PROGRAMA CRUZEIRO DO SUL - LANÇADORES RUSSO-BRASILEIROS

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

#31 Mensagem por BrasileiroBR » Qui Jul 27, 2006 12:02 am

FinkenHeinle escreveu:
BrasileiroBR escreveu:esse programa vai decolar sim.... podem acreditar, isso é fato!

um dos motivos é que a Venezuela ja anunciou a corrida Espacial com o Brasil.....


1º Semestre do ANO que vem... dedinhos cruzados... TV Ligada... e la vamos nós pra mais uma tentativa de fazer nosso VLS 100% Nacional ir pro espaço !!

Vai decolar... Com certeza...


:roll: :roll: :roll:


PS: Corrida Espacial com a Venezuela é fim de carreira...


pois é... tbm acho... mas fazer oq né ?? melhor que nada... e deixar eles na nossa frente que é fim de carreira !


espero que esse forum ainda exista até 2015 .... pra voces verem o salto que ja teremos dado em tecnologia espacial... e depois só vou colocar essas carinhas

:lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#32 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Jul 27, 2006 12:06 am

BrasileiroBR escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
BrasileiroBR escreveu:esse programa vai decolar sim.... podem acreditar, isso é fato!

um dos motivos é que a Venezuela ja anunciou a corrida Espacial com o Brasil.....


1º Semestre do ANO que vem... dedinhos cruzados... TV Ligada... e la vamos nós pra mais uma tentativa de fazer nosso VLS 100% Nacional ir pro espaço !!

Vai decolar... Com certeza...


:roll: :roll: :roll:


PS: Corrida Espacial com a Venezuela é fim de carreira...


pois é... tbm acho... mas fazer oq né ?? melhor que nada... e deixar eles na nossa frente que é fim de carreira !


espero que esse forum ainda exista até 2015 .... pra voces verem o salto que ja teremos dado em tecnologia espacial... e depois só vou colocar essas carinhas

:lol: :lol: :lol:

E quem seriam "eles"?!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#33 Mensagem por LeandroGCard » Seg Ago 07, 2006 9:30 am

Pessoal,

De acordo com as informações postadas na imprensa e nos órgãos oficiais(e até agora foi muito pouco), o programa de lançadores Cruzeiro do Sul poderia sim até ser tecnicamente viável. O problema é que nenhuma das tecnologias básicas sequer começou a ser desenvolvida no Brasil, e não se ouve falar em nada sobre isto em lugar algum. Nenhum laboratório de teste de motores de combustível líquido de grande porte, nada sobre tecnologia de projeto de estruturas leves para os tanques de combustível, nada sobre sistemas de guiagem e controle de atitude, etc... .

O pouco que se fala sobre os investimentos é para o programa de satélites e a reconstrução da base de lançamento do VLS, que irá apenas nos colocar onde já estávamos há alguns anos atrás.

Esta falta de informaões leva apenas a acreditar que ninguém na verdade planejou programa nenhum, apenas pegaram um estudo inicial e alguns desenhos feitos por alguém (provavelmente na ´Rússia) e jogaram na mídia para dizer que havia algum planejamento de médio/longo prazo.

De concreto o que existe é a tentativa de qualificar o velho VLS mesmo, apenas com algumas alterações para minimizar a chance de outro acidente como o que já aconteceu. Também é provável que tenham enviado alguns técnicos para estudar a tecnologia de combustíveis líquidos na Rússia, mas isto não quer dizer muita coisa pois também já mandaram até um astronauta para o espaço e isto não significou nenhuma garantia de continuidade em um programa de experiências na ISS.

A AEB, que deveria ser a responsável por divulgar as informações complementares (se existissem) sobre o programa Cruzeiro do Sul está totalmente paralizada com uma reestruturação interna, e realmente não acredito que teremos nenhuma novidade real nesta área pelos próximos anos.

É realmente uma pena, pois até lá até empresas particulares de outros países já estarão lançando satélites e viagens tripuladas sub-orbitais (turismo espacial), e o Brasil ainda estará tentando dar forma a um programa que ainda não terá saído do papel.




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

#34 Mensagem por Sideshow » Sáb Fev 03, 2007 1:33 pm

Alguma novidade? O VLS é para quando mesmo?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#35 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 03, 2007 3:21 pm

Sideshow escreveu:Alguma novidade? O VLS é para quando mesmo?

Salvo engano, o VLS Alpha vai aparecer em 2008.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#36 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 03, 2007 3:25 pm

Olha cara, eu li um documento da AEB (vou procurar e colocar aqui, pera ae), e falava que o cronograma é o seguinte:
-Vão fazer um vôo tecnológico do VLS-1 só com os dois primeiros estágios, em cima vão ficar vários sensores pra ver como os motores estão funcionando e se o foguete está respondendo bem.
-Vão fazer um segundo vôo tecnológico, desta vez com o foguete inteiro e um satélite científico 'barato' para não queimar muita grana caso não dê certo.
-Com o primeiro vôo tecnológico do VLS (meio VLS) os primeiros 2 estágios serão certificados e dados como desenvolvidos, no segundo vôo, será a mesma coisa só que com os 2 estágios de cima.
-O primeiro vôo tecnológico homologará a parte de 'baixo' do VLS e permitirá um lançamento seguro do VLS-1B (Alfa) já que este não usa os 2 últimos estágios do VLS-1
-O vôo do VLS-1B (Alfa) está previsto para 2010.
-Os laboratórios de teste de motores à propulsão líquida de 100 a 400 KiloNewtons já estão em andamento.
-Vão criar um pequeno foguete à propulsão líquida para se chegar ao motor definitivo do VLS.
-A torre do VLS ainda está parada.

----
Sinceramente eu acho que esses dois vôos tecnológicos deveriam ter sido feitos. Aqueles lançamentos que explodiram em 97 e 99 não eram pra ter sidos lançados daquela maneira, QUEIMARAM ETAPAS DO VLS PARA FAZER PROPAGANGA, PRA QUERER APARECER.
Se ao invés de lançar 3 foguetes inteiros para a destruição, tivessem feito por partes, talvez tivéssemos um lançador nacional já homologado.


abraços]




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#37 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 03, 2007 3:33 pm

Ah galera,
O que eu falei tá tudo no site da AEB (http://www.aeb.gov.br)
Não sei porque raios não está abrindo.... :evil:

Está na parte de notícias lá em cima, recente. É só clicar, está na página 24 a parte que fala de foguetes eu acho.
Tá lá, tudim.
É um resumo de tudo que foi feito entre 2003 e 2007.

abraços]




Responder