Comparação Brasil x Argentina

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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ZeRo4
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#76 Mensagem por ZeRo4 » Sex Out 08, 2004 5:19 pm

E quem vai substituí-los em 2006 ?? O F-16C Block 52+ , o mesmo que nos está sendo oferecido no FX.


Esqueceu de falar também que esses países estão loucos para entrar na NATO e/ou UE!

Se vc estiver se referindo ao caso dos peruanos, alem de pagar, compraram 03 aeronaves dentro das condições estabelecidas por eles, e veja como estão agora. Qto a Elbit, vc trabalha de graça ?? Vc acha que eles agiram errado ?? Qualquer empresa, mesmo se for russa, tem o total direito de agir desta forma.


Que 03 aeronaves que os peruanos compraram dos Russos?! que eu saiba foram MiG-29 comprados da BIELO-Rússia...


Sobre o MAA-1, nada acontece do dia para noite, os israelenses levaram 40 anos do Shafir até chegarem ao Pythoon 5 e vcs querem que o Brasil o faça do dia para noite.. :shock: :shock: E ainda colocando culpa nos americanos numa notícia infundada de embargo...nós é que temos que desenvolve-lo e de preferência sozinhos, isto nos dá ainda mais independencia em relação aos demais. Fica a pergunta : Os russos se ofereceram para nos ajudar nesta situação tbm ?? Que eu saiba não.


Ninguém criticou o MAA-1 po...

Vc acredito nisto ?? Se for verdade vou colocar minha meia na janela e esperar este natal, quem sabe o papai noel me deixa um Audi A.3 zero bala na garagem.


Pra quem não acredita que os Americanos embargam/bloqueiam/vetam nós Brasileiros até que seria uma boa...

Ninguem aki critica a Rússia pela sua importância e muito menos sua capacidade, agora que eles passam por um momento economico/social/ político delicado, isto não tem como negar, alias, torço muito para que eles se recuperem disto o mais rápido possivel, o mundo polarizado em somente uma potência, dá aos americanos a oportunidade das burradas que eles estão fazendo.


MAA-1 _ Veto onde ?? Poderia me explicar ??
VLS - Tbm não entendi ;.. Poderia ser mais específico ??
Osório - Pura incompetência da Engesa e falta de empenho do governo brasileiro em divulga-lo. Se os russos não tiverem cuidado, o Su-35 poderá ter o mesmo fim. Lições a serem aprendidas...
AMX - Veto onde ?? Pelo que saiba está muito bem operacional aki e na Itália..naum entendi ...


MAA-1, pela enérsima vez... Os Americanos "atrapalharam" a integração do MAA-1 no F-5BR! sorte nossa, que é um "apetrecho" simples e que mesmo assim conseguimos integrá-lo! Mas e se fosse um componente mais complicado? Estariam até correto se fossem os Iranianos tentando integrar algo no F-14... mas barrar nós Brasileiros? Por qual motivo? somos um país aliado! Ahhh somos aliados mas não pertencemos ao clubinho deles... somos aqueles meninos que ficam vendo os outros meninos se divertirem do lado de fora em cima do muro! Compreende ?

VLS, bem quantas suspeitas recairam sobre os Americanos?! não to dizendo que eles explodiram o VLS, mas se suspeitamos primeiramente dos Americanos, pq comprar material bélico de importância estratégica logo deles ?! não acha muito ingênuo ?!

AMX, Os canhões do AMX e o Radar não foram vetados pelos Americanos? No caso os AMX Brasileiros operam um canhão diferente dos Italianos (que pertencem ao clubinho deles...). Isso não é veto?!




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ZeRo4
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#77 Mensagem por ZeRo4 » Sex Out 08, 2004 5:48 pm

Interessante que o pessoal quer ser tão contra o F-16 que fica colocando N dificuldades onde não existe. Ainda misturam as coisas igonorando que quem está defendendo o F-16 para o F-X B NÃO está fazendo o mesmo para o F-X!


Quem disso isso?! ser bom interpretador de textos também conta :P

Ignora os dados postados de custos mais baixos. Coloca em questão o MAA-1 que é fato. Só não está definitivamente operacional porque toda a encomenda ainda não foi entregue. Porém, se forem à BASC, verão vários mísseis entregues. Podemos contar com o MAA-1 sim, em caso de necessidade podemos fabricá-lo com rapidez! No caso de mísseis que podem talvez ser comprados por vizinhos, aí sim podemos questionar. Eles ainda teriam que comprá-los ($?), esperar serem fabricados e entregues. Isto é, se forem permitidos. Colocam o "veto" de uma antena do MAR-1 datado de 1999 como exemplo cabal. Dizem errôneamente que fomos atrapalhados no F-5BR. Enfim, parece uma campanha que distorce fatos.


Hahaha... das duas uma! Ou eu não estou lendo o que estou lendo... ou vocês são estilo "mulher de bandido" e gostam de tomar porrada mesmo, você acha normal (ou "cabal") o fato deles embargarem um sensor para um país considerado Aliado ?! Só me RESPONDA ISSO! e dps vc ainda acha válido continuar comprando coisas deles? só posso soltar um AFF mesmo :roll:

Na boa, acho que deve haver aqui o seguinte. Quem defende o Su-27 que poste dados compatíveis com a realidade. Não adianta achar que os russos podem fazer isso ou aquilo. Se admitem que podemos sofrer embargos deles, então mostrem uma fonte alternativa. As muitas fontes alternativas já foram citadas em relação ao F-16.


Se formos colocar as capacidades e os dados da família Su-27 ai que a discussão se encerra. :wink:

Não adianta nos comparar com países que gastam 10 vezes mais em Defesa que nós! Não adianta nos comparar com países que possuem muito mais necessidades operacionais, leia-se ameaças, que nós.


Nem nos comparar com países que não podem operar nem uma frota de Kombis. :roll:

Não há, nada que possamos ter para sermos embargados! Não existe preocupação do Brasil com isso. Se houvesse, nossa frota de F-5BR, A-1M e ALX, R-99, etc, etc, etc não poderia ser concebida. Ora TODAS as nossas aeronaves relevantes, sejam velhas, novas ou modernizadas, possuem componentes americanos. Essa situação não vai mudar. Ou seja, ter o F-16 PROVISORIAMENTE não vai nos fazer mal pior do que não ter o F-X ou não poder ter um caça nacional.


Existir, existe... tanto é que fomos embargados nos F-5BR e A-1M! Agora uma coisa é ser embargado e não deixar algum tipo de equipamento ser vendido para nós... outra coisa é negar tudo e deixar os aparelhos no solo! Ai iria ser demais concorda?! O problema é que quanto mais equipamento Americano a gente compra por mais tempo ficaremos dependentes deles... :) é simples!

O que vocês têm que entender é que sem o F-X nós já estamos MAL, tendo que nos virarmos com aeronaves usadas. Portanto, temos que escolher uma solução que ofereça um custo/benefício favorável!!


Ok, melhor então é esperar o futuro e comprar o Su-35 ou entrar em algum projeto em conjunto com os Russos, Indianos e Chineses.

Você defendem o Su-27 como se fosse o Su-35. Esqueçam! Não há Centro de Manutenção! Não há produção local! Não há transferência de tencologia! Não há fabricação de mísseis! Não há nada!! Se não há nada, vamos pagar mais caro por que?? Mero capricho!!?? Só pra achar que está menos dependente dos EUA quando na verdade não vamos estar?


Não há pq não negociamos nada, como falei acima, como eles apresentariam uma proposta para algo que não existe? Pq não bater na porta dos Russos e perguntar: "Olha não adiaremos o F/X, mas queremos saber se vocês tem alguma boa proposta pra nos oferecer envolvendo alguns Su-27..." que tal ?! como dizem os mais velhos: "quem tem boca vai a roma"

F-X B é um nome que se deu na imprensa especializada para caracterizar uma solução alternativa ao Projeto F-X. O F-X sim prevê várias compensações financeiras e tecnológicas (off-sets) que deixam as aeronaves mais atraentes ou não. No F-X não há possibilidade de alguém querer o F-16. Eles não oferecem nada! Ou seja, vamos adquirir de alguém que ofereça. Por exemplo dos Russos!! Eles têm um excepcional proposta!!


O que eu quero dizer é que provavelmente os Russos não estão levando em conta o F/X-B por achar que tem uma grande chance de levar o F/X! mas isso não nos impede de irmos a Rússia e tratar alguma solução envolvendo alguns Su-27

Agora, na opção de caças usados NÃO EXISTE PROPOSTA DE NINGUÉM EM RELAÇÃO A OFF-SETS, as facilidades que teremos com o Su-35 não serão as mesmas com o Su-27.


Quem disse isso?! O que eu (e o carlos defendemos...) é que caso a escolha recaia sobre o Su-27 ao invés do F-16, poderemos as armas do arsenal Russo, coisa que certamente não acontenceria ao comprarmos os F-16 usados.

Espero que eu tenha sido claro. E peço que nas respostas que derem a mim, não me venham com adjetivos como doente, ou que eu só falo besteiras, que tenho devaneios entre outros. Só isso que eu peço.


Po Sinceramente?! achar que os EUA não nos embargaram é sim um devaneio, e pelo ao menos pra mim cogitar a compra de equipamento deles é sim loucura e ameaça para a soberania e independência nacional.




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Vinicius Pimenta
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#78 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 08, 2004 6:29 pm

Quem disso isso?! ser bom interpretador de textos também conta


Pelo jeito que você falam...

Hahaha... das duas uma! Ou eu não estou lendo o que estou lendo... ou vocês são estilo "mulher de bandido" e gostam de tomar porrada mesmo, você acha normal (ou "cabal") o fato deles embargarem um sensor para um país considerado Aliado ?! Só me RESPONDA ISSO! e dps vc ainda acha válido continuar comprando coisas deles? só posso soltar um AFF mesmo


Sim, acho perfeitamente normal! Se a Argentina amanhã chegar e pedir pra comprar o sensor IR do Piranha você vai querer vender? Eu não! Gastamos muito dinheiro pra desenvolvê-lo pra depois alguém chegar e fazer um míssil que será um concorrente do nosso. Se ainda assim você não entender, aí sou eu que tenho que dizer "Aff" pra você.

Se formos colocar as capacidades e os dados da família Su-27 ai que a discussão se encerra.


Dados de performance? Bem, a performance de um F-16 modernizado é melhor do que a de um Su-27 antigo. Se você for pegar o modernizado, pode ser dinheiro demais para uma coisa provisória. É isso que vocês não querem entender.

Nem nos comparar com países que não podem operar nem uma frota de Kombis.


Sim, é verdade. Ambas as comparações são descabidas.

tanto é que fomos embargados nos F-5BR e A-1M!


Ai meu Deus... Só chorando... Quando fomos embargados no F-5BR e A-1M?

Agora uma coisa é ser embargado e não deixar algum tipo de equipamento ser vendido para nós... outra coisa é negar tudo e deixar os aparelhos no solo! Ai iria ser demais concorda?! O problema é que quanto mais equipamento Americano a gente compra por mais tempo ficaremos dependentes deles...


Ah tá!! Agora entendi!! Eles embargam mas é só um pouquinho! auhuahauhauh.. essa foi a melhor... Então pode trazer o F-16! O pouquinho que eles embargarem a gente consegue de algumas das dezenas de operadores ou a gente nacionalisa! :lol: :lol: :lol:

Ok, melhor então é esperar o futuro e comprar o Su-35 ou entrar em algum projeto em conjunto com os Russos, Indianos e Chineses.


Su-35? No futuro? Não sei. O melhor realmente é entrar em algum projeto novo. Porém isso não exclui o fato de que precisamos de uma solução PROVISÓRIA até Dezembro do ano que vem.

Não há pq não negociamos nada, como falei acima, como eles apresentariam uma proposta para algo que não existe? Pq não bater na porta dos Russos e perguntar: "Olha não adiaremos o F/X, mas queremos saber se vocês tem alguma boa proposta pra nos oferecer envolvendo alguns Su-27..." que tal ?! como dizem os mais velhos: "quem tem boca vai a roma"


Então tá, como falei mensagens acima, negociar a gente pode. Se o Su-27 atingir uma relação custo/benefício melhor do que o F-16, está perfeito. Mas, enfim, isso é uma possibilidade e não uma realidade como vocês estão querendo passar.

O que eu quero dizer é que provavelmente os Russos não estão levando em conta o F/X-B por achar que tem uma grande chance de levar o F/X! mas isso não nos impede de irmos a Rússia e tratar alguma solução envolvendo alguns Su-27


Então são bobos e estão dormindo no ponto. :wink: Porque até nós, meros debatedores do DB, sabemos que essa hipótese está cada vez mais forte.

Quem disse isso?! O que eu (e o carlos defendemos...) é que caso a escolha recaia sobre o Su-27 ao invés do F-16, poderemos as armas do arsenal Russo, coisa que certamente não acontenceria ao comprarmos os F-16 usados.


Será? Que tipo de armas podem interessar tanto a FAB a ponto de escolher o Su-27, que servirá por um período limitado, só por causa delas? Não existem similares no mundo? Qual a nossa necessidade atual? Será que precisamos da tal da Kh-não-sei-o-que agora? É pra pensar...

Po Sinceramente?! achar que os EUA não nos embargaram é sim um devaneio, e pelo ao menos pra mim cogitar a compra de equipamento deles é sim loucura e ameaça para a soberania e independência nacional.


Não interessa se o que parece pra você são devaneios dos outros. Pra evitar problemas com os usuários, o mínimo que nós devemos fazer é mantermos nossas opinião pessoais sobre os outros para nós mesmos. Até porque, se cada vez que alguém não concordar com que o outro diz forem utilizados termos como esses, daqui a pouco não vai haver mais condições de mantermos uma discussão sem agressões.

Lembre-se que o que parece devaneio para você pode na verdade não ser. Você também pode estar errado. Suas opiniões também podem parecer devaneios para outros. Portanto, para evitar quaisquer tipo de problemas, evite(m) esse tipo de argumentação.




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#79 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Out 08, 2004 7:19 pm

Pela Enésima Vez, Zero,


Um Su-27 modernizado, em termos de capacidade de combate é um grande adversário. A questão é que a manutenção dele e seus custos são terríveis.

A turbina dele parece uma manteiga. Dá um calorzinho e ela se derrete. Ou melhor, ela tá mais pra motor descartável. Deu uma surtida de combate, troca. Outra surtida, troca... Quando for pra treinar, é melhor usar somente simuladores, hehehe...




Atte.
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#80 Mensagem por Plinio Jr » Sex Out 08, 2004 9:47 pm

Esqueceu de falar também que esses países estão loucos para entrar na NATO e/ou UE!

Estes países estão vendo o que é melhor e mais em conta para eles, os americanos e demais ocidentais oferecem estas condições e os russos não, existe algo de errado nisto ?? O nosso caso tbm ?? Se não for russo não presta ?? É esta a filosofia ??

A proposta dos Americanos não é "concreta", eles tem alguns F-16 no ARMAC e nós estamos discutindo a possibilidade de adquiri-los e modernizá-los... como disse acima, só estamos discutindo isso pois os F-16 estão como carne exposta numa feira! tão lá pra quem quiser comprar! ninguém conversou com os Russos ainda pra saber o que els tem a oferecer...

Dormiram no ponto, esta é a colocação mais apropriada...

Talvez seja até verdade... mas vamos nos lembrar que Irã, Líbia e Síria estão no considerado "Eixo do Mal" e portanto sujeitos a vetos não apenas dos Americanos e Russos, mas bem como todos os países...

Todos forçados pelos EUA, incluindo a Rússia, o que mostra que mesmo com eles estamos sujeitos a embargo, o que dá na mesma.

Mas uma vez não estou discutindo o potêncial do MAA-1 em si e muito menos se os componentes foram comprados de "A" ou "B", mas discutindo o problema de adquirirmos equipamento de quem está acostumado a fazer vetos e bloqueios contra nós! Não é possível que vocês do do "F-16 Club" achem isso normal...

Esta é a vantagem do F-16, pode-se utilizar armamentos de diversos fornecedores e não necessariamente dos EUA, Não vejo nada de anormal nisto, pelo contrário, agora , tirando russo, o Su-27 opera outro tipo de armamento de outra nacionalidade ??

Reflete sim num momento atual, você não sabe que a história do mundo é cíclica?! a "linha do tempo" não é reta... ela segue em círculos e de vez em quando coisas que aconteceram no passado, voltam a ocorrer no futuro... Eu realmente duvido que os EUA nos venderiam os F-15, talvez agora com a entrada dos F/A-22 em serviço eles pensem em nos vender esse caça...

Refletindo onde ?? Nossos equipamentos de origem/componentes americanos não estão funcionando ?? No outro tópico me referia a 30 anos, outros governos, outras pessoas, outras situação e nada delas tem algo cíclico nisto. E tanto o F-15 qto o Su-27 estão completamente além das nossas condições.

A versão mais moderna do F-16 é o E/F com radar de varredura eletrônica (AN/APG-68 se não me engano...) além disso, dizer que o F-16 é top? Top é F-15, F117, B1, B2, F-35, F/A-22! e isso eles não nos venderiam... LEMBRE-SE não estou discutindo se o Brasil tem capacidade ($$$) ou urgência de operar esse tipo de avião... estou discutindo SE nos venderiam e não nos venderiam pq, apesar de aliados, não pertencemos ao clubinho deles...

Os EUA usam o F-16E/F ?? Tem encomendas deles ?? Qual das versões do F-16 dos 1.200 que eles possuem operacionalmente e que forma a espinha dorsal da USAF é a versão mais moderna ?? Os F/A-22 e F/A-35 estão ativos ??

Bom o que rola é que eles não quiseram abrir o código fonte dos F-5 E/F para integração do míssel, por mais que ele já esteja integrado e funcionando, não posso acreditar como vocês tem isso como uma atitude normal...

Tanto não abriram que eles já estao compatíveis com os F-5s e operacionais qdo estes caças estiverem disponiveis nas unidades da FAB e temos um grande leque de fornecedores oferecendo seus mísseis mais modernos e capazes para equipa-los. Foi uma idéia brilhante esta dos americanos.

Podem estar... mas pelo ou menos passado de veto com aliados eles não tem... prefiro mil vezes sair com um amigo sem dinheiro no bolso, do que sair com um que SÓ está de olho no meu bolso

Nisto eu concordo plenamente com vc, agora vc vai sair com um desconhecido que não tem dinheiro no bolso ?? Tem certeza que faria isto ??

E não é verdade ?! é evidente que a mobilidade nesses casos foi mais do que chave, mas numa guerra fronteiriça ela não teria o mesmo status...

Os conflitos fronteiriços estão dando cada vez mais lugar a outros que atravessam continentes, basta ver os últimos importantes conflitos que aconteceram e comprovar isto.

Quando eu disse o contrário? mas o poderia de ataque é bem mais necessário do que mobilidade... pq sem poder de ataque (e defesa...) o máximo que tu vai fazer é ficar se movendo de um lado pro outro pra não ser derrubado...

E quem sustenta o poder de ataque e defesa ??

Ok, melhor então é esperar o futuro e comprar o Su-35 ou entrar em algum projeto em conjunto com os Russos, Indianos e Chineses.

Enquanto isto ficamos com um rombo em nosso sistema de defesa aéreo e rezando para que nada aconteça até a chegada do futuro, sabe Deus quando . Qto a projetos de Russos, Indianos e Chineses no momento é tudo maquete..nada concreto...até porque os russos, que são base destes projetos estão sem um puto para faze-los.




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#81 Mensagem por Plinio Jr » Sex Out 08, 2004 9:50 pm

Esqueci...

Carlos: Você ainda acredita no plebiscito venezuelano ??

Um bom feriadão p/ todos vcs, club-perestroika e f-16/fan club... :lol: :lol: :lol:




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#82 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 09, 2004 2:46 am

Sim, acho perfeitamente normal! Se a Argentina amanhã chegar e pedir pra comprar o sensor IR do Piranha você vai querer vender? Eu não! Gastamos muito dinheiro pra desenvolvê-lo pra depois alguém chegar e fazer um míssil que será um concorrente do nosso. Se ainda assim você não entender, aí sou eu que tenho que dizer "Aff" pra você.


Bem uma coisa é impedir a Argentina de comprar o sensor IR de um míssel que futuramente poderá ser utilizado num míssel que seria concorrente do MAA-1. Outra coisa é vender os MAA-1 aos argentinos e dificultar de alguma forma a integração dos mesmos aos aviões argentinos...

Dados de performance? Bem, a performance de um F-16 modernizado é melhor do que a de um Su-27 antigo. Se você for pegar o modernizado, pode ser dinheiro demais para uma coisa provisória. É isso que vocês não querem entender.


Pq sempre que vcs comparam o F-16 com o Su-27 é sempre um F-16 modernizado e um Su-27 não modernizado ?!

Sim, é verdade. Ambas as comparações são descabidas.


Enfim um ponto em que concordamos :D

Ai meu Deus... Só chorando... Quando fomos embargados no F-5BR e A-1M?


Não fomos embargados, mas tivermos certas dificuldades na integração do MAA-1 ao F-5BR por culpa dos Americanos. No A-1 fomos impedidos de utilizar o mesmo canhão que é usado nos AMX Italianos... isso não é embargo/veto/bloquei ?! tivemos que adotar os canhões Israelenses...

Ah tá!! Agora entendi!! Eles embargam mas é só um pouquinho! auhuahauhauh.. essa foi a melhor... Então pode trazer o F-16! O pouquinho que eles embargarem a gente consegue de algumas das dezenas de operadores ou a gente nacionalisa! :lol: :lol: :lol:


Mas é isso mesmo... eu até concordaria em comprar de outros operadores SE: primeiro, todos os outros operadores não fossem pau mandados dos EUA... segundo, e se for um componente crítico só disponível no fabricante ?!

Su-35? No futuro? Não sei. O melhor realmente é entrar em algum projeto novo. Porém isso não exclui o fato de que precisamos de uma solução PROVISÓRIA até Dezembro do ano que vem.


Sim, é evidente que entrar num novo projeto em conjunto com os Russos é a melhor opção.

Então tá, como falei mensagens acima, negociar a gente pode. Se o Su-27 atingir uma relação custo/benefício melhor do que o F-16, está perfeito. Mas, enfim, isso é uma possibilidade e não uma realidade como vocês estão querendo passar.


Ninguém está dizendo que isso é uma realidade, eu não posso fechar os olhos e não admitir que o Su-27 é um avião caro e complicado de se manter, mas pq não negociar então?! se tivermos uma remota possibilidade de operá-lo será bem melhor que operar os F-16! prefiro mil vezes 12 Su-27 modernizados do que 30 F-16 MLU ou BR.

Então são bobos e estão dormindo no ponto. :wink: Porque até nós, meros debatedores do DB, sabemos que essa hipótese está cada vez mais forte.


Dormiram no ponto sim, acho que talvez os únicos que não dormiram no ponto foram a Suéica com os gripens da primeira versão e os Sul-Africanos que ofereceram o Cheetah, pq o F-16 não foi oferecido a nós :P

Será? Que tipo de armas podem interessar tanto a FAB a ponto de escolher o Su-27, que servirá por um período limitado, só por causa delas? Não existem similares no mundo? Qual a nossa necessidade atual? Será que precisamos da tal da Kh-não-sei-o-que agora? É pra pensar...


Quem sabe a nossa necessidade no futuro ?! Além do mais é melhor ter CERTEZA de que apesar de não precisarmos termos disponível... do que numa eventual hora em que precisarmos termos dúvidas se serão vendidos, concorda ?!

Po Sinceramente?! achar que os EUA não nos embargaram é sim um devaneio, e pelo ao menos pra mim cogitar a compra de equipamento deles é sim loucura e ameaça para a soberania e independência nacional.


Não interessa se o que parece pra você são devaneios dos outros. Pra evitar problemas com os usuários, o mínimo que nós devemos fazer é mantermos nossas opinião pessoais sobre os outros para nós mesmos. Até porque, se cada vez que alguém não concordar com que o outro diz forem utilizados termos como esses, daqui a pouco não vai haver mais condições de mantermos uma discussão sem agressões.

Lembre-se que o que parece devaneio para você pode na verdade não ser. Você também pode estar errado. Suas opiniões também podem parecer devaneios para outros. Portanto, para evitar quaisquer tipo de problemas, evite(m) esse tipo de argumentação.


Você fala contra suas próprias palavras?! já vi em diversos tópicos você colocando a opinião dos outros como Sonho, Devaneios e etc... espero que não comece a funcionar na base do dois pesos e duas medidas.




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#83 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 09, 2004 3:00 am

Estes países estão vendo o que é melhor e mais em conta para eles, os americanos e demais ocidentais oferecem estas condições e os russos não, existe algo de errado nisto ?? O nosso caso tbm ?? Se não for russo não presta ?? É esta a filosofia ??


Não mesmo... só acho que em muitos casos a relação custo/benefício não é tão benéfica de um modo geral! mas eles não se importam pos provavelmente ganharam mais entrando para UE e/ou NATO! mas nós não podemos entrar para UE e muito menos para a NATO.

Dormiram no ponto, esta é a colocação mais apropriada...


Como coloquei acima, dormiram no ponto junto com os Americanos! E os únicos que não dormiram foram os Suecos e Sul-Africanos... e entre os Gripens e Cheetahs (que já foram vendidos mesmo...) eu prefiro os Gripens :D problema resolvido.

Todos forçados pelos EUA, incluindo a Rússia, o que mostra que mesmo com eles estamos sujeitos a embargo, o que dá na mesma.


Forçados pelos EUA não... forçado pela comunidade mundial liderada pelos EUA é bem diferente... e não há nem como comparar Brasil com Síria, Líbano e Iran! eles não tem tanto poder para fazer um embargo desta magnitude... senão já teriam embargado a China! já que são eternos protetores de Taiwan.

Esta é a vantagem do F-16, pode-se utilizar armamentos de diversos fornecedores e não necessariamente dos EUA, Não vejo nada de anormal nisto, pelo contrário, agora , tirando russo, o Su-27 opera outro tipo de armamento de outra nacionalidade ??


Nem estávamos discutindo sobre isso, Bem os Indianos integraram armas ocidentais no Su-27, com eventuais contratempos... mas integraram, ganhando assim um certo ponto de independência, não vou negar que essa é uma vantagem enorme do F-16... mas para que empregar armamento de outra necessidade?! Bastaria fazermos uma lista, encomendarmos aos Russos e armazenar aqui no Brasil.

Refletindo onde ?? Nossos equipamentos de origem/componentes americanos não estão funcionando ?? No outro tópico me referia a 30 anos, outros governos, outras pessoas, outras situação e nada delas tem algo cíclico nisto. E tanto o F-15 qto o Su-27 estão completamente além das nossas condições.


Há uma grande diferença entre fazer pequenos embargos/bloqueios e deixar toda uma força aérea no chão...

Os EUA usam o F-16E/F ?? Tem encomendas deles ?? Qual das versões do F-16 dos 1.200 que eles possuem operacionalmente e que forma a espinha dorsal da USAF é a versão mais moderna ?? Os F/A-22 e F/A-35 estão ativos ??


Bem, se usam ou não usam não é comigo! mas é a versão mais avançada do F-16 é a E/F, Block60 equipado com o AN/APG-80 de varredura eletrônica...

Tanto não abriram que eles já estao compatíveis com os F-5s e operacionais qdo estes caças estiverem disponiveis nas unidades da FAB e temos um grande leque de fornecedores oferecendo seus mísseis mais modernos e capazes para equipa-los. Foi uma idéia brilhante esta dos americanos.


O que tem haver a não abertura dos códigos dos aviões com um leque de fornecedores oferecendo seus mísseis?! nos foi oferecido apenas "um" míssel... o R-Darter/Derby que são frutos do mesmo projeto... Sobre não abrir os códigos do F-5, realmente estão compatíveis e integrados... mas e se tentassemos integrar algo mais sofisticado aos F-16 por exemplo... como faríamos? ficaríamos sem?! é a esse tipo de coisa que estamos sujeitos ao operar aeronaves Americanas.

Nisto eu concordo plenamente com vc, agora vc vai sair com um desconhecido que não tem dinheiro no bolso ?? Tem certeza que faria isto ??


Digo e repito, prefiro sair com alguém que eu não conheço e que não tenha dinheiro no bolso a sair com uma pessoa conhecida e que está de olho no meu bolso... ou a melhor opção é sair e não ficar em casa (ou seja não se compra nada...)

Os conflitos fronteiriços estão dando cada vez mais lugar a outros que atravessam continentes, basta ver os últimos importantes conflitos que aconteceram e comprovar isto.


Então pra que contar vantagem com um monte de avião que mal atravessa o Atlântico ?!

E quem sustenta o poder de ataque e defesa ??


Logística que numa eventual guerra de fronteira não está tão atrelada a mobilidade... Se mobilidade fosse a chave da coisa os tanques Americanos da WWII teriam grandes vantagens sobre os Americanos :P

Enquanto isto ficamos com um rombo em nosso sistema de defesa aéreo e rezando para que nada aconteça até a chegada do futuro, sabe Deus quando . Qto a projetos de Russos, Indianos e Chineses no momento é tudo maquete..nada concreto...até porque os russos, que são base destes projetos estão sem um puto para faze-los.


Po vocês não falam tão bem do F-5BR ?! Mas mesmo assim prefiro correr esse risco e ter algum ganho em independência e soberania (mesmo que peno...) do que continuar a ser quintal do Tio Sam.




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#84 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 09, 2004 3:32 am

Plinio Jr escreveu:Esqueci...

Carlos: Você ainda acredita no plebiscito venezuelano ??

Um bom feriadão p/ todos vcs, club-perestroika e f-16/fan club... :lol: :lol: :lol:


Você ainda acredita que o Iraque fabrica armas de destruição em massa ?!




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#85 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Out 09, 2004 12:14 pm

Bem uma coisa é impedir a Argentina de comprar o sensor IR de um míssel que futuramente poderá ser utilizado num míssel que seria concorrente do MAA-1. Outra coisa é vender os MAA-1 aos argentinos e dificultar de alguma forma a integração dos mesmos aos aviões argentinos...


Não misture as estações!! Você reclamou do embargo ao MAR-1!!! Eles embargaram um componente que serviria para que desenvolvessemos uma solução nacional. Não entrando no mérito se o nosso vetor seria melhor, pior ou igual ao dele, estaríamos sim criando um concorrente ao produto americano. Ou seja, é perfeitamente normal! Pergunte a algum país pra ver se ele quer vender. A Rússia no caso poderia vender? Até poderia. Mas isso só se deve ao fato de sua situação econômica.

Pq sempre que vcs comparam o F-16 com o Su-27 é sempre um F-16 modernizado e um Su-27 não modernizado ?!


Eu não comparei isso. Releia o que eu disse. Você mesmo falou que ler com pressa não é bom: "Bem, a performance de um F-16 modernizado é melhor do que a de um Su-27 antigo." MAS eu disse: "Se você for pegar o modernizado, pode ser dinheiro demais para uma coisa provisória. É isso que vocês não querem entender."

Eu falei de Su-27 modernizado também! Disse que PODE ser dinheiro demais para uma solução provisória.

Enfim um ponto em que concordamos


Ufa, pelo menos!! :D

Não fomos embargados, mas tivermos certas dificuldades na integração do MAA-1 ao F-5BR por culpa dos Americanos.


Ai caramba.... Que "certas dificultades" tivemos na integração do MAA-1 ao F-5BR? BR, o modernizado. BêÉrre! Nenhuma! Se tivemos, não foi culpa americana porque o míssil é brasileiro e o radar israelense.

No A-1 fomos impedidos de utilizar o mesmo canhão que é usado nos AMX Italianos...


No A-1 puro sim. Mas no A-1M. M de modernizado. Ême! Não tivemos nenhuma.

isso não é embargo/veto/bloquei ?! tivemos que adotar os canhões Israelenses...


Há males que vem para o bem. O canhão israelense se mostrou mais adequado do que o que foi instalado no AMX italiano.

Mas é isso mesmo... eu até concordaria em comprar de outros operadores SE: primeiro, todos os outros operadores não fossem pau mandados dos EUA... segundo, e se for um componente crítico só disponível no fabricante ?!


Olha, a Holanda é pau mandado dos EUA? Não sei. Se na sua visão todos os operadores de F-16 são paus mandados dos EUA, não temos de quem comprar. Não foi você mesmo que falou de mercado negro? Porém, se for um componente crítico, é só comprar na Lockheed. :wink:

Ninguém está dizendo que isso é uma realidade, eu não posso fechar os olhos e não admitir que o Su-27 é um avião caro e complicado de se manter, mas pq não negociar então?!


Mas eu já falei, não sou contra negociar! Agora, negociar não exclui o fato de que ainda assim é um avião muitíssimo caro e pode não oferecer um boa relação custo/benefício diante do reduzido tempo que vai operar.

se tivermos uma remota possibilidade de operá-lo será bem melhor que operar os F-16!


Depende. Cara, operar a gente pode! Mas em que condições? A FAB opera os Mirage. Tem que fazer milagres para operá-los, são bastante caros. Então eu discuto a necessidade de continuar gastando o mesmo ou até mais em um vetor, modernizado ou não, ultrapassado (F-16 também), que vai voar apenas 10/15 anos.

prefiro mil vezes 12 Su-27 modernizados do que 30 F-16 MLU ou BR.


Bom, gosto não se discute. :wink: Eu prefiro ter 30 F-16 MLU/BR voando do que 12 Su-27 capengas de enfeite na Base Aérea de Anápolis.

Ah, detalhe. A Base Aérea de Anápolis precisa sofrer modificações para poder operar os Su-27. Mais um custo grande adicional. Será que realmente vale a pena por tão pouco tempo?

Dormiram no ponto sim, acho que talvez os únicos que não dormiram no ponto foram a Suéica com os gripens da primeira versão e os Sul-Africanos que ofereceram o Cheetah, pq o F-16 não foi oferecido a nós


Olha, o F-16 foi oferecido sim. A FAB já até testou alguns na Europa. Saiu no DefesaNet e em uma das revistas especializadas.

Quem sabe a nossa necessidade no futuro ?!


Ninguém sabe, ninguém pode prever nada. Quem sabe no futuro não somos inimigos russos? Difícil? Muito! Mas ninguém sabe. :wink: As FFAA trabalham com hipóteses de conflito e para isso fazem um planejamento direcionado. Não creio que elas vislumbrem qualquer problema seríssimo em 10/15 anos.

Você fala contra suas próprias palavras?! já vi em diversos tópicos você colocando a opinião dos outros como Sonho, Devaneios e etc... espero que não comece a funcionar na base do dois pesos e duas medidas.


Olha, a única vez que eu me lembro de ter falado algo do tipo foi quando um usuário disse que tinha um sonho de ver SU-35 + R-99 fabricados inteiramente no Brasil. O próprio falou que era um sonho. Então eu disse pra mim ia ficar só no sonho mesmo. A minha opinião era que o sonho dele não ia se concretizar. Mas em momento algum o ofendi por isso. De qualquer maneira, se fiz isso, peço desculpas a quem ofendi. E digo que eu próprio sigo, tento seguir o que peço. Errar é humano. Mas acho que não admitir o erro é muito ruim. Portanto eu acho que todos, inclusive você, devem tentar seguir sem opiniões sobre a pessoa em si. :wink:




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#86 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 09, 2004 12:58 pm

Vinicius Pimenta escreveu:


Não misture as estações!! Você reclamou do embargo ao MAR-1!!! Eles embargaram um componente que serviria para que desenvolvessemos uma solução nacional. Não entrando no mérito se o nosso vetor seria melhor, pior ou igual ao dele, estaríamos sim criando um concorrente ao produto americano. Ou seja, é perfeitamente normal! Pergunte a algum país pra ver se ele quer vender. A Rússia no caso poderia vender? Até poderia. Mas isso só se deve ao fato de sua situação econômica.


Não... bastante diferente, até pq o MAR-1 está longe de ser um concorrente do HARM! e na verdade não foi o Gov. Americano que vetou o processo... mas sim vetou uma empresa particular de vender um produto... e isso pra mim conta!

Eu não comparei isso. Releia o que eu disse. Você mesmo falou que ler com pressa não é bom: "Bem, a performance de um F-16 modernizado é melhor do que a de um Su-27 antigo." MAS eu disse: "Se você for pegar o modernizado, pode ser dinheiro demais para uma coisa provisória. É isso que vocês não querem entender."


Também seria muito dinheiro gasto comprar os F-16 para abater alguns teco-teco dos Traficantes...

Ai caramba.... Que "certas dificultades" tivemos na integração do MAA-1 ao F-5BR? BR, o modernizado. BêÉrre! Nenhuma! Se tivemos, não foi culpa americana porque o míssil é brasileiro e o radar israelense.


A história que rola é que rolaram dificuldades na abertura dos códigos do avião para integração do MAA-1 e dps para estabilização do míssel nas asas do F-5BR

isso não é embargo/veto/bloquei ?! tivemos que adotar os canhões Israelenses...


Com certeza... mas por mais que seja uma mal que fez o bem, continua sendo um veto/bloqueio.

Olha, a Holanda é pau mandado dos EUA? Não sei. Se na sua visão todos os operadores de F-16 são paus mandados dos EUA, não temos de quem comprar. Não foi você mesmo que falou de mercado negro? Porém, se for um componente crítico, é só comprar na Lockheed. :wink:


Holanda ?! com certeza... e mais uma lista enorme! O mercado negro até rola... mas comprar componente crítico da Lockheed com um eventual veto ou bloqui Americano?! se esqueceu que a Lockheed é Americana ?!

Mas eu já falei, não sou contra negociar! Agora, negociar não exclui o fato de que ainda assim é um avião muitíssimo caro e pode não oferecer um boa relação custo/benefício diante do reduzido tempo que vai operar.


Primeiramente, do jeito como as coisas são feitas no Brasil é capaz desses aviões usados se tornerem o verdadeiro F/X! então não apostaria nisso.

Depende. Cara, operar a gente pode! Mas em que condições? A FAB opera os Mirage. Tem que fazer milagres para operá-los, são bastante caros. Então eu discuto a necessidade de continuar gastando o mesmo ou até mais em um vetor, modernizado ou não, ultrapassado (F-16 também), que vai voar apenas 10/15 anos.


Já conversou com o alto comando da FAB para saber ?! É humanamente impossível o Brasil não ter capacidade de operar uma dezena de Su-27! se não tiver dinheiro pra isso, provavelmente também não teremos para operar o F-16, comprar novos KCs integrais pro F-16 e etc.

Bom, gosto não se discute. :wink: Eu prefiro ter 30 F-16 MLU/BR voando do que 12 Su-27 capengas de enfeite na Base Aérea de Anápolis.


Pq os 30 F-16 MLU tem que ser top e com 100% de manutenção e os Su-27 capengas de enfeite numa base aérea ?! tu acha que a FAB entraria numa viagem de adquirir um avião que não pode manter ?! se eles podem manter um avião do porte do Su-35, também podem manter um Su-27... podem até ter mais dificuldade ($$$) mas ainda são aviões de uma mesma categoria...

Ah, detalhe. A Base Aérea de Anápolis precisa sofrer modificações para poder operar os Su-27. Mais um custo grande adicional. Será que realmente vale a pena por tão pouco tempo?


Para aquisição dos F-16, precisariamos de novos KCs integrais pro F-16! será que vale a pena comprar KCs dedicados para aviões que vão operar por tão pouco tempo?


Ninguém sabe, ninguém pode prever nada. Quem sabe no futuro não somos inimigos russos? Difícil? Muito! Mas ninguém sabe. :wink: As FFAA trabalham com hipóteses de conflito e para isso fazem um planejamento direcionado. Não creio que elas vislumbrem qualquer problema seríssimo em 10/15 anos.


É mais certo sermos inimigos ou desafetos dos EUA.

Olha, a única vez que eu me lembro de ter falado algo do tipo foi quando um usuário disse que tinha um sonho de ver SU-35 + R-99 fabricados inteiramente no Brasil. O próprio falou que era um sonho. Então eu disse pra mim ia ficar só no sonho mesmo. A minha opinião era que o sonho dele não ia se concretizar. Mas em momento algum o ofendi por isso. De qualquer maneira, se fiz isso, peço desculpas a quem ofendi. E digo que eu próprio sigo, tento seguir o que peço. Errar é humano. Mas acho que não admitir o erro é muito ruim. Portanto eu acho que todos, inclusive você, devem tentar seguir sem opiniões sobre a pessoa em si. :wink:


Tem certeza que foi só isso?! olha que lembro de mais vezes hein?! como certa vez um usuário falando de um projeto em conjunto para o Brasil desenvolver um caça de 5o Geração...




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#87 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Out 09, 2004 2:32 pm

Como coloquei acima, dormiram no ponto junto com os Americanos! E os únicos que não dormiram foram os Suecos e Sul-Africanos... e entre os Gripens e Cheetahs (que já foram vendidos mesmo...) eu prefiro os Gripens problema resolvido.

Os americanos não dormiram no ponto pois a FAB possui propostas deles, acho que vc precisa atualizar suas fontes, são várias pessoas aki no tópico confirmando isto . Vc preferindo Gripens ??
Tem muito componente americano nele e tbm não é uma má escolha, uma mostra que aeronaves com componentes americanos são tão bons qto os russos.

Forçados pelos EUA não... forçado pela comunidade mundial liderada pelos EUA é bem diferente... e não há nem como comparar Brasil com Síria, Líbano e Iran! eles não tem tanto poder para fazer um embargo desta magnitude... senão já teriam embargado a China! já que são eternos protetores de Taiwan.

Não adianta fugir deste tema porque é uma realidade, qtas vezes vimos a então URSS bater de frente com os americanos nestas questões e os russos não o fazem hoje ?? Simples: perda de influência e são tão dependentes de investidores americanos ou europeus qto nós e digo novamente, corremos os mesmos riscos de embargos com eles qto dos americanos, é uma realidade que vcs não querem enxergar.

É lógico que não conseguem embargos contra China pela importância que esta representa comercialmente falando, uma vez que eles gastam bilhões de US$ por ano comprando armamentos russos.
Vc acha que eles vão dar a mesma importância ao Brasil que vai comprar 12 caças usados/modernizados que representa uma fração destes valores ??

Nem estávamos discutindo sobre isso, Bem os Indianos integraram armas ocidentais no Su-27, com eventuais contratempos... mas integraram, ganhando assim um certo ponto de independência, não vou negar que essa é uma vantagem enorme do F-16... mas para que empregar armamento de outra necessidade?! Bastaria fazermos uma lista, encomendarmos aos Russos e armazenar aqui no Brasil.

Que armas ocidentais eles integraram nos Su-30 ?? Vc poderia descrever ??
São plataformas completamente diferentes na sua suíte aviônica dos Su-27, mesmo que modernizados. Se existe necessidade desta integração ?? Lógico que existe, se estamos discutindo sobre embargos ela se torna fundamental, mas claro, como vcs não enxergam isto, talvez sejam relevantes no seu ponto de vista, mas da FAB não..

Há uma grande diferença entre fazer pequenos embargos/bloqueios e deixar toda uma força aérea no chão...

Esta afirmação não justifica a colocação que havia feito anteriormente...

Bem, se usam ou não usam não é comigo! mas é a versão mais avançada do F-16 é a E/F, Block60 equipado com o AN/APG-80 de varredura eletrônica...

Novamente vc foge do ponto principal:
Os americanos utilizam o F-16E/F ?? Se não, ele não é produto de ponta do arsenal deles, como vc havia afirmado. Se é o F-16C que nos estão oferecendo no FX é caça em maior quantidade em serviço deles , é porque é a espinha dorsal de sua força e com certeza, é um produto de ponta.

O que tem haver a não abertura dos códigos dos aviões com um leque de fornecedores oferecendo seus mísseis?! nos foi oferecido apenas "um" míssel... o R-Darter/Derby que são frutos do mesmo projeto... Sobre não abrir os códigos do F-5, realmente estão compatíveis e integrados... mas e se tentassemos integrar algo mais sofisticado aos F-16 por exemplo... como faríamos? ficaríamos sem?! é a esse tipo de coisa que estamos sujeitos ao operar aeronaves Americanas.

Bem uma coisa é impedir a Argentina de comprar o sensor IR de um míssel que futuramente poderá ser utilizado num míssel que seria concorrente do MAA-1. Outra coisa é vender os MAA-1 aos argentinos e dificultar de alguma forma a integração dos mesmos aos aviões argentinos...

Não fomos embargados, mas tivermos certas dificuldades na integração do MAA-1 ao F-5BR por culpa dos Americanos. No A-1 fomos impedidos de utilizar o mesmo canhão que é usado nos AMX Italianos... isso não é embargo/veto/bloquei ?! tivemos que adotar os canhões Israelenses...

Existe várias inconsistências nas suas afirmações acima. Se vc puder acompanhar todo o desenvolmento do MAA-1 os componentes que vc havia dito que foram embargados/vetados pelos americanos, na verdade foram fornecidos e não foram compatíveis , isto não representa veto/embargo e sim um problema técnico natural, é só conferir.

Desde o início do projeto AMX, a FAB optou pelo canhão Defa 30mm por razões operacionais, maior poder de fogo e compatibilidade pelo fato dos Mirage de Anapolis terem o mesmo canhão, não tem nada haver com embargo/veto americano, nesta vc viajou na maionese...

Qto abertura dos códigos fonte, ainda não entendi como vcs martelam tanto a respeito disto, se cansamos de confirmar algo que está ocorrendo, que eles estão operacionais e que não tem o menor fundamento naquilo que vcs estão dizendo..

Já conversou com o alto comando da FAB para saber ?! É humanamente impossível o Brasil não ter capacidade de operar uma dezena de Su-27! se não tiver dinheiro pra isso, provavelmente também não teremos para operar o F-16, comprar novos KCs integrais pro F-16 e etc.

O alto comando da FAB nunca se interessou no Su-27 tanto que durante as fases iniciais do FX ele nunca foi cogitado, o Su-35 é outra história, outro avião e condições muito mais favoráveis que todos nós sabemos.
Qto as sondas para KC-707 para atender os F-16, basta fazer como os israelenses e colocar aquelas ventrais similares ao KC-135 e teremos estas aeronaves com capacidade de atender as demais aeronaves que possuem probe diferente, ou vc acha que as probes do Su-27 são similares as ocidentais ?? Já pensou nisto tbm ??

É mais certo sermos inimigos ou desafetos dos EUA.

Isto na sua concepção, consulte um economista e veja o qto perdemos em investimentos, exportações e empregos diretos, talvez como presidente da republica vc possa cobrir esta situação e fazer uma parceria com os russos..quem sabe eles podem cobrir esta saida financeiras dos americanos..afinal de contas, eles nem tem onde se apoiar
economicamente falando.

Digo e repito, prefiro sair com alguém que eu não conheço e que não tenha dinheiro no bolso a sair com uma pessoa conhecida e que está de olho no meu bolso... ou a melhor opção é sair e não ficar em casa (ou seja não se compra nada...)

Poxa..vc gosta de emoções fortes e correr riscos, embora tenha absoluta certeza que vc não o faria, pois ninguem em sã conciência o faria.
Achas que o mesmo pode acontecer com uma nação ??

Então pra que contar vantagem com um monte de avião que mal atravessa o Atlântico ?!

AInda não respondeu corretamente a minha afirmação...

Logística que numa eventual guerra de fronteira não está tão atrelada a mobilidade... Se mobilidade fosse a chave da coisa os tanques Americanos da WWII teriam grandes vantagens sobre os Americanos

Tanques americanos sobre tanques americanos ?? Não entendi ??

Po vocês não falam tão bem do F-5BR ?! Mas mesmo assim prefiro correr esse risco e ter algum ganho em independência e soberania (mesmo que peno...) do que continuar a ser quintal do Tio Sam.

E tornarmos quintal do Tio Puttin ?? O que vai mudar ?? Vc comprova / garante estes benefícios ?? Este é o tema central do debate.




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#88 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Out 09, 2004 2:53 pm

Não... bastante diferente, até pq o MAR-1 está longe de ser um concorrente do HARM! e na verdade não foi o Gov. Americano que vetou o processo... mas sim vetou uma empresa particular de vender um produto... e isso pra mim conta!


Está longe por que? Claro, ninguém espera um míssil magnífico, mas ele pode ser um concorrente sim como um vetor mais barato e de razoável performance para Forças Aéreas com menos recursos ou com dificuldades de adquirir materiais provenientes de outros países. Exemplo: Brasil e países do Oriente Médio, tradicionais compradores de armamentos brasileiros. Fora que é mais um armamento que podemos oferecer no pacote de compra de aeronaves brasileiras.

Também seria muito dinheiro gasto comprar os F-16 para abater alguns teco-teco dos Traficantes...


O 1º GDA tem como função principal defender os céus da capital federal e centro-oeste brasileiros. Não temos ameaças tamanhas que não possamos nos contentar PROVISORIAMENTE com o F-16. Até porque, se tivéssemos, a compra de uma aeronave usada, seja qual for, seria incabível. Aliás, eu já acho hoje isso ridículo. Mas é a realidade que se apresenta.

A história que rola é que rolaram dificuldades na abertura dos códigos do avião para integração do MAA-1 e dps para estabilização do míssel nas asas do F-5BR.


Negativo. O problema ocorreu com o F-5E. Ou seja, antes da modernização. A questão de eles não terem fornecido os dados da vibração realmente foi um fator que atrasou, mas nada de significante. Foi até bom para nós mesmos nos qualificarmos a fazer esse tipo de coisa. Com o F-5BR não há problema algum.

Holanda ?! com certeza... e mais uma lista enorme! O mercado negro até rola... mas comprar componente crítico da Lockheed com um eventual veto ou bloqui Americano?! se esqueceu que a Lockheed é Americana ?!


Claro que não esqueci. Acho que existe o risco. Mas ele é proporcional ao de nos aventurarmos com o Su-27.

Primeiramente, do jeito como as coisas são feitas no Brasil é capaz desses aviões usados se tornerem o verdadeiro F/X! então não apostaria nisso.


Aí seria absolutamente ridículo.

Já conversou com o alto comando da FAB para saber ?!


Para saber das dificuldades da FAB em operar os Mirage III? Ora, creio que não é necessário, essa informação é do conhecimento de quem se interessa pelo assunto e você pode muito bem confirmá-la em reportagens do DefesaNet, e revistas.

É humanamente impossível o Brasil não ter capacidade de operar uma dezena de Su-27! se não tiver dinheiro pra isso, provavelmente também não teremos para operar o F-16, comprar novos KCs integrais pro F-16 e etc.


Bom, novamente eu repito, operar pode. Mas não sei em que condições. Não acho que a compra de KC-135 seja necessária. O leasing pode ser feito ou até mesmo a conversão de sistema. Não me parece tão complexo. Instalamos probes de REVO em todos os F-5 que não tinham com facilidade.

Pq os 30 F-16 MLU tem que ser top e com 100% de manutenção e os Su-27 capengas de enfeite numa base aérea ?! tu acha que a FAB entraria numa viagem de adquirir um avião que não pode manter ?! se eles podem manter um avião do porte do Su-35, também podem manter um Su-27... podem até ter mais dificuldade ($$$) mas ainda são aviões de uma mesma categoria...


Sim, mas como eu te falei, no caso de aeronaves usadas não teríamos todas as facilidades que teríamos com o Su-35. Portanto, o Su-27 é bem mais complicado. Impossível? Claro que não! Mas não sei se vale a pena, só isso. Não estou discutindo as capacidades do avião ou da FAB. Acho que podemos ter para mesma função uma aeronave mais adequada.

Para aquisição dos F-16, precisariamos de novos KCs integrais pro F-16! será que vale a pena comprar KCs dedicados para aviões que vão operar por tão pouco tempo?


Com certeza não. Mas como falei acima, existem outras possibilidades. Existe até a possibilidade de não termos REVO. Seria péssimo? Seria. Mas os Mirage operam assim a mais de 30 anos.

É mais certo sermos inimigos ou desafetos dos EUA.


O mais certo mesmo é não acontecer nada.

Tem certeza que foi só isso?! olha que lembro de mais vezes hein?! como certa vez um usuário falando de um projeto em conjunto para o Brasil desenvolver um caça de 5o Geração...


Bom, essa eu realmente não lembro. Porém, gostaria de reafirmar que os casos que podem ter acontecido são fatos isolados. Sou passível de errar também. Porém, é diferente de tomar esse tipo de posição como regra. Gostaria até que quem se sentiu ofendido com algo que eu disse venha me falar, pode ser por MP. Eu sei ouvir e aceitar meu erro quando estou errado. Enfim, acho que o assunto esgotou, ou não? :wink:




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#89 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 09, 2004 3:42 pm

ZeRo4 escreveu:Não... bastante diferente, até pq o MAR-1 está longe de ser um concorrente do HARM! e na verdade não foi o Gov. Americano que vetou o processo... mas sim vetou uma empresa particular de vender um produto... e isso pra mim conta!

Sim, o MAR-1 é um concorrente. De uma forma ou de outra, ele é um tipo de míssil semelhante, e como tal é concorrente, nem que seja para evitar a venda desse tipo de armamento para seus inimigos.

ZeRo4 escreveu:A história que rola é que rolaram dificuldades na abertura dos códigos do avião para integração do MAA-1 e dps para estabilização do míssel nas asas do F-5BR

Acontece o seguinte. Há muito tempo os americanos fizeram testes de trepidação do Sidewinder nas gorjetas do F-5. Eles gastaram TEMPO e DINHEIRO, e por isso não liberaram os resultados dos testes.

ZeRo4 escreveu:Pq os 30 F-16 MLU tem que ser top e com 100% de manutenção e os Su-27 capengas de enfeite numa base aérea ?! tu acha que a FAB entraria numa viagem de adquirir um avião que não pode manter ?! se eles podem manter um avião do porte do Su-35, também podem manter um Su-27... podem até ter mais dificuldade ($$$) mas ainda são aviões de uma mesma categoria...

Porque o F-16 MLU já tem um upgrade em relação ao F-16A. Além disso, o Su-27 (diferentemente do Su-35) tem uma manutenção complicadíssima e cara, o que torna ele inviável de se manter em disponibilidade aceitável.




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#90 Mensagem por ZeRo4 » Dom Out 10, 2004 1:05 pm

Os americanos não dormiram no ponto pois a FAB possui propostas deles, acho que vc precisa atualizar suas fontes, são várias pessoas aki no tópico confirmando isto . Vc preferindo Gripens ??
Tem muito componente americano nele e tbm não é uma má escolha, uma mostra que aeronaves com componentes americanos são tão bons qto os russos.


Em algum momento eu disse que as aeronaves Americanas são inferiores as Russas?! Sobre o Gripen, pelo ao menos teríamos 50% de chances a menos de sermos embargados :)

Não adianta fugir deste tema porque é uma realidade, qtas vezes vimos a então URSS bater de frente com os americanos nestas questões e os russos não o fazem hoje ?? Simples: perda de influência e são tão dependentes de investidores americanos ou europeus qto nós e digo novamente, corremos os mesmos riscos de embargos com eles qto dos americanos, é uma realidade que vcs não querem enxergar.


Quem ta fugindo do tema?! Não batem de frente pq eles concordam... pq então tretar?! só pq são Americanos?! nesse ponto até eu concordo com os Americanos.

É lógico que não conseguem embargos contra China pela importância que esta representa comercialmente falando, uma vez que eles gastam bilhões de US$ por ano comprando armamentos russos.
Vc acha que eles vão dar a mesma importância ao Brasil que vai comprar 12 caças usados/modernizados que representa uma fração destes valores ??


Vc mesmo respondeu a minha resposta... com certeza não temos a importância da China, mas esqueceu de mencionar todo o problema envolvendo Taiwan... mas sempre embargaram os Árabes

Que armas ocidentais eles integraram nos Su-30 ?? Vc poderia descrever ??


Viaja ai no fórum há algum tempo atrás, São plataformas completamente diferentes na sua suíte aviônica dos Su-27, mesmo que modernizados. Se existe necessidade desta integração ?? Lógico que existe, se estamos discutindo sobre embargos ela se torna fundamental, mas claro, como vcs não enxergam isto, talvez sejam relevantes no seu ponto de vista, mas da FAB não...


Esta afirmação não justifica a colocação que havia feito anteriormente...


Só se for pra vc...

Bem, se usam ou não usam não é comigo! mas é a versão mais avançada do F-16 é a E/F, Block60 equipado com o AN/APG-80 de varredura eletrônica...

Novamente vc foge do ponto principal:
Os americanos utilizam o F-16E/F ?? Se não, ele não é produto de ponta do arsenal deles, como vc havia afirmado. Se é o F-16C que nos estão oferecendo no FX é caça em maior quantidade em serviço deles , é porque é a espinha dorsal de sua força e com certeza, é um produto de ponta.


O ponto principal é... qual a versão mais moderna do F-16?! a E/F! Agora, se os Americanos usam ou não usam eu não sei... mas foi a encomenda que saiu para os Emirados Árabes Unidos e de fato é a mais moderna inclusive com outro radar!

Existe várias inconsistências nas suas afirmações acima. Se vc puder acompanhar todo o desenvolmento do MAA-1 os componentes que vc havia dito que foram embargados/vetados pelos americanos, na verdade foram fornecidos e não foram compatíveis , isto não representa veto/embargo e sim um problema técnico natural, é só conferir.


vc deve estar confundindo MAA-1 com MAR-1...

Desde o início do projeto AMX, a FAB optou pelo canhão Defa 30mm por razões operacionais, maior poder de fogo e compatibilidade pelo fato dos Mirage de Anapolis terem o mesmo canhão, não tem nada haver com embargo/veto americano, nesta vc viajou na maionese...


Eu mais a torcida do flamengo... pq é o que ela fala :)

Qto abertura dos códigos fonte, ainda não entendi como vcs martelam tanto a respeito disto, se cansamos de confirmar algo que está ocorrendo, que eles estão operacionais e que não tem o menor fundamento naquilo que vcs estão dizendo..


derrepente é aquele lance de: "toda unanimidade é burra", vai saber... :roll:

O alto comando da FAB nunca se interessou no Su-27 tanto que durante as fases iniciais do FX ele nunca foi cogitado, o Su-35 é outra história, outro avião e condições muito mais favoráveis que todos nós sabemos.
Qto as sondas para KC-707 para atender os F-16, basta fazer como os israelenses e colocar aquelas ventrais similares ao KC-135 e teremos estas aeronaves com capacidade de atender as demais aeronaves que possuem probe diferente, ou vc acha que as probes do Su-27 são similares as ocidentais ?? Já pensou nisto tbm ??

Realmente não... por isso q perguntei :D

Isto na sua concepção, consulte um economista e veja o qto perdemos em investimentos, exportações e empregos diretos, talvez como presidente da republica vc possa cobrir esta situação e fazer uma parceria com os russos..quem sabe eles podem cobrir esta saida financeiras dos americanos..afinal de contas, eles nem tem onde se apoiar
economicamente falando.


Com certeza não... os Russos não teriam $$$ pra cobrir o rombo com a saida dos Americanos e nem eu apoio isso! o $$$ deles é bem vindo... agora que sofremos mais pressão e embargos dos EUA isso eh verdade :)

Poxa..vc gosta de emoções fortes e correr riscos, embora tenha absoluta certeza que vc não o faria, pois ninguem em sã conciência o faria.
Achas que o mesmo pode acontecer com uma nação ??


Quem não arrisca não perde... mas também não ganha muito!

AInda não respondeu corretamente a minha afirmação...
refaça então :D

Tanques americanos sobre tanques americanos ?? Não entendi ??


foi mal o pique! seriam alemães... :D

E tornarmos quintal do Tio Puttin ?? O que vai mudar ?? Vc comprova / garante estes benefícios ?? Este é o tema central do debate.


Pelo ao menos no quintal do Tio Puttin poderíamos brincar com coisas que certamente não poderíamos no quintal do Tio Sam :)




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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