VERDADEIRA FORÇA DE SUBMARINOS

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#46 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 05, 2004 7:10 pm

Lauro Melo escreveu:Fala Finken ( Mancha Azul ),
Não meu amigo Finken, não é contradição não. Nem é ridículo. Explico.
É porque na época que as refinarias foram projetadas ( construídas ) não se imagina que o Brasil tivesse tantas reservas de petróleo como tem hoje. Portanto pensava-se que iríamos processar o Petróleo leve ( Oriente Médio ).
Entende meu amigo.
sds,


Salve Lauro,


E porque depois que se tomou conhecimento das nossas reservas não se fez nada para mudar o cenário?!?




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#47 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 05, 2004 7:12 pm

morcego escreveu:Claro que uma marinha não se faz só de subs, mas no nosso caso, eles tem são a base de nossa estratégia de defesa, acho realmente muito mais vantagem ter mais subs em substituição ao NAE São Paulo por exemplo.


Aí sim, se for o caso de apenas retirar de serviço o São Paulo, como forma de melhorar a capacidade submarina, aí sim seria plausível...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#48 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 05, 2004 7:15 pm

Fox escreveu:Lauro o que adiantaria ter somente um único submarino nuclear?

Quando a MB incorporar o seu primeiro sub nuclear, esse será utilizado quase que exclusivamente como plataforma de desenvolvimento.


Ocorre que, quando o SNA for completado, teremos 6 submarinos convencionais (4 Tupi, 1 Tikuna e 1 SMB-10), e mais um nuclear, o SMB.

Posteriormente sim, deveremos ter mais subs nucleares.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#49 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 05, 2004 7:27 pm

Lauro Melo escreveu:Fox,
Querer não é poder, infelizmente. E com os recursos de hoje ela mal conseguiria construir 1. Imagine 2.
Sonhar todo mundo pode, imclusive a MB. So falta o dinheiro.
sds,


Exatamente, Lauro.


A MB quer quimar etapas em direção ao SNA, de forma que construindo uma segunda unidade do SMB-10, ela teria mais tempo ocioso em direção ao SNA.

Já postei uma vez no Sistemas de Armas um e-mail onde eu fazia uma reflexão sobre o Programa de Submarinos da MB, e seriam necessários pelo menos US$ 100 Mi por ano para que o Programa chegue em 2020 com a primeira unidade navegando.

Se quiserem, posso postar esse trecho.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#50 Mensagem por Sniper » Sex Nov 05, 2004 7:36 pm

FinkenHeinle escreveu:
Lauro Melo escreveu:Fox,
Querer não é poder, infelizmente. E com os recursos de hoje ela mal conseguiria construir 1. Imagine 2.
Sonhar todo mundo pode, imclusive a MB. So falta o dinheiro.
sds,


Exatamente, Lauro.


A MB quer quimar etapas em direção ao SNA, de forma que construindo uma segunda unidade do SMB-10, ela teria mais tempo ocioso em direção ao SNA.

Já postei uma vez no Sistemas de Armas um e-mail onde eu fazia uma reflexão sobre o Programa de Submarinos da MB, e seriam necessários pelo menos US$ 100 Mi por ano para que o Programa chegue em 2020 com a primeira unidade navegando.

Se quiserem, posso postar esse trecho.


Posta ai pra gente Finken! :D




Imagem
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#51 Mensagem por Fox » Sex Nov 05, 2004 10:00 pm

FinkenHeinle escreveu:
Fox escreveu:Lauro o que adiantaria ter somente um único submarino nuclear?

Quando a MB incorporar o seu primeiro sub nuclear, esse será utilizado quase que exclusivamente como plataforma de desenvolvimento.


Ocorre que, quando o SNA for completado, teremos 6 submarinos convencionais (4 Tupi, 1 Tikuna e 1 SMB-10), e mais um nuclear, o SMB.

Posteriormente sim, deveremos ter mais subs nucleares.


André você não pode afirma isso (4 Tupi, 1 Tikuna e 1 SMB-10), porque a MB já declarou que dificilmente antes de 2020 o Sub nuclear não fica pronto! Portanto até lá já teríamos sim mais um SMB-10 operacional, até porque esse projeto servirá como plataforma de teste para muito equipamentos e sensores do SNA! É você viu a projeção que o amigo Lauro colocou? Entre 2015 e 2017! Sem contar o seguinte, a incorporação do 1 SNA não possibilitará vantagem alguma do ponto de vista operacional (somente tecnológico), até porque ele deverá ser utilizado como plataforma de teste, corrigindo todos (ou quase todos) os defeitos dos outros sub da classe que serão construído! Isso não e novidade algumas, pois isso acontece em vários projetos em vários paises, com experiência no assunto ou não! Então seria a coisa mais comuns o 1° SNA ter um rendimento sofrível! Você já deve ter percebido que na maioria das vezes e construído primeiro um único vetor (fragata, sub, etc), e depois e iniciada a construção em serie do mesmo (2, 3, 4 quase ao mesmo tempo)! O primeiro sempre e a cobaia! É isso que eu estou querendo dizer! Cara você pegou o bonde andando! :lol: :lol: :lol:

Falou!!! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#52 Mensagem por Morcego » Sex Nov 05, 2004 10:11 pm

Fox escreveu:Mais infelizmente 90% do nosso Petróleo vem do mar! Como proteger então nossas plataformas e navios petroleiros? Colocando um injetor AAé na proa e um lançador Albatroz na popa de um submarino? Como proteger uma linha suprimento, com a utilização de submarinos?

Vocês estão olhando somente para o perigo de uma guerra contra uma potência (ou A super Potencia)! Como você utilizaria esse subs para caçar submarinos como os Swiftsure e Trafalgar com dezenas de Tomahawk, podendo disparar essas belezinhas a mais de 1.000 km do território brasileiro? Se for sub convencional vai ter que dar umas três “respirada” até chegar! Nessa vem um Merlin, e pimba, lá via o invencível vira coral! [101] Ah vamos construí uma dezena de sub nuclear! Então o problema não e dinheiro, por que com 1 sub nuclear você constroí 3 fragatas! Então esse motivo de se desfazer da esquadra de superfície porque e caro, para construir submarino (creio eu que nuclear) que supostamente mais barato, não e válido!

No papel tudo funcional, eu quero ver é na pratica!


O ideal e mesclar ambos vetores, alias e isso que o Brasil faz, Espanha, Portugal, Austrália, Chile, Coréia do Sul, Grécia, e a torcida do Corinthians e do Flamengo justas!

Falou!!! :wink:



CALMA, nem tanto ao ceu nem tanto ao inferno, eu particularmente não acho que devemos simplesmente nos desfazer de nossas fragatas e corvetas, masss acho que apos a modernização elas podem aguentar ai alguns anos enquantos construimos alguns subs, realmente acho que para ter aquele grande alvo pesado no meio do mar com 24 que voam, é um grande disperdicio, esta mais para joia de coroa e para afagar egos do que para estratégia de defesa, :cry: , powwcha eu acho que abdicar do resto da marinha é muita burriçe mas pense comigo, se vc vem para atacar uma costa e sabe que ali tem 4 subs e um imenso alvo que anda. o que faria??




Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#53 Mensagem por Fox » Sex Nov 05, 2004 10:19 pm

FinkenHeinle escreveu:Exatamente, Lauro.


A MB quer quimar etapas em direção ao SNA, de forma que construindo uma segunda unidade do SMB-10, ela teria mais tempo ocioso em direção ao SNA.

Já postei uma vez no Sistemas de Armas um e-mail onde eu fazia uma reflexão sobre o Programa de Submarinos da MB, e seriam necessários pelo menos US$ 100 Mi por ano para que o Programa chegue em 2020 com a primeira unidade navegando.

Se quiserem, posso postar esse trecho.


Pelo que eu sei, o Sub queimado foi a 6° unidade da classe Tupi, o S-35 Tapuia! Uma parte por conta dos atrasos do Tikuna, e uma outra por necessidade de um projeto mais novo e maior que pudesse servir como plataforma de desenvolvimento para o SNA. Isso saiu se eu não estou enganado em uma das edições da Segurança & Defesa! Teoricamente a MB já teria que aposentar o S-30 Tupi em 2019, pois ela utiliza esses vetores em media 30 anos. Portanto a MB não pode deixar de lado o SMB-10 para privilegiar somente o SNA, porque ela corre o risco de ter que construir vários vetores em um curto espaço de tempo! Portanto a segunda unidade do SMB-10 não está descartada, e eu desconheço qualquer fonte que mencione esse fato!

Só uma curiosidade, é você o autor desse texto do SNA, ou ele foi enviado a você!

Falou!!! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#54 Mensagem por Fox » Sex Nov 05, 2004 10:26 pm

morcego escreveu:CALMA, nem tanto ao ceu nem tanto ao inferno, eu particularmente não acho que devemos simplesmente nos desfazer de nossas fragatas e corvetas, masss acho que apos a modernização elas podem aguentar ai alguns anos enquantos construimos alguns subs, realmente acho que para ter aquele grande alvo pesado no meio do mar com 24 que voam, é um grande disperdicio, esta mais para joia de coroa e para afagar egos do que para estratégia de defesa, :cry: , powwcha eu acho que abdicar do resto da marinha é muita burriçe mas pense comigo, se vc vem para atacar uma costa e sabe que ali tem 4 subs e um imenso alvo que anda. o que faria??


Sobre a pergunta, eu caçava os subs primeiro! Sobre as embarcações de superfície, as fragatas Niterói foram modernizadas para estar em serviço por pelo menos mais 15 anos, a corvetas Inhaúma também não é vetor para ser retirando de serviço antes de 2020! Sobre o NAe cada um tem a sua opinião, e eu não acho absurdo as pessoas que preferem os sub no lugar do NAe, apesar de não concordar!

Falou!!! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#55 Mensagem por Morcego » Sáb Nov 06, 2004 10:18 am

Fox escreveu:
morcego escreveu:CALMA, nem tanto ao ceu nem tanto ao inferno, eu particularmente não acho que devemos simplesmente nos desfazer de nossas fragatas e corvetas, masss acho que apos a modernização elas podem aguentar ai alguns anos enquantos construimos alguns subs, realmente acho que para ter aquele grande alvo pesado no meio do mar com 24 que voam, é um grande disperdicio, esta mais para joia de coroa e para afagar egos do que para estratégia de defesa, :cry: , powwcha eu acho que abdicar do resto da marinha é muita burriçe mas pense comigo, se vc vem para atacar uma costa e sabe que ali tem 4 subs e um imenso alvo que anda. o que faria??


Sobre a pergunta, eu caçava os subs primeiro! Sobre as embarcações de superfície, as fragatas Niterói foram modernizadas para estar em serviço por pelo menos mais 15 anos, a corvetas Inhaúma também não é vetor para ser retirando de serviço antes de 2020! Sobre o NAe cada um tem a sua opinião, e eu não acho absurdo as pessoas que preferem os sub no lugar do NAe, apesar de não concordar!

Falou!!! :wink:



PRECISAMENTE, qualquer um caçaria os SUBS primeiro, agora naum quero parecer chato mais, como v/c faria essa caça ???




Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#56 Mensagem por Fox » Sáb Nov 06, 2004 2:00 pm

morcego escreveu:PRECISAMENTE, qualquer um caçaria os SUBS primeiro, agora naum quero parecer chato mais, como v/c faria essa caça ???


Se eu tivesse um GT igual ao da Inglaterra, botava as minhas escoltas ASW com sonares passivos pra funcionar, lançava delas os meus belíssimos Super Lynx (que futuramente será da versão 300, com sonar submersível, entre outros sensores) para caçar os inimigo em um raio de 300 km, e o Merlin a partir do NAe (e de algumas escoltas) para utilizar o seu moderníssimo sonar VDS, tento um raio de patrulha de 500 km, utilizava os meus Nimrod, lança sonobóiais em áreas menos protegidas (com o auxilio de embarcações patrulha, aeronave, etc), entre outros. Ou seja, eu utilizaria tudo o que eu tenho direito, porque só assim eu estaria proporcionando uma defesa qualificada, coisa que só com submarinos não e possível! Agora eu quero ver fazer isso com uma dúzia de Sub! O que temos que entender, e que por mais que o Subs convencionais sejam classificados como armas defensivas, na hora dos vamos ver ele não defende/detectam nada, a função dele e atacar o inimigo. Quem defende e detecta são as escoltas e aeronaves! Agora os Submarinos não tem meio termo, e matar ou morre, pois a parti do momento que um sub e detectado, esse vira uma presa fácil :lol:

Falou!!! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#57 Mensagem por Sniper » Sáb Nov 06, 2004 2:39 pm

Fox escreveu:
morcego escreveu:PRECISAMENTE, qualquer um caçaria os SUBS primeiro, agora naum quero parecer chato mais, como v/c faria essa caça ???


Se eu tivesse um GT igual ao da Inglaterra, botava as minhas escoltas ASW com sonares passivos pra funcionar, lançava delas os meus belíssimos Super Lynx (que futuramente será da versão 300, com sonar submersível, entre outros sensores) para caçar os inimigo em um raio de 300 km, e o Merlin a partir do NAe (e de algumas escoltas) para utilizar o seu moderníssimo sonar VDS, tento um raio de patrulha de 500 km, utilizava os meus Nimrod, lança sonobóiais em áreas menos protegidas (com o auxilio de embarcações patrulha, aeronave, etc), entre outros. Ou seja, eu utilizaria tudo o que eu tenho direito, porque só assim eu estaria proporcionando uma defesa qualificada, coisa que só com submarinos não e possível! Agora eu quero ver fazer isso com uma dúzia de Sub! O que temos que entender, e que por mais que o Subs convencionais sejam classificados como armas defensivas, na hora dos vamos ver ele não defende/detectam nada, a função dele e atacar o inimigo. Quem defende e detecta são as escoltas e aeronaves! Agora os Submarinos não tem meio termo, e matar ou morre, pois a parti do momento que um sub e detectado, esse vira uma presa fácil :lol:

Falou!!! :wink:


Bela colocação! :D Concordo plenamente! os Subs são meios muito mais ofencivos do que defensivos! :D é como o Fox disse: Ou ele destroi o seu oponente, ou é detectado! e se detectado for, ele não tem chance pois pra qualquer GT Destruir um Sub inimigo é a "Glória"! :D tendo em vista o valor do Sub! Sem falar que um submarino depois de detectado pelos sonares inimigos têm chances quase nlas de escapar (dependendo das forças adversárias! é claro :D )!

Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#58 Mensagem por Morcego » Sáb Nov 06, 2004 5:37 pm

Fox escreveu:
morcego escreveu:PRECISAMENTE, qualquer um caçaria os SUBS primeiro, agora naum quero parecer chato mais, como v/c faria essa caça ???


Se eu tivesse um GT igual ao da Inglaterra, botava as minhas escoltas ASW com sonares passivos pra funcionar, lançava delas os meus belíssimos Super Lynx (que futuramente será da versão 300, com sonar submersível, entre outros sensores) para caçar os inimigo em um raio de 300 km, e o Merlin a partir do NAe (e de algumas escoltas) para utilizar o seu moderníssimo sonar VDS, tento um raio de patrulha de 500 km, utilizava os meus Nimrod, lança sonobóiais em áreas menos protegidas (com o auxilio de embarcações patrulha, aeronave, etc), entre outros. Ou seja, eu utilizaria tudo o que eu tenho direito, porque só assim eu estaria proporcionando uma defesa qualificada, coisa que só com submarinos não e possível! Agora eu quero ver fazer isso com uma dúzia de Sub! O que temos que entender, e que por mais que o Subs convencionais sejam classificados como armas defensivas, na hora dos vamos ver ele não defende/detectam nada, a função dele e atacar o inimigo. Quem defende e detecta são as escoltas e aeronaves! Agora os Submarinos não tem meio termo, e matar ou morre, pois a parti do momento que um sub e detectado, esse vira uma presa fácil :lol:

Falou!!! :wink:


isso mesmo ou seja vai ter que colocar seus navios e helicopteros bem dentro do alcançe de aviões como o su-35, os subs são meios ofensivos (claro) agora para nós funcionam como isca, pq como v;c mesmo disse a primeira coisa é elimiar os subs, logo para tanto os porta-aviões ficaram longe do coflito enquanto os aviões que decolam da nossa costa podem muito bem dar conta desses helicopteros e navios e até mesmo nossas fragatas e corvetas poderiam se arriscar se bem auxiliadas por uma eficiente aviação (o su -35 seria o melhor na minha opinão pq carrega a maior quantidade de armas e cobre uma gigante distancia), assim os subs funcionam como isca e pq naum como ataque tb.




Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#59 Mensagem por Fox » Sáb Nov 06, 2004 5:53 pm

morcego escreveu:isso mesmo ou seja vai ter que colocar seus navios e helicopteros bem dentro do alcançe de aviões como o su-35, os subs são meios ofensivos (claro) agora para nós funcionam como isca, pq como v;c mesmo disse a primeira coisa é elimiar os subs, logo para tanto os porta-aviões ficaram longe do coflito enquanto os aviões que decolam da nossa costa podem muito bem dar conta desses helicopteros e navios e até mesmo nossas fragatas e corvetas poderiam se arriscar se bem auxiliadas por uma eficiente aviação (o su -35 seria o melhor na minha opinão pq carrega a maior quantidade de armas e cobre uma gigante distancia), assim os subs funcionam como isca e pq naum como ataque tb.


Tudo bem! Já que eu respondi a sua pergunta, agora e a sua vez! Como você faria para neutralizar um submarino inimigo a 1.000 km de distância (dentro do raio de ação de mísseis de cruzeiro)? Por favor, explique direitinho a sua proposta!

Só mais uma outra coisa, da mesma forma que o nosso “Su-35” atacariam o inimigo, ele também seria atacado de diversas forma (SAM, caças inimigos, etc)! Você acha que as aeronave de patrulha e ataque do “inimigo” não estaria sendo protegido por caças?! Ou seja, não existe mágica! :oops:

Falou!!! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#60 Mensagem por Morcego » Dom Nov 07, 2004 1:34 am

Fox escreveu:
Tudo bem! Já que eu respondi a sua pergunta, agora e a sua vez! Como você faria para neutralizar um submarino inimigo a 1.000 km de distância (dentro do raio de ação de mísseis de cruzeiro)? Por favor, explique direitinho a sua proposta!

Só mais uma outra coisa, da mesma forma que o nosso “Su-35” atacariam o inimigo, ele também seria atacado de diversas forma (SAM, caças inimigos, etc)! Você acha que as aeronave de patrulha e ataque do “inimigo” não estaria sendo protegido por caças?! Ou seja, não existe mágica! Falou!!!



primeira parte:

partimos do ponto que: os aviões inimigos teriam que decolar de PA´S (porta aviões) sendo que estes devem ficar a longa distancias para evitarem ser abatidos pela (hipotetica) grande força de submarinos que estão naquela região, obviamente a esquadra para caçar submarinos inimiga estara longe dos PA´S (caçando os submarinos), muito bem acho que v/c concorda que é perfeitamente possivel até 2020 colocarmos um satelite de vigilancia ou mesmo termos mais aviões com potentes radares, estes capazes de detctar uma fragata por exemplo a uns 350 km da costa, muito bem acho que é perfeitamente possivel um avião (como o SU-35) decolar no litoral atacar aquela fragata e sair antes que qualquer aeronave decole e a alcançe a ponto de destrui-la.

o outro questionamento, é de simples resolução, nossas plataforma de prospecção naum correm risco de serrem afundadas, com certeza o inimigo num primeiro momento vai querer toma-las de nos , por tanto nossas fragatas e corvetas não devem sair de perto de nossa zona de prospecção para ali sim conseguir defender uma força inimiga ja desgastada, claro que estamos aqui discutindo a melhor maneira de nos defender com os parcos e porcos recursos é oferecido e dentro destes, aquele que nos dá maior poder de defesa, maior tempo para preparar a resistência em terra e maior tempo para produzir e retirar o maximo antes de perdermos nossas plataformas (claro que se o inimigo não puder toma-las e o conflito se estender ele ira destrui-las) para quando o inimigo conseguir aniquilar nossa marinha (o que é uma questão de tempo e não de meios, e é isso que esta em discução)

a estratégia é manter os PA´S o mais longe possivel, deste modo seus aviões demoram mais para entrar em combate, seus meios de caça a submarinos se tornam alvos menos dificeis de se atingir, ja que a superioridade aerea do inimigo naum esta garantida, os subs podem colocar alguns navios a pique e confome o conflito vai desenrolando no mar, podemos preparar aqui em terra nossa população nossa produção e o que mais for necessário para que quando nossos ainda que poucos vai (isso é um puta chute mas vou super-estimar espectativas) 20 subs, 15 fragatas e naum mais que umas 15 corvetas forem postos a pique e o inimigo consiga com sua gigantesca reserva de meios maritimos desembarcar suas tropas estas não tenhnam sossego nem mesmo na praia, é isso que esta em jogo O TEMPO, e para ganhar tal tempo, tenho a certeza que o melhor são subs, e naum uma joia pesada que serve como alvo assim como seus 24 alvos que voam, e que servem mais para afagar os egos do generalto tupiniquim do que para defender os interesses da nação.
_________________
"" O VERDADEIRO OBJETIVO DA GUERRA, É A PAZ "" - SUN TZU




Responder