Um tonneaux de Boeing 727

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Um tonneaux de Boeing 727

#1 Mensagem por jambockrs » Sex Fev 02, 2007 12:45 am

Meus prezados:
UM TOUNNEAUX DE BOEING 727 :shock:
Gustavo H. Albrecht
Era madrugada. Voar à noite já é anti-natural. Como dizia o Nei Furo, meu colega da FAB, se Deus quisesse que voássemos à noite, nos daria faróis no lugar das sobrancelhas.
O vôo era de cheque e o avião, um Boeing 727. Todos na cabine estavam cansados. O checando na direita, o FE na "penteadeira" e o Cmte. no Jump Seat. O co-piloto já tinha passado no cheque pois, como é comum naquela companhia, são bem preparados e voam bem, e ainda tínhamos uns dez minutinhos de sobra para completar o vôo. Aí ocorre aquilo que eu sempre escutei:
"Quando não se tem o que fazer, faz-se besteira."
Eu gosto de acrobacia. Aliás, acho que aqueles que nunca viram a terra de cabeça prá baixo só curtiram 20% do prazer que o vôo pode nos proporcionar.
Quantas vezes, bebendo uma cerveja num churrasco lá no Aeroclube do Rio Grande do Sul, em companhia dos amigos de lá, ouvi o Casarin contar como é que ele fez um tounneau com um Boeing 737. O "véinho" é bom mesmo. Não gosta muito de contar a história e nem de ensinar, talvez até para não incentivar outras tentativas, mas ele fez mesmo, saiu perfeito e ele acabou pagando caro por isto.
Como eu dizia, tinha dez minutos, o vôo era local e estávamos sôbre o Rio de Janeiro, na cabine estavam todos sonolentos e já íamos pousar. Lembrei-me do "véinho" e esqueci do bom senso. Piquei o "doisetão" em direcão à pista 15 do Galeão como quem vem de Caxias. Com uns 3000" no altímetro a velocidade já estava em torno de 370 Kt e eu puxei o nariz até uns 30 graus cabrado. Com 350 Kt, conforme instrução "dele", comandei o bendito tounneau de aileron. É incrível de ver como gira bonito. Realmente a Boeing fez ótimos aviões, principalmente o 27 que é bom de comando. Não puxou "G" e a velocidade não disparou. Foi perfeito.
Dalí emendei outro pro lado contrário e outro, até que me saciei. Quando nivelei, o companheiro na direita me pediu para fazer "unzinho só". Como eu acho que a aviação não pode ter mistério, passei-lhe os comandos. Nesta altura não tinha mais ninguém com sono à bordo. Todos vibravam com a máquina e com as manobras. Ele ganhou velocidade, chamou o nariz e virou. Cometeu o erro mais comum àqueles que ainda não se adestraram na execução dos tounneau de aileron. Não parou de puxar o nariz antes de iniciar o giro de asas e, como consequência, ao passar pelo dorso, o nariz baixou demais, além disto, desfez o comando de aileron o que resultou num split "S"a baixa altura.
Nesta situação, no dorso, baixa velocidade, nariz para baixo e perto do chão, senti aquele gosto amargo na bôca quando ele falou : - Me fu... . Assumi os comandos mas sem nenhuma esperança de conseguir fazer alguma coisa que nos tirasse daquela situação. O chão crescia rápido e víamos nítidamente as luzes das pistas do Galeão ficando para trás. Estávamos próximo da ponte Rio/Niterói, o que tornava a cena mais macabra ainda devido ao negrume do mar da baía de Guanabara só enfeitado aqui e alí pelas luzes de algum navio.
Desvirar não dava mais. O avião é bom mas não é acrobático. Se o fosse, eu comandava um meio tounneau e em segundos estaria voltando ao vôo normal. O jeito era puxar o nariz no limite. Ainda tentei "capar" os motores e abrir o speed brake mas ja era tarde.
Em segundos você pensa tantas coisas. A Lei da Gravidade é inexorável. Ela nos puxa para baixo sem piedade. Para ela não importa se você é velho e já viveu a vida ou ainda é jovem e inexperiente querendo vivê-la, se o que você fez foi certo ou errado, se é permitido ou não, se você está só ou levando outros consigo, se você começou a manobra na altura certa ou se, por exibicionismo, fez tipo "chão a chão".
Por tudo isto, pelo menos para ter a consciência tranquila, caso um dia você se veja numa situação parecida, só faça acrobacia em aviões acrobáticos, em locais permitidos, de preferência só e a uma altura segura.
E eu puxei o nariz com tôda a força no manche até colidir com o solo quase na vertical. O barulho é estranho e o tranco também.
Por quase um minuto ninguém falou nada. Um olhava para o outro. Levantei da cadeira , abri a porta e convidei a todos para tomar um cafezinho. Depois voltaríamos para desligar o simulador pois o nosso vôo era o último da noite.
Transcrito com autorização por e-mail do autor
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Tu160bomber
Sênior
Sênior
Mensagens: 1184
Registrado em: Seg Jul 04, 2005 7:31 pm

#2 Mensagem por Tu160bomber » Dom Fev 04, 2007 8:53 pm

KKKKKKKKKKKK......eu em pensando que era um fato real :lol:




Carlos Mathias

#3 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 04, 2007 10:21 pm

Os caras da VARIG falam que suam prá cacete no simulador, que é uma sensação muito ruim cair lá, imersão total mesmo...




Responder