F-22A fazendo as manobras Kulbit & Cobra...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#16 Mensagem por Wolfgang » Sex Fev 02, 2007 3:32 pm

Mas isso não passa de manobras, Carlos. Não se mede nada por isso. O que sabemos é que todas as outras qualidades do F-22 eclipsam qualquer outra aeronave no mundo no presente. Ninguém escapa de um engajamento ou de um AMRAAM fazendo Cobra e assemelhados.

Abs




Editado pela última vez por Wolfgang em Sex Fev 02, 2007 5:23 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
JOSE CARNEIRO
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Seg Mai 08, 2006 10:40 pm
Localização: Brasília

#17 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Sex Fev 02, 2007 3:40 pm

Wolfgang escreveu:Mas isso não passa de manobras, Carlos. Não de mede nada por isso. O que sabemos é que todas as outras qualidades do F-22 eclipsam qualquer outra aeronave no mundo no presente. Ninguém escapa de um engajamento ou de um AMRAAM fazendo Cobra e assemelhados.

Abs


Entã o AMRAAM é a única coisa do mundo em que a incerteza não existe. Eu queria ver os dados desses testes. Será que são iguais a Markov com correlação de pearson em uma séria com dependência não-linear?

Abraços




O Capital está para economia assim como o Harry Potter está para realidade.
Fadas, duendes e keynesianos dividem o mesmo mundo encantado de fantasias.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#18 Mensagem por Wolfgang » Sex Fev 02, 2007 3:43 pm

AMRAAM foi um exemplo. Pode ser qualquer outro míssel de eficiência semelhante. De qualquer modo, fazer o míssel perder energia é um atática aconselhada; deixar que ele chegue perto é morte (quase certa, por amor à precisão...).




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#19 Mensagem por chm0d » Sex Fev 02, 2007 4:15 pm

Wolfgang escreveu:AMRAAM foi um exemplo. Pode ser qualquer outro míssel de eficiência semelhante. De qualquer modo, fazer o míssel perder energia é um atática aconselhada; deixar que ele chegue perto é morte (quase certa, por amor à precisão...).


Infeliz por sinal, segundo a revista ASAS, saiu uma materia falando de testes com F-15 x Su-30MKI, onde o mesmo vence todos os combates em modo BVR, devido a turbina tvc. Procure a revista e leia a materia completa... se alguem quiser escrever aqui, fique a vontade.


Abs.




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#20 Mensagem por Wolfgang » Sex Fev 02, 2007 4:24 pm

Parece que você se limita muito. Estou falando de F-22 contra o resto, não de F-15. Quando os outros tiverem a eletrônica, a potência do motor e capacidades stealth e supercruise semelhantes ao F-22, sua afirmação fará sentido.




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#21 Mensagem por Wolfgang » Sex Fev 02, 2007 4:27 pm

Isso porque se um caça se assemelhar ou superar essas capacidades do F-22 é porque caracteristicas de monobrabilidade farão diferença. Um Cobra enquanto um F-22 dispara a 30 km do alvo e se percebe que existe um míssel a 10km, vindo bem rápido, serve de nada.
Um F-15 e um SU-30 da Índia (que é mais novo e tem eletrônica mais avançada que os F-15s que enfrentaram) têm diferenças acentuadas.




Editado pela última vez por Wolfgang em Sex Fev 02, 2007 5:22 pm, em um total de 1 vez.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#22 Mensagem por Sniper » Sex Fev 02, 2007 4:36 pm

chm0d escreveu:
Wolfgang escreveu:AMRAAM foi um exemplo. Pode ser qualquer outro míssel de eficiência semelhante. De qualquer modo, fazer o míssel perder energia é um atática aconselhada; deixar que ele chegue perto é morte (quase certa, por amor à precisão...).


Infeliz por sinal, segundo a revista ASAS, saiu uma materia falando de testes com F-15 x Su-30MKI, onde o mesmo vence todos os combates em modo BVR, devido a turbina tvc. Procure a revista e leia a materia completa... se alguem quiser escrever aqui, fique a vontade.


Abs.


E daí ?

Comparar o melhor caça Russo com o "standard" americano é sodas hein?! :lol:

Quero ver testes SU-30MK X F-22 ... :wink:

E voltando ao assunto...

Cobra de não sei das quantas serve pra alguma coisa quando se tem um AMRAAM te perseguindo ? :roll: :twisted:




Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#23 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 02, 2007 5:27 pm

Sniper escreveu:
chm0d escreveu:
Wolfgang escreveu:AMRAAM foi um exemplo. Pode ser qualquer outro míssel de eficiência semelhante. De qualquer modo, fazer o míssel perder energia é um atática aconselhada; deixar que ele chegue perto é morte (quase certa, por amor à precisão...).


Infeliz por sinal, segundo a revista ASAS, saiu uma materia falando de testes com F-15 x Su-30MKI, onde o mesmo vence todos os combates em modo BVR, devido a turbina tvc. Procure a revista e leia a materia completa... se alguem quiser escrever aqui, fique a vontade.


Abs.


E daí ?

Comparar o melhor caça Russo com o "standard" americano é sodas hein?! :lol:

Quero ver testes SU-30MK X F-22 ... :wink:

E voltando ao assunto...

Cobra de não sei das quantas serve pra alguma coisa quando se tem um AMRAAM te perseguindo ? :roll: :twisted:


Hehehehe... essas manobrar não servem para nada do ponto de vista prático, mas que é bonito é mesmo! :)

Eu particularmente gostei do vídeo do F-22 até porque é uma aeronave operacional, Stealth e ainda faz essas cambalhotas :)... é um senhor avião :)

Outra coisa, eu vi o F-18/E se apresentando 2 vezes e posso dizer que é fantástico o que ele faz no ar, não devendo nada a ninguém (principalmente levando-se em consideração que ele não possui empuxo vetorado, etc).

Da última vez que o vi ele estava com 8 Amraam nos cabides (é claro que eram "dummy", mas eu pensei no arrasto "adicional" que aquilo estava dando a aeronave), e parecia que não tinha nenhum :shock: tal as curvas que ele fazia (sem contar com o pouso e decolagem curtissimos!!!!!!).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#24 Mensagem por Sintra » Sex Fev 02, 2007 7:39 pm

cb_lima escreveu:
Sniper escreveu:
chm0d escreveu:
Wolfgang escreveu:AMRAAM foi um exemplo. Pode ser qualquer outro míssel de eficiência semelhante. De qualquer modo, fazer o míssel perder energia é um atática aconselhada; deixar que ele chegue perto é morte (quase certa, por amor à precisão...).


Infeliz por sinal, segundo a revista ASAS, saiu uma materia falando de testes com F-15 x Su-30MKI, onde o mesmo vence todos os combates em modo BVR, devido a turbina tvc. Procure a revista e leia a materia completa... se alguem quiser escrever aqui, fique a vontade.


Abs.


E daí ?

Comparar o melhor caça Russo com o "standard" americano é sodas hein?! :lol:

Quero ver testes SU-30MK X F-22 ... :wink:

E voltando ao assunto...

Cobra de não sei das quantas serve pra alguma coisa quando se tem um AMRAAM te perseguindo ? :roll: :twisted:


Hehehehe... essas manobrar não servem para nada do ponto de vista prático, mas que é bonito é mesmo! :)

Eu particularmente gostei do vídeo do F-22 até porque é uma aeronave operacional, Stealth e ainda faz essas cambalhotas :)... é um senhor avião :)

Outra coisa, eu vi o F-18/E se apresentando 2 vezes e posso dizer que é fantástico o que ele faz no ar, não devendo nada a ninguém (principalmente levando-se em consideração que ele não possui empuxo vetorado, etc).

Da última vez que o vi ele estava com 8 Amraam nos cabides (é claro que eram "dummy", mas eu pensei no arrasto "adicional" que aquilo estava dando a aeronave), e parecia que não tinha nenhum :shock: tal as curvas que ele fazia (sem contar com o pouso e decolagem curtissimos!!!!!!).

[]s
CB_Lima


Depois de eu ver um Tiffie com 3 depósitos de combustivel de mil litros, 4 Paveway´s de 2000 libras, 4 MRAAM´s e 2 SRAAM´s a manobrar como um Camel de 1916, já estou por tudo...
A nova geração de caças tem uma porra de um thrusth\weight assustador... De tal forma que a próxima geração arrisca-se a não ter piloto...

Cumprimentos




Carlos Mathias

#25 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 8:47 pm

Mas vocês tem que decidirem-se se manobrabilidade é bom ou não... Quando é num F-18 sem TVC ou num F-22 com TVC, serve, mas num caça do outro lado não? E quem disse que todos os combates terminarão na arena BVR? E quantos F-22 existem ou existirão? São caros mesmo para os EUA e o grosso da força ainda é formada de F-16 e F-15.

Existem dados que dizem que a eficiência dos "slammers" está muito longe dos 100%. Só num caso na Bósnia foram vários disparos para derrubar um MIG-29 desarmado, sem radar, sem RWR, sem rádio em em fuga. Já ouviram falar disso?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#26 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 02, 2007 10:14 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas vocês tem que decidirem-se se manobrabilidade é bom ou não... Quando é num F-18 sem TVC ou num F-22 com TVC, serve, mas num caça do outro lado não? E quem disse que todos os combates terminarão na arena BVR? E quantos F-22 existem ou existirão? São caros mesmo para os EUA e o grosso da força ainda é formada de F-16 e F-15.

Existem dados que dizem que a eficiência dos "slammers" está muito longe dos 100%. Só num caso na Bósnia foram vários disparos para derrubar um MIG-29 desarmado, sem radar, sem RWR, sem rádio em em fuga. Já ouviram falar disso?


Acho que não há como duvidar da manobrabilidade das atuais aeronaves russas.

Realmente até hoje nunca vi algo parecido com o que o Mig-35 fez na última Farnborough... foi de aplaudir de pé mesmo!

Na minha opnião manobrabilidade é importante, mas com coisas com HMD e mísseis que são lançados de ângulos "impossíveis" e cada vez mais resistentes temos que reconhecer que a manobrabilidade para o combate aéreo cai um pouco em termos de importância e disparar primeiro passa a ser mais relevante.

PS: Talvez outros cenários, como por exemplo, defesas contra AAA ou SAMs e ou ataques à navios a manobrabilidade possua mais importância do que no combate aéreo em si.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#27 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 10:25 pm

Só um exemplo rápido. Se o teu opositor chegou no WVR com você e está embaixo de teu avião, ele já disparou seu AAM 4G, certo? A sua única chance de ver e poder usar o tão propaladado HMS+MAA 4G é virar o mais rápido possível e fazer seu míssil perder menos energia possível em curvas de 180 graus, isso é fato. Pois bem, se você tem um TVC, isso é fácil e rápido, senão tem vai levar um pouco mais de tempo, talvez o tempo de um R-74 chegar, ou um AIM-9X. Outra coisa, os mísseis mais modernos podem virar 180º, mas não quer dizer que esta seja a posição ideal de disparo contra um alvo rápido e altamente manobrável. Certamente a chance de perder o travamento no alvo são maiores que num tiro com o nariz do avião alinhado o melhor possível com meste alvo.

Eu acho que os caras que fazem estes aviões com TVC tem lá sua razões, veja que até o Gripen planeja isso com uma versão da EJ-200 com TVC. Se tantos caras que só fazem isso optaram por usar uma característica que agrega preço, não deve ser apenas prá usar nos shows aéreos, seria ingenuidade acreditar nisso. Mais ainda aceitar que um F-22 caríssimo e com a verba ameaçada usa TVC prá aparecer no Youtube.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#28 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 02, 2007 10:51 pm

Como eu falei... "Cai um pouco em termos de importância e disparar primeiro passa a ser mais relevante". :)

O cenário apresentado por você é um cenário limite, e realmente você tem razão...

O TVC é claro que seria útil e eu não vou questionar isso, e em alguns casos dependendo de quem é o seu inimigo e como você o enfrenta ele pode lhe dar uma vantagem adicional (manter energia é essencial em um combate) ou te livrar de uma situação problemática ainda mais colocando TVC em uma aeronave com RCS e IR bem reduzido.

Mas temos que também pensar que os sensores estão evoluindo a passos largos para justamente combater as vantagens que a manobrabilidade ainda pode oferecer.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#29 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 11:01 pm

Então vamos as outras vantagens, como menores distâncias de decolagem e maiores cargas. Pode-se usar ou não o TVC, é uma opção, mas tê-lo agrega uma capacidade à mais. Então, ao perguntarmos a um piloto: "Escolhe aí cara, um com e outro sem TVC..." Eu quase aposto 1 real que ele quer o TVC. :wink:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#30 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 02, 2007 11:03 pm

Carlos Mathias escreveu:Então vamos as outras vantagens, como menores distâncias de decolagem e maiores cargas. Pode-se usar ou não o TVC, é uma opção, mas tê-lo agrega uma capacidade à mais. Então, ao perguntarmos a um piloto: "Escolhe aí cara, um com e outro sem TVC..." Eu quase aposto 1 real que ele quer o TVC. :wink:

Agora pergunta pro Sargento que é mecânico. :cry:

Aposto 2 reais que ele quer o sem. :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder