Privatização da Vale. Bom negócio para quem?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#31 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 15, 2007 8:37 am

Paisano escreveu:
Kira escreveu:
Farsa é a PETROBRAS, afirmando auto-suficiência e o MULLA se achando grande coisa por causa disso.


7.1) Não é(são) permitido(a) (s):

(...)

7.1.2) Insultos de qualquer natureza a qualquer personalidade política ou pública.


A Moderação informa que o usuário Kira está suspenso pelo período de 3 (três) dias por desrespeito as regras do fórum.

Tópico desbloqueado.

Fiquei bem surpreso com essa atitude, não que xingar o Lula faça parte de uma discussão de alto nivel, mas acho que é a primeira vez que alguem é punido por isso, agora as regras estão sendo seguidas ao pé da letra :shock: se continuar assim, parabens a moderação e não tem mais como contestar.

Quanto ao tópico...
Alguem ai se lembra de quando a Vale foi privatizada? Uma das críticas era que um pouco antes de privatizarem foi encontrada uma jazida nova muito grande e ficou a polêmica se isso devia ser incluido no preço final ou não, alguem ai se lembra com mais detalhes?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#32 Mensagem por Arthur » Seg Jan 15, 2007 9:19 am

Pessoal,

Na minha opinião essa discussão é insolúvel e já há diversos tópicos no fórum que tratam sobre o tema, todos eles com argumentos bons a favor e contra privatizações. Portanto, acho que não vale a pena ficar brigando aqui de novo sobre esse tema. Especialmente, se for para levar para o lado pessoal e começarem ataques pessoais. A única consequência disso serão mais punições....

Abs

Arthur




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Morcego » Seg Jan 15, 2007 11:18 am

Marechal-do-ar escreveu:
Paisano escreveu:
Kira escreveu:
Farsa é a PETROBRAS, afirmando auto-suficiência e o MULLA se achando grande coisa por causa disso.


7.1) Não é(são) permitido(a) (s):

(...)

7.1.2) Insultos de qualquer natureza a qualquer personalidade política ou pública.


A Moderação informa que o usuário Kira está suspenso pelo período de 3 (três) dias por desrespeito as regras do fórum.

Tópico desbloqueado.

Fiquei bem surpreso com essa atitude, não que xingar o Lula faça parte de uma discussão de alto nivel, mas acho que é a primeira vez que alguem é punido por isso, agora as regras estão sendo seguidas ao pé da letra :shock: se continuar assim, parabens a moderação e não tem mais como contestar.

Quanto ao tópico...
Alguem ai se lembra de quando a Vale foi privatizada? Uma das críticas era que um pouco antes de privatizarem foi encontrada uma jazida nova muito grande e ficou a polêmica se isso devia ser incluido no preço final ou não, alguem ai se lembra com mais detalhes?


Faltou punir mais gente, KIRA MERECEU, mas não só ele.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#34 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 15, 2007 2:06 pm

Senhores, apenas para informar, o usuário Kira recebeu uma advertência, e por ser a 3ª, automaticamente teve a pena alterada para suspensão de 3 dias como prevê o regulamento.

Além disso, outras ações desse tópico estão sendo analisadas e o mesmo está sendo monitorado. O regulamento será seguido à risca. Ou discutem como se deve, ou abstenham-se de discutir nesse assunto.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#35 Mensagem por Morcego » Seg Jan 15, 2007 2:09 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, apenas para informar, o usuário Kira recebeu uma advertência, e por a 3ª, automaticamente teve a pena alterada para suspensão de 3 dias como prevê o regulamento.


Eu apelo públicamente em nome do user KIRA, embora tenha tido minhas arengas com ele, não acho justo; afinal P44 pode contar com a PRERROGATIVA DA MODERAÇÃO fazendo a mesma coisa que o KIRA fez, além do mais, não foi só ele que pisou na bola aqui nesse tópico.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#36 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 15, 2007 2:16 pm

morcego escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, apenas para informar, o usuário Kira recebeu uma advertência, e por a 3ª, automaticamente teve a pena alterada para suspensão de 3 dias como prevê o regulamento.


Eu apelo públicamente em nome do user KIRA, embora tenha tido minhas arengas com ele, não acho justo; afinal P44 pode contar com a PRERROGATIVA DA MODERAÇÃO fazendo a mesma coisa que o KIRA fez, além do mais, não foi só ele que pisou na bola aqui nesse tópico.


Releia minha mensagem inteira, por favor.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#37 Mensagem por Morcego » Seg Jan 15, 2007 2:19 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
morcego escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, apenas para informar, o usuário Kira recebeu uma advertência, e por a 3ª, automaticamente teve a pena alterada para suspensão de 3 dias como prevê o regulamento.


Eu apelo públicamente em nome do user KIRA, embora tenha tido minhas arengas com ele, não acho justo; afinal P44 pode contar com a PRERROGATIVA DA MODERAÇÃO fazendo a mesma coisa que o KIRA fez, além do mais, não foi só ele que pisou na bola aqui nesse tópico.


Releia minha mensagem inteira, por favor.


eu entendi a msg; estou dizendo que outros deveriam ser advertidos, segundo a lógica que pude alcançar com o pensamento, e com base nisso se trata meu apelo.




Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#38 Mensagem por Carlos » Qui Jan 18, 2007 1:38 pm

Ótima notícia :lol:

Telefônica anuncia investimento de R$ 15 bi em 4 anos
Publicidade

GUILHERME BARROS
Colunista da Folha de S.Paulo

O presidente mundial da Telefônica, Cesar Alierta, se encontrou hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar investimentos de R$ 15 bilhões no Brasil para os próximos quatro anos. Os investimentos serão destinados tanto para a telefonia fixa como para celular, além de call center e internet. A Telefônica é a líder no mercado brasileiro somando as áreas de fixa e celular.

De 98 a 2006, a Telefônica investiu R$ 29 bilhões no Brasil, sem contar o dinheiro para a compra da tele na privatização. A empresa é o maior investidor privado do país. Com os R$ 15 bilhões, a empresa terá investido R$ 44 bilhões até 2010.

Na reunião, a Telefônica anunciou também a inauguração, no bairro do Belém, em São Paulo, do novo call center da Atento. A expectativa é gerar de 5.000 a 6.000 empregos diretos. "As vagas, em sua maioria, deverão ser ocupadas por jovens que terão pela frente o primeiro emprego", informou a empresa.

Além de Alierta, também participaram da reunião José Maria Pallete, presidente da América Latina da Telefônica; Antônio Carlos Valente, ex-Anatel e presidente atual do grupo Telefônica do Brasil; e Fernando Xavier Ferreira, ex-presidente do grupo no Brasil.

A empresa opera telefonia fixa do Estado de São Paulo, e possui hoje 50% da Vivo, que lidera o mercado de telefonia celular no Brasil --os outros 50% são da Portugal Telecom.

No encontro, Alierta evitou falar da possibilidade de compra da parte da Portugal Telecom na Vivo. O negócio depende de a Portugal Telecom fechar a venda, em Portugal, de sua operação para a Sonae. Caso o negócio seja fechado, a Sonae venderia a parte da Portugal Telecom na Vivo para a Telefônica.

A Sonae ofereceu 11,1 bilhões de euros pela Portugal Telecom, mas a diretoria da empresa recomendou a seus acionistas que rejeitem a oferta por considerá-la muito baixa.

A operação do Brasil é a maior da Telefônica fora da Espanha. A empresa tem um total de 196 milhões de clientes em diversos países.

Em comunicado enviado hoje à Bovepsa, a Telefônica informou que investiu no mundo todo 8 bilhões de euros em 2006. O valor superou o estimado e reflete o aumento dos investimentos em redes de banda larga na Espanha e América Latina. Somente no Brasil a empresa tem 1,5 milhão de clientes de banda larga.

A empresa também atribuiu o forte investimento aos recursos aplicados na construção de uma rede GSM de telefonia celular no Brasil.


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 3805.shtml

Falou,
Carlos.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#39 Mensagem por rodrigo » Sáb Jan 20, 2007 11:46 pm

Governo cogita vender ações de empresas estatais


Três meses depois de ter feito do ataque às privatizações da era tucana um dos principais motes de sua campanha reeleitoral, Lula se prepara para vender ações de empresas controladas pelo Estado. O objetivo é amealhar recursos para investir em obras de infra-estrutura incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ser anunciado nesta segunda-feira (22).

Um auxiliar do presidente informou ao blog, neste sábado (20), que Lula autorizou o Ministério da Fazenda a levantar um rol de estatais cujas ações possam despertar interesse no mercado. Antecipando-se às críticas, o governo argumenta que as empresas não serão privatizadas. Pretende-se negociar apenas as ações que excedam aos 51% que asseguram ao Estado o controle acionário das companhias.

O plano do governo revela uma fragilidade da estratégia de Lula II. O presidente pretende imprimir no segundo mandato a marca do desenvolvimentismo. E acha que cabe ao Estado dar o tom do novo ciclo, patrocinando, ele próprio, uma série de investimentos. Entende-se que a iniciativa privada virá no vácuo.

O problema é que falta dinheiro ao setor público para investir. Daí a idéia de promover a venda de ativos. Estudam-se também formas de impulsionar parcerias com a iniciativa privada. De resto, tenta-se identificar fontes alternativas de recursos em organismos internacionais –o Banco Mundial, por exemplo.

O objetivo do governo é obter pelo menos R$ 20 bilhões para despejar em obras tidas como prioritárias. Esse montante vem oscilando nas reuniões dos técnicos que elaboram o PAC. Falou-se, de saída, em R$ 16 milhões. Depois, em R$ 17 milhões. Agora, os técnicos fixaram-se no patamar de R$ 20 bilhões.

O governo já dá de barato que, para conseguir alcançar a meta, terá de flexibilizar os seus compromissos com o superávit primário, a economia que o setor público realiza para financiar a rolagem da dívida pública. Sob Antonio Palocci, estabeleceu-se que o superávit não poderia cair abaixo de 4,25% do PIB.

Na gestão de Guido Mantega, que deve ser mantido por Lula no Ministério da Fazenda, admite-se que a meta de superávit deve cair para 3,75% do PIB. Trata-se de uma flexibilização do rigor fiscal que o governo vinha impondo a si mesmo. Mas o time da Fazenda entende que o novo patamar não comprometerá a percepção do mercado de que, no segundo mandato, Lula continua de mãos dadas com o compromisso de rigor econômico.

Se levado às últimas conseqüências, o plano do governo de se desfazer de ações de companhias estatais tende a transformar-se numa curiosa contradição pós-eleitoral. Acossado pelo dossiêgate, Lula enxergou no discurso anti-privatista uma arma poderosa para levar às cordas o adversário tucano Geraldo Alckmin.

Na pele de candidato, Lula disse que, no poder, o tucanato não sabia senão dilapidar o patrimônio público. O achado nasceu da intuição do marqueteiro João Santana, que fez a campanha de Lula. Receoso de vincular a sua imagem à de FHC, que levara ao martelo algumas das mais vistosas estatais brasileiras, Alckmin ficou sem resposta. Passada a eleição, Lula vê-se compelido a fazer caixa vendendo ações de empresas públicas. Está na bica de fazer o que criticou.

Por mais que se diga que, sob Lula, o comércio de ações não privará o Estado do controle das estatais, a oposição, PSDB à frente, não há de deixar passar a oportunidade de apontar a nova estratégia como uma modalidade disfarçada de estelionato eleitoral.

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com ... 10045644-0




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#40 Mensagem por Vector » Dom Jan 21, 2007 12:00 am

Governo não tem que zelar pelo cumprimento das leis, pela elaboração de novas leis e ser o fiscalizador do cumprimento de acordos, regras e leis.

E garantir ao povo a educação e saúde.... só.

A CVRD só é hoje o que é porque é privatizada.

Se ainda estivesse nas mãos do Governo serviria apenas para dar emprego para um monte de "cupanhêro" ganhar dinheiro fácil.

Sempre que venho o "nosso" presidente na TV me envergonho de ser brasileiro. Me envergonho por aspirarmos a ser o país líder do AL e sermos o capacho da Venezuela, vergonha pela classe política que possuímos.

Sabe do que sinto orgulho... das empresas privadas, CVRD, Embraer, Gerdau, CSN, Confab e tantas outras... Elas são de tirar o chapéu.

Existem empresas públicas boas e bem administradas, acredito que sim, mas são a minoria. O problema é que quando uma empresa pública é mal administrada, somos nós que pagamos pela incompetênica, com a injeção de dinheiro público. Quando uma empresa privada é mal administrada, ela morre!

Sds,
Vector




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

#41 Mensagem por Túlio » Dom Jan 21, 2007 11:47 am

Senhores, algumas considerações:

:arrow: Concordo com o Bat: papel do Estado não é minerar, portanto, tinha mesmo que privatizar. Agora, do jeito que foi feito...SEM-VERGONHICE!

:arrow: Lembro que houve muita chiadeira antes da privatização, me parece que se falava em 'maquiamento dos balanços' e 'baixa proposital do valor acionário', num recordo bem, vou pesquisar e depois posto o que eu achar.

Vector escreveu:Quando uma empresa privada é mal administrada, ela morre!


Morro discordando disso, não ser que te refiras a micro, pequenas e médias empresas ou que banco num seja empresa. Proer... :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#42 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 21, 2007 12:56 pm

Se a Vale fosse vendida por quanto ela realmente valia tudo bem, mas foi dada de presente (corrupção?) e acho isso criminoso, e as privatizações não pararam ai... Empresas estratégicas e de infra-estrutura foram privatizadas caindo nas mãos de pessoas (muitas estrangeiras) sem o mínimo comprometimento com o país, o povo se f@#$ a cada dia com isso e ficamos dependentes da boa vontade deles, isso nunca devia ter acontecido.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Marcos Falco
Júnior
Júnior
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Jul 04, 2005 12:08 pm
Localização: Dourados MS
Contato:

#43 Mensagem por Marcos Falco » Dom Jan 21, 2007 1:28 pm

Olá Marechal!
Concordo com você. Acho que todos aqui sabem que visão tenho a respeito de como um país deve ter a posse e direção daquilo que é estratégico para seus interesses. No caso da Vale, acho que já está bem explicado a situação em que ela se encontrava na época da entrega desse patrimônio público a outros interesses. Veja um exemplo da CANTV *, na Venezuela, uma empresa de telefonia que entregava importantes informações ao governo americano a respeito das conversas e negociações que o governo venezuelano estava a fazer. Principal capital daquela telefônica é norte americano. Ou alguém aqui acredita que existe ética empresarial, quando sua matriz, sob orientação do governo onde está instalada, recebe orientações políticas?. Não é nem questão de patriotismo, pode até haver contrapartidas financeiras, já que o objetivo da mesma é apenas o lucro. E do governo em questão é atingir seus objetivos/interesses, que até o momento, não são os mesmos do governo venezuelano.
* http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2007/jan/19/148.htm
Atenciosamente,
Marcos Falco




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#44 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jan 23, 2007 5:51 pm

3rdMillhouse escreveu:Nada justifica o preço ridículo que foi pago na privatiazação da Vale, hoje ela é a segunda maior empresa de mineração do mundo.

Justifica sim... A CVRD tinha ações listadas em Bolsa, e foi vendida à preço de mercado.

Se hoje ela é a Segunda Mineradora do Planeta, é por fruto do esforço de seus controladores.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#45 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jan 23, 2007 5:55 pm

Marcos Falco escreveu:Os critérios estabelecidos para fazer a avaliação, de valor, daquela mineradora só foi feita por interesses de ocasião. Sub-avaliaram realmente seu valor, pois levaram em conta apenas o patrimônio que a mesma tinha. Suas jazidas por si só já valeriam três vezes mais. Pra quem afirma que SÓ AGORA, há iniciativas para tentar corrigir algo feito de errado no passado, basta ler melhor o link postado anteriomente por mim ou no mesmo abaixo;

Os critérios foram os MESMOS (rigorosamente) que definiram o valor de mercado da Arcelor, adquirida pela Mittal.


Chora viola...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder