Infraero planeja construir mais um aeroporto em SP

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Pedro Gilberto
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Infraero planeja construir mais um aeroporto em SP

#1 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jan 25, 2007 7:22 pm

Não está na hora d se descentralizar o tráfego áereo no país??

Infraero planeja construir mais um aeroporto em SP

SÃO PAULO - A Infraero já começa a planejar a construção de um novo aeroporto para atender a cidade de São Paulo. Os estudos ainda estão em fase embrionária, mas são considerados necessários pelo presidente da estatal, brigadeiro José Carlos Pereira, porque chega a dez anos o intervalo entre a decisão de construir uma obra desse porte e a sua efetiva inauguração. Municípios da Baixada Santista e Taboão da Serra são alternativas.

" A minha opinião pessoal é de que, em dez anos, precisamos construir um terceiro aeroporto para São Paulo " , disse Pereira, ao detalhar ontem os investimentos da sua área previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele estima em pelo menos R$ 5 bilhões os gastos potenciais de um novo aeroporto. De acordo ele, há pouquíssimo espaço disponível na região de São Paulo, o que pode levar um futuro projeto para municípios mais afastados.

" A principal tarefa é a escolha do sítio adequado, o que tem a ver também com o tráfego aéreo, meio ambiente e questões viárias " , observou Pereira. Tão importante quanto o aeroporto em si, segundo ele, é a ligação terrestre às instalações. O plano é de longo prazo, mas Pereira assegurou já ter " núcleos na Infraero pensando nisso " . Um novo aeroporto deverá ter capacidade para, pelo menos, 25 milhões de passageiros por ano.

A necessidade surge da constatação de que Congonhas está totalmente saturado e o aeroporto de Guarulhos (Cumbica) deverá atingir 90% da sua capacidade nos próximos meses. Cumbica ganhará um terceiro terminal de passageiros, que expandirá a sua capacidade de 17 milhões para 29 milhões de passageiros por ano. A preocupação maior é com as pistas de pousos e decolagens.

Por enquanto, existe certa folga para receber maior tráfego de aeronaves. O problema é que o projeto original de Cumbica previa, ao lado das duas pistas existentes, uma terceira. E o espaço para construí-la foi tomado por comunidades pobres. Hoje, a Infraero teria que desapropriar casas onde moram 30 mil pessoas, estima o brigadeiro. " A idéia não foi totalmente abandonada, mas se torna mais difícil a cada dia. "

Uma alternativa é reforçar a estrutura de Viracopos e construir uma nova pista. Isso pode ocorrer até 2010, embora não esteja no PAC, mas não gera tanta oferta quanto um novo aeroporto para São Paulo. O assunto já chegou, inclusive, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A diretora Denise Abreu manteve contatos recentes para discutir a questão com auxiliares do prefeito Gilberto Kassab e com o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce. " Vamos fazer um estudo de todos os aeroportos e de como eles têm sido usados. É a partir daí que concluiremos pela necessidade ou não de um novo aeroporto em São Paulo " , afirmou Denise, acenando com o início do debate com a sociedade civil ainda neste ano.

O PAC contempla R$ 3 bilhões em recursos para a modernização e expansão de 20 aeroportos. Do total, R$ 1 bilhão sairá das próprias receitas da Infraero e R$ 2 bilhões do Orçamento Geral da União. O brigadeiro Pereira informou que a necessidade total de investimentos da estatal até 2010 chega a R$ 6 bilhões, mas os recursos restantes (fora do PAC) provêm do fluxo de caixa gerado pela estatal.

O presidente da Infraero esclareceu ainda que não há discussões no governo para retomar o projeto de abertura de capital da empresa, hoje 100% nas mãos do Tesouro Nacional e do BNDES. As obras contempladas pelo PAC incluem o terminal 3 de Guarulhos (R$ 1,026 bilhão) e o aumento em um terço da capacidade no aeroporto de Brasília (R$ 149 milhões), além da recuperação das pistas e do terminal de cargas do Galeão.

(Valor Econômico)


http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/01/24/ult1913u63768.jhtm

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rodrigo
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#2 Mensagem por rodrigo » Sex Jan 26, 2007 12:30 am

Não seria melhor aproveitar mais o aeroporto de Viracopos?




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a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
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Pedro Gilberto
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#3 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Jan 26, 2007 3:29 am

rodrigo escreveu:Não seria melhor aproveitar mais o aeroporto de Viracopos?


Sem dúvida Rodrigo. Aliás Viracopos era o principal aeroporto internacional de SP antes d Cumbica. Mas parece q já estão investindo em VCP para isso:

Grandes Planos

Mas otimismo é um santo remédio e a Infraero, empresa que controla a administração dos aeroportos brasileiros, tem planos ambiciosos. Ciente que a capacidade de GRU deverá estar saturada em 2015, a empresa faz projeções de longo prazo que apontam para Viracopos, mais uma vez, como a melhor maneira de resolver o tráfego excedente da capital paulista.

Não é a toa que de 1995 a 2002, a estatal investiu aproximadamente 90 milhões em obras de reforma e construção de um novo terminal de passageiros, além de investir em melhorias no TECA, que hão de torná-lo não apenas o maior, como de fato já é, mas também o mais moderno terminal cargueiro do Brasil. Com uma movimentação anual de mais de 150.000 toneladas de carga, VCP concentra mais de 50% de toda a arrecadação de impostos de importação/exportação por via aérea no Brasil.

A Infraero espera investir mais de 250 milhões de reais até 2007 na melhoria das instalações no aeroporto, incluindo-se aí uma nova pista de 4.000m de extensão, melhorias nos terminais de carga e passageiros, que já em 2004 terão capacidade de 2 milhões/pax ao ano, trabalhando com folga ante aos 850.000 pax que efetivamente usaram as instalações em 2002. No total, trabalham 7.000 pessoas no aeroporto, em mais de 370 empresas que, direta ou indiretamente, estão ligadas ao histórico aeródromo.


http://www.jetsite.com.br/2006/mostra_aeroporto.asp?codi=60

Percebe-se que o único grande problema é a distância do aeroporto pra capital paulista, mas até isso já há um estudo para construir um trem-expresso ligando ao aeroporto de Viracopos.

Projeto do trem expresso Viracopos-São Paulo é apresentado em Campinas
24/10/2005

O projeto do trem que deverá ligar o Aeroporto Internacional de Viracopos à cidade de São Paulo foi apresentado na segunda-feira, 24/10, pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo em uma sessão pública realizada na Câmara Municipal de Campinas.

A proposta inicial é a implantação de uma ligação ferroviária de cerca de 93 quilômetros entre Campinas e a capital paulista, passando também pela cidade de Jundiaí e chegando até a estação Barra Funda, em São Paulo.

Após a conclusão dessa primeira etapa dos estudos de viabilidade técnica do Trem Expresso Bandeirantes, a Secretaria Estadual avaliará a ligação ferroviária com o Aeroporto Internacional de Viracopos. Para o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a ligação é viável. “A extensão da ferrovia até Viracopos é uma operação viável e sua inclusão é possível. E isso poderá ligar futuramente Viracopos a Guarulhos. Estamos falando da possibilidade de ligar dois dos maiores aeroportos do país”, disse durante a apresentação do projeto.

O custo estimado para a implantação do trem é de R$2,7 bilhões. Conforme estudo realizado pela empresas Ineco e Setepla Tecnometal Engenharia, o tempo de viagem entre Campinas e São Paulo ficaria em torno de 50 minutos, sendo que a velocidade máxima do trem seria de 160 quilômetros por ora. A tarifa deverá girar em torno de R$12,60 e inicialmente o intervalo médio entre a partida dos trens seria de dez minutos.

O estudo sugere ainda que o Governo do Estado da São Paulo assuma os investimentos pelas obras de infra-estrutura, podendo recorrer às Parcerias Público Privadas, por meio de modelo de concessão administrativa. A compra dos trens ficaria sob a responsabilidade da iniciativa privada, que também assumiria a operação durante um período de 30 anos.

Há mais de 25 anos pensa-se em uma ligação ferroviária moderna e rápida entre a Região Metropolitana de Campinas e a cidade de São Paulo. Essa solução permitiria também à Infraero distribuir melhor o tráfego aéreo no Estado, pois facilitaria o acesso do público da capital paulista ao aeroporto de Viracopos, localizado no interior do Estado e que ganhou recentemente novas instalações para o segmento de passageiros. A expectativa da Secretaria dos Transportes é que o Trem Expresso Bandeirantes esteja concluído em 2010.


Não creio q tenha passado da fase de estudo, mas a alternativa esta ai. Cabe avaliar eh tem melhor custo/benefício: a construção de um novo aeroporto X Viracopos+trem expresso.

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Carlos Mathias

#4 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 26, 2007 11:24 am

Cara, tem é que fazer outro. VCP é usado prá carga direto, se mandarem mais tráfego prá lá, vai esculhamabar um que funciona. Não dá mais prá empurrar com a barriga, Guarulhos já tá saturado faz tempo.




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Bolovo
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#5 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 26, 2007 11:41 am

Não iriam transferir alguma parte dos vôos cargueiros de SP para SJC? Pelo menos tem um 743 da Angola que sempre vem pra cá.




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