Não é você que adora corrigir os outros ?!
Gostar não. Se gostasse seria professor. Mas se alguém está equivocado, eu, você e todo mundo tem o dever de informar a pessoa do contrário. É só ser feito de uma forma que a pessoa não se sinta constrangida. Por isso nunca corrigi nem vou corrigir erros gramaticais de qualquer um aqui. Mas quando falam que algo é X e eu sei que é Y, acho que eu tenho que dizer pra pessoa que é Y. Qual o sentido de um fórum de debates senão confrontar idéias?
então apenas mais uma correção... até onde eu sei "aquisição", tem um forte apelo de compra! mas eles não são comprados... são confiscados! é diferente...
Tá bom. Se você vai ficar mais feliz, tire o Ak-47 da lista de exemplos, fique só com o Igla? Melhorou?
Metade dos A-4AR podem fazer muito coisa, entretando, nós também não estamos numa situação muito diferente e como eles possuem os vetores mais modernos, eles tem sim uma FA em melhor condições que as nossas.
Sim, 53 AMX e 47 F-5 todos somados a 5 R-99 também podem. Eles podem ter uma Aviação de Caça em melhores(?) condições, Força Aérea não. É um conceito muito mais amplo. E a aviação de transporte, patrulha, reconhecimento, etc, etc, etc???
Não podemos comprar BVR, pq não temos nenhum avião compatível ainda (Os F-5BR não estão prontos...) diferente de países como Peru, Chile e Equador que podem muito bem comprar mísseis desse tipo e integrar com certa facilidade a esses aviões.
Em caso de necessidade pode-se perfeitamente acelerar o processo de modernização. O tempo pode ser até antes de eles receberem mais mísseis. Isto é, SE RECEBEREM MAIS MÍSSEIS. Os mesmo podem ser negados. Já nós... Nós fabricamos. Muito melhor que ficar apenas no canhão.
Sobre a quantidade, realmente não sei e não me importa muito... quantidade não vale de muita coisa quando na verdade o mundo busca qualidade! Ninguém nunca testou o MAA-1 em combate! E testes não são combate... pode ser que ele se torne um fiasco em combate, e ai ?!
O Derby foi testado em que combates? E o P4? Poderia falar algo sobre o histórico de combate deles? O MAA-1 pode ser um fisco? Pode. Mas eu preferia estar com 2 MAA-1 e poder ter a sorte de acertar alguém do que estar só com um canhão!
Bem, primeiro que os F-5 Tiger III contam com apoio de AWACS e com bem mais autonomia que os R-99A!
Sim, 1 Condor. Aliás, um que quase não voa, tem disponibilidade baixa. Ou seja, no restante do tempo ou eles ficam com a Força Aérea parada ou eles ficam sem saber o que está a sua volta.
a única vantagem nossa é ter mais vetores, isso poderia ser facilmente resolvido colocando os F-5 e o Condor no ar ao mesmo tempo. O Segundo problema seria... será que quando os Python4 acabarem, nos restaram bons aviões com capacidade para lançar os Python3?
Depende, quantos P4 eles têm? Será que eles vão acertar TODOS? Será que só porque eles estão de P4 e nós de P3, nós não vamos ganhar NENHUMA??? Guerra não é ciência exata.
O que eu quis dizer com isso, é que a eletrônica de divesos aviões, principalmente o F-5 Tiger III e o Kfir CE já estão prontas para mísseis BVR, leia-se principalmente o radar da ELTA!
Prontas? Os caças deles estão integrados!? É só colocar o míssil nas asas e ir pro combate?? Eles têm alguma doutrina de uso? Ou eles têm o radar mas o míssil ainda precisa ser liberado por meio de software?
Nós teríamos que primeiro comprar o radar, fazer a atualização das aeronaves... e ai eles já teriam mandado tudo pro chão!
Ah é? É assim? De repente? Então eles atacam do nada? Mesma conversa de tópicos atrás. Eles vão se preparar e nós não? Humm... Interessante...
Pelo jeito que as coisas andam... exemplos é que não faltam! F-5BR, Sub Nuclear, Barroso e etc. Isso é que me faz ficar pessimista... Tu vai querer escolher o míssel antes da plataforma ficar pronta é ?! Então vamos escolher logo o R-77! o foda vai ser pra integrar se por ventura escolhermos o F-16
Não sei se você sabe mas os caças devem ser entregues até JANEIRO DE 2006, de preferência JÁ MODERNIZADOS. Ou seja, acho que 2012 é longe demais. Fora que, se escolhermos o F-X (A ou B) amanhã, depois de amanhã ou no mesmo dia podemos escolher o míssil BVR. Dessa forma, assim que a aeronave chegar, os mísseis já teriam sido integrados e entregues.
Sobre o MAR-1, eu também li. Mas você esquece ou omite de propósito que essa SUPOSTA carta data de 1999. Existe uma razão, não que eu concorde com ela ou aceite, mas existe. Nós também podemos vetar qualquer coisa a qualquer um. O fato é que o F-16 está disponível.
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Carlos,
Em primeiro lugar gostaria muito encarecidamente que os distintos participantes PAREM de me pedir provas das coisas que aqui digo, ou pelo menos peçam confirmação escrita na mesma proporção que eu lhes peço. Somos todos adultos(?) e portanto acredito que ninguém aqui vai perder tempo escrevendo mentiras, correto?
Eu sei que isso foi destinado a mim. Portanto deixe-me explicar. Não se trata de duvidar ou não. O fato é que você afirma algo que não é do conhecimento de ninguém (pelo menos não da maioria). Sendo assim, acho natural que eu peça alguma informação a respeito, já que eu também quero ter o direito de conhecer essa informação. No caso você falou assim: "segundo os gregos o custo de operação do F-16 é maior que o do M2000".
Sendo assim eu pedi: "Pode indicar algum lugar em que eu possa confirmar isso?". Porque declarações como essa normalmente a gente diz, "li na RFA, T&D ou qualquer lugar, mas não lembro direito". Aí tudo bem, quem estiver interessado sabe onde procurar. Ou então fala desde o começo que você não sabe onde viu. Cansei de fazer isso, inclusive nesse mesmo tópico. É melhor do que dar a certeza de algo que não se tem.
Entendeu? Nada de duvidar da sua palavra.
Dizer que um F-16 é o mesmo ou que faz o mesmo que um Su-27 é muito puxado. Se um leva até 12 mísseis, tem autonomia bem maior,
Não distorça o que eu disse. Eu disse que um F-16 modernizado por Israel, a excessão da autonomia e capacidade de levar armamentos maior, vai ter a mesma capacidade de um Su-27 também modernizado por Israel, já que nele seriam instalados os mesmo equipamentos de um F-16!!
pode levar um radar bem maior,(o que em última analise significa maior potência e isso é uma razão direta ao alcance)
Aí!! É isso aí que eu disse!! Num avião em que podem ser colocados equipamentos mais potentes, é perda de dinheiro usar o mesmo que num avião de outra categoria (F-16).
pode operar de pistas semi-preparadas/sem preparação
Tá ok, outra vantagem.
e custa bem mais barato, tanto novo quanto usado
Mais barato para comprar, e não para operar!
Alogística é diferente? Qualquer um caça que não seja MIII/ F-5 forçosamente terá uma logística diferente. Ah, mas é muito diferente. Mas isso também não é impeditivo, pode até levar a uma maior dificuldade, que eu discordo já que a Índia opera material de todo mundo e integra armas deum no outro, portanto não vejo porque não poderíamos.
Comparar a realidade da Índia com o Brasil não é adequado.
Se vai custar dinheiro e tempo é óbvio, qualquer um vai, mas pelo menos teremos liberdade de escolha, desde que não seja nada americano.
Liberdade de escolha?? Ou russo ou russo. No máximo israelense. Eita libertade... Que diferença!!
Quantos programas sobre armas russas vocês já viram no NGC ou Discovery,
Alguns. Poucos, mas alguns.
Quantas vezes se falou que a segunda guerra foi ganha no dia D, Quantas vezes se falou que o maior ás da II guerra foi americano, Quem já ouviu falar dos russos na guerra da Coréia, quem foi o maior sniper/caçador da II guerra?
O que isso reflete no F-X?
Tá muito grande.. Continuo depois...