Luso-americano expulso de avião recebe 300 mil euros

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55161
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Luso-americano expulso de avião recebe 300 mil euros

#1 Mensagem por P44 » Sex Jan 19, 2007 7:29 am

MUNDO


EUA
Luso-americano expulso de avião recebe 300 mil euros


John Cerqueira, expulso de um avião por comportamento «suspeito», vai receber uma indemnização de 308 mil euros da American Airlines, de acordo com uma decisão de um tribunal de Boston que está a causar polémica nos Estados Unidos

VISAOONLINE 19 Jan. 2007

Na segunda-feira um tribunal de Boston (Massachussetts) decidiu que a companhia aérea American Airlines terá que pagar 400 mil dólares de indemnização a John Cerqueira, de 39 anos, que a 28 de Dezembro de 2003 foi forçado pela polícia a abandonar um avião que estava prestes a partir de Boston para Fort Lauderdale, na Florida.

Cerqueira, que nasceu em Portugal mas cresceu em Fall River, perto de Boston, estava sentado ao lado de dois cidadãos israelitas cujo comportamento levantou suspeitas entre os assistentes de bordo. O português não conhecia os israelitas mas estava sentado ao seu lado e o capitão John Ehlers escreveu no seu relatório que todos tinham feito «comentários inapropriados e suspeitos». A polícia forçou os três passageiros a abandonar o avião, mas depois de os interrogar durante cerca de duas horas libertou-os.

No entanto, a American Airlines recusou-se a aceitar John Cerqueira novamente como passageiro, forçando-o a comprar um bilhete numa outra companhia, depois de lhe devolver o dinheiro que tinha pago pelo primeiro bilhete.

O luso-americano disse à imprensa norte-americana ter sido tratado «como um terrorista» numa situação em que não havia possibilidade de «poder provar que não tinha feito ou dito algo» de errado.

Segundo a Lusa, Michal Kirkpatrick, advogado da organização jurídica «Public Citizen Litigation Group», diz que o caso de Cerqueira «é parte do debate que existe actualmente sobre a segurança e os direitos cívicos» nos Estados Unidos.


http://visaoonline.clix.pt/default.asp? ... tId=332571




Triste sina ter nascido português 👎
Responder