Missão de Paz no Haiti

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#586 Mensagem por rodrigo » Sex Jan 05, 2007 8:30 pm

05 de janeiro de 2007 - 20:19
Missão de paz no Haiti tem novo comandante brasileiro


General-de-brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz assume a Minustah dia 9
Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministério da Defesa informou nesta sexta-feira que o general-de-brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz será o novo comandante da Força de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah).

Cruz, que vai substituir o general-de-divisão José Elito Carvalho Siqueira, deverá assumir o cargo no próximo dia 9, quando será realizada uma cerimônia de passagem de cargo. A indicação foi aprovada nesta tarde pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

José Elito estava no comando das tropas desde 23 janeiro de 2006, após o suicídio do general brasileiro Urano Teixeira da Matta Bacellar, 58.

O Brasil comanda as tropas da ONU no Haiti desde 2004 e tem cerca de 1.200 militares naquele país. Santos Cruz comandará as tropas durante um ano.

http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo ... 05/339.htm




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#587 Mensagem por jauro » Sáb Jan 06, 2007 12:45 pm

Brasil indica quarto general para comandar tropas no Haiti

05/01/2007 - 18h58 O governo brasileiro indicou o general-de-brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz, para comandar a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).

Santos Cruz é o quarto brasileiro a assumir o posto, o que ocorrerá na próxima terça-feira, 9, em Porto Príncipe. Ele ficará no comando da MINUSTAH por um ano e vai substituir o general José Elito Carvalho Siqueira.

Na última quarta-feira, o novo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, recebeu relatório da organização, assinado pelo antecessor. Kofi Annan recomendou a extensão da missão por mais 12 meses. O mandato da ONU termina no dia 15 de fevereiro. Antes, porém, o Conselho de Segurança irá se reunir para decidir se prorroga ou não a missão.

De acordo com o relatório, o trabalho no Haiti apenas começou, e o “envolvimento continuo da missão” com o governo haitiano será requisitado cada vez mais. O relatório também diz que a missão tem colaborado com o governo haitiano para o fortalecimento das instituições do Estado e da Justiça.

Kofi Annan explicou que, para a missão ser bem sucedida, será necessária a estreita colaboração das autoridades haitianas com a MINUSTAH. "Peço que as lideranças haitianas continuem a trabalhar com os membros da missão para reforçar a estreita parceria que tem sido a chave para o progresso do país", afirmou em relatório.

O Ministério da Defesa informou que Santos Cruz irá comandar uma tropa de cerca de 7.500 homens de quase 20 países. O Brasil já enviou seis contingentes e mantém 1.200 homens, o maior efetivo, no Haiti. Já as Nações Unidas divulgaram que a MINUSTAH conta com 6.600 soldados e 1.700 policiais.

No Haiti desde 2004, o Brasil reveza seu pessoal a cada seis meses. O sexto contingente viajou para Porto Príncipe no dia 18 de dezembro. Esse contingente teve o treinamento coordenado pelo próprio General Santos Cruz, que exercia o comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada em Cuiabá (MT).

Uma comitiva do Ministério da Defesa vai desembarcar no Haiti para participar da passagem de comando. O Vice-Chefe do Estado Maior de Defesa, General-de-Divisão João Francisco Ferreira é um dos integrantes do grupo.

Segundo ele, “depois de dois anos, continuamos com o mesmo espírito e a mesma disposição. De modo que o Brasil não hesitou em continuar como Force Commander”.

No ano passado, o chanceler Celso Amorim havia dito que o Brasil poderia abrir mão de comandar as tropas no Haiti se a prometida ajuda econômica não chegasse ao país. Nada mudou, mas o país vai manter o compromisso.

O general Ferreira afirmou que ainda há muito que fazer para a recuperação e estabilização da paz no Haiti. “Antevemos a necessidade de continuar no Haiti ainda por um bom tempo”, disse, lembrando dos projetos de desenvolvimento, infra-estrutura e saneamento que estão sendo realizados para a volta da vida normal no país.

Confira o currículo do general

Carlos Alberto dos SANTOS CRUZ, nasceu em junho de 1952, no município de Rio Grande (RS). É casado e tem três filhos. Ingressou na força em março de 1968 e seu último posto foi o de comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Cuiabá (MT).

Realizou os cursos de formação de Oficiais da Arma de Infantaria – AMAN – 1974; bacharel em Engenharia Civil – SÃO PAULO – 1977; Ações de Comando – categoria B (COSAC) – 1977; Operações na Selva - categoria B (CIGS) – 1978; Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria – EsAO – 1990 e 1991; Altos Estudos Militares – Comando e Estado-Maior – 1996; e United States Army War College (Curso de Alta Administração, Política e Estratégia do Exército dos Estados Unidos).

É engenheiro Civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e entre as funções mais importantes que exerceu, figuram:

Comando das seguintes organizações militares: 2° Pelotão Especial de Fronteira, em Ipiranga (AM); 14ª Companhia de Polícia do Exército, em Campo Grande (MS) e o 43º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cristalina (GO).

Também desempenhou as funções de instrutor na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP) e na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

Como oficial de estado-maior, foi adjunto e chefe da 3ª seção da 5ª Região Militar / 5ª Divisão de Exército, em Curitiba (PR); comandante do corpo de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP); oficial da Assessoria 1 do Gabinete do então ministro do Exército e chefe da Seção de Simulação de Combate do Comando de Operações Terrestres.

Entre 2001 e 2002, foi adido militar junto à embaixada do Brasil em Moscou. Na qualidade de Oficial-General, foi Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, sua primeira comissão no posto. Ao ser promovido ao posto de general-de-brigada, estava servindo na 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, sediada em Brasília.

É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte"
Fonte: http://www.inforel.org




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#588 Mensagem por jauro » Qui Jan 11, 2007 8:20 pm

Passagem de Comando do Force Commander da MINUSTAH

Porto Príncipe (Haiti) - Do General-de-Divisão José Elito Carvalho Siqueira para o General-de-Brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Imagem




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#589 Mensagem por jauro » Seg Jan 15, 2007 12:36 pm

Companhia de Engenharia bloqueia rua no Haiti

No dia 24 de dezembro, a Companhia de Engenharia - 4º Contingente - executou a missão de bloquear a Rua Soleil Nove para auxiliar no controle de manifestações em Porto Príncipe. A missão foi realizada pelo 2º Pelotão de Engenharia, reforçado por três caminhões Munck do Pelotão de Engenharia de Apoio. A segurança para a execução do trabalho foi proporcionada por uma viatura blindada do Exército da Jordânia e uma equipe da Polícia Nacional Haitiana (PNH).
Imagem
Imagem
Imagem




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#590 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 15, 2007 2:33 pm

Esse bloqueio é de qualidade inferior aos que o CV faz em algumas favelas cariocas! :?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
rslrdx
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 288
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 4:31 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

#591 Mensagem por rslrdx » Seg Jan 15, 2007 6:45 pm

rodrigo escreveu:Esse bloqueio é de qualidade inferior aos que o CV faz em algumas favelas cariocas! :?




[018]




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#592 Mensagem por jauro » Ter Jan 16, 2007 12:00 pm

Último escalão do 6º Contingente desembarca no Haiti

O rodízio das tropas brasileiras integrantes da Missão de Paz das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), que começou no dia 7 de dezembro, está completo.

Com o desembarque do 5º Escalão do 6º Contingente do Batalhão Brasileiro, a Força Jauru (BRABAT 6) está completa e pronta para dar prosseguimento ao importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelas tropas brasileiras em prol do povo haitiano.

175 militares chegaram à capital do país em uma aeronave KC -137 (Boing) e duas C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira e foram recebidos pelo Cel Cláudio Barroso Magno Filho, Comandante da Força Jauru, completando a substituição dos militares do Nordeste.

O Brasil integra a MINUSTAH desde agosto de 2004, com um efetivo atual de 1.079 militares, que são substituídos a cada seis meses.

Imagem
Imagem
Imagem




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
MarcioPaulo
Júnior
Júnior
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Jan 10, 2007 6:29 am
Localização: São Paulo/SP

#593 Mensagem por MarcioPaulo » Ter Jan 16, 2007 3:15 pm

Acho que essa reportagem não passou por aqui ainda, e passou na televisão no SBT :


4 mulheres foram para o Haiti:
http://www.youtube.com/watch?v=Aad0gNmv ... ed&search=


[]s




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#594 Mensagem por jauro » Qua Jan 17, 2007 1:54 pm

Força Jauru realiza primeira operação no Haiti

A Força Jauru realizou seu batismo de fogo no dia 22 de dezembro, quatro dias após a passagem de comando, em uma operação conjunta com os componentes militar e policial da MINUSTAH e a Polícia Nacional do Haiti no bairro de Bois Neuf, Porto Príncipe. A operação teve início às 0510 hs, horário local, com a ocupação de posições estratégicas por tropas brasileiras. Envolveu cerca de 300 militares da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Peru e Uruguai, 40 policiais da UNPOL e da Polícia Nacional do Haiti e 35 blindados sobre rodas. O principal objetivo foi fortalecer a presença da MINUSTAH em Bois Neuf e oferecer melhores condições de segurança para a população dessa região.

A operação foi coordenada e controlada pelo Batalhão Brasileiro de Força de Paz e teve atuação destacada de seus meios orgânicos, principalmente os Fuzileiros Navais e o Pelotão de Engenharia.

As Forças de Paz utilizaram seu armamento orgânico dentro das regras de engajamento preconizadas pela ONU, para sua autodefesa e somente quando identificadas as ameaças.

Imagem
Imagem
Imagem




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
JOSE CARNEIRO
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Seg Mai 08, 2006 10:40 pm
Localização: Brasília

#595 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Qua Jan 17, 2007 3:57 pm

Imagem

Junto com essa blindagem extra tem que ter sido instalado um desse.

Imagem

Caso contrário o calor lá dentro deve estar insuportável.




rslrdx
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 288
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 4:31 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

#596 Mensagem por rslrdx » Dom Jan 21, 2007 6:26 pm

oque é isso em volta da cabine? Blindagem?


Imagem




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#597 Mensagem por jauro » Qua Jan 24, 2007 5:51 pm

OPERAÇÃO CASA AZUL

As Forças de Paz no Haiti desencadearam, na madrugada de hoje, uma operação conjunta no bairro de Cité Soleil, Porto Príncipe. A operação teve início às 0430 hs, horário local, e envolveu cerca de 250 militares da Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai, e 26 viaturas blindadas sobre rodas. Os principais objetivos foram fortalecer a presença da MINUSTAH em Cité Soleil, restringir o movimento dos grupos armados ilegais e oferecer melhores condições de segurança para a população dessa região.

A operação foi coordenada e controlada pelo Batalhão Brasileiro de Força de Paz, que empregou na ação principal a 1ª Companhia de Força de Paz, o Destacamento de Operações de Paz e o Pelotão de Engenharia.

No plano tático, o principal objetivo foi ocupar uma instalação na região de Boston, denominada Casa Azul. No decorrer da operação foi realizada a fortificação do imóvel. A posse desse prédio, que era utilizado pelas gangues, contribui, decisivamente, para o prosseguimento das ações da MINUSTAH em Cité Soleil, em prol da melhoria das condições de segurança da população.

Foram, ainda, estabelecidos pontos de bloqueio e controle de vias urbanas no intuito de evitar danos colaterais. Além dos militares envolvidos diretamente nas operações, foi reforçada a presença militar nas demais áreas de Cité Soleil com a intensificação do patrulhamento urbano.

As Forças de Paz utilizaram seu armamento de dotação, observando criteriosamente as regras de engajamento preconizadas pela ONU.

Houve reação por parte dos grupos armados, que realizaram disparos contra as tropas. Não houve baixas entre as Forças de Paz.



KONBIT POU LAPÈ
UNIDOS PELA PAZ

Seção de Comunicação Social do Batalhão Brasileiro de Força de Paz no Haiti



CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

EXÉRCITO BRASILEIRO
ONTEM, HOJE E SEMPRE! OS MESMOS VALORES, PRINCÍPIOS E IDEAIS.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#598 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jan 25, 2007 2:57 pm

Brasil aumenta presença militar em favela no Haiti


Carolina Glycerio
De São Paulo


As forças de paz da ONU no Haiti aumentaram a sua presença militar na favela de Cité Soleil - a maior e mais violenta da capital haitiana, Porto Príncipe - numa tentativa de conter a ação dos grupos armados baseados no local.

A operação, iniciada por volta de 4h30 de madrugada, consistiu em instalar cerca de 30 militares brasileiros que integram a Missão de Estabilização da ONU no Hiati (Minustah) num ponto fortificado.

"A operação foi um sucesso", afirmou o coronel Afonso Henrique Pedrosa em entrevista, por telefone, à BBC Brasil. "Os objetivos (estabelecer mais um ponto forte na área) foram alcançados."

Segundo o coronel, apesar de ter havido troca de tiros, não há registros de baixas nem de prisões na operação, que envolveu 300 homens - incluindo militares de outros países que participam da Minustah, como Peru, Uruguai e Bolívia.

"A reação não foi muito intensa", disse Pedrosa, que, no entanto, prevê a possibilidade de choques nesta noite.

Acredita-se que líderes e membros das gangues mais atuantes de Porto Príncipe estejam escondidos em Cité Soleil, um emaranhado de casas e barracos onde vivem 250 mil pessoas.

A favela serviria também como ponto de entrada de armas e drogas na capital haitiana.

Estratégia

A estratégia de ter uma presença militar forte e permanente em Cité Soleil segue a usada em outras favelas da cidade com problemas de segurança, como Bel-Air e Cité Militaire, áreas que, segundo o coronel Pedrosa, estão hoje praticamente normalizadas.

"Aproveitamos a experiência em outras áreas. Temos muita confiança nessa estratégia", afirmou o militar.

Segundo o militar, é preciso "avançar de forma segura" na densamente povoada Cité Soleil para proteger a população.

Trata-se da primeira grande operação desde que o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz assumiu o comando do contingente militar da Minustah, em 11 de janeiro.

Com 1,2 mil homens, o Brasil é o país com o maior número de militares e vem liderando a missão desde o seu primeiro mandato, em 2004.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#599 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jan 25, 2007 3:01 pm

AGORA É QUE TUDO SE VAI PRAS CUCUIAS... REBELDES HAITIANOS RECEBEM O REFORÇO QUE PRECISAVAM...


ONG coordena projeto de pacificação no Haiti
Viva Rio Trabalhará no Haiti


Uma organização não-governamental brasileira, com experiência em políticas sociais nas favelas cariocas, será responsável em Porto Príncipe, a capital haitiana, por um projeto ligado ao desarmamento e a pacificação do país, a cargo da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

O Viva Rio será responsável por consolidar o processo de paz em Bel Air, bairro de cerca de 70 mil habitantes em Porto Príncipe. O cientista social Rubem César Fernandes, diretor da entidade, conta que a ação se dará em parceria com as tropas, que continuarão a manter a segurança na área.

Enquanto isso, obras aumentarão a oferta de água potável, energia, coleta de lixo e saneamento, e equipes capacitarão a população local em temas como o manejo da água e saúde da família.

Bel Air fica no centro da capital haitiana, tem importância histórica para o país e, por isso, a recuperação da área terá sentido simbólico, segundo Fernandes.

"È como o que se deu na Lapa, no Rio, ou no Pelourinho, em Salvador", compara ele. "A nossa preocupação é mostrar que a missão de paz pode trazer benefícios concretos, palpáveis para os haitianos."

A pacificação das zonas mais violentas das cidades haitianas é, desde 2004, uma das principais metas da Minustah. Até agora, houve poucos avanços em temas como o desarmamento. Segundo o mais recente balanço da ONU, apenas 104 pessoas entregaram as armas até agora para juntar-se aos programas de reintegração social que a missão oferece.

O diretor da Viva Rio explica que o objetivo do projeto em Bel Air não será, propriamente, o de desarmar a população. "O mais importante é livrar o bairro dos tiroteios, da presença das armas na vida pública, na política local", explica ele. "Existem dificuldade econômicas no mundo inteiro, e nem por isso, há violência armada nesses locais."

Fernandes compara a realidade da pobreza haitiana com o quadro encontrado nas favelas do Rio. "A diferença é que, lá, as facções armadas não extraem sua força do tráfico de drogas, e sim da política", diz ele.

Bel Air, segundo o diretor da Viva Rio, é um bairro onde a ação das tropas brasileiras da Minustah conseguiu estabelecer uma "razoável tranqüilidade" nas ruas, diferentemente do que acontece em Cité Soleil.

Segundo o diretor do Viva Rio, o projeto em Bel Air já se encontra em fase inicial, será financiado pelo governo norueguês, durará quatro anos e tem orçamento de US$ 1,4 milhão para 2007. A mão-de-obra local será priorizada nos trabalhos.

Neste primeiro ano, a prioridade é a construção de cisternas públicas (ao lado de escolas, igrejas etc.), para acumulação da água da chuva e a formação de redes de mulheres que atuem como agentes de saúde e na gestão dessa água.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Mensagens: 1937
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am
Localização: Na frente do computador.
Agradeceram: 1 vez

#600 Mensagem por 3rdMillhouse » Qui Jan 25, 2007 3:40 pm

Pablo Maica escreveu:AGORA É QUE TUDO SE VAI PRAS CUCUIAS... REBELDES HAITIANOS RECEBEM O REFORÇO QUE PRECISAVAM...



Mandou bem, vou até redirecinar meu tópico pra o seu post. :lol: :lol:




Responder