Deserção MIG-25: Victor Belenko

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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rodrigo
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Deserção MIG-25: Victor Belenko

#1 Mensagem por rodrigo » Sex Out 08, 2004 11:58 pm

Complementando as informações do seguinte post: http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=56&postdays=0&postorder=asc&highlight=belenko&start=15

Em 6 de setembro de 1976, após decolar para um vôo de rotina de sua base em Sakharova, na Sibéria, o Ten. Victor Belenko do Comando de Defesa Aérea Soviético desertou com sua aeronave para o aeroporto de Hakodate no Japão. No pouso, quase bateu em um Boeing 727 de uma empresa japonesa, e a pista era tão curta para o MIG-25 que ele somente parou na barreira de segurança. O avião não levava mísseis.
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Os americanos tiveram então a oportunidade de analisar completamente o então novíssimo e temido avião. Algumas conclusões: o avião só representava ameaça a grandes bombardeiros sem escolta, o avião tinha um acabamento muito inferior aos caças ocidentais, a visão do piloto era muito limitada, dificultando inclusive o pouso. Descobriu-se ainda que a capacidade de atingir MACH 3 era possível somente às custas da vida útil das turbinas, que se fossem levadas à velocidade máxima, tinham que ser trocadas depois.
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Victor Belenko sofreu um interrogatório de 5 meses e depois recebeu cidadania americana por votação unânime do congresso americano, e vive até hoje como consultor da USAF e palestrante no mundo inteiro.
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Após detalhada inspeção, o avião foi devolvido à União Soviética, e o mito da supercapacidade do MIG-25 FOXBAT caiu por terra.
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A história da devolução do MIG-25 para a União Soviética envolve um Boeing 707 cargueiro da VARIG, que desapareceu em um vôo no Pacífico e nunca foi encontrado. Não sei detalhes sobre isso, e se alguém souber, por favor, poste.

Mais informações:
http://www.wvi.com/~sr71webmaster/mig25.html
http://aeroweb.lucia.it/~agretch/RAFAQ/MiG-25.html
http://forum.airforces.info/showthread.php?t=25419




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sossega e depois desinquieta.
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Re: Deserção MIG-25: Victor Belenko

#2 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Out 09, 2004 5:40 pm

rodrigo escreveu:Os americanos tiveram então a oportunidade de analisar completamente o então novíssimo e temido avião. Algumas conclusões: o avião só representava ameaça a grandes bombardeiros sem escolta, o avião tinha um acabamento muito inferior aos caças ocidentais, a visão do piloto era muito limitada, dificultando inclusive o pouso. Descobriu-se ainda que a capacidade de atingir MACH 3 era possível somente às custas da vida útil das turbinas, que se fossem levadas à velocidade máxima, tinham que ser trocadas depois.
Após detalhada inspeção, o avião foi devolvido à União Soviética, e o mito da supercapacidade do MIG-25 FOXBAT caiu por terra.
Mais informações:
http://forum.airforces.info/showthread.php?t=25419

Blz Rodrigo,
Boa Tarde,
Ótima informação. Valeu.
O Caso ( MITO ) do Mig-25 FOXBAT, parece bem parecido com o do Mig-29 A, que tinha grande fama, mas quando foi analisado pelos Ocidentais, não provou tanta coisa como se falava na época.
Abraços,




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#3 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 09, 2004 6:10 pm

O MiG-29A, assim como o F-16A, tem capacidade limitada visto que seria a aeronave "Lo" dos respectivos países.

Depois é que foram projetando versões cada vez mais modernas e capazes dos caças.

Ainda em relação ao MiG-29A, ele foi projetado para ser o Caça de Defesa Aérea. Daí resultou o seu raio de combate limitado, à despeito de sua excelente manobrabilidade.




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#4 Mensagem por VICTOR » Sáb Out 09, 2004 9:27 pm

Sem contar que o desempenho do MiG-29A usando HMS/R-73 em treinamentos contra americanos e alemães ocidentais mostrou o MiG tendo um desempenho magnífico em dogfights, e não só pela excelência do projeto aerodinâmico e propulsor, mas também pelo sistema de armas para combate de curto alcance.




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#5 Mensagem por César » Dom Out 10, 2004 2:35 pm

Pô Victor, traísse a URSS cara! :roll:
Esse Victor Belenko é fogo, mas também não sei se posso achar que ele é um traidor. Ele deve ter tido algum motivo forte pra fazer isso(além do Green Card...).

Sobre o MiG-29, não há dúvidas que é um excelente avião. Infelizmente ele teve o azar de lutar contra aviões ocidentais em Forças Aéreas sem o mínimo preparo.

É interessante essa história do MiG-25 pois ele ocasionou até uma aceleração no programa de desenvolvimento do F-15, que deveria fazer frente ao suposto "super caça soviético". Aliás, um amigo meu tem um livro de aviação antigo pacas que fala sobre vários aviões. Entre eles fala do MiG-25, e falava algo parecido com "Suas reais capacidades são desconhecidas, mas acredita-se que é um avião superior a qualquer caça ocidental".

Valeu pela história Rodrigo :wink:

Abraço a todos

César




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#6 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Out 10, 2004 9:14 pm

César escreveu:Sobre o MiG-29, não há dúvidas que é um excelente avião. Infelizmente ele teve o azar de lutar contra aviões ocidentais em Forças Aéreas sem o mínimo preparo.

É interessante essa história do MiG-25 pois ele ocasionou até uma aceleração no programa de desenvolvimento do F-15, que deveria fazer frente ao suposto "super caça soviético". Aliás, um amigo meu tem um livro de aviação antigo pacas que fala sobre vários aviões. Entre eles fala do MiG-25, e falava algo parecido com "Suas reais capacidades são desconhecidas, mas acredita-se que é um avião superior a qualquer caça ocidental".


Exatamente. Em todas as vezes que o MiG-29 lutou contra aeronaves americanas ele tinha pilotos despreparados (em geral, ou menos preparados que pilotos ocidentais), e não tinha nenhum apoio de aeronaves AEW, EW e REVO.

Se ele lutasse contra F-16A (a contraparte americana), em iguais condições seria goleada soviética.




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#7 Mensagem por Aces High » Ter Out 12, 2004 3:52 pm

Acredito que o Mig-25 deva ser um dos aviões mais injustiçados pela historia.
Primeiro pelo fato deste episódio, onde uma equipe de militares (digo militares, pois pelos seus relatorios deveriam ser soldados de gabinetes, que não souberam avaliar as caracteristicas do avião) avaliaram apressadamente-o onde ate então era a aguia dos ceus virou um peru, onde conclusões apressadas foram retiradas, principalmente sobre acabamento, consumo e durabilidade, mas não foram analisadas as condições extremas que influenciavam nestas depreciações.

Em combate sempre foi taxado de inferior, pois foram abatidos pelos F-15 Israelenses e Americanos, mas alem destes estarem com diversos aviões de apoio, estavam em superioridade numerica e alem do mais eram mais bem pilotados, e alem do mais o Mig-25 já estava operacional e o F-14/15/16/18 nem na pranjeta estava, o que é uma comparação muito injusta e seria a mesma coisa se um Su-27 destruisem F-4Ds, ou seja fez a sua obrigação.

Com relação ao piloto de nome complicado, ele foi certamente um desertor, como tiveram de ambos os lados da Guerra Fria, mas um traidor acredito que não, já que ele não revelou nenhum super segredo militar (se ele tivesse desertado com o prototipo do Su-27 ou do Mig29 ai sim daria para dizer que era um traidor).

Obrigado




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#8 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Out 12, 2004 4:54 pm

Aces High escreveu:Acredito que o Mig-25 deva ser um dos aviões mais injustiçados pela historia.
Primeiro pelo fato deste episódio, onde uma equipe de militares (digo militares, pois pelos seus relatorios deveriam ser soldados de gabinetes, que não souberam avaliar as caracteristicas do avião) avaliaram apressadamente-o onde ate então era a aguia dos ceus virou um peru, onde conclusões apressadas foram retiradas, principalmente sobre acabamento, consumo e durabilidade, mas não foram analisadas as condições extremas que influenciavam nestas depreciações.

Em combate sempre foi taxado de inferior, pois foram abatidos pelos F-15 Israelenses e Americanos, mas alem destes estarem com diversos aviões de apoio, estavam em superioridade numerica e alem do mais eram mais bem pilotados, e alem do mais o Mig-25 já estava operacional e o F-14/15/16/18 nem na pranjeta estava, o que é uma comparação muito injusta e seria a mesma coisa se um Su-27 destruisem F-4Ds, ou seja fez a sua obrigação.

Com relação ao piloto de nome complicado, ele foi certamente um desertor, como tiveram de ambos os lados da Guerra Fria, mas um traidor acredito que não, já que ele não revelou nenhum super segredo militar (se ele tivesse desertado com o prototipo do Su-27 ou do Mig29 ai sim daria para dizer que era um traidor).

Obrigado


Ocorre que o MiG-25 não é um caça da categoria de F-15, e sim um interceptador... Ele não é capaz em dog-fight como o F-15...




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