A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#226 Mensagem por P44 » Seg Jan 15, 2007 12:00 pm

MarcioPaulo escreveu:Legal essa foto P44, os outros navios ficaram "pequenos" perto dele, ele é bem monstro mesmo, quero ver em Fevereiro ele navegando a toda força novamente! ;)

[]s


Oi Marcio

Se quiseres ver mais vai a

http://www.netmarine.net

clica em "Batiments Desarmees"

procura "Foch" e clica nele

vais para a página do "Foch"

e se clicares em "une collection de photos"

tens acesso ás fotos, inclusivé já como A-12

:wink:




Triste sina ter nascido português 👎
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MarcioPaulo
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#227 Mensagem por MarcioPaulo » Seg Jan 15, 2007 12:18 pm

P44 escreveu:
MarcioPaulo escreveu:Legal essa foto P44, os outros navios ficaram "pequenos" perto dele, ele é bem monstro mesmo, quero ver em Fevereiro ele navegando a toda força novamente! ;)

[]s


Oi Marcio

Se quiseres ver mais vai a

http://www.netmarine.net

clica em "Batiments Desarmees"

procura "Foch" e clica nele

vais para a página do "Foch"

e se clicares em "une collection de photos"

tens acesso ás fotos, inclusivé já como A-12

:wink:


Brigadão, tem várias fotos legais! :D

Pô galera, não sei como vcs conseguem achar "pequeno" :

Imagem

Abraços
Márcio Paulo




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#228 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Seg Jan 15, 2007 12:21 pm

Não era o Minas, era o A-12 mesmo, alias a aparência estava ótima, parecia que tinha sido pintado recentemente. Eu digo que parecia pequeno pois eu estava em um navio e o A-12 ficou pequeno perto dele.


Dependendo do Cruzeiro, até um Nimtz fica meia-boca.. :D

Só pra comparações, alguns que navegam em águas brasileiras:

MSC Harmonia
Deslocamento: 58.600 toneladas
251,25 mts de comprimento
28,80 mts de largura

Costa Furtuna
105.000 toneladas
272 mts de comprimento
36 mts de largura

Fora das nossas águas, vai o Freedom of the Seas:

deslocamento: 160.000 toneladas.
72 metros de altura
339 metros de comprimento
56 metros de largura

O mesmo vale para alguns super-petroleiros.

Exemplo do antigo Jahre Viking:
Deslocamento máximo: 564.763 toneladas
Comprimento: 458.4 metros
Largura: 68.9 metros
Calado: 24.5 metros

Abraços




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#229 Mensagem por Sniper » Seg Jan 15, 2007 12:53 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:O mesmo vale para alguns super-petroleiros.

Exemplo do antigo Jahre Viking:
Deslocamento máximo: 564.763 toneladas
Comprimento: 458.4 metros
Largura: 68.9 metros
Calado: 24.5 metros

Abraços


Com um calado de 25 metros devem ser raros os portos preparados para recebe-lo... :roll:

Se não me engano Santos tem um limite para navios com calados de no máximo 10 metros... :?

Abraços!




Imagem
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#230 Mensagem por Alcantara » Seg Jan 15, 2007 2:50 pm

Se eu não me engano, o porto de Sepetiba vai a 16 metros, e olhe lá! 8-]
Com 25 metros de calado, realmente devem existir pouquissimos portos capazes de recebe-lo.


Abraços!!! :wink:




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#231 Mensagem por zela » Seg Jan 15, 2007 3:17 pm

Desculpem a minha ignorância naval :oops: , mas o que vem a ser calado?




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#232 Mensagem por Alcantara » Seg Jan 15, 2007 3:33 pm

zela escreveu:Desculpem a minha ignorância naval :oops: , mas o que vem a ser calado?


Calado é a designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação. O calado mede-se verticalmente a partir de um ponto na superfície externa da quilha.

Em função do ponto da embarcação e da forma de medição existem diversas formas de expressar o calado. As mais comuns são:

Calado a meia-nau — distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio medida na secção a meia-nau, isto é, a meio comprimento entre as perpendiculares dos pontos extremos da proa e popa. Em geral não correspondendo ao calado médio, o qual é a média aritmética dos calados medidos sobre as perpendiculares a vante e a ré do navio.
Calado máximo — distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha do navio medida quando este estiver na condição de deslocamento em plena carga (ou deslocamento máximo).
Calado médio — média aritmética dos calados medidos sobre as perpendiculares a vante e a ré.
Calado mínimo — distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha do navio medida quando este estiver na condição de deslocamento mínimo.
Calado moldado — distância vertical entre a superfície da água e a linha da base moldada do casco. É utilizado no cálculo dos deslocamentos e para a determinação das curvas hidrostáticas da embarcação.
Calado normal — distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha de uma embarcação, quando esta está com o seu deslocamento normal.
O conhecimento do calado do navio em cada condição de carga e de densidade da água (em função da salinidade e temperatura) é fundamental para determinar a sua navegabilidade sobre zonas pouco profundas, em especial nos portos e em canais.

O calado, acrescido de um valor de segurança (o pé de piloto), determina os portos onde o navio pode entrar e as barras e canais que pode atravessar em cada condição de maré.

Nalguns casos é obrigatório inscrever no costado das embarcações um conjunto de marcas e de informações sobre calado por forma a que as autoridades portuárias possam controlar a segurança da operação dos navios e o estado de carga (a marca de carga - por vezes designada linha Plimsoll - determina a linha de água segura para cada carga e densidade esperada da água).



Imagem



Em outras palavras, é quase isso aqui tudo pintado de vermelho:


Imagem Imagem





Abraços!!! :wink:




Editado pela última vez por Alcantara em Seg Jan 15, 2007 4:24 pm, em um total de 1 vez.
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#233 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 15, 2007 3:42 pm

Que tal adicionar no glossário?




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JOSE CARNEIRO
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#234 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Seg Jan 15, 2007 3:44 pm

Desculpem a minha ignorância naval , mas o que vem a ser calado?


É o ponto mais abaixo da linha d' água.

A Vale disse, acho que em 2004, que ia construir um de 560.000 ton para sólidos. Não sei o que houve com o projeto, mas acho difícil que tivesse um calado de menos de 16 metros (Sepetiba, certo?), acho que eles preparariam um porto para recebê-lo.

Comparar o tamanho e deslocamento desses navios com PAs é covardia com os últimos.

Acho que o PA deve ter um tamanho e deslocamento ótimos não só no quesito financeiro, mas de mobilidade. Um navio como o Jahre Viking precisava de um raio de 3,7 quilômetros para fazer uma curva. Em velocidade máxima (acho que 29 Km/h), carregado, o navio precisava de 10 Km para parar, isso com ajuda dos motores.

Segue uma foto do bicho:

Imagem

Knock Nevis foi o nome que ele recebeu em 2004, quando passou a ser FSO.

Abraços




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#235 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Seg Jan 15, 2007 3:46 pm

Postei a explicação antes de ver a do Alcântara. A dele tá mil vezes melhor que a minha.

Abraços




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#236 Mensagem por Alcantara » Seg Jan 15, 2007 4:27 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:Postei a explicação antes de ver a do Alcântara. A dele tá mil vezes melhor que a minha.

Abraços


:D [083] [003] [082] :D [083] [003] [082] :D [083] [003] [082]




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Glossario

#237 Mensagem por justo » Seg Jan 15, 2007 5:20 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Que tal adicionar no glossário?


Pois é...Srs. administradores...
Acho que já podemos comecar a fazer o glossario aqui no DB ?

Já temos a primeira palavra técnica para te adicionar....

Abracos,
Justo




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Re: Glossario

#238 Mensagem por Sniper » Seg Jan 15, 2007 5:33 pm

justo escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Que tal adicionar no glossário?


Pois é...Srs. administradores...
Acho que já podemos comecar a fazer o glossario aqui no DB ?

Já temos a primeira palavra técnica para te adicionar....

Abracos,
Justo


Sinta-se a vontade colega! :wink:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=8533

Abraços!




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Mariana Toledo
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#239 Mensagem por Mariana Toledo » Seg Jan 15, 2007 9:00 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:
Não era o Minas, era o A-12 mesmo, alias a aparência estava ótima, parecia que tinha sido pintado recentemente. Eu digo que parecia pequeno pois eu estava em um navio e o A-12 ficou pequeno perto dele.


Dependendo do Cruzeiro, até um Nimtz fica meia-boca.. :D

Só pra comparações, alguns que navegam em águas brasileiras:

MSC Harmonia
Deslocamento: 58.600 toneladas
251,25 mts de comprimento
28,80 mts de largura

Costa Furtuna
105.000 toneladas
272 mts de comprimento
36 mts de largura

Fora das nossas águas, vai o Freedom of the Seas:

deslocamento: 160.000 toneladas.
72 metros de altura
339 metros de comprimento
56 metros de largura

O mesmo vale para alguns super-petroleiros.

Exemplo do antigo Jahre Viking:
Deslocamento máximo: 564.763 toneladas
Comprimento: 458.4 metros
Largura: 68.9 metros
Calado: 24.5 metros

Abraços



Eu estava justamente no Costa Fortuna... O A-12 ficou pequeno...




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Morcego
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#240 Mensagem por Morcego » Seg Jan 15, 2007 9:22 pm

Sniper escreveu:
JOSE CARNEIRO escreveu:O mesmo vale para alguns super-petroleiros.

Exemplo do antigo Jahre Viking:
Deslocamento máximo: 564.763 toneladas
Comprimento: 458.4 metros
Largura: 68.9 metros
Calado: 24.5 metros

Abraços


Com um calado de 25 metros devem ser raros os portos preparados para recebe-lo... :roll:

Se não me engano Santos tem um limite para navios com calados de no máximo 10 metros... :?

Abraços!


O problema de santos é a dragagem, é uma luta para fazer a dragem do canal do PORTO.




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