Tecbio: Bio-combustível para aviões.

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Tecbio: Bio-combustível para aviões.

#1 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Jan 24, 2007 9:20 pm

Tecbio fecha acordo com Nasa e Boeing para fazer bioquerosene

Empresa já iniciou os testes nos EUA; produto deve chegar ao mercado em dois anos

Chico Siqueira, ARAÇATUBA

A Boeing e a Nasa estão recorrendo à tecnologia brasileira e testando um biocombustivel produzido no País, para ser usado em larga escala na aviação comercial. A previsão é que o biocombustível fabricado pela Tecbio, de Fortaleza, esteja no mercado em dois anos, pronto para abastecer aviões a jato em todo o mundo.

A Tecbio, empresa fornecedora de equipamentos para usinas de biodiesel, assinou neste mês o contrato para a segunda fase de testes do biocombustível com a Boeing, que tem, por sua vez, outro contrato de colaboração científica com a Nasa. O objetivo das parcerias é encontrar no biocombustivel brasileiro a solução para substituir o querosene produzido a partir do petróleo.

Por enquanto, um volume não revelado do bioquerosene fabricado no Brasil é enviado para os Estados Unidos, onde aciona turbinas da Boeing em um laboratório e passa por testes com técnicos da Nasa.

“A tecnologia é nossa, da Tecbio, que fabrica o biocombustível. A Boeing faz os testes de aplicação prática da tecnologia na aviação, como, por exemplo, os testes em turbinas. Por enquanto, os testes são feitos em laboratório e depois serão em campo. Já a Nasa faz os testes de questões científicas, verificando o grau de corrosão, o impacto sobre o meio ambiente e a capacidade de combustão”, explica o presidente da Tecbio, Expedito José de Sá Parente.

Segundo ele, os testes feitos na primeira fase do contrato, que durou oito meses, foram de “boa apresentação e bons resultados parciais”, o que, segundo ele, leva a crer que é possível que o novo combustível esteja no mercado dentro de dois anos.

De acordo com Parente, o bioquerosene é fabricado a partir de óleos vegetais de baixo peso molecular, como os extraídos do babaçu. Segundo Parente, o acordo de confidencialidade assinado com a Boeing o impede de revelar números e informações sobre valores do contrato, que prevê renovações a cada seis meses.

Mas a parceria com a Boeing, diz Parente, não prevê qualquer exclusividade para a multinacional, seja para a fabricação, a venda ou a distribuição do bioquerosene, quando o produto estiver homologado.

“A parceria foi feita para estudos e testes, para encontrar um biocombustível que possa ser usado nos aviões, inclusive naqueles que começam a ser fabricados agora e tem vida útil de 30 anos, quando o uso de querosene fóssil estará enfrentando sérios obstáculos. É um projeto para contribuir para a transição do mundo pós-petróleo.”

Segundo Parente, ainda é cedo para saber se o bioquerosene será usado puro ou misturado aos combustíveis fósseis.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#2 Mensagem por ademir » Qua Jan 24, 2007 10:01 pm

qual é a porcentagem de querosene pra biocombustivel?


é um absurdo, o combustivel brasileiro é testado nos estados unidos, daqui a pouco eles patentiam o produto, assim como a empresa alemã que patentiou a rapadura




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#3 Mensagem por chm0d » Qua Jan 24, 2007 10:05 pm

ademir escreveu:qual é a porcentagem de querosene pra biocombustivel?


é um absurdo, o combustivel brasileiro é testado nos estados unidos, daqui a pouco eles patentiam o produto, assim como a empresa alemã que patentiou a rapadura


Sabe a Fibra Optica? foi desenvolvida no Brasil, e poucos sabem... incrivel ne? hehehe




ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#4 Mensagem por ademir » Qua Jan 24, 2007 10:08 pm

chm0d escreveu:
ademir escreveu:qual é a porcentagem de querosene pra biocombustivel?


é um absurdo, o combustivel brasileiro é testado nos estados unidos, daqui a pouco eles patentiam o produto, assim como a empresa alemã que patentiou a rapadura


Sabe a Fibra Optica? foi desenvolvida no Brasil, e poucos sabem... incrivel ne? hehehe


eu sei, foi na Unicamp, por fisicos brasileiros, fisica é uma area de grande interesse meu , agora eu te faço uma pergunta, quantos matematicos brasileiros ja conseguiram comprovar um teorema, como fermat?




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#5 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Jan 25, 2007 8:39 am

ademir escreveu:qual é a porcentagem de querosene pra biocombustivel?


é um absurdo, o combustivel brasileiro é testado nos estados unidos, daqui a pouco eles patentiam o produto, assim como a empresa alemã que patentiou a rapadura

Absurdo seria a tecnologia cair em desuso e no esquecimento... E com certeza ela já deve ter sido patenteada, não se tratam de pesquisadores amadores...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#6 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jan 25, 2007 1:19 pm

ademir escreveu:
chm0d escreveu:
ademir escreveu:qual é a porcentagem de querosene pra biocombustivel?


é um absurdo, o combustivel brasileiro é testado nos estados unidos, daqui a pouco eles patentiam o produto, assim como a empresa alemã que patentiou a rapadura


Sabe a Fibra Optica? foi desenvolvida no Brasil, e poucos sabem... incrivel ne? hehehe


eu sei, foi na Unicamp, por fisicos brasileiros, fisica é uma area de grande interesse meu , agora eu te faço uma pergunta, quantos matematicos brasileiros ja conseguiram comprovar um teorema, como fermat?


Srs,
um rápido off-topic; de q fonte foi tirada a informação que foi desenvolvida no Brasil? Eu lembrava q tinha sido na Bell Labs, mas to vendo q não foi bem assim. Consultando o próprio site da Unicamp encontrei o seguinte:

1876: Invenção do telefone analógico por Graham Bell.
1880: O engenheiro William Wheeler, recebeu uma patente pela idéia de “conduzir” intensas fontes de luz para salas distantes de um prédio. O escocês naturalizado americano, Alexander Graham BELL (1847-1922), , inventou o Photophone, um sistema que reproduzia vozes pela conversão de luz solar em sinais elétricos (telefone óptico).
1926: John L. Baird patenteia uma TV a cores primitiva que utilizava bastões de vidro para transportar luz.
1930: Lamb realizou primeiros experimentos de transmissão de luz através de fibras de vidro, Alemanha.
1950: Brian O´BRIEN do American Optical Company e Narinder Singh Kanpany , físico indiano do Imperial College of Science and Technology de Londres, desenvolveram fibras transmissoras de imagens, hoje conhecidas por Fiberscopes
1956: O físico indiano Narinder Singh Kanpany inventa a fibra óptica: desenvolveram a idéia de uma capa de vidro sobre um bastão fino de vidro para evitar a “fuga” da luz pela superfície
1958: Arthur Schwalow e Charles Townes inventam o laser
1960: Theodore Maiman, do Hughes Labs (EUA), construiu o primeiro laser a cristal de rubi
1961: Javan e colaboradores construiram o primeiro laser a gás HeNe, para a região do infravermelho (1150 nm). Em 1962 surge o laser HeNe para 632,8 nm.
1962: Foi inventado o primeiro fotodetector PIN de silício de alta velocidade (EUA).
1966: Charles Kao e A. Hockham do Standard Communication Laboratory (UK), publicaram um artigo propondo fibras ópticas como meio de transmissão adequado se as perdas fossem reduzidas de 1000 para 20 dB/km. Início da corrida mundial pela fibra de menor atenuação !!!
1968: Primeiro diodo laser com dupla heteroestrutura, DHS, (EUA).
1970: Kapron e Keck quebram a barreira dos 20 dB/km produzindo uma fibra multimodo com 17 dB/km em 632,8 nm (Corning Glass Works, USA).
1972: Novamente, Corning Glass lança uma fibra multimodo com 4 dB/km
1973: Um link telefônico de fibras ópticas foi instalado no EUA.
1976: O Bell Laboratories instalou um link telefônico em de 1 km em Atlanta e provou ser possível o uso da fibra para telefonia, misturando técnicas convencionais de transmissão. O primeiro link de TV a cabo com fibras ópticas foi instalado em Hastings (UK). A empresa Rank Optics em Leeds (UK) fabrica fibras de 110 nm para iluminação e decoração.
1978: Começa, em vários pontos do mundo, a fabricação de fibras ópticas com perdas menores do que 1,5 dB/km, para as mais diversas aplicações


http://www.ifi.unicamp.br/foton/site/port/hist.htm

Do mesmo site, a informação a que se refere o Brasil sobre pesquisa e desenvolvimento de fibra ótica:

A Unicamp foi a primeira instituição brasileira a pesquisar as fibras ópticas. O Grupo de Fibras Ópticas do Instituto de Física Gleb Wataghin foi formado em 1975 para desenvolver o processo de fabricação de fibras e formar recursos humanos nesta área.

Dos laboratórios do IFGW saíram as primeiras fibras ópticas fabricadas no país e foram desenvolvidas várias técnicas de caracterização das fibras. Este desenvolvimento foi transferido, juntamente com as pessoas treinadas, para o CPqD - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (empresa pertencente à holding das Empresas de Telecomunicações - a Telebrás) onde continuou-se com a construção de uma planta piloto para fabricação, bem como otimização do processo. O CPqD transferiu a tecnologia para as empresas ABC-Xtal, Bracel, Avibrás, Pirelli e Sid, que hoje produzem a maior parte das fibras utilizadas no Brasil.


http://www.ifi.unicamp.br/foton/site/port/hist2.htm

Pelo exposto, não houve houve participação brasileira no desenvolvimento da FO apesar de que foi criada tecnologia nacional para fabricação da mesma. Se tiverem algum outro dado contrário por favor coloquem ok?

[]´s




Editado pela última vez por Pedro Gilberto em Qui Jan 25, 2007 1:27 pm, em um total de 1 vez.
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#7 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jan 25, 2007 1:26 pm

Sobre o tema em si, a Boeing está apenas estudando as apliações do bioquerosene, ou seja a tecnologia ainda é nacional (a não ser q ela compre a empresa).

Minha curiosidade é será que o CTA não está também estudando este combustível. Afinal naum foi lá q foi desenvolvido o motor a alcool??

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#8 Mensagem por Centurião » Qui Jan 25, 2007 4:43 pm

Pedro Gilberto escreveu:
ademir escreveu:
chm0d escreveu:
ademir escreveu:qual é a porcentagem de querosene pra biocombustivel?


é um absurdo, o combustivel brasileiro é testado nos estados unidos, daqui a pouco eles patentiam o produto, assim como a empresa alemã que patentiou a rapadura


Sabe a Fibra Optica? foi desenvolvida no Brasil, e poucos sabem... incrivel ne? hehehe


eu sei, foi na Unicamp, por fisicos brasileiros, fisica é uma area de grande interesse meu , agora eu te faço uma pergunta, quantos matematicos brasileiros ja conseguiram comprovar um teorema, como fermat?


Srs,
um rápido off-topic; de q fonte foi tirada a informação que foi desenvolvida no Brasil? Eu lembrava q tinha sido na Bell Labs, mas to vendo q não foi bem assim. Consultando o próprio site da Unicamp encontrei o seguinte:

1876: Invenção do telefone analógico por Graham Bell.
1880: O engenheiro William Wheeler, recebeu uma patente pela idéia de “conduzir” intensas fontes de luz para salas distantes de um prédio. O escocês naturalizado americano, Alexander Graham BELL (1847-1922), , inventou o Photophone, um sistema que reproduzia vozes pela conversão de luz solar em sinais elétricos (telefone óptico).
1926: John L. Baird patenteia uma TV a cores primitiva que utilizava bastões de vidro para transportar luz.
1930: Lamb realizou primeiros experimentos de transmissão de luz através de fibras de vidro, Alemanha.
1950: Brian O´BRIEN do American Optical Company e Narinder Singh Kanpany , físico indiano do Imperial College of Science and Technology de Londres, desenvolveram fibras transmissoras de imagens, hoje conhecidas por Fiberscopes
1956: O físico indiano Narinder Singh Kanpany inventa a fibra óptica: desenvolveram a idéia de uma capa de vidro sobre um bastão fino de vidro para evitar a “fuga” da luz pela superfície
1958: Arthur Schwalow e Charles Townes inventam o laser
1960: Theodore Maiman, do Hughes Labs (EUA), construiu o primeiro laser a cristal de rubi
1961: Javan e colaboradores construiram o primeiro laser a gás HeNe, para a região do infravermelho (1150 nm). Em 1962 surge o laser HeNe para 632,8 nm.
1962: Foi inventado o primeiro fotodetector PIN de silício de alta velocidade (EUA).
1966: Charles Kao e A. Hockham do Standard Communication Laboratory (UK), publicaram um artigo propondo fibras ópticas como meio de transmissão adequado se as perdas fossem reduzidas de 1000 para 20 dB/km. Início da corrida mundial pela fibra de menor atenuação !!!
1968: Primeiro diodo laser com dupla heteroestrutura, DHS, (EUA).
1970: Kapron e Keck quebram a barreira dos 20 dB/km produzindo uma fibra multimodo com 17 dB/km em 632,8 nm (Corning Glass Works, USA).
1972: Novamente, Corning Glass lança uma fibra multimodo com 4 dB/km
1973: Um link telefônico de fibras ópticas foi instalado no EUA.
1976: O Bell Laboratories instalou um link telefônico em de 1 km em Atlanta e provou ser possível o uso da fibra para telefonia, misturando técnicas convencionais de transmissão. O primeiro link de TV a cabo com fibras ópticas foi instalado em Hastings (UK). A empresa Rank Optics em Leeds (UK) fabrica fibras de 110 nm para iluminação e decoração.
1978: Começa, em vários pontos do mundo, a fabricação de fibras ópticas com perdas menores do que 1,5 dB/km, para as mais diversas aplicações


http://www.ifi.unicamp.br/foton/site/port/hist.htm

Do mesmo site, a informação a que se refere o Brasil sobre pesquisa e desenvolvimento de fibra ótica:

A Unicamp foi a primeira instituição brasileira a pesquisar as fibras ópticas. O Grupo de Fibras Ópticas do Instituto de Física Gleb Wataghin foi formado em 1975 para desenvolver o processo de fabricação de fibras e formar recursos humanos nesta área.

Dos laboratórios do IFGW saíram as primeiras fibras ópticas fabricadas no país e foram desenvolvidas várias técnicas de caracterização das fibras. Este desenvolvimento foi transferido, juntamente com as pessoas treinadas, para o CPqD - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (empresa pertencente à holding das Empresas de Telecomunicações - a Telebrás) onde continuou-se com a construção de uma planta piloto para fabricação, bem como otimização do processo. O CPqD transferiu a tecnologia para as empresas ABC-Xtal, Bracel, Avibrás, Pirelli e Sid, que hoje produzem a maior parte das fibras utilizadas no Brasil.


http://www.ifi.unicamp.br/foton/site/port/hist2.htm

Pelo exposto, não houve houve participação brasileira no desenvolvimento da FO apesar de que foi criada tecnologia nacional para fabricação da mesma. Se tiverem algum outro dado contrário por favor coloquem ok?

[]´s


Obrigado, Pedro Gilberto. Por ajudar a desmistificar mais um dado por aqui. Esse tipo de comportamento tem que ser mais presente no Brasil. Estou cansado de opiniões como "eu soube que o Brasil inventou isso, mas os xxxenses roubaram de nós". Se alguém tem provas, apresente-as, por favor.

Com certeza essa empresa está fazendo o jogo certo. Tomara que a iniciativa vá para a frente.




ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#9 Mensagem por ademir » Qui Jan 25, 2007 4:44 pm

FinkenHeinle escreveu:
ademir escreveu:qual é a porcentagem de querosene pra biocombustivel?


é um absurdo, o combustivel brasileiro é testado nos estados unidos, daqui a pouco eles patentiam o produto, assim como a empresa alemã que patentiou a rapadura

Absurdo seria a tecnologia cair em desuso e no esquecimento... E com certeza ela já deve ter sido patenteada, não se tratam de pesquisadores amadores...


eu digo ser um absurdo pelo pais não investir em pesquisa para que possa ser desenvolvido aqui mesmo, pela falta de estrutura, e incentivo a pesquisa que existe no brasil

agora quanto a fibra otica

um rápido off-topic; de q fonte foi tirada a informação que foi desenvolvida no Brasil?


desde aqui:
O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a dominar a tecnologia de fibras ópticas, ainda no final dos anos 70. Essa vitória se deveu, em grande parte, ao trabalho do professor José Ellis Ripper Filho, na Unicamp. Acreditando nas perspectivas da fotônica, ou seja, das comunicações via fibras ópticas, Ripper fundou em 1989 a AsGa, empresa constituída para produzir lasers semicondutores de arseneto de gálio e outros produtos de microeletrônica. O processo de abertura acelerada do mercado brasileiro no governo Collor tornou inviável a produção nacional de lasers, mas a empresa partiu para novos segmentos e sobreviveu.


fonte: http://inventabrasilnet.t5.com.br/ripper.htm

falei que a tecnologia foi desenvolvida no brasil, sob a liderança de um fisico brasileiro e no texto acima fica claro isto




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#10 Mensagem por Centurião » Qui Jan 25, 2007 4:50 pm

Certo. Se o intuito foi dizer que a fibra também foi desenvolvida aqui, o link está aí para provar. O sentido que eu tinha entendido foi de que a tecnologia foi primeiro desenvolvida aqui e aproveitada por outros países.




ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#11 Mensagem por ademir » Qui Jan 25, 2007 4:57 pm

Centurião escreveu:Certo. Se o intuito foi dizer que a fibra também foi desenvolvida aqui, o link está aí para provar. O sentido que eu tinha entendido foi de que a tecnologia foi primeiro desenvolvida aqui e aproveitada por outros países.


era mais ou menos isso centuriã, a fibra otica tambem foi desenvolvida aqui no brasil (não sei se com exclusividade, se alguem tiver noticias sobre outros paises que pesquisaram tambem post por favor)




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#12 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 25, 2007 5:02 pm

ademir escreveu:
Centurião escreveu:Certo. Se o intuito foi dizer que a fibra também foi desenvolvida aqui, o link está aí para provar. O sentido que eu tinha entendido foi de que a tecnologia foi primeiro desenvolvida aqui e aproveitada por outros países.


era mais ou menos isso centuriã, a fibra otica tambem foi desenvolvida aqui no brasil (não sei se com exclusividade, se alguem tiver noticias sobre outros paises que pesquisaram tambem post por favor)

A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kanpany. Há vários métodos de fabricação de fibra óptica, sendo os métodos MCVD, VAD e OVD os mais conhecidos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_%C3%B3ptica


Em 1952, o físico Narinder Singh Kapany, com base nos estudos efetuados pelo físico inglês John Tyndall de que a luz poderia descrever um trajetória curva dentro de um material (no experimento de Tyndall esse material era água), pode concluir suas experiências que o levaram à invenção da fibra óptica. A fibra óptica é um excelente meio de transmissão utilizado em sistemas que exigem alta largura de banda, tais como: o sistema telefônico, videoconferência, redes locais (LANs), etc. Há basicamente duas vantagens das fibras ópticas em relação aos cabos metálicos: A fibra óptica é totalmente imune a interferências eletromagnéticas, o que significa que os dados não serão corrompidos durante a transmissão. Outra vantagem é que a fibra óptica não conduz corrente elétrica, logo não haverá problemas com eletricidade, como problemas de diferença de potencial elétrico ou problemas com raios. O princípio fundamental que rege o funcionamento das fibras ópticas é o fenômeno físico denominado reflexão total da luz. Para que haja a reflexão total a luz deve sair de um meio mais para um meio menos refringente, e o ângulo de incidência deve ser igual ou maior do que o ângulo limite (também chamado ângulo de Brewster).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Narinder_Singh_Kanpany


The history of dielectric optical lightguides goes back to Victorian times, when Irish physicist John Tyndall found that light could travel in curve inside a material (water) by total internal reflection. This principle was used to illuminate streams of water in elaborate public fountains. In 1952 physicist Narinder Singh Kapany conducted experiments that led to the invention of optical fiber, based on Tyndall's earlier studies. Later development, in the early-to-mid twentieth century, focused on the development of fiber bundles for image transmission, with the primary application being the medical gastroscope. The first fiber optic semi-flexible gastroscope was patented by Basil Hirschowitz, C. Wilbur Peters, and Lawrence E. Curtiss, researchers at the University of Michigan, in 1956. In the process of developing the gastroscope, Curtiss produced the first glass-clad fibers; previous optical fibers had relied on air or impractical oils and waxes as the low-index cladding material. A variety of other image transmission applications soon followed.

In 1965, Charles K. Kao and George A. Hockham of the British company Standard Telephones and Cables were the first to recognize that attenuation of contemporary fibers was caused by impurities, which could be removed, rather than fundamental physical effects such as scattering. They demonstrated that optical fiber could be a practical medium for communication, if the attenuation could be reduced below 20 dB per kilometer (Hecht, 1999, p. 114). By this measure, the first practical optical fiber for communications was invented in 1970 by researchers Robert D. Maurer, Donald Keck, Peter Schultz, and Frank Zimar working for American glass maker Corning Glass Works. They manufactured a fiber with 17 dB optic attenuation per kilometer by doping silica glass with titanium.

On 22 April, 1977, General Telephone and Electronics sent the first live telephone traffic through fiber optics, at 6 Mbit/s, in Long Beach, California.

The erbium-doped fiber amplifier, which reduced the cost of long-distance fiber systems by eliminating the need for optical-electrical-optical repeaters, was invented by David Payne of the University of Southampton, and Emmanuel Desurvire at Bell Laboratories in 1986. The two pioneers were awarded the Benjamin Franklin Medal in Engineering in 1998.

The first transatlantic telephone cable to use optical fiber was TAT-8, based on Desurvire optimized laser amplification technology. It went into operation in 1988.

In 1991, the emerging field of photonic crystals led to the development of photonic crystal fiber (Science (2003), vol 299, page 358), which guides light by means of diffraction from a periodic structure, rather than total internal reflection. The first photonic crystal fibers became commercially available in 1996 [2]. Photonic crystal fibers can be designed to carry higher power than conventional fiber, and their wavelength dependent properties can be manipulated to improve their performance in certain applications.

http://en.wikipedia.org/wiki/Optical_fiber




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#13 Mensagem por ademir » Qui Jan 25, 2007 5:18 pm

Bolovo, onde foi desenvolvido a tecnologia de uso comercial da fibra otica?, num to falando aqui que um brasileiro inventou, e desenvolveu a fibra otica, apenas que o pais teve um projeto de desenvolvimento para a fibra otica, o link da informação esta ai, é so olhar




Avatar do usuário
JOSE CARNEIRO
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Seg Mai 08, 2006 10:40 pm
Localização: Brasília

#14 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Qui Jan 25, 2007 5:59 pm

A UnB produz bioquerosene por craqueamento. Ele é praticamente igual ao derivado do petróleo!

qual é a porcentagem de querosene pra biocombustivel?


é um absurdo, o combustivel brasileiro é testado nos estados unidos, daqui a pouco eles patentiam o produto, assim como a empresa alemã que patentiou a rapadura


Isso depende a otimização da planta. No caso da UnB ele está otimizada para Biodiesel, o bioquerosene, a biogasolina etc, são subprodutos. Mas com a otimização da planta acho que poderia chegar a 70% de bioquerosene.

Se é de Fortaleza deve ser transerificação, logo os motores necessitarão de adaptações para funcionar com o novo combustível. Com craqueamento isso não é necessário.

Sobre os testes do biodiesel, boa parte da frota a diesel da UnB está rodando com o biodiesel por craqueamento.

Sebo de boi também serve como matéria prima.

Abraços




O Capital está para economia assim como o Harry Potter está para realidade.
Fadas, duendes e keynesianos dividem o mesmo mundo encantado de fantasias.
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#15 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jan 25, 2007 6:03 pm

Centurião escreveu:Certo. Se o intuito foi dizer que a fibra também foi desenvolvida aqui, o link está aí para provar. O sentido que eu tinha entendido foi de que a tecnologia foi primeiro desenvolvida aqui e aproveitada por outros países.


Tb tinha entendido isso qdo li a 1a vez, como se tivesse sido inventado pelo Brasil. Por isso bateu a dúvida e fui pesquisar la no site da Unicamp. Se não cabe ao Brasil a primazia de ter inventado a fibra ótica, cabe a deferencia por ter desenvolvido tecnologia nacional e um parque fabril pra gerar riqueza com essa tecnologia. Trabalhei com uns Modens-Óticos da AsGa e posso dizer q naum deve em nada a similares estrangeiros q conheci (RAD e Siemens).

Aliás bom site Ademir, tem mttt coisa interessante e que mostra a capacidade de inovação brasileira. Mto interessante é esse sobe o MAPV - Motor à alcool pré-vaporizado (http://inventabrasilnet.t5.com.br/malcpre.htm). Vale a pena ler.

Um pouco ainda off-topic, saiu na IstoÉ Dinheiro desta semana uma reportagem sobre "Empresas do futuro" que são pequenas empresas surgidas a partir de produtos q agregam inovação tecnologica. So pra citar um caso, há uma empresa chamda PeleNova que desenvolveu uma biomembrana que funciona como um super-curativo que aumenta a regeneração das celulas e acelera a cicatrização e cujo presidente/sócio do projeto é Ozires Silva, fundador da Embraer.

De modo resumido, a reportagem elenca algumas empresas como essa e discorre sobre seu produtos e origens, destacando que há bastante P&D que pode virar tecnologia, mas o q esta faltando é um maior financiamento (embora ja vem melhorando) para q essa tecnologia se transforme em produtos inovadores e,portanto, se criem empresas para produzi-los e, enfim, gerando riqueza para todos.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/

[]´s




Editado pela última vez por Pedro Gilberto em Qui Jan 25, 2007 6:14 pm, em um total de 1 vez.
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Responder