A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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César
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#241 Mensagem por César » Seg Jan 15, 2007 9:37 pm

Alcantara escreveu:
zela escreveu:Desculpem a minha ignorância naval :oops: , mas o que vem a ser calado?


Calado é a designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação. O calado mede-se verticalmente a partir de um ponto na superfície externa da quilha.

Em função do ponto da embarcação e da forma de medição existem diversas formas de expressar o calado. As mais comuns são:

Calado a meia-nau — distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio medida na secção a meia-nau, isto é, a meio comprimento entre as perpendiculares dos pontos extremos da proa e popa. Em geral não correspondendo ao calado médio, o qual é a média aritmética dos calados medidos sobre as perpendiculares a vante e a ré do navio.
Calado máximo — distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha do navio medida quando este estiver na condição de deslocamento em plena carga (ou deslocamento máximo).
Calado médio — média aritmética dos calados medidos sobre as perpendiculares a vante e a ré.
Calado mínimo — distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha do navio medida quando este estiver na condição de deslocamento mínimo.
Calado moldado — distância vertical entre a superfície da água e a linha da base moldada do casco. É utilizado no cálculo dos deslocamentos e para a determinação das curvas hidrostáticas da embarcação.
Calado normal — distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha de uma embarcação, quando esta está com o seu deslocamento normal.
O conhecimento do calado do navio em cada condição de carga e de densidade da água (em função da salinidade e temperatura) é fundamental para determinar a sua navegabilidade sobre zonas pouco profundas, em especial nos portos e em canais.

O calado, acrescido de um valor de segurança (o pé de piloto), determina os portos onde o navio pode entrar e as barras e canais que pode atravessar em cada condição de maré.

Nalguns casos é obrigatório inscrever no costado das embarcações um conjunto de marcas e de informações sobre calado por forma a que as autoridades portuárias possam controlar a segurança da operação dos navios e o estado de carga (a marca de carga - por vezes designada linha Plimsoll - determina a linha de água segura para cada carga e densidade esperada da água).



Imagem



Em outras palavras, é quase isso aqui tudo pintado de vermelho:


Imagem Imagem





Abraços!!! :wink:

Você me autoriza a colocar essa sua mensagem(com pequenas modificações) no inaugural glossário de termos militares básicos, Alcantara?

Acho que explicações como essa ajudam muita gente.

Abraços!

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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Re: Glossario

#242 Mensagem por Alcantara » Seg Jan 15, 2007 9:39 pm

justo escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Que tal adicionar no glossário?


Pois é...Srs. administradores...
Acho que já podemos comecar a fazer o glossario aqui no DB ?

Já temos a primeira palavra técnica para te adicionar....

Abracos,
Justo


Já coloquei lá César, não vi que você tinha postado. Mas se quizer alterar, sinta-se a vontade, ok? 8-]
Se precisar, passo o link para o site de onde tirei a definição.



Abraços!!! :wink:




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#243 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Seg Jan 15, 2007 9:48 pm

Eu estava justamente no Costa Fortuna... O A-12 ficou pequeno...


Mas aí tadinho do São Paulo :cry: . O CF tem mais piscina que o SP tem catapulta, acho que o somatório da água das jacuzzis (6) é mais que a água doce do disponível no SP. O cassino é maior que o hangar (exagero) e o restaurante (qualquer um dos 3)... não vou nem comparar com o refeitório do SP, é maldade com os marinheiros. :D

Brincadeiras a parte, algumas comparações entre São Paulo, USS Nimitz, Costa Fortuna e Freedon of Sea:

São Paulo
Deslocamento: 33.673 ton
Comprimento: 266 mtr
Largura: 21,2 mtr
Tripulação: 1.030 + 670 ala aérea
Atrativos: 37 aeronaves.

Nimitz
Deslocamento: 102.000 ton
Comprimento: 332,8 mtr
Largura: 40,8 mtr
Tripulação: 3.150 + 2600 ala aérea
Atrativos: geralmente 78 aeronaves, mas em caso de guerra pode chegar a 110.

Costa Fortuna
Deslocamento: 105.000 Ton
Comprimento: 272 mtr
Largura: 36 mtr
Tripulação: 1.027 + 3470 passageiros
Atrativos: 04 piscinas (internas e externas), 06 jacuzzis, pista de jogging (140m), fitness center, salão de beleza, 03 restaurantes, 06 bares, discoteca, Cassino, teatro, lojas, etc...

Freedom of Sea
deslocamento: 160.000 toneladas.
72 metros de altura
339 metros de comprimento
56 metros de largura
Tripulação: 1360 + 4370 passageiros
Atrativos: é verão e eu to dando aula, não vou nem descrever pra não ficar deprimido...

O CF desloca mais que o Nimitz, é só 4,8 metros menos largo que ele, mas é 60,8 metros menor. Já o Freedom of Sea é maior que o Nimitz em tudo.

Se for para andar de navio, eu fico com o CF ou o FOS, os atrativos são mais legais. Sem falar na importantíssima relação HxM, relevante em qualquer embarcação no verão
8-] :D




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#244 Mensagem por zela » Seg Jan 15, 2007 9:56 pm

Alcântara e José Carneiro, valeu mesmo pela explicação!!! :D :D




Sniper
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#245 Mensagem por Sniper » Seg Jan 15, 2007 10:11 pm

morcego escreveu:
Sniper escreveu:
JOSE CARNEIRO escreveu:O mesmo vale para alguns super-petroleiros.

Exemplo do antigo Jahre Viking:
Deslocamento máximo: 564.763 toneladas
Comprimento: 458.4 metros
Largura: 68.9 metros
Calado: 24.5 metros

Abraços


Com um calado de 25 metros devem ser raros os portos preparados para recebe-lo... :roll:

Se não me engano Santos tem um limite para navios com calados de no máximo 10 metros... :?

Abraços!


O problema de santos é a dragagem, é uma luta para fazer a dragem do canal do PORTO.


Morcego, recentemente em uma reportagem especial do Jornal Nacional dizia que a dragagem do porto de Santos ( ou era de Cubatão? :roll: :oops: ) era limitada pois a lama acumulada no fundo é tóxica e podería contaminar as águas. Você sabe se esta informação procede ?

Abraço!




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#246 Mensagem por Alcantara » Seg Jan 15, 2007 10:13 pm

zela escreveu:Alcântara e José Carneiro, valeu mesmo pela explicação!!! :D :D


'Tamus' aí pra isso mesmo!!!! :lol:

[018] [018] [018] [018] [018]




Abraços!!! :wink:




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#247 Mensagem por Brasileiro » Seg Jan 15, 2007 10:59 pm

Vô botar o dedo na ferida de novo!
O que está acontecendo com o A-12 pra ele demorar tanto assim? O que está faltando? Os testes que iriam fazer já está fazendo? Quando esse navio vai voltar?
O povo do VF-1 já está pensando em colocar mais aviões em operação para a próxima operação com o NAe?


abraços]




PRick

#248 Mensagem por PRick » Seg Jan 15, 2007 11:08 pm

Brasileiro escreveu:Vô botar o dedo na ferida de novo!
O que está acontecendo com o A-12 pra ele demorar tanto assim? O que está faltando? Os testes que iriam fazer já está fazendo? Quando esse navio vai voltar?
O povo do VF-1 já está pensando em colocar mais aviões em operação para a próxima operação com o NAe?


abraços]


Vou postar de novo o que esta sendo feito no SP, segundo a nota da MB:


Senhor jornalista,

Em atenção a seu e-mail, recebido no último dia 06,
participo a Vossa Senhoria que são as seguintes as obras
em andamento no NAe São Paulo :

- manutenção do Aparelho de Parada;
- inspeção e reparo das Turbinas da Propulsão de Bombordo;
- manutenção de condensadores;
- retubulação de caldeiras;
- aquisição de sobressalentes e revisão do Gerador Diesel
de Corrente Alternada;
- manutenção de bombas, válvulas, redes e itens estruturais;
- modernização da Unidade de Processamento Eletrônico do
Sistema Ótico de Pouso;
- aquisição e instalação de duas Unidades de
Resfriamento de Água;
- pintura do convôo, com revisão de báricas e cruzetas báricas ?
- reparo de dois Compressores de Alta Pressão;
- substituição do Sistema de Processamento de Dados
Táticos Navais;
- instalação do circuito fechado de TV;
- instalação de transponder IFF;
- revisão e modernização da Fábrica de Oxigênio;
- revisão da Catapulta Lateral;
- aquisição de dois separadores de Água e Óleo;
- revalidação da Catapulta de Vante;
- instalação de MAGE;
- reparo estrutural e tratamento de tanques de
Óleo de combustível; e
- substituição do selo mecânico do eixo de boreste.

Atenciosamente,


Segundo a MB, a reforma termina em Fevereiro/Março de 2007. Por sinal, parece que os Franceses vão voltar ao NAe´s São Paulo, quanto os NAe CdG parar em 2008 para trocar o combustível nuclear dele. Quanto ao AF-1, não sei como andam as coisas, o última era o contrato com a Lockheed da Argentina para manutenção das turbinas.

[ ]´s




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#249 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 16, 2007 12:23 am

Bem que os Franceses podiam esquecer uns Rafales no A-12...

8-]




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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#250 Mensagem por Naval » Qui Fev 01, 2007 6:44 am

Porta Aviões São Paulo instala YORK

O porta-aviões São Paulo, único porta-aviões em operação na Marinha Brasileira, substituiu antigos equipamentos YORK por 04 chillers do tipo parafuso, com capacidade de 210 TR's cada, especialmente fabricadas e projetadas pelo Departamento da Área Naval, da Johnson Controls nos EUA, para operação em navios militares utilizando a água do mar como fluído de condensação.

Os chillers parafusos de alta performance e eficiência serão responsáveis pela geração de frio necessário às instalações do porta-aviões. "Esse fornecimento confirma mais uma vez, a tradição de fornecimento de equipamentos YORK para os navios militares no Brasil e também no mundo. já que equipamentos como esses estão instalados nas frotas navais dos EUA, França e Inglaterra, para citar alguns exemplos", afirma João Paulo Oliveira da Divisão de Sistemas de Engenharia da Johnson Controls.

Valeu.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
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#251 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 01, 2007 9:00 am

Fevereiro ou Março?

Já faltou mais. :D

E sabem os colegas se há planos para lhe incorporarem algum tipo de sistema de defesa de zona, tipo CIWS?

Quase todos os navios desse tipo, ou LPD têm pelo menos 2 CIWS incorporados.

Por sinal, parece que os Franceses vão voltar ao NAe´s São Paulo, quanto os NAe CdG parar em 2008 para trocar o combustível nuclear dele.


Mas a França vai utilizar o A-12 para treinar os seus aviões navais?




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#252 Mensagem por A-29 » Qui Fev 01, 2007 9:26 am

Parece confirmado. A França vai treinar no São Paulo quando do período de manutenção de seu porta aviões. Só não se sabe ainda se eles virão para cá ou o São Paulo vai para lá.

Quanto ao CIWS, diz o Padilha que dessa vez ainda não teremos nada instalado, mas que a instalação será em pouco tempo.




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#253 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 01, 2007 9:30 am

Se ele viesse até França, seria uma boa fazer escala em Lisboa, para o pessoal daqui lhe tirar umas fotos.

E como é um CV convencional, poderia entrar na barra do Tejo (os CVN americanos têm que ficar fundeados ao largo).




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#254 Mensagem por Morcego » Qui Fev 01, 2007 10:20 am

Sniper escreveu:
morcego escreveu:
Sniper escreveu:
JOSE CARNEIRO escreveu:O mesmo vale para alguns super-petroleiros.

Exemplo do antigo Jahre Viking:
Deslocamento máximo: 564.763 toneladas
Comprimento: 458.4 metros
Largura: 68.9 metros
Calado: 24.5 metros

Abraços


Com um calado de 25 metros devem ser raros os portos preparados para recebe-lo... :roll:

Se não me engano Santos tem um limite para navios com calados de no máximo 10 metros... :?

Abraços!


O problema de santos é a dragagem, é uma luta para fazer a dragem do canal do PORTO.


Morcego, recentemente em uma reportagem especial do Jornal Nacional dizia que a dragagem do porto de Santos ( ou era de Cubatão? :roll: :oops: ) era limitada pois a lama acumulada no fundo é tóxica e podería contaminar as águas. Você sabe se esta informação procede ?

Abraço!


Sim procede, mas para isso existem estratégias de contingência, tanto que embora TÓXICA comunidades ribeirinhas até PESCAM NELA.

o fato é que o SISTEMA DE DRAGAGEM inclui um estudo onde os degetos são despejados e a analise de como diminuir tanto a poluição no canal, como onde os degetos são lançados depois.

não é pura e simplesmente PEGAR A LAMA E JOGAR FORA, a empresa que começou esse processo em 2005/2006, teve que parar pois o processo é caro, e o governo simplesmente NÃO PAGAVA, governo federal tem dessas coisas ELE TE PAGA mas demora, e como todas as empresas já estão escaldadas com casos como ENGESA por exemplo; a obra para, NINGUÉM VAI SUSTENTAR uma coisa que pode ser o FIM DO SEU NEGÓCIO.

Esse trabalho vai mais além do que simplesmente pegar a lama e jogar fora, é complicado, penso que SANTOS o maior porto da américa latina e por onde passam 30% do que entra e sai do país, bem esse porto DEVERIA SER ALVO de maior empenho do governo FEDERAL, ou se este não pode ou não esta nem ai QUE passe o porto para as mãos do MUNICIPIO ou do ESTADO; ou da iniciativa privada.




PRick

#255 Mensagem por PRick » Qui Fev 01, 2007 11:28 am

Rui Elias Maltez escreveu:Se ele viesse até França, seria uma boa fazer escala em Lisboa, para o pessoal daqui lhe tirar umas fotos.

E como é um CV convencional, poderia entrar na barra do Tejo (os CVN americanos têm que ficar fundeados ao largo).


Sim, é bem possível que o NAe SP de uma voltinha atpe a França, já que embarcar a ala aérea. Os SUE não sei o alcande dos SUE, mas o translado pelo ar pode ficar enviável. Mas acho que ninguém sabe ainda como será feita esta operação.

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