FOGUETE RUSSO EXPLODE APÓS PARTIR DE PLATAFORMA FLUTUANTE

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61267
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Túlio » Qua Fev 07, 2007 6:23 pm

Koslova escreveu:O primeiro foguete de utilização criogênica foi o Saturno-V no seu segundo e terceiro estágio primeiro lançamento em 1967


!!!Valews!!!

No quote está precisamente a razão de minha pergunta sobre criogenia: tinha a impressão de que, já que o Saturn V era um lançador dos anos 60 - foi o que levou a cápsula...errr...NAVE Apolo à Lua - e já era movido a Oxigênio + Hidrogênio, tal tecnologia já fosse antiga, talvez até ultrapassada...

Mas tá tri. Valews mesmo!!!




Avatar do usuário
Koslova
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 3:17 pm

#17 Mensagem por Koslova » Qua Fev 07, 2007 6:25 pm

cabeça de martelo escreveu:Eu ia dizer uma coisa...mas deixa para lá (tou no Tuga mode...) 8-]

Koslova obrigadão pelas informações, são de um tal detalhe que até chega a surpreender. :wink:



Iria dizer oque Cabeça de Martelo? rs




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#18 Mensagem por César » Qua Fev 07, 2007 6:30 pm

Koslova escreveu:Valeu pelo elogio Clermont

Pelo visto, alguem chegou a ler esta mensagem até o final.

Eu também li o texto até o final. :) Fantástico, completo e interessantíssimo como sempre. Só não elogiei denovo pois isso seria chover no molhado. :wink:

Uma pergunta que agora me veio(é meio esdrúxula, mas tudo bem): O Brasil fabricou alguns foguetes de sondagens monomotores SONDA IV. Acredito que o Zênite é um lançador mais simples e barato, e o fato de ter apenas um motor deve reduzir os custos de fabricação.

Assim sendo, o Brasil não poderia fazer um lançador monomotor, pequeno e mais barato, para seus lançamentos de satélite? Não seria possível "expandir" o conceito do SONDA IV, de tal modo que se transformasse em um lançador barato e competitivo?

E, caso a resposta seja afirmativa, a produção de um lançador monomotor não estaria previsto no programa Cruzeiro do Sul?

Desculpem se a pergunta for estúpida.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61267
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#19 Mensagem por Túlio » Qua Fev 07, 2007 6:38 pm

Koslova escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Eu ia dizer uma coisa...mas deixa para lá (tou no Tuga mode...) 8-]

Koslova obrigadão pelas informações, são de um tal detalhe que até chega a surpreender. :wink:



Iria dizer oque Cabeça de Martelo? rs


No mínimo ele iria te pedir em casamento, daí viu que tem um Gaudério dos mais entreverantes neste pago aqui e pensou: 'acho m'lhoire eu num entraire nessa, ó pá, que o Gaúcho pode q'rer m'daire uma sova d'facão...' :twisted: :twisted: :twisted:




Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2475
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

#20 Mensagem por zela » Qua Fev 07, 2007 7:04 pm

Salvei esse texto no meu pc...muito bom.
Koslova para MinDef JÁ!! [037]




Avatar do usuário
Koslova
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 3:17 pm

#21 Mensagem por Koslova » Qua Fev 07, 2007 9:57 pm

Oi César;

Para foguetes de combustivel sólido aplicamos regras diferentes, é um outro universo, é um outro tipo de análise. Infelizmente se for colocar com os devidos detalhes os problemas associados a estas questões que você colocou, daria um texto tão grande quando o outro sobre o Zenite. Então, por falta de tempo, vou me furtar a responder.


Abraços



César escreveu:
Koslova escreveu:Valeu pelo elogio Clermont

Pelo visto, alguem chegou a ler esta mensagem até o final.

Eu também li o texto até o final. :) Fantástico, completo e interessantíssimo como sempre. Só não elogiei denovo pois isso seria chover no molhado. :wink:

Uma pergunta que agora me veio(é meio esdrúxula, mas tudo bem): O Brasil fabricou alguns foguetes de sondagens monomotores SONDA IV. Acredito que o Zênite é um lançador mais simples e barato, e o fato de ter apenas um motor deve reduzir os custos de fabricação.

Assim sendo, o Brasil não poderia fazer um lançador monomotor, pequeno e mais barato, para seus lançamentos de satélite? Não seria possível "expandir" o conceito do SONDA IV, de tal modo que se transformasse em um lançador barato e competitivo?

E, caso a resposta seja afirmativa, a produção de um lançador monomotor não estaria previsto no programa Cruzeiro do Sul?

Desculpem se a pergunta for estúpida.

Abraços

César




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#22 Mensagem por César » Qua Fev 07, 2007 10:03 pm

Koslova escreveu:Oi César;

Para foguetes de combustivel sólido aplicamos regras diferentes, é um outro universo, é um outro tipo de análise. Infelizmente se for colocar com os devidos detalhes os problemas associados a estas questões que você colocou, daria um texto tão grande quando o outro sobre o Zenite. Então, por falta de tempo, vou me furtar a responder.


Abraços

Ok, mesmo asism agradeço Koslova.

Agora, uma pergunta bem rápida: No programa espacial Brasileiro, até onde se sabe usamos, para o lançamento do VLS, combustível sólido. Porém, o tal do acordo que fizemos com os Ucranianos estabelece que receberíamos tecnologia para uso de combustível líquido.

Dado que, como você disse, combustíveis líquidos e sólidos são realidades diferentes, uma mudança no tipo de combustível usado no VLS não deveria mudar consideravelmente o projeto do lançador?

Obrigado. :wink:

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Koslova
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 3:17 pm

#23 Mensagem por Koslova » Qua Fev 07, 2007 10:06 pm

zela escreveu:Salvei esse texto no meu pc...muito bom.
Koslova para MinDef JÁ!! [037]



Deus me livre!!




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#24 Mensagem por chm0d » Qua Fev 07, 2007 10:35 pm

Koslova escreveu:
zela escreveu:Salvei esse texto no meu pc...muito bom.
Koslova para MinDef JÁ!! [037]



Deus me livre!!


Imagina??? seria um sonho!!! :)




Responder