Privatização da Vale. Bom negócio para quem?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#16 Mensagem por Carlos » Dom Jan 14, 2007 5:42 pm

Marcos Falco escreveu:Olá senhores!
A entrega do patrimônio brasileiro (Vale do Rio Doce) ao capital privado é um dos diversos casos emblemáticos do governo do PSDB. Onde a preocupação com a coisa pública deu lugar aos esquemas tramados nos bastidores do poder e nos círculos empresarias interessados na rapinagem do Estado brasileiro.
O Leilão da Vale do Rio Doce foi uma farsa que, graças aos homens bons de nossa sociedade, está em vias de ser revista. Motivos para isso não faltam. Talvez um pouco mais de consciência de nossa sociedade.

Abaixo alguns links que ajudarão neste processo de consciência;


Para se informar
http://www.avaleenossa.org.br/caso_vale.asp?id=3&acao=show


Para se engajar
http://www.avaleenossa.org.br/quem_somos.asp


Nunca demos valor a Vale enquanto era "pública". Nunca vi ninguém reclamar do fato dela ser deficitária, do fato do governo ter que retirar dinheiro de outras fontes para cobrir o seu balanço ou de se preocupar com o fato dela ser moeda de troca na hora de obter cargos políticos. Só agora que ela tá dando lucro, é que começou essa preocupação. O mesmo vai acontecer quando a ALL e a MRS, (com certeza vai aparecer alguém com saudade da FEPASA ou da RFFSA, que hoje atua como uma agência). Se estivesse dando prejuizo alguém continuaria brigando por ela?


Falou,
Vitor




HDF
Júnior
Júnior
Mensagens: 121
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 10:16 pm

#17 Mensagem por HDF » Dom Jan 14, 2007 5:43 pm

Vinicius Pimenta escreveu:E hoje ela gera muito mais pro governo em impostos e gera muito mais empregos e renda para brasileiros. Quem investiu parte do FGTS na Vale hoje está com mais de 5 vezes o valor investido. Só não vê quem não quer e está preso ao passado.


Tudo bem, não foi exatamente 5 vezes mais, mas verdade seja dita, quem investiu na Vale (até mesmo na Petrobras, usiminas, ambev e outras...) em ações usando o FGTS, viu o $$$ crescer... em um ano, que investi o parte do FGTS lá, eu fiquei assim: -> :shock:




Avatar do usuário
Marcos Falco
Júnior
Júnior
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Jul 04, 2005 12:08 pm
Localização: Dourados MS
Contato:

#18 Mensagem por Marcos Falco » Dom Jan 14, 2007 6:41 pm

Olá a todos!
Gostaria de agradecer ao Piffer, Vinicius Pimenta, alexandre lemos, Carlos e ao HDF por se aterem a discussão que o tópico se propõe. Mostram a grandeza, de homens sérios que são. Só estou estranhando como "O" Mariana Toledo se comporta, sendo agressivo comigo. Juntamente com o Kira e o Einsamkeit. Essa maneira jocosa, como alguns se comportam aqui, não contribue para debate, que muitos estão querendo fazer. Querem desdenharem de mim, ou daquilo que acredito? Criem um tópico especificamente para isso, mas com a autorização da moderação, além é claro de garantir a quem é atacado a mesma liberdade para responder a altura.

Voltando a tema do tópico;

Os critérios estabelecidos para fazer a avaliação, de valor, daquela mineradora só foi feita por interesses de ocasião. Sub-avaliaram realmente seu valor, pois levaram em conta apenas o patrimônio que a mesma tinha. Suas jazidas por si só já valeriam três vezes mais. Pra quem afirma que SÓ AGORA, há iniciativas para tentar corrigir algo feito de errado no passado, basta ler melhor o link postado anteriomente por mim ou no mesmo abaixo;

http://www.consciencia.net/2006/0219-vale.html

Alguns podem até não concordar, mas felizmente há quem concorde em querer passar a limpo oque hoje tentam esconder, apresentando apenas números positivos do desempenho dessa mineradora, que já foi patrimônio de todo povo brasileiro.

Atenciosamente,
Marcos Falco, em defesa do patrimônio brasileiro.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6166
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 425 vezes

#19 Mensagem por Matheus » Dom Jan 14, 2007 7:31 pm

Respondendo a pergunta do tópico, foi bom pra quem?

pro país que deixou de ter uma empresa deficitária e seus sangue-sugas associados;
pra receita que recolhe mais impostos;
pra empresa que se tornou numa das maiores do mundo;
pros investidores que ganharam e ganham uma boa grana com suas ações,
pra região na geração de emprego;
pro mundo que ganha com mais competência na área....

a pergunta contrária tb deve ser feita, foi ruim pra quem? pra meia dúzia de sanguesugas...? pra quem mais...eu sinto que não perdi nada com a venda da Vale, bem pelo contrário...




ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#20 Mensagem por ademir » Dom Jan 14, 2007 7:48 pm

respondendo ao topico:

bom pra uma cambada de investidores que agora são donos de boa parte do minerio brasileiro, e de uma grande empresa que copraram pelo faturamento de um trimestre.

ruim pra quem:

pro povo como sempre

o que fazer:

reestatizar, assim como o chaves pretende fazer com setores estrategicos do pais dele


uma pergunta, quem aqui é afavor da privatização da petrobras?
e da caixa economica?
e quem mais é afavor da privatização das universidades publicas?
afinal, quem aqui é a favor de vender todo patrimonio do patrimonio brasileiro?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#21 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 14, 2007 7:56 pm

Sou totalmente a favor da privatização da CVRD.

Hoje é a 2º maior do mundo, só isso.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Kira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 199
Registrado em: Dom Mar 26, 2006 7:07 pm

#22 Mensagem por Kira » Dom Jan 14, 2007 8:32 pm

Que engraçado, Marcos. Mandando uma indireta e provocando os outros, e ainda quer dar lição de moral? Dá uma olhada no espelho antes de se dirigir a mim...




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6166
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 425 vezes

#23 Mensagem por Matheus » Dom Jan 14, 2007 8:36 pm

ademir escreveu:respondendo ao topico:

bom pra uma cambada de investidores que agora são donos de boa parte do minerio brasileiro, e de uma grande empresa que copraram pelo faturamento de um trimestre.

ruim pra quem:

pro povo como sempre

o que fazer:

reestatizar, assim como o chaves pretende fazer com setores estrategicos do pais dele


uma pergunta, quem aqui é afavor da privatização da petrobras?
e da caixa economica?
e quem mais é afavor da privatização das universidades publicas?
afinal, quem aqui é a favor de vender todo patrimonio do patrimonio brasileiro?



Eu...Petrobrás já foi em parte vendida....tá bom assim.
Vale foi vendida pelo seu preço, se isso é o faturamento de um semestre é pela competência dela agora...
Caixa Econômica, pode vender parte tb como fizeram do BB...
Universidades Públicas, é mais barato para nós(pagadores de impostos) DAR bolsas de estudos e investir em P&D que manter escolas públicas.




Avatar do usuário
Kira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 199
Registrado em: Dom Mar 26, 2006 7:07 pm

#24 Mensagem por Kira » Dom Jan 14, 2007 8:38 pm

ademir escreveu:ruim pra quem:

pro povo como sempre


Ah é, maravilha que era essa CVRD antes da privatização. Ruim pro povo? Deve ser, pra quem vagabundeia quando deveria trabalhar...

ademir escreveu:o que fazer:

reestatizar, assim como o chaves pretende fazer com setores estrategicos do pais dele


E voltar a ser cabide de emprego, desperdício de dinheiro, palco pra certos "politiqueiros".

Parece que não aprendem nunca. Acho que só quando tivermos um déficit de TRILHÕES e investimento ZERO talvez certas pessoas mudem de idéia quanto a privatização.




ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#25 Mensagem por ademir » Dom Jan 14, 2007 9:28 pm

Kira escreveu:Ruim pro povo? Deve ser, pra quem vagabundeia quando deveria trabalhar...


o que o senhor quer isinuar com isso?...




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#26 Mensagem por Morcego » Dom Jan 14, 2007 9:30 pm

PRIVATIZAR A VALE era a coisa mais correta que tinha que ser feita, O QUE EU DISCORDO foi como ela foi PRIVATIZADA.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#27 Mensagem por César » Dom Jan 14, 2007 9:35 pm

Tópico temporariamente bloqueado, para análise. Reabertura em breve.




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Paisano
Moderador
Moderador
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#28 Mensagem por Paisano » Seg Jan 15, 2007 12:14 am

Kira escreveu:
Farsa é a PETROBRAS, afirmando auto-suficiência e o MULLA se achando grande coisa por causa disso.


7.1) Não é(são) permitido(a) (s):

(...)

7.1.2) Insultos de qualquer natureza a qualquer personalidade política ou pública.


A Moderação informa que o usuário Kira está suspenso pelo período de 3 (três) dias por desrespeito as regras do fórum.

Tópico desbloqueado.




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#29 Mensagem por Einsamkeit » Seg Jan 15, 2007 12:51 am

Que absurdo!!!!!!




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Marcos Falco
Júnior
Júnior
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Jul 04, 2005 12:08 pm
Localização: Dourados MS
Contato:

#30 Mensagem por Marcos Falco » Seg Jan 15, 2007 6:50 am

Parabéns a moderação! Ações rápidas assim inibirá qualquer tentativa de disvirtuamente do tópico.

Retomando a discussão;

Acho que alguns colegas não estão lendo os links postados, que são justamente para subsidiar a discussão. Por isso acabam fazendo afirmações infundadas que só serve para colaborar em seus posicionamentos contrários a privatização. Isso aqui, para mim, não é uma disputa. Para ver quem tem razão ou não, mas é algo que deve nos esclarescer. Saber o que de fato é o melhor ou não para o Brasil. A afirmação de que ela era deficitária não é correta. Acho melhor postar aqui o que interessa, assim diminuiremos afirmações que não correspondem com a realidade;

do último link postado por mim;

"...argumentação de que a empresa era ineficiente e deficitária para o Estado. “Desde 1990, a empresa não recebia aporte de recursos públicos e, mesmo assim, ela conseguiu se sustentar obtendo lucro até 1996”, lembra a deputada. Segundo artigo escrito pelo pesquisador César Benjamim na revista “Atenção” em 1997, até a sua privatização, a CVRD recebeu US$ 1,24 bilhão do governo e repassou aos cofres públicos US$ 1,41 bilhão. Em informe na época da venda, a direção da companhia divulgou que “o lucro não distribuído em dividendos ficou retido na empresa para expansão de suas atividades e investimentos, o que gerou aumento de receita do grupo de US$ 198 milhões ao ano no início da década de 1970 para US$ 5,5 bilhões ao ano, representando crescimento médio anual de 13,6%”.

Mas o gancho principal do questionamento judicial que pretende ser retomado pela frente parlamentar seria o baixíssimo valor pelo qual a Vale teria sido vendida. A problema estaria na avaliação feita pela empresa Merrill Lynch, contratada para este serviço e para a formatação da venda. A Merrill Lynch teria usado base de cálculo equivocada ao tomar o preço base das ações da Vale na época, que estavam na casa dos R$ 26, e multiplicaram pelo número de ações vendidas. A empresa foi avaliada em R$ 10 bilhões e a transação, que envolveu 41% das suas ações, foi efetuada pelo valor de R$ 3,3 bilhões.

A Vale era um complexo industrial com 54 empresas, maior produtora e exportadora de ferro do mundo, com concessão de duas das maiores ferrovias do planeta e hoje vale quase R$ 100 bilhões. Este patrimônio não foi avaliado", diz a deputada Dra. Clair (PT-PR). “As reservas de minério de ferro foram sub-avaliadas, não foi avaliada a inteligência acumulada da companhia e as mais de 30 empresas coligadas e subsidiárias. O dinheiro pago só dava para comprar os navios que a Vale possuía”, completa a deputada Socorro Gomes." ...


http://www.consciencia.net/2006/0219-vale.html

Talvez seja por isso que qualquer Zé Mané conseguiria levar ela ao lugar que chegou. Quase de graça, e ainda recebendo aporte de recurso público para pagá-la... isso sim é um absurdo.

Esta empresa, Merril Lynch, está sob investigação pois teria se beneficiado por esse desserviço ao nosso país.

Agora, se mesmo assim ainda tem alguém aqui que ainda não entendeu o que ocorreu no processo de "entrega" do patrimônio nacional a iniciativa privada, basta clickar no link abaixo e ficar, ainda mais por dentro;

http://www.portalverdeonline.com.br/paginas/noticias/a11.htm




Responder