR DE IL COMANDANTE.
se mesmo assim eles preferirem virar uma CORÉIA DO NORTE, tudo bem, AO MENOS AGENTE DESTROE AS NOSSAS INSTALAÇÕES LA.
na pior (ou melhor) das possibilidades SANTA CRUZ declara independência e depois pede guarida como ACRE DO SUL.
esse é um PREÇO QUE EVO não paga, me permita dizer que acho que vc não sabe negociar, é a impressão que eu tenho.
Carlos Mathias escreveu:BLÉM! BLÉM! BLEM!
ehahehaeha