Comparação Brasil x Argentina

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#46 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 06, 2004 7:26 pm

ZeRo4,

Não é você que adora corrigir os outros ?!


Gostar não. Se gostasse seria professor. Mas se alguém está equivocado, eu, você e todo mundo tem o dever de informar a pessoa do contrário. É só ser feito de uma forma que a pessoa não se sinta constrangida. Por isso nunca corrigi nem vou corrigir erros gramaticais de qualquer um aqui. Mas quando falam que algo é X e eu sei que é Y, acho que eu tenho que dizer pra pessoa que é Y. Qual o sentido de um fórum de debates senão confrontar idéias?

então apenas mais uma correção... até onde eu sei "aquisição", tem um forte apelo de compra! mas eles não são comprados... são confiscados! é diferente...


Tá bom. Se você vai ficar mais feliz, tire o Ak-47 da lista de exemplos, fique só com o Igla? Melhorou? :wink:

Metade dos A-4AR podem fazer muito coisa, entretando, nós também não estamos numa situação muito diferente e como eles possuem os vetores mais modernos, eles tem sim uma FA em melhor condições que as nossas.


Sim, 53 AMX e 47 F-5 todos somados a 5 R-99 também podem. :wink: Eles podem ter uma Aviação de Caça em melhores(?) condições, Força Aérea não. É um conceito muito mais amplo. E a aviação de transporte, patrulha, reconhecimento, etc, etc, etc???

Não podemos comprar BVR, pq não temos nenhum avião compatível ainda (Os F-5BR não estão prontos...) diferente de países como Peru, Chile e Equador que podem muito bem comprar mísseis desse tipo e integrar com certa facilidade a esses aviões.


Em caso de necessidade pode-se perfeitamente acelerar o processo de modernização. O tempo pode ser até antes de eles receberem mais mísseis. Isto é, SE RECEBEREM MAIS MÍSSEIS. Os mesmo podem ser negados. Já nós... Nós fabricamos. Muito melhor que ficar apenas no canhão. :wink:

Sobre a quantidade, realmente não sei e não me importa muito... quantidade não vale de muita coisa quando na verdade o mundo busca qualidade! Ninguém nunca testou o MAA-1 em combate! E testes não são combate... pode ser que ele se torne um fiasco em combate, e ai ?!


O Derby foi testado em que combates? E o P4? Poderia falar algo sobre o histórico de combate deles? O MAA-1 pode ser um fisco? Pode. Mas eu preferia estar com 2 MAA-1 e poder ter a sorte de acertar alguém do que estar só com um canhão!

Bem, primeiro que os F-5 Tiger III contam com apoio de AWACS e com bem mais autonomia que os R-99A!


Sim, 1 Condor. Aliás, um que quase não voa, tem disponibilidade baixa. Ou seja, no restante do tempo ou eles ficam com a Força Aérea parada ou eles ficam sem saber o que está a sua volta.

a única vantagem nossa é ter mais vetores, isso poderia ser facilmente resolvido colocando os F-5 e o Condor no ar ao mesmo tempo. O Segundo problema seria... será que quando os Python4 acabarem, nos restaram bons aviões com capacidade para lançar os Python3?


Depende, quantos P4 eles têm? Será que eles vão acertar TODOS? Será que só porque eles estão de P4 e nós de P3, nós não vamos ganhar NENHUMA??? Guerra não é ciência exata.

O que eu quis dizer com isso, é que a eletrônica de divesos aviões, principalmente o F-5 Tiger III e o Kfir CE já estão prontas para mísseis BVR, leia-se principalmente o radar da ELTA!


Prontas? Os caças deles estão integrados!? É só colocar o míssil nas asas e ir pro combate?? Eles têm alguma doutrina de uso? Ou eles têm o radar mas o míssil ainda precisa ser liberado por meio de software?

Nós teríamos que primeiro comprar o radar, fazer a atualização das aeronaves... e ai eles já teriam mandado tudo pro chão!


Ah é? É assim? De repente? Então eles atacam do nada? Mesma conversa de tópicos atrás. Eles vão se preparar e nós não? Humm... Interessante... :roll:

Pelo jeito que as coisas andam... exemplos é que não faltam! F-5BR, Sub Nuclear, Barroso e etc. Isso é que me faz ficar pessimista... Tu vai querer escolher o míssel antes da plataforma ficar pronta é ?! Então vamos escolher logo o R-77! o foda vai ser pra integrar se por ventura escolhermos o F-16


Não sei se você sabe mas os caças devem ser entregues até JANEIRO DE 2006, de preferência JÁ MODERNIZADOS. Ou seja, acho que 2012 é longe demais. Fora que, se escolhermos o F-X (A ou B) amanhã, depois de amanhã ou no mesmo dia podemos escolher o míssil BVR. Dessa forma, assim que a aeronave chegar, os mísseis já teriam sido integrados e entregues.

Sobre o MAR-1, eu também li. Mas você esquece ou omite de propósito que essa SUPOSTA carta data de 1999. Existe uma razão, não que eu concorde com ela ou aceite, mas existe. Nós também podemos vetar qualquer coisa a qualquer um. O fato é que o F-16 está disponível.

---------------------------------------------------------------

Carlos,

Em primeiro lugar gostaria muito encarecidamente que os distintos participantes PAREM de me pedir provas das coisas que aqui digo, ou pelo menos peçam confirmação escrita na mesma proporção que eu lhes peço. Somos todos adultos(?) e portanto acredito que ninguém aqui vai perder tempo escrevendo mentiras, correto?


Eu sei que isso foi destinado a mim. Portanto deixe-me explicar. Não se trata de duvidar ou não. O fato é que você afirma algo que não é do conhecimento de ninguém (pelo menos não da maioria). Sendo assim, acho natural que eu peça alguma informação a respeito, já que eu também quero ter o direito de conhecer essa informação. No caso você falou assim: "segundo os gregos o custo de operação do F-16 é maior que o do M2000".

Sendo assim eu pedi: "Pode indicar algum lugar em que eu possa confirmar isso?". Porque declarações como essa normalmente a gente diz, "li na RFA, T&D ou qualquer lugar, mas não lembro direito". Aí tudo bem, quem estiver interessado sabe onde procurar. Ou então fala desde o começo que você não sabe onde viu. Cansei de fazer isso, inclusive nesse mesmo tópico. É melhor do que dar a certeza de algo que não se tem.

Entendeu? Nada de duvidar da sua palavra.

Dizer que um F-16 é o mesmo ou que faz o mesmo que um Su-27 é muito puxado. Se um leva até 12 mísseis, tem autonomia bem maior,


Não distorça o que eu disse. Eu disse que um F-16 modernizado por Israel, a excessão da autonomia e capacidade de levar armamentos maior, vai ter a mesma capacidade de um Su-27 também modernizado por Israel, já que nele seriam instalados os mesmo equipamentos de um F-16!!

pode levar um radar bem maior,(o que em última analise significa maior potência e isso é uma razão direta ao alcance)


Aí!! É isso aí que eu disse!! Num avião em que podem ser colocados equipamentos mais potentes, é perda de dinheiro usar o mesmo que num avião de outra categoria (F-16).

pode operar de pistas semi-preparadas/sem preparação


Tá ok, outra vantagem.

e custa bem mais barato, tanto novo quanto usado


Mais barato para comprar, e não para operar!

Alogística é diferente? Qualquer um caça que não seja MIII/ F-5 forçosamente terá uma logística diferente. Ah, mas é muito diferente. Mas isso também não é impeditivo, pode até levar a uma maior dificuldade, que eu discordo já que a Índia opera material de todo mundo e integra armas deum no outro, portanto não vejo porque não poderíamos.


Comparar a realidade da Índia com o Brasil não é adequado.

Se vai custar dinheiro e tempo é óbvio, qualquer um vai, mas pelo menos teremos liberdade de escolha, desde que não seja nada americano.


Liberdade de escolha?? Ou russo ou russo. No máximo israelense. Eita libertade... Que diferença!! :roll:

Quantos programas sobre armas russas vocês já viram no NGC ou Discovery,


Alguns. Poucos, mas alguns.

Quantas vezes se falou que a segunda guerra foi ganha no dia D, Quantas vezes se falou que o maior ás da II guerra foi americano, Quem já ouviu falar dos russos na guerra da Coréia, quem foi o maior sniper/caçador da II guerra?


O que isso reflete no F-X?

Tá muito grande.. Continuo depois...




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 06, 2004 7:48 pm

Plínio, perfeito! Compartilho da sua opinião. :wink:

Nós estamos com pressa ?! Se podemos esperar para modernizar os F-16 A/B pq não podemos esperar para modernizar os Su-27 ?!


Olha ZeRo4, nós estamos com pressa sim! As aeronaves devem estar disponíveis no máximo até JANEIRO DE 2006.

Não e não... a Compra dos Mig-29 Peruanos pelo o que eu li, não foi reconhecida nem pela MiG e nem pelos Russos, o que acarretou em problema na manutenção dos próprios aviões.


Ou seja, prova que os russos não são santos. Podem embargar como qualquer outro país. Que não temos independência. Que a posição deles é da Rússia ou nada. Do contrário, por que não vender peças aos peruanos?

E os únicos que oferecem para o F-16 são os Israelenses... você vê problemas nisso? não né... então pq vê no fato de apenas os Russos oferecerem pacotes de modernização do Su-27?


Eu vejo problemas, seja de Israel ou da Rússia. Mas vocês não parecem que só da Rússia que não tem problema! Se vocês reclamam da dependência dos EUA por que não reclamam de ficar dependentes dos russos? Isso que eu não consigo entender! Por que essa paixão toda?

Além disso, vai saber... como postei acima os Americanos vetaram uma empresa Americana de vender sensores para o MAR-1, pode ser que eles resolvam encher o saco dos Israelenses para modernizar nossos aviões também.


Novamente. Essa fato do MAR-1 é de 1999. E outra, não vão vetar porque, diferente do MAR-1, eles querem nos ver de F-16.

Pera ae... que eu saiba a compra seria de F-16 A/B para serem modernizados e não de F-16s MLUs.


Não sei ao certo se os holandeses são MLU ou A/B. O fato é que a venda + modernização está mais que autorizada, ela foi oferecida.

então não é melhor de uma vez por todas usar esse tempo para aprender com a logística e operação de aeronaves Russas ?!


Não, na verdade são os russos que estão se vendo obrigados a adotar o padrão ocidental. Isso já foi iniciado no Su-35 e é fator obrigatório nos novos desenvolvimentos se eles quiserem ser bem sucedidos interna e externamente. Lembre-se que agora eles também são capitalistas, então os custos internos também pesam.

É isso é que eu não entendo... Parece que o Su-35 e o Su-27 são aviões totalmente diferentes...


E são!!! Não totalmente, mas amplamente.

Apesar de diferentes os custos devem ser bastante parecidos, ainda mais nos Su-27 modernizados.


O Su-35 oferece melhor custo/benefício.

Pq jogar fora se já adquirimos?! Não vejo nada contra... só acho burrice demais adquirir mais equipamento militar de um país que sempre esteve envergado a colocar veto sobre nós...


Adquirir mais a troco de nada sim, seria burrice. Mas entenda que seria apenas para dar um tempo até nos organizarmos para darmos um passo diferente no sentido de novas aquisições.

------------------------------------

Finken,

Finken escreveu:Mais uma vez, insisto. O R-77 é um míssil que está operacional desde 1994, e portanto, existe. O que é discutível é a sua eficiência e a existência da tal versão Ram-Jet...


A Força Aérea Russa ou algum outro país o comprou? Ele está operacional ou está pronto? O Piranha está pronto. Mas operacional ainda não, pois ainda está sendo recebido. Não seria o caso do R-77?

--------------------------------------------

Alex escreveu:Errado , pode-se comprar mais e existe o mercado negro para isso mesmo.


A que preço? E a dificuldade para tal? Prefiro produzir.

--------------------------------------------

Finken, quanto a FAB, perfeito! :wink:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#48 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 06, 2004 8:00 pm

Quem aí já foi ao Chile? Por força do meu trabalho já fui N vezes. Pois bem, eles tem programa de televisão mostrando, acredite se quiser, os banheiros dos americanos. Foram talvez o único pais sul-americano que apoiou a ALCA sem pestanejar e mesmo assim tiveram seus AMRAAM barrados. Eles estão alinhados com os EUA, opção deles e que respeito, mas não é absolutamente o caso do Brasil.
A versão oferecida ao Brasil do Su-27 é a mesma que está entrando em serviço na Rússia. Como são eles que fabricam o avião, sistemas etc,etc,etc... não existe, para eles, a necessidade de estudar e desvendar todo o avião e suas capacidades/potencialidades para se integrar novos equipamentos também deles, como os israelenses tem que fazer. Esses aviões podem usar TODAS as modernas armas do arsenal russo, inclusive o R-77M, que se não me engano não é o ram-jet e sim um aperfeiçoamento do primeiro R-77, que teve problemas de curta queima do motor e portanto desempenho aerodinâmico aquém do esperado, fato corrigido com um novo motor e uma cabeça de busca mais moderna e capaz, sendo essa a versão em uso etualmente pela FA russa. Os motores são trocados por versões mais atuais e duráveis, enfim, é outro avião daquele Su-27 inicial, muito mais capaz e olha que o outro já era muito bom. Ainda assim, para o FX está se procurando caças para superioridade aérea, capacidade de ataque é secundária, ainda que atualmente bastante desejável. Como temos os AMX e F-5M, o ataque pode ser efetuado por esses vetores. É claro que se pudermos usar o FX/B para isso também, melhor.
Meu problema com os F-16 é o fabricante e seu governo. E acho também meio fraquinho para nossa realidade.
A vitória dos aliados na II guerra com certeza foi um trabalho de equipe, mas basta observar que para cada 1(uma) divisão na Normandia havia 10(dez) deslocadas para a Rússia. Quem leu a última ASAS viu que só em Kursk os alemães perderam toda a produção de um mês de seus melhores blindados e uma enorme quantidade de aviões. 10X1, sem comentários.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#49 Mensagem por Plinio Jr » Qua Out 06, 2004 8:55 pm

Cada país tem suas necessidades, o que pode ser bom para eles pode não ser para nós e vice-versa. Seja no FX qto na ALCA ou qualquer negociação em que país estiver e com que seja, acho que chegou o momento do Brasil se impor pela importância que ele representa e para isto temos que ter o bom senso e ver o que é melhor para nós.

O Su-27 tbm será fraquinho se não forem garantidas as devidas condições de opera-los por aki, alias, qualquer avião de combate se não forem respeitadas estas condições. Até o presente momento, os russos nos dão esta garantia no FX, mas não está claro no FX-B, diferente dos
F-16s cuja proposta é clara e real.

Se houver esta garantia e a FAB tiver condições de opera-los , não vejo empecilhos para adquiri-los, caso contrário não será viável.

Muito do que vemos da Segunda Guerra nas revistas por aki, está um tanto defasado e fora da realidade do que aconteceu. O que aconteceu em Kursk não foi bem aquilo que vemos naquele artigo e acaba no exemplo clássico que o trabalho em equipe funcionou.

Um exemplo é que os números de efetivos alemães não são aqueles citados na reportagem, são muito inferiores e consequentemente as baixas tambem, tanto que na retirada dos alemães da regiaõ, os mesmo continuaram cobrando pesado tributo dos russos no processo que levou mais de 01 ano para ser concretizado, um clássico exemplo que os alemães, mesmo em número inferior, continuavam muito ativos.

A vitória russa aconteceu somente por que Hitler retirou diversas Panzer Divs do setor sul do bolsão (o que setor que sem que ele soubesse poderia dar-lhe a vitória) para cobrir a possivel invasão da Itália pelos aliados (EUA e Inglaterra), que ocorreria em setembro.

As divisões baseadas na Normandia eram as melhores que os alemães tinham e talvez as melhores do mundo naquele momento e com ótimos equipamentos, algo diferente do que acontecia no mesmo momento na Operação Bagatron , ofensiva russa final de libertação dos alemães e invasão da Polônia, mal equipadas e tinham que defender uma extensa area.

Os russos só puderam conter e derrotar os alemães qdo estes começaram a retirar efetivos da Rússia e enviar para outros fronts, como Itália, França e Iugoslávia, isto em forças terrestres.

No ar, qdo a Luftwaffe praticamente enviou toda a sua força de caças para defender a Alemanha dos aliados, deixando suas forças terrestres na Rússia s/ cobertura aérea. :shock: :shock:




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#50 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 10:28 pm

Lauro Melo escreveu:Caro Zero4,
Blz,
Em um outro tópico mais antigo, foi muito discutido as ofertas de caças usados. Inclusive neste tópico existiam os valores do caças usados.
Me parece que foram oferecidas versões modernizadas e não modernizadas tanto do SU-27 M - MK como do F-16 A/B - AM/BM.
E acho que vamos acabar ficando com um dos dois. Com mais chances para o F-16.
abraços,


Po lauro Melo valeu mesmo véio! desenterrou um tópico bonito e que veio muito a calhar... vou dissecá-lo e logo após postar minhas respostas aki! Valeu mesmo... :)




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Carlos Mathias

#51 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 06, 2004 10:45 pm

A defesa da europa ocidental realmente era importante, mas o front russo consumia quantidades enormes de material alemão e não menos homens. Tudo o que era de bom e melhor era primeiro enviado para lá, os Tiger e Pantera estrearam lá, assim como em termos de caças.
Rommel foi derrotado na África, não por sua culpa mas sim por absoluta falta de material e suporte logístico, mas perdeu e Hitler não queria saber de explicações, porém Rommel era um herói na Alemanha e não seria sensato para Hitler crucificar um general tão popular. Ele foi mandado para a defesa da Europa e teve a missão de arquitetar a defesa do litoral, mais uma vez sem os recursos necessários. Para onde estavam indo estes materiais? Para o front oriental, sabidamente o pior castigo que qualquer soldado alemão poderia ter àquela altura da guerra.
Quanto a estes dados, não entendo porque o lado de cá deveria inflar para o lado de lá, já que seria propaganda contra-producente, e essa história de Kursk já é bem antiga, apenas está sendo publicadda agora na ASAS. Meu pai tem uma coleção sobre a II guerra do tempo do ronca e estes dados já constavam lá e olha que tais livros foram escritos na Argentina, sabidamente pró Alemanha àquela altura, portanto não haveria interesse em inflar dados para o lado de lá, valeu?
Mas enfim, o assunto é FX/B e o F-16 é meio delicadinho sim, com aquela boquinha perto do chão chupando tudo que é sujeira e aquele trem de pouso com perninha de saracura, fala sério! Na primeira pista esburacada que ele pegar aqui vai ser uma trgédia. Olha, se nas pistas de avião comercial já é uma desgraça, nesses interiores do Brasil... , imagina nessas militares no c... do mundo, o bichinho vai abrir o bico, é muito delicadinho prá nosso país. [037] [094] [082]




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#52 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 11:16 pm

Gostar não. Se gostasse seria professor. Mas se alguém está equivocado, eu, você e todo mundo tem o dever de informar a pessoa do contrário. É só ser feito de uma forma que a pessoa não se sinta constrangida. Por isso nunca corrigi nem vou corrigir erros gramaticais de qualquer um aqui. Mas quando falam que algo é X e eu sei que é Y, acho que eu tenho que dizer pra pessoa que é Y. Qual o sentido de um fórum de debates senão confrontar idéias?


Ao menos é o que mostra nas suas opiniões. Mas então vamos relaxar... fique sabendo que as AKs da PCERJ são confiscadas e não file mais besteira dizendo que foram compradas... :wink:

Tá bom. Se você vai ficar mais feliz, tire o Ak-47 da lista de exemplos, fique só com o Igla? Melhorou? :wink:


Eu não sei de nada... apenas corrigi um fato mencionado errôneamente por você.

Sim, 53 AMX e 47 F-5 todos somados a 5 R-99 também podem. :wink: Eles podem ter uma Aviação de Caça em melhores(?) condições, Força Aérea não. É um conceito muito mais amplo. E a aviação de transporte, patrulha, reconhecimento, etc, etc, etc???


O problema aqui é que Aviação de Caça derruba: Transporte, Patrulha e Reconhecimento... mas Transporte, Patrulha e Reconhecimento não derrubam Aviação de Caça :D

Em caso de necessidade pode-se perfeitamente acelerar o processo de modernização. O tempo pode ser até antes de eles receberem mais mísseis. Isto é, SE RECEBEREM MAIS MÍSSEIS. Os mesmo podem ser negados. Já nós... Nós fabricamos. Muito melhor que ficar apenas no canhão. :wink:


Ahhh tá... e o dinheiro vem da onde ?! as coisas não são fáceis assim... se fossem já teríamos o Sub. Nuclear, Barroso, ModFRAG e etc.

O Derby foi testado em que combates? E o P4? Poderia falar algo sobre o histórico de combate deles? O MAA-1 pode ser um fisco? Pode. Mas eu preferia estar com 2 MAA-1 e poder ter a sorte de acertar alguém do que estar só com um canhão!


Com certeza o Derby não foi testado em combate, mas os Israelenses tenho um passada bélico bem mais intenso que nós... de modo que já puderam testar o Shafrir MkI, MkII, Python3 e etc. Eu prefiro estar de canhão e num eventual DogFight ganhar, do que armado com 2 MAA-1 que não por ventura não consigam adquirir os alvos :wink:

Sim, 1 Condor. Aliás, um que quase não voa, tem disponibilidade baixa. Ou seja, no restante do tempo ou eles ficam com a Força Aérea parada ou eles ficam sem saber o que está a sua volta.


Não sei de onde vem o fato do Condor ter uma disponibilidade baixa... ele é um 707 "comum".

Depende, quantos P4 eles têm? Será que eles vão acertar TODOS? Será que só porque eles estão de P4 e nós de P3, nós não vamos ganhar NENHUMA??? Guerra não é ciência exata.


Não disse isso, falei que eles tem uma Aviação de Caça melhor e mais moderna que a nossa, só não enxerga isso quem não quer...

Prontas? Os caças deles estão integrados!? É só colocar o míssil nas asas e ir pro combate?? Eles têm alguma doutrina de uso? Ou eles têm o radar mas o míssil ainda precisa ser liberado por meio de software?


Com certeza não está tudo integrado, mas já estão com a metade dos passos dadas... diferente de nós que teríamos que comprar Radar, Dash, MFDs, HUDs e etc... Se nós podemos acelerar nosso processo de modernizações (como você mesmo disse...) pq eles não poderiam apenas comprar os mísseis e integrá-los aos aviões ?!

Ah é? É assim? De repente? Então eles atacam do nada? Mesma conversa de tópicos atrás. Eles vão se preparar e nós não? Humm... Interessante... :roll:


Você entendeu muito bem o que eu quis dizer...

Não sei se você sabe mas os caças devem ser entregues até JANEIRO DE 2006, de preferência JÁ MODERNIZADOS. Ou seja, acho que 2012 é longe demais. Fora que, se escolhermos o F-X (A ou B) amanhã, depois de amanhã ou no mesmo dia podemos escolher o míssil BVR. Dessa forma, assim que a aeronave chegar, os mísseis já teriam sido integrados e entregues.


Só que você se esqueceu que estamos no Brasil... Quando era pra estar pronto o Sub. Nuclear?! Barroso?!

Sobre o MAR-1, eu também li. Mas você esquece ou omite de propósito que essa SUPOSTA carta data de 1999. Existe uma razão, não que eu concorde com ela ou aceite, mas existe. Nós também podemos vetar qualquer coisa a qualquer um. O fato é que o F-16 está disponível.


Olha Vinicius, você deve estar meio doente, uma coisa dessa passa "em branco" para você?! desisto... depois sou eu que sou "Russomaníaco..." assuntos como esse apartir de agora, pelo ao menos da minha parte perante a você ficaram sem respostas... Ignorar fatos circunstânciais é uma coisa... Ignorar fatos CLAROS é outra completamente diferente.




Editado pela última vez por ZeRo4 em Qua Out 06, 2004 11:45 pm, em um total de 2 vezes.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#53 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 11:27 pm

Olha ZeRo4, nós estamos com pressa sim! As aeronaves devem estar disponíveis no máximo até JANEIRO DE 2006.


Se estivessemos verdadeiramente com pressa o FX não teria se tornado a novela que se tornou.

Ou seja, prova que os russos não são santos. Podem embargar como qualquer outro país. Que não temos independência. Que a posição deles é da Rússia ou nada. Do contrário, por que não vender peças aos peruanos?


Eu disse que os Russos negaram vender peças paras os Peruanos?! Disse que os Peruanos compraram os aviões diretamente da Bielo-Rússia sem um acordo firmado com a Russia e a MiG o que acarretou problema para os Peruanos... Eles fizeram a merda! E agora a Rússia está consertando e já reconhecendo a venda dos MiGs para o Peru! Isso é bom pro pessoal que acha possível adquirir F-16 dos Eua se apoiando em aviônicos Israelenses... Não se pode manter uma Aeronave sem ajuda de que o fabricou...

Eu vejo problemas, seja de Israel ou da Rússia. Mas vocês não parecem que só da Rússia que não tem problema! Se vocês reclamam da dependência dos EUA por que não reclamam de ficar dependentes dos russos? Isso que eu não consigo entender! Por que essa paixão toda?


Eu não disse que a Rússia não tem problemas... Perguntei pq é problema só os Russos oferecerem modernização para o Su-27... e perguntei pq não é problema apenas os Israelenses oferecerem modernização para o F-16! Isso que não da pra entender. Eu nunca reclamei da dependência de ninguém... pq na minha opinião ficamos dependentes de qualquer país por no mínimo 50 anos! O que eu clamo é a capacidade de usar armamento de ponto, do jeito que quisermos, quando quisermos e sem interferência de ninguém... coisa que não teremos com os F-16.

Novamente. Essa fato do MAR-1 é de 1999. E outra, não vão vetar porque, diferente do MAR-1, eles querem nos ver de F-16.


Continua no teu davaneio de que os Americanos iram nos vender AMRAAM, HARM, HARPOON, TOMAHAWK, F-35, F-22 e etc... eu prefiro ficar aqui no meu mundinho REAL o que importa é que eles já vetaram e bloquearam um monte de gente no mundo e não ficariam nem um pouco sentidos de bloquearem e/ou vetarem nós Brasileiros.

Não sei ao certo se os holandeses são MLU ou A/B. O fato é que a venda + modernização está mais que autorizada, ela foi oferecida.


Não me importo mesmo... pq pra mim o problema não é do avião e nem das armas (que são ótimos...), mais sim quem o fabrica! Eu não compro nada de quem eu desconfio... logo se sempre desconfiamos dos EUA (i.e VLS...) acho que não seria lá muito sábio comprar material bélico estratégico deles...

Não, na verdade são os russos que estão se vendo obrigados a adotar o padrão ocidental. Isso já foi iniciado no Su-35 e é fator obrigatório nos novos desenvolvimentos se eles quiserem ser bem sucedidos interna e externamente. Lembre-se que agora eles também são capitalistas, então os custos internos também pesam.


Por mais que o Su-35 se aproxime da logística ocidental ele continuará a ter modos e doutrinas Russas.

A Força Aérea Russa ou algum outro país o comprou? Ele está operacional ou está pronto? O Piranha está pronto. Mas operacional ainda não, pois ainda está sendo recebido. Não seria o caso do R-77?


Dois pesos e duas medidas ?! então pq fica contando com o piranha num eventual cenário na AL se o mesmo ainda não está operacional ?!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#54 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 11:43 pm

Nos foram oferecidos tanto F-16s dos EUA qto dos holandeses, assim como a versão MLU, vale lembrar que se os americanos oferecem o
F-16C block 52+ não existe motivos em colocar empecilhos em uma aeronave um pouco inferior, ao menos no meu ponto de vista.


Não existe mesmo, mais e daqui pro futuro?! será que não seram colocados empecilhos para integração de uma nova arma como aconteceu com o MAA-1 e F-5BR ?!

Os peruanos ainda não se acertaram com os russos na manutenção dos seus Mig-29 e Su-25, acredito que dentro em breve isto deva acontecer, vc pode ver este tópico no site Defesanet, mas enquanto isto , as aeronaves fica aquem da sua capacidade operacional.


A culpa não é dos Russos, como disse acima os Peruanos comparam os MiG-29 da Bielo-Rússia parece que sem consentimento da MiG/Rússia... o que acarretou problemas na manutenção dos aviões, porém estes problemas não foram causados pelos Russos.

Não vejo problemas nos israelenses oferecerem pacotes de modernização dos F-16s caso viermos adquirir dos EUA ou holanda s/ MLU, qual o problema ??
Não estamos modernizandos nossos F-5s e colocando aviônica de nossos ALX com eles ?? Os americanos vetaram ??
Os americanos vetaram a venda de Pythoon IV e Derby p/ os F-5s e
F-16s chilenos ?? Tbm não ...


O problema é que podem vetar algo no futuro assim com dificultaram a integração MAA-1/F-5BR! Ora, para um país que é considerado "aliado", é uma bola fora e tanto... é nessas pequenas coisas que devemos ficar de olho! E é por essas pequenas coisas que eu sou contra a aquisição de F-16 usados ou novos e de qualquer material de importância estratégica vinda dos EUA.

Sim , temos acessos aos F-15 e F/A 18s de estoques, não somos países na lista negra deles, existe a proposta de F/A-18 para MB.
A FAB não os adquire por motivos orçamentários, os mesmos que estamos discutindo se temos condições de operar Su-27s em uma simples compra s/ garantias logisticas.


Olha, acesso a F/A-18 das versões A/B até podemos ter! Mas F-15?! Duvido... com certeza também não estamos na lista negra dos Gringos, mas estamos longe de estar na "Lista Branca". Creio que se a FAB não tem dinheiro para operar os Su-27, os Su-35 nem seriam oferecidos no FX.

Acho que vc viu em outros tópicos eu comentando a compra de Mig-29s pela FAB, tbm vejo nelas uma excelente aeronave, se forem oferecidas a melhor versão nas mesmas condições do Su-35 seria uma ótima opção, o problema é a total falta de empenho do bureau Mikoyan no FX.


Com certeza...

O F/A-22 possivelmente será operacional somente com EUA, pois seriam os únicos com condições financeiras de opera-los, dificilmente outro país venha a adquiri-lo, mesmos seus mais ligados aliados europeus ou mesmo Japão, Israel e Arabia Saudita.


O problema aqui não é condição $$$ de operá-los, mas se a Inglaterra quiser adquirir alguns, com certeza os EUA venderão! Arábia Saudita, Japão e Israel??? muito provavelmente... e Brazil ?! Bem... daqui a uns 40 anos eles pensariam em nos vender as verões A/B do F-22! entendeu o que eu quero dizer ?!

E quem te garante que os EUA não nos vendam até o F/A-35 ?? Até 2015/2020 tem-se muito chão e muitas coisas para acontecer até lá.


Com certeza, mas se aceitassem nos vender F-35 com certeza eu ficaria surpreso... diria que estariam mais propensos a não nos vender! Assim como não venderam os F-16 C/D para os Argentinos e na outra mão ofereceram os A-4AR! Não quero ver o Brasil na situação vexaminoza de ficar dizendo que vai comprar MiG-29 pra ver se o Tio Sam libera alguns F-16.

Eles colocaram veto na modernização de nossos F-5s ??


Não vetaram, mais não ajudaram... aliás dificultaram o máximo que puderam a integração do MAA-1 no F-5BR por exemplo... só por ai acho que não era nem pra nós pensarmos em F-16! Olha que a modernização dos F-5 está sendo feita por empresas Israelenses.

Se temos muito bem operantes todos os equipamentos deles por aki , qual o problema de, caso eles nos ofereçam outros materiais interessantes para nós em condições de operá-los normalmente, de vir a adquiri-los ??


Comprar BlackHawks, alguns tipos de mísseis, fuzis e etc... nada contra! mas comprar material de poderio estratégico e não vejo com bons olhos!

O Brasil pode e deve comprar qualquer material militar que lhe venha a ser conveniente, em termos financeiros e operacionais, independente de quem seja, EUA, Rússia entre outros....


Com certeza... mas se com os Russos temos uma pulga atrás da orelha, com os Americanos temos duas.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#55 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Out 07, 2004 2:27 am

Fiquei mais de meia hora respondendo, quando enviei, deu erro. Depois eu respondo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#56 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Out 07, 2004 8:14 am

ZeRo4 escreveu:O problema aqui é que Aviação de Caça derruba: Transporte, Patrulha e Reconhecimento... mas Transporte, Patrulha e Reconhecimento não derrubam Aviação de Caça :D


Mas Aviação de Caça não funciona direito sem a Aviação de Apoio...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#57 Mensagem por ZeRo4 » Qui Out 07, 2004 11:35 am

FinkenHeinle escreveu:
ZeRo4 escreveu:O problema aqui é que Aviação de Caça derruba: Transporte, Patrulha e Reconhecimento... mas Transporte, Patrulha e Reconhecimento não derrubam Aviação de Caça :D


Mas Aviação de Caça não funciona direito sem a Aviação de Apoio...


Pode crer, concordo 100%, mas como alguém disse em um outro tópico a aviação de caça é o topo da cadeia alimentar... mesmo sem aviação de apoio os aviões de caça podem operar e obter bons resultados, entretando os aviões de apoio não podem derrubar aviões de caças...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#58 Mensagem por VICTOR » Qui Out 07, 2004 12:42 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Finken escreveu:Mais uma vez, insisto. O R-77 é um míssil que está operacional desde 1994, e portanto, existe. O que é discutível é a sua eficiência e a existência da tal versão Ram-Jet...


A Força Aérea Russa ou algum outro país o comprou? Ele está operacional ou está pronto? O Piranha está pronto. Mas operacional ainda não, pois ainda está sendo recebido. Não seria o caso do R-77?

A China comprou mais de 200 R-77. A polêmica, como André bem disse, é sobre o ramjet, coisa que nem o Amraam tem.

O Piranha é um míssil de uma geração usada na Guerra das Malvinas, na melhor das hipóteses. De 1982 para cá, são, 22 anos.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#59 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Out 07, 2004 3:12 pm

ZeRo4 escreveu:Pode crer, concordo 100%, mas como alguém disse em um outro tópico a aviação de caça é o topo da cadeia alimentar... mesmo sem aviação de apoio os aviões de caça podem operar e obter bons resultados, entretando os aviões de apoio não podem derrubar aviões de caças...


Certamente, mas a nossa Aviação de Apoio é tão superior, mas tão superior à de qualquer outro país sulamericano que ela fará pesar seu valor, visto que a Aviação de Caça não está tão defasada em relação às outras do continente.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#60 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Out 07, 2004 3:15 pm

VICTOR escreveu:A China comprou mais de 200 R-77. A polêmica, como André bem disse, é sobre o ramjet, coisa que nem o Amraam tem.

O Piranha é um míssil de uma geração usada na Guerra das Malvinas, na melhor das hipóteses. De 1982 para cá, são, 22 anos.


Falou tudo, VICTOR,


Aliás, mesmo sem o tal Ram-Jet o R-77 pode ser considerado um bom míssil. Ele não perde tanto para o AIM-120, o que defendo há bastante tempo. Mas, admito que possa haver um GAP de desempenho entre ambos, pois o R-77 está em sua versão "A", e o o AIM-120 está na versão "C5", e se não me engano, está nas pranchetas a versão "C7"...

Quer dizer, o AIM-120 avançou, e o R-77 parou, pelo menos em versões prontas.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder