Mig-29K (Uma opção para a MB?) - TOPICO PESADO!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
JOSE CARNEIRO
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Seg Mai 08, 2006 10:40 pm
Localização: Brasília

#76 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Dom Jan 21, 2007 9:02 pm

Luís Henrique escreveu:
agora quanto iria custar implantar uma SKY JUMP LA?

PQ OS RUSSOS estão oferecendo o SUKHOI e não so MIGS? e se OFERECERAM pq a FAB esta preferindo os SUKHOIS?


A MB ja declarou que não compará aeronaves para o A-12 São Paulo, ou seja, MiG-29K ou Rafale M ou Su-33 seriam para um futuro navio aeródromo.


Então a MB desistiu do SP. Acho que os A4 estão quase jogados para escanteio, a última vez que ouvi pleitos de verbas com ala aérea como argumento os A4 não estavam na conta, mas a asa fixa estava.

Abraços




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#77 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 21, 2007 9:18 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:
Luís Henrique escreveu:
agora quanto iria custar implantar uma SKY JUMP LA?

PQ OS RUSSOS estão oferecendo o SUKHOI e não so MIGS? e se OFERECERAM pq a FAB esta preferindo os SUKHOIS?


A MB ja declarou que não compará aeronaves para o A-12 São Paulo, ou seja, MiG-29K ou Rafale M ou Su-33 seriam para um futuro navio aeródromo.


Então a MB desistiu do SP. Acho que os A4 estão quase jogados para escanteio, a última vez que ouvi pleitos de verbas com ala aérea como argumento os A4 não estavam na conta, mas a asa fixa estava.

Abraços

Creio eu, que a MB vai desistir do A-12 São Paulo e de um provável A-13.

A Aviação de Asa Fixa da MB irá ficar baseada em terra, pode até ser com os A-4 modernizados, eu acho.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#78 Mensagem por faterra » Dom Jan 21, 2007 9:38 pm

Vai crendo!
É mais fácil construir o A13 aqui no Brasil, do que a MB desistir do A12.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#79 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 21, 2007 9:45 pm

faterra escreveu:Vai crendo!
É mais fácil construir o A13 aqui no Brasil, do que a MB desistir do A12.

Ouvi falar que a MB desiste do A-12 até o final da década.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#80 Mensagem por Marino » Dom Jan 21, 2007 9:51 pm

Bolovo escreveu:
faterra escreveu:Vai crendo!
É mais fácil construir o A13 aqui no Brasil, do que a MB desistir do A12.

Ouvi falar que a MB desiste do A-12 até o final da década.

Nunca passou pela cabeça de ninguem na MB desistir do A-12. Pode acreditar.




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#81 Mensagem por Alitson » Dom Jan 21, 2007 9:56 pm

Marino escreveu:
Bolovo escreveu:
faterra escreveu:Vai crendo!
É mais fácil construir o A13 aqui no Brasil, do que a MB desistir do A12.

Ouvi falar que a MB desiste do A-12 até o final da década.

Nunca passou pela cabeça de ninguem na MB desistir do A-12. Pode acreditar.


Pela cabeça não. Mas pelo bolso meu amigo... E realmente há que garanta que ele não vá até 2010.... :roll:

Abraços... :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#82 Mensagem por Marino » Dom Jan 21, 2007 10:04 pm

Alitson escreveu:
Marino escreveu:
Bolovo escreveu:
faterra escreveu:Vai crendo!
É mais fácil construir o A13 aqui no Brasil, do que a MB desistir do A12.

Ouvi falar que a MB desiste do A-12 até o final da década.

Nunca passou pela cabeça de ninguem na MB desistir do A-12. Pode acreditar.


Pela cabeça não. Mas pelo bolso meu amigo... E realmente há que garanta que ele não vá até 2010.... :roll:

Abraços... :wink:

Caro amigo, todas as baixas estão previstas no PEM (Plano Estratégico da Marinha) e lhe garanto que nele não consta o A-12.
Compreenda que não posso falar muito mais sobre o PEM.
Um abraço.




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#83 Mensagem por Booz » Dom Jan 21, 2007 10:10 pm

É! Tá meio estranho esta do São Paulo. Creio que ele não avance muito, apesar da grana que estão despendendo no conserto das encrencas que ele tinha a bordo.

Acho que a MB deve estar em um dilema, sempre quis manter um NaAe, mas está caro e um NaAe sem aviões é um tigre sem dentes. Modernizar os A4 dificilmente os colocaria acima de uma espécie de treinador avançado, mesmo para um cenário da AL. Comprar novos caças amplia a complicação. Para adaptar aviões mais poderoso no SP torna-se imprescindível reformas, sem dizer que entra a pergunta: Qual caça?

Ainda há mais um complicador. Alguém sabe das reais condições do SP? Houve problemas para ele alcançar a velocidade máxima (havia uma caldeira bichada), teve problemas de catapulta, sem citar outros imbroglios. O SP parece que estava pior que o velho e bom "Minas".

Parece mesmo que a opção da MB será os subs e, espera-se, novas fragatas. Porque, na altura do campeonato, pensar em construir um NaAe aqui daria um conto dos irmão Grimm. Não temos tradição nenhuma neste tipo de navio e quem tem já passou maus bocados construindo os seus.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#84 Mensagem por faterra » Dom Jan 21, 2007 10:56 pm

Alguém aqui no fórum sabe o custo de operação do A12? Pode ser declarado? Será que este custo é tão infame assim? Alguns foristas falam nele com uma segurança muito grande e também, porque não dizer, com pavor.
O custo desta última manutenção no A12, por mais alto que seja, faz parte da tradição de se comprar sucata. Leigamente deduzindo, a única coisa que pode ficar mais em conta em uma reforma é o casco em relação ao novo, e assim mesmo tenho minhas dúvidas. Creio que o casco novo com toda a sua infra-estrutura deva ser a parte mais barata do projeto. Partindo daí o que se adquirir para a construção do novo navio também se adquire para a sucata que está sendo reformada. Nesta última poucas coisas se salvam - tanto pela retirada de radares, sensores, armamentos, etc. pelo país de origem quanto pela sua obsolescência e necessidade de reparos/trocas.
PS: não precisa jogar pedras - basta uma singela resposta às questões acima :wink:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#85 Mensagem por Booz » Dom Jan 21, 2007 11:29 pm

Prezado Faterra.
Daí, dessas suas perguntas, creio eu (e sempre sub censura), deva emergir muitas das nossas dúvidas.
É que sempre especulamos (ao menos no meu caso), olhamos alhures sem pleno conhecimento de causa, tanto do fiel estado deste ou aquele equipamento, quanto do planejamento que uma Força planeje para ele.

Note, mesmo os colegas mais experientes e técnicos em assuntos militares (que decididamente não é o meu caso repito), há dúvidas e indagações dos quais lhes fogem às respostas. Em parte, isto é fruto de questões de segredo e estratégia das Forças que mantém seus equipamentos, em parte porque em nossa terra brasilis a questão "planejamento" é pouco levada a sério. Isto, ora por nossa cultura política do assunto, ora pelas circinstâncias de nossas magras finanças.

Do alto de minha incomptência, em poder respoder suas indagações e prospectar e aduzir o real estado do SP, intuio que ele não deva estar em tão mau estado assim. Claro, a França o dispensou (seu irmão gêmeo ficou), porque deveria estar mais "usado" que o Clemenceau.
Mas, o quanto é viável abrir mão de uma projeção de poder de um NaAe e optar por outro meio... só me leva a especular.

Oxalá nossa Marinha de Guerra possa operá-lo, temos uma extensão de costa que não pode prescindir da projeção do poder de um NavAe. Desde que, obviamente, possamos contar com ele e seus caças, em toda sua plenitude.
Ao final, me parece tudo uma questão de custo/benefício.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#86 Mensagem por Marino » Seg Jan 22, 2007 12:15 am

Amigos
O SP não está com problemas de máquinas. Abaixo o resultado de um teste de máquinas, antes do atual período de manutenção:
Imagem
Da mesma forma, as catapultas e o aparelho de parada são mantidos com rigor e precisão, pois vidas dependem dos mesmos.
Os eqptos eletrônicos tb, mas serão modernizados no próximo período, aproveitando a experiência com as fragatas modernizadas.




Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

#87 Mensagem por gingerfish » Seg Jan 22, 2007 3:44 am

Mas se até 2010 ele é jogado pra escanteio porque a marinha está modernizando ele em 2 etapas? E a segunda será 2008/2009?

O pior é o Skyhawk......




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#88 Mensagem por Jacobs » Seg Jan 22, 2007 8:18 am

Marino escreveu:Amigos
O SP não está com problemas de máquinas. Abaixo o resultado de um teste de máquinas, antes do atual período de manutenção:
Imagem
Da mesma forma, as catapultas e o aparelho de parada são mantidos com rigor e precisão, pois vidas dependem dos mesmos.
Os eqptos eletrônicos tb, mas serão modernizados no próximo período, aproveitando a experiência com as fragatas modernizadas.


Então a primeira etapa conciste de manter todo o equipamento primordial como catapultas e cabos de parada "nos trinques". E a segunda seria a modernização do A12???

Algum prano pra modernização dos A-4KU ???




Avatar do usuário
JOSE CARNEIRO
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Seg Mai 08, 2006 10:40 pm
Localização: Brasília

#89 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Seg Jan 22, 2007 10:18 am

Peço que o Marino me corrija se necessário (minhas informações são de lobbistas e alguns políticos, não da MB)

Claro, a França o dispensou (seu irmão gêmeo ficou), porque deveria estar mais "usado" que o Clemenceau.


O Foch estava em melhores condições que o Clemenceau. Na maior parte do tempo foi Porta Helicóptero e, em regra, ao longo de sua vida na Marinha Francesa foi menos exigido que seu irmão. Quando da compra, ambos os navios iriam dar baixa em breve, não havia problemas para a armada francesa continuar operando o Clemenceau e a MB só levaria se fosse o Foch. Lembro que haviam questões políticas no meio (não só relativas as FAs e equipamento militares - em alguns casos os louros já foram colhidos ), por isso o navio foi “barato”.

Nunca passou pela cabeça de ninguem na MB desistir do A-12. Pode acreditar.


Ouvi falar que a MB desiste do A-12 até o final da década.


Nos argumentos por verbas a MB usa o São Paulo e a Ala Aérea. Quando eu disse isso:

Então a MB desistiu do SP. Acho que os A4 estão quase jogados para escanteio, a última vez que ouvi pleitos de verbas com ala aérea como argumento os A4 não estavam na conta, mas a asa fixa estava.



foi em virtude da afirmação de que a MB não iria reequipar a Asa Fixa.

Pelo que entendi até agora, a MB usa a Asa Fixa como argumento para mais verbas (seria um desembolso específico + recursos para o novo “gasto corrente”) e, a princípio, isso tem sido bem recebido por vários parlamentares.
Nas conversas de “boteco” o que percebi (posso estar equivocado) é que especificamente os A4 não têm mais vez, mas que a Asa Fixa continuará embarcada.

Lembro que essas seriam conversas sobre “dinheiro novo”.

Abraços




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#90 Mensagem por talharim » Seg Jan 22, 2007 10:56 am

Srs,F-18C Hornet X MIG-29K ?

F-18C Hornet com 2 AGM84 Harpoon X MIG-29K com 2 Kh-31 Krypton.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder