Comparação Brasil x Argentina

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#31 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 1:55 am

Vinicius,

O investimento em Defesa deles é proporcional às ameaças. Você não pode comparar a necessidade de dois países que possuem ameaças claras com o Brasil. Além disso, o Brasil pode ter 12/24, deve ter até mais, mas a questão é, qual é a urgência/necessidade de se adquirir aeronaves que talvez não rendam o que esperamos?


Se a questão é urgência como tanto se especula, pra que um F-16 para no mínimo abater aeronaves do tráfico?! Então é melhor ficarmos com os F-5 - que abateria qualquer learjet que tentasse algo -, AMX que já temos e as aquisições do ALX! tava bom e demais...

Não existe contentamento. Existe algo que poderia denominar como "espera estratégica". Por que gastar rios de dinheiro com aeronaves já não tão avançadas se você pode esperar e gastar no desenvolvimento de um novo vetor?


Que novo vetor você vai desenvolver ?! Com os Americanos ?! duvido, o EF-2000 e Rafale já estão "prontos", só sobrariam os projetos Russos, então não seria melhor de uma vez por todas nos acostumarmos com a logística Russa?!


Por que você não pode olhar apenas o custo da célula. Você tem que entender que a aeronave escolhida vai ficar na FAB por pelo menos 30 anos!!! E que a diferença de preços de manutenção/operação das aeronaves pode fazer a diferença entre um Força Aérea voando e uma Força Aérea parada no solo!!!


Se a FAB pudesse ficar parada no solo operando os Su-27, com certeza o Su-35 nem seria candidato para o FX. São aviões parecidos e com custos que também são relativamente parecidos não há como negar!

Por que ter uma aeronave obsoleta em no máximo 10 anos se você pode ter uma outra bem mais em conta agora, mas com capacidade elevada para suas necessiades atuais e, no futuro, quando certamente a coisa vai apertar, você ter condições de adquirir/desenvolver uma aeronave verdadeiramente capaz??? Será que é tão difícil de tentar, pelo menos tentar, entender???


Que aeronave você vai adquirir no futuro ?! Com certeza... os Americanos nos ofereceram o F-16 E/F, talvez algum Gripen mais moderno... e continuaremos sem dinheiro para comprar o EF-2000 ou Rafale! novamente vamos correr pra onde ?! Projetos Russos... O Su-35 ainda da bastante caldo sim e muuuito mais que o F-16! Além disso, como eu prego, é vital nós comprarmos equipamento Russo para podermos aprender mais sobre a logística Russa e depois pular para um eventual desenvolvimente com os Russos, Indianos e Chineses.

Terríveis? Estamos sofrendo pressões, mas nada que não dê para enfrentar.


Lembra como começou a guerra do Iraque?! falavam que o Saddam tinha armas de destruição em massa... e isso nem era uma informação 100% certa (como viermos a descobrir agora que é mentira...). Imagina o que eles não cogitariam fazer conosco, já que todo mundo sabe que temos experimentos nucleares.

EADS??? Vai largar os 5% que tem numa empresa que dá lucros?? Não! Não vai!! Nem os demais sócios franceses que têm mais capital vão largar. Apenas vão deixar de ser parceiros e mudar para meros detentores de capital.


Isso pra você é legal ?! eu também chamaria isso de "pular fora" e legal... menos um pra lista! a discussão com certeza será menor :)

Não se sabe ao certo o que aconteceu de verdade. Por enquanto é especulação.


Quero ver quando você vai dizer que algo relativo aos Russos é "especulação"... já disse dos Americanos, Israelenses e agora Suecos.

Óbvio que não! Mas a questão é: comprando de quem quer que seja, você não tem independência. Seja F-16, Su-35, F-1milhão, etc.


Pelo ao menos a independência que eu clamo aqui, é de usar o melhor equipamento possível, do jeito que o BRASIL quiser, sem nenhum limite imposto e isso com certeza não acontecerá se comprarmos o F-16!

Poder, pode. Mas aí entra a questão do custo/benefício que eu acho que você não quer parar para pensar.


Realmente entra a questão custo/benefício, e com certeza quanto mais benefício mais lucros... ao Comprarmos o F-16, daqui a 30 anos (espero estar com 52...) vamos estar discutindo a mesma coisa... só que em vez de F-16A/B usados serão F-35A/B usados.

Pra que ter um Su-27 com a capacidade de um F-16? Para ficar mais bonito na foto? Ou os israelenses têm um pacote de upgrade mais potente para casos de aeronaves russas? Porque senão você só vai ter um F-16 com alcance maior, com maior capacidade de carga e que faz um excelente show aéreo mas que custa pelo menos 2 vezes mais. :wink:


Pra que ter um F-16, se só necessitamos de ALX para abater aeronaves do tráfico? Já temos o F-5 e o AMX mesmo! que sejam feitas as modernizações no F-5 e no AMX e o resto a gente compra comida pro povo!

A Índia fez o quê? Colocou alguns equipamentos produzidos localmente, o que atrasou sensivelmente a entrada em operação das aeronaves.


Está começando a ganhar independência... o que não vai acontecer ao comprarmos F-16 com eletrônica Israelense! E ainda é capaz do avião chegar cheio de escutas, rastreadores, localizadores e algo do tipo! todo mundo sabe como são os Americanos...

Porque se estamos falando de caças usados ou comprados de fora não temos independência. E sujeito a bloqueios? A FAB inteira está sujeita então.


Novamente o que é independência?! Se for assim vamos comprar somente os ALX! e mesmo com eles é capaz de sofrermos bloqueios! Agora se está falando de independência de usar o equipamente com o máximo que ele pode dar, com certeza se estamos falando sério não estamos falando do F-16! Sobre a FAB estar sujeita a bloqueios, eu também concordo... mas ela está bem mais sujeita a bloqueios Americanos do que Russos! Até pq os Russos estão querendo entrar com força total na AL

Pode indicar algum lugar em que eu possa confirmar isso? E mesmo que seja, a comparação é entre F-16 e Su-27.


Comparar F-16 com Su-27 é covardia! Seria o mesmo que comparar uma BMW M3 e uma BMW M5.

Ninguém está falando de Su-35, e sim de Su-27. Depois, não importa se a comparação é certa ou errada. O que importa é que são as duas opções que estamos comparando o preço. E nessa o F-16 é mais barato e ponto.


Primeiro apesar de diferentes são parecidos, e como tal os custos também são "parecidos". O que importa é que essas são as duas opções pq lógicamente os EUA nunca pensariam em nos vender alguns F-15 (como fizeram com a Coréia do Sul) para comparação ficar mais justa. Já estamos começando com bloqueios e você ainda quer continuar ?!

Já? Você que está dizendo. Olha, que eu saiba, o F-X não foi escolhido. :wink:


Todos sabemos que só um avião pode alcançar todos os requesitos para defender o Brasil... a não ser que fossem comprados uns 50 Gripens.

Não diria teimosas. Esses países simplesmente têm necessidades operacionais diferentes. Mais ameaças, relações políticas, efim, diversos fatores. A comparação entre os três países é bastante sem fundamento. Exceto pela extensão territorial, os países têm profundas diferenças nas mais diversas áreas.


Não, na verdade eles só querem ter o mínimo de independência possível! E sabem que isso demanda não apenas $$$, mais principalmente tempo... e sabem maiis ainda que com certeza comprando material Americano não teriam o mínimo de independência possível... alias alguém conhece um país que tenha ganho o mínimo de independência possível comprando material Americano fora os Ingleses ?!




Editado pela última vez por ZeRo4 em Qua Out 06, 2004 2:27 am, em um total de 4 vezes.
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#32 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 06, 2004 1:58 am

Alex,

eu não li inteiro a nossa constituição mas deve ter uma clausula dizendo assim : "Artigo X : é vedada qualquer aquisição de material bélico russo"
Por isso que que não compraremos nenhum equipamento dos ursos, ao contrario dos mexicanos, colombianos, venezuelanos, peruanos e etc.


Sabe que não tem, rapaz!? 8) Já li e não achei. Até por que, se fosse, a FAB e o EB que usam o Igla e a Polícia Civil do Rio de Janeiro que usa, entre outras, a AK-47, não iriam estar com esses armamentos. :wink: :roll:

Quanto a FAB alguém acredita que ela tem uma posição de destaque na América do Sul ?


Eu.

como? se já há Pyton 4 nas FA's do Chile , Equador e Venezuela? Sem contar os possiveis equivalentes no Peru.


Uma Força Aérea não se faz só com mísseis. :wink:

Netsta arena temos os Pyron 3 e Piranhas


É verdade. Mas o grande fator é: o Piranha pode não ser nenhuma maravilha, mas nós somos os únicos na América Latina que produzimos um míssil. Isso nos dá mais uma vantagem.

(estes que não serão re


:?:

Sem falar que temos AEW e nossos caças não tem um Missil BVR?


Não têm ainda. O míssil será definido após o F-X. Os outros não tem AEW (nós temos 5) nem mísseis BVR. A excessão do Chile que tem um Condor e, dizem, adquiriu o Derby.




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#33 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 2:39 am

Sabe que não tem, rapaz!? 8) Já li e não achei. Até por que, se fosse, a FAB e o EB que usam o Igla e a Polícia Civil do Rio de Janeiro que usa, entre outras, a AK-47, não iriam estar com esses armamentos. :wink: :roll:


Até parece que os AK-47, Ruger Mini-14 e (grande maioria) dos H&K G3 da Polícia Civil carioca são comprados...

Eu.


Êta posição hein... Os Chilenos, Peruanos, Argentinos e Venezuelas então devem estar fora do contexto da AL pela sua opinião né ?! Pq todos eles possuem vetores mais modernos e com maior capacidade de sobrevivência...

Uma Força Aérea não se faz só com mísseis. :wink:


Mais é completamente destruída por eles... Logo a FAB ser pode "totalmente" destruída pelos Python4 e outros mísseis modernos que por ventura venham a operar na AL! Será que nós conseguiriamos derrubar um F-5 Tiger III com as ondas de radar do R-99A ?! :roll:


É verdade. Mas o grande fator é: o Piranha pode não ser nenhuma maravilha, mas nós somos os únicos na América Latina que produzimos um míssil. Isso nos dá mais uma vantagem.


Nem vou negar... mais nem adianta muita coisa! De que adianta termos capacidade para produzir 200 Piranhas, se com 50 Python4 eles mandam metade da FAB pro chão? :roll:

Não têm ainda. O míssil será definido após o F-X. Os outros não tem AEW (nós temos 5) nem mísseis BVR. A excessão do Chile que tem um Condor e, dizem, adquiriu o Derby.


Podem não ter BVR's o estoque... mais é só comprar! E como a maioria usa eletrônica Israelense (Mirages, F-5, K-fir e etc) é só comprar o Derby! O Pior é a gente... que no final das contas vamos comprar F-16 A/B pra modernizá-los (com certeza lá pra 2012 o primeiro modernizado voará...) para depois decidirmos entre o Derby e o R-Darter, pq certamente o AMRAAM não vem... até lá vamos rezar pra ninguém adquirir aeronaves de procedência Russa e equipados com R-77... Pq se não, no final a gente vai estar na merda de novo! Hhuiahuiehuiae. :lol:




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#34 Mensagem por alex » Qua Out 06, 2004 2:57 am

Vinicius disse: O míssil será definido após o F-X.

Que FX ???????????????????????????????????????????????

A intenção da FAB é concorrer com a Marinha pelo projeto mais longo da história brasileira: corveta Barroso X FX

Quem será concluído nesta decada?

Uma coisa eu sei se houver dogfight's com nossos vizinhos nós estamos f@@@@@.




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#35 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 06, 2004 12:29 pm

Até parece que os AK-47, Ruger Mini-14 e (grande maioria) dos H&K G3 da Polícia Civil carioca são comprados...


ZeRo4, compradas ou não, são usadas. Se você não percebeu, foi uma resposta irônica a uma declaração irônica. Não passou disso.

Êta posição hein... Os Chilenos, Peruanos, Argentinos e Venezuelas então devem estar fora do contexto da AL pela sua opinião né ?! Pq todos eles possuem vetores mais modernos e com maior capacidade de sobrevivência...


O problema é que você se prende a caças. Você ignora o restante de uma força aérea. Também não considera que todas essas FA estão com índice de disponibilidade reduzida. Mas da metade dos A-4AR não pode voar. Força Aérea peruana?? :roll: Aí você diz, "ora, nós também estamos assim!". Sim é verdade, nossa situação não é um mar de rosas. Porém, é evidente que nós temos muito mais facilidade de colocar as coisas pra funcionarem muito antes que eles. Ainda temos uma indústria aeroespacial que pode acelerar modernizações e produzir novos vetores, coisas que eles não têm. :wink:

Mais é completamente destruída por eles... Logo a FAB ser pode "totalmente" destruída pelos Python4 e outros mísseis modernos que por ventura venham a operar na AL! Será que nós conseguiriamos derrubar um F-5 Tiger III com as ondas de radar do R-99A ?!


Se o problema for só mísseis, é só comprar. Além do mais, quantos mísseis você acha que cada uma dessas FA têm?

Nem vou negar... mais nem adianta muita coisa! De que adianta termos capacidade para produzir 200 Piranhas, se com 50 Python4 eles mandam metade da FAB pro chão?


Adianta porque quando os Phyton acabarem, só nós temos mísseis. Ou você acha que só porque estão com Python 4 elas vão derrubar tudo e nós nada? Novamente, uma guerra não é só mísseis. Prefiro estar num F-5E armado com Python 3 ou Piranha e apoiado por R-99 do que num F-5ETIII com Python 4 completamente sem saber o que existe a sua volta.

Podem não ter BVR's o estoque... mais é só comprar! E como a maioria usa eletrônica Israelense (Mirages, F-5, K-fir e etc) é só comprar o Derby!


Ah tá, e isso não vale para nós não né? O F-5BR/ALX/A-1M são o que, marcianos?

O Pior é a gente... que no final das contas vamos comprar F-16 A/B pra modernizá-los (com certeza lá pra 2012 o primeiro modernizado voará...)


2012? Nossa... :roll: :wink: 2012 né? hahahahah

para depois decidirmos entre o Derby e o R-Darter, pq certamente o AMRAAM não vem...


Decidir só depois de 2012? hahahahahah :roll: Boa...

até lá vamos rezar pra ninguém adquirir aeronaves de procedência Russa e equipados com R-77...


Não, cara! Vamos rezar pelo contrário!! Um míssil que não existe numa aeronave que não voa!! Par perfeito!




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#36 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 1:03 pm

ZeRo4, compradas ou não, são usadas. Se você não percebeu, foi uma resposta irônica a uma declaração irônica. Não passou disso.


Não é você que adora corrigir os outros ?! :roll: então apenas mais uma correção... até onde eu sei "aquisição", tem um forte apelo de compra! mas eles não são comprados... são confiscados! é diferente... da próxima vez tu ja pode falar algo certo :wink: e eu também estou ironizando! Hahuihuiehuiahuiea

O problema é que você se prende a caças. Você ignora o restante de uma força aérea. Também não considera que todas essas FA estão com índice de disponibilidade reduzida. Mas da metade dos A-4AR não pode voar. Força Aérea peruana?? :roll: Aí você diz, "ora, nós também estamos assim!". Sim é verdade, nossa situação não é um mar de rosas. Porém, é evidente que nós temos muito mais facilidade de colocar as coisas pra funcionarem muito antes que eles. Ainda temos uma indústria aeroespacial que pode acelerar modernizações e produzir novos vetores, coisas que eles não têm. :wink:


Metade dos A-4AR podem fazer muito coisa, entretando, nós também não estamos numa situação muito diferente e como eles possuem os vetores mais modernos, eles tem sim uma FA em melhor condições que as nossas.

Se o problema for só mísseis, é só comprar. Além do mais, quantos mísseis você acha que cada uma dessas FA têm?


Não podemos comprar BVR, pq não temos nenhum avião compatível ainda (Os F-5BR não estão prontos...) diferente de países como Peru, Chile e Equador que podem muito bem comprar mísseis desse tipo e integrar com certa facilidade a esses aviões. Sobre a quantidade, realmente não sei e não me importa muito... quantidade não vale de muita coisa quando na verdade o mundo busca qualidade! Ninguém nunca testou o MAA-1 em combate! E testes não são combate... pode ser que ele se torne um fiasco em combate, e ai ?! :roll:

Adianta porque quando os Phyton acabarem, só nós temos mísseis. Ou você acha que só porque estão com Python 4 elas vão derrubar tudo e nós nada? Novamente, uma guerra não é só mísseis. Prefiro estar num F-5E armado com Python 3 ou Piranha e apoiado por R-99 do que num F-5ETIII com Python 4 completamente sem saber o que existe a sua volta.


Bem, primeiro que os F-5 Tiger III contam com apoio de AWACS e com bem mais autonomia que os R-99A! a única vantagem nossa é ter mais vetores, isso poderia ser facilmente resolvido colocando os F-5 e o Condor no ar ao mesmo tempo. O Segundo problema seria... será que quando os Python4 acabarem, nos restaram bons aviões com capacidade para lançar os Python3?! :wink:

Ah tá, e isso não vale para nós não né? O F-5BR/ALX/A-1M são o que, marcianos?


O que eu quis dizer com isso, é que a eletrônica de divesos aviões, principalmente o F-5 Tiger III e o Kfir CE já estão prontas para mísseis BVR, leia-se principalmente o radar da ELTA! Nós teríamos que primeiro comprar o radar, fazer a atualização das aeronaves... e ai eles já teriam mandado tudo pro chão!

2012? Nossa... :roll: :wink: 2012 né? hahahahah


Pelo jeito que as coisas andam... exemplos é que não faltam! F-5BR, Sub Nuclear, Barroso e etc. Isso é que me faz ficar pessimista...

Decidir só depois de 2012? hahahahahah :roll: Boa...


Tu vai querer escolher o míssel antes da plataforma ficar pronta é ?! Então vamos escolher logo o R-77! o foda vai ser pra integrar se por ventura escolhermos o F-16 :roll:

Não, cara! Vamos rezar pelo contrário!! Um míssil que não existe numa aeronave que não voa!! Par perfeito!


Pode até estar correto, o fato é que eles estão bem melhor que a gente em termos de vetores :P




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#37 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 1:28 pm

Pra quem acha que é valido a aquisição dos F-16...

Andando pelo SA, o qual não frequento faz algum tempo, acabei encontrando uma notícia que não poderia chamar de algo surpreendente. Os queridinhos Americanos, vetaram a compra de um Sensor para o míssel Brasileiro MAR-1 (Míssel Anti-Radiação). O participante do grupo chegou a postar uma carta do gov. Americano.

E ainda tem gente que acha que eles nos liberariam o AMRAAM! que piada... olha o link ai embaixo:

http://br.groups.yahoo.com/group/sistem ... sage/41525

comentários pleassse :roll:




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Carlos Mathias

#38 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 06, 2004 1:42 pm

Em primeiro lugar gostaria muito encarecidamente que os distintos participantes PAREM de me pedir provas das coisas que aqui digo, ou pelo menos peçam confirmação escrita na mesma proporção que eu lhes peço. Somos todos adultos(?) e portanto acredito que ninguém aqui vai perder tempo escrevendo mentiras, correto? Não será preciso que eu continue discutindo, epesar de eu adorar o assunto, porque outros colegas corroboram meu ponto de vista. Apenas tenho a dizer que a história confirma a secular tendência americana a vetos e afins, não adianta dizer que outros também o podem fazer. É como matar, qualquer um pode, mas um psicopata o faz como nós compramos pãp na esquina. Sem pudor nem constrangimento.
Mas vamos ao assunto, :D . Dizer que um F-16 é o mesmo ou que faz o mesmo que um Su-27 é muito puxado. Se um leva até 12 mísseis, tem autonomia bem maior, pode levar um radar bem maior,(o que em última analise significa maior potência e isso é uma razão direta ao alcance), pode operar de pistas semi-preparadas/sem preparação e custa bem mais barato, tanto novo quanto usado, mas memso assim um é igual ao outro, aí realmente dou o braço a torcer, ou até quebrar. Alogística é diferente? Qualquer um caça que não seja MIII/ F-5 forçosamente terá uma logística diferente. Ah, mas é muito diferente. Mas isso também não é impeditivo, pode até levar a uma maior dificuldade, que eu discordo já que a Índia opera material de todo mundo e integra armas deum no outro, portanto não vejo porque não poderíamos. Se vai custar dinheiro e tempo é óbvio, qualquer um vai, mas pelo menos teremos liberdade de escolha, desde que não seja nada americano.
Olha, eu admiro os EUA e sua capacidade de soft-kill nesses assuntos, mais ainda a capacidade de influenciar.
Quantos programas sobre armas russas vocês já viram no NGC ou Discovery, Quantas vezes se falou que a segunda guerra foi ganha no dia D, Quantas vezes se falou que o maior ás da II guerra foi americano, Quem já ouviu falar dos russos na guerra da Coréia, quem foi o maior sniper/caçador da II guerra?
E por favor, não me peçam provas documentais,valeu? [045] [018]




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#39 Mensagem por Plinio Jr » Qua Out 06, 2004 1:48 pm

Vixe....O negócio entornou ...vamos lá ..por partes...rs..

Na area de mísseis, realmente estamos um tanto defesados em relação aos nossos vizinhos, mas é um tanto óbvio que a FAB busca uma padronização na frota, ou seja , vai esperar a definição do FX para tal.

Eu acredito que isto deva acontecer após o término das eleições municipais, para que não vire uma arma contra os candidatos do governo, algo que nós discutimos em outro tópico.

Agora se será FX ou FX-B é que torna-se o grande dilema :?: :?: .

O que estamos discutindo é a opção FX-B e nele temos o F-16 e Su-27 concorrendo, como notícia quente, vale avisa-los que os Chetaah estão praticamente fora do páreo, pois os sul-africanos venderam 08 deles para o Chile, para torna-los peças de reposição da frota Pantera/Elkan, qto aos Kfirs, são carta fora do baralho.

Como disse anteriormente, os russos não possuem Su-27 modernizados e disponíveis para ceder a ninguém, os que estão disponíveis, tanto deles, como bielo-russos, ucranianos (pelo que saiba não querem se desfazer deles) são caças puros construídos na década de 80 e com limitada capacidade de ataque ao solo e não possuem capacidade de operar armamentos inteligentes.

Fica a pergunta: Com orçamento limitado que temos , podemos nos dar ao luxo de ter uma aeronave com manutenção elevada e especializada em somente uma função ??

Não estamos falando de Su-35 pois na proposta do mesmo temos toda transferência e manutenção definidos, mas o mesmo não se aplica a Su-27 usados, é uma simples compra nos moldes que os peruanos fizeram com seus Mig-29s, onde não vejo a menor vantagem.

Os únicos que oferecem pacotes de modernização do Su-27 no momento são os russos, os israelenses não tem nada parecido e se isto acontecer demandará tempo. Algo que, no meu ponto de visto não valeria a pena.

Sou a favor da compra de F-16s MLU que estão disponíveis na Holanda e Bélgica e para pronta entrega, são aeronaves multi-função e já modernizadas e com capacidade BVR e utilizam armas inteligentes, poderíamos adquirir mísseis Darter, Pythoon ou Derby israelenses e sul-africanos, que poderíamos padronizar com a frota F-5, o que traria enormes vantagens em termos operacionais e de custos.

Vender todo mundo tem o que vender, temos Su-27 dos russos, podemos solicitar alguns F-15C ou F/A-18s dos americanos que estão no ARMAC, Mirages 2000 franceses ou quatarianos, Mig-29s de Bangaldesh (novinhos) ou da Romênia, enfim temos uma grande infinidade de fontes, mas de nada adianta comprar uma aeronave que vai ficar no solo se não forem definidas condições favoráveis de mantê-las operacionais.

Não vejo nada de mais em ter um vetor temporário até 2015/2020 e substituir toda a frota (FX-B/F-5 e mesmos os AMX mais adiante) por um único vetor, não vejo nenhuma calamidade se o FX-B acontecer, desde que lá na frente seja feito algo muito mais sério, com mais recursos e s/ o circo está sendo feito desde 2001 quando o programa FX foi lançado.

O que o nosso programar nuclear vem sofrendo é algo normal e será facilmente contornado. As pressões que o Brasil está sofrendo não são de natureza estratégica e sim, comerciais.

Não sou contra material russo (pelo enésima vez sou a favor do Su-35 no FX) e sim a favor de que o Brasil venha adquirir um vetor da qual ele satisfaça a FAB em condições técnicas e operacionais tbm, mas sinceramente não vejo a menor vantagem na compra de aviões russos usados, a menos que os russos se comprometam nos mesmo termos na venda dos Su-35 no FX, algo que acho improvável para venda de somente 12 ou 20 aviões usados.

Agora se formos radicalizar , vamos jogar fora toda nossa frota de F-5s, C-130, KC-707, UH-1H, AMX, S-70,A-4BR e diversas aeronaves da FAB, MB e EB que são ou tem componentes de origem americana que nunca prestaram e jamais deram alguma contribuição as nossas FA´s pelos sucessivos embargos que tivemos dos EUA até hoje..




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#40 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 06, 2004 2:58 pm

Como disse anteriormente, os russos não possuem Su-27 modernizados e disponíveis para ceder a ninguém, os que estão disponíveis, tanto deles, como bielo-russos, ucranianos (pelo que saiba não querem se desfazer deles) são caças puros construídos na década de 80 e com limitada capacidade de ataque ao solo e não possuem capacidade de operar armamentos inteligentes.


Nós estamos com pressa ?! Se podemos esperar para modernizar os F-16 A/B pq não podemos esperar para modernizar os Su-27 ?!

Não estamos falando de Su-35 pois na proposta do mesmo temos toda transferência e manutenção definidos, mas o mesmo não se aplica a Su-27 usados, é uma simples compra nos moldes que os peruanos fizeram com seus Mig-29s, onde não vejo a menor vantagem.


Não e não... a Compra dos Mig-29 Peruanos pelo o que eu li, não foi reconhecida nem pela MiG e nem pelos Russos, o que acarretou em problema na manutenção dos próprios aviões.

Os únicos que oferecem pacotes de modernização do Su-27 no momento são os russos, os israelenses não tem nada parecido e se isto acontecer demandará tempo. Algo que, no meu ponto de visto não valeria a pena.


E os únicos que oferecem para o F-16 são os Israelenses... você vê problemas nisso? não né... então pq vê no fato de apenas os Russos oferecerem pacotes de modernização do Su-27? Além disso, vai saber... como postei acima os Americanos vetaram uma empresa Americana de vender sensores para o MAR-1, pode ser que eles resolvam encher o saco dos Israelenses para modernizar nossos aviões também.


Sou a favor da compra de F-16s MLU que estão disponíveis na Holanda e Bélgica e para pronta entrega, são aeronaves multi-função e já modernizadas e com capacidade BVR e utilizam armas inteligentes, poderíamos adquirir mísseis Darter, Pythoon ou Derby israelenses e sul-africanos, que poderíamos padronizar com a frota F-5, o que traria enormes vantagens em termos operacionais e de custos.


Pera ae... que eu saiba a compra seria de F-16 A/B para serem modernizados e não de F-16s MLUs.


Vender todo mundo tem o que vender, temos Su-27 dos russos, podemos solicitar alguns F-15C ou F/A-18s dos americanos que estão no ARMAC, Mirages 2000 franceses ou quatarianos, Mig-29s de Bangaldesh (novinhos) ou da Romênia, enfim temos uma grande infinidade de fontes, mas de nada adianta comprar uma aeronave que vai ficar no solo se não forem definidas condições favoráveis de mantê-las operacionais.


F-15 e F/A-18 para nós ?!?! Hahuihuieuiae bem... F-15 NUNCA! e F/A-18 só se fossem os da versão A/B. Sabe que eu nunca pensei no Mig-29 como uma proposta séria ?! Se engo reclama tanto dos custos do Su-27, poderíamos pensar em adquirir os Mig-29!

Não vejo nada de mais em ter um vetor temporário até 2015/2020 e substituir toda a frota (FX-B/F-5 e mesmos os AMX mais adiante) por um único vetor, não vejo nenhuma calamidade se o FX-B acontecer, desde que lá na frente seja feito algo muito mais sério, com mais recursos e s/ o circo está sendo feito desde 2001 quando o programa FX foi lançado.


Vamos Substituir por que vetor?! F-35 e F-22 não rola, EF-2000 e Rafale mesmo que fossem vendidos, não teríamos dinheiro para operar. Como disse acima, vamos correr para onde ?! Projetos Russos... então não é melhor de uma vez por todas usar esse tempo para aprender com a logística e operação de aeronaves Russas ?!


O que o nosso programar nuclear vem sofrendo é algo normal e será facilmente contornado. As pressões que o Brasil está sofrendo não são de natureza estratégica e sim, comerciais.


Vai saber o que passa na cabeça dos Gringos né... mas quando eles falam em invasão eu não ouço ninguém dizendo "NÃO!" e isso é fato.


Não sou contra material russo (pelo enésima vez sou a favor do Su-35 no FX) e sim a favor de que o Brasil venha adquirir um vetor da qual ele satisfaça a FAB em condições técnicas e operacionais tbm, mas sinceramente não vejo a menor vantagem na compra de aviões russos usados, a menos que os russos se comprometam nos mesmo termos na venda dos Su-35 no FX, algo que acho improvável para venda de somente 12 ou 20 aviões usados.


É isso é que eu não entendo... Parece que o Su-35 e o Su-27 são aviões totalmente diferentes... como se fossem F-14 e F-15! Apesar de diferentes os custos devem ser bastante parecidos, ainda mais nos Su-27 modernizados.

Agora se formos radicalizar , vamos jogar fora toda nossa frota de F-5s, C-130, KC-707, UH-1H, AMX, S-70,A-4BR e diversas aeronaves da FAB, MB e EB que são ou tem componentes de origem americana que nunca prestaram e jamais deram alguma contribuição as nossas FA´s pelos sucessivos embargos que tivemos dos EUA até hoje..


Pq jogar fora se já adquirimos?! Não vejo nada contra... só acho burrice demais adquirir mais equipamento militar de um país que sempre esteve envergado a colocar veto sobre nós...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

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#41 Mensagem por Lauro Melo » Qua Out 06, 2004 3:27 pm

Caro Zero4,
Blz,
Em um outro tópico mais antigo, foi muito discutido as ofertas de caças usados. Inclusive neste tópico existiam os valores do caças usados.
Me parece que foram oferecidas versões modernizadas e não modernizadas tanto do SU-27 M - MK como do F-16 A/B - AM/BM.
E acho que vamos acabar ficando com um dos dois. Com mais chances para o F-16.
abraços,




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#42 Mensagem por Plinio Jr » Qua Out 06, 2004 4:25 pm

Vamos lá .

Nos foram oferecidos tanto F-16s dos EUA qto dos holandeses, assim como a versão MLU, vale lembrar que se os americanos oferecem o
F-16C block 52+ não existe motivos em colocar empecilhos em uma aeronave um pouco inferior, ao menos no meu ponto de vista.

Os peruanos ainda não se acertaram com os russos na manutenção dos seus Mig-29 e Su-25, acredito que dentro em breve isto deva acontecer, vc pode ver este tópico no site Defesanet, mas enquanto isto , as aeronaves fica aquem da sua capacidade operacional.

Não vejo problemas nos israelenses oferecerem pacotes de modernização dos F-16s caso viermos adquirir dos EUA ou holanda s/ MLU, qual o problema ??
Não estamos modernizandos nossos F-5s e colocando aviônica de nossos ALX com eles ?? Os americanos vetaram ??
Os americanos vetaram a venda de Pythoon IV e Derby p/ os F-5s e
F-16s chilenos ?? Tbm não ...

Sim , temos acessos aos F-15 e F/A 18s de estoques, não somos países na lista negra deles, existe a proposta de F/A-18 para MB.
A FAB não os adquire por motivos orçamentários, os mesmos que estamos discutindo se temos condições de operar Su-27s em uma simples compra s/ garantias logisticas.

Muitos confundem e colocam China e Índia como exemplos, mas vale ressaltar que ambos tornaram-se os primeiros clientes estrangeiros tanto do Su-27SK como do Su-30MKI . Para isto foram feitas pedidos de dezenas de aeronaves que geraram condições especiais .

E sabe por qual motivo ??

Comercial...uma forma direta de promover seu produto que estava entrando no mercado. É a mesma situação que eles nos oferecem Su-35 a preços baixos e condições especiais .
Uma forma de conseguirem a primeira venda do Su-35 e não deixar o projeto morrer, pois eles mesmos não possuem condições financeiras para colocar esta aeronave nas unidades da linha de frente.

Acho que vc viu em outros tópicos eu comentando a compra de Mig-29s pela FAB, tbm vejo nelas uma excelente aeronave, se forem oferecidas a melhor versão nas mesmas condições do Su-35 seria uma ótima opção, o problema é a total falta de empenho do bureau Mikoyan no FX.

O F/A-22 possivelmente será operacional somente com EUA, pois seriam os únicos com condições financeiras de opera-los, dificilmente outro país venha a adquiri-lo, mesmos seus mais ligados aliados europeus ou mesmo Japão, Israel e Arabia Saudita.

Isto irá abrir as portas para Rafales, Thyphoons 2000, Gripens, F/A-18E/F Super Hornets, F/A-35 e mesmo aeronaves russas do mesmo porte que vierem a entrar em operação neste período.

O bom disto é que o preço destas aeronaves terá a tendência de baixar com fluxo de vendas e disposição operacional, algo que não ocorre no momento.

Vale destacar que Rafales, Thyphoons 2000 e F/A-18E/F Super Hornets foram descartados na primeira fase do FX por motivos orçamentários e não vetos políticos/estratégicos.

E quem te garante que os EUA não nos vendam até o F/A-35 ?? Até 2015/2020 tem-se muito chão e muitas coisas para acontecer até lá.

Desculpe-me mas o Su-27 usado e o Su-35 são aeronaves completamente diferentes, possuem algumas caracteríscas e desempenho semelhantes, mas para-se por aí .

O Su-27 usado e mesmo modernizado não possue nem de perto a capacidade multi-função dos Su-35, que é uma aeronave nova, com avìônica diferente, turbinas diferentes , o que existe de semelhança é somente a aparência e nada mais.

Eles colocaram veto na modernização de nossos F-5s ??

Se temos muito bem operantes todos os equipamentos deles por aki , qual o problema de, caso eles nos ofereçam outros materiais interessantes para nós em condições de operá-los normalmente, de vir a adquiri-los ??

O Brasil pode e deve comprar qualquer material militar que lhe venha a ser conveniente, em termos financeiros e operacionais, independente de quem seja, EUA, Rússia entre outros....

Carlos , quem venceu a Segunda Guerra foram não foram os russos e sim os russos,ingleses e americanos. Nenhum deles poderia vencer a Alemanha sozinha, isto o próprio Comandante Supremo Aliado, o americano Dwgith Einsenhower afirma e temos os péssimos momentos em que ingleses e russos passaram nas mãos dos alemães os enfrentando sozinhos.

Os ingleses e americanos foram fundamentais para que a URSS não caísse em 1941/42 fornecendo milhares de equipamentos para repor os que foram perdidos para os alemães, assim como os russos foram fundamentais em reter o grosso da Wermacht para que os aliados pudessem tormar a Africa do Norte, invadissem a Itália em 1943 e França em 1944.

Já muito muitos documentários na Discovery tanto que tenho gravando um da batalha de tanques em Kursk, que o achei extraordinário.

A grande verdade é que existe muito material que os russos não disponibilizaram ao Ocidente mesmo após fim dos conflitos e somente com o colapso da então URSS este material começa aos poucos a ficar disponível, ainda vai demorar um pouco mais para que virem documentários de TV, mas muitos deles já estão em livros e revistas especializadas no tema.




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#43 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Out 06, 2004 4:28 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
até lá vamos rezar pra ninguém adquirir aeronaves de procedência Russa e equipados com R-77...


Não, cara! Vamos rezar pelo contrário!! Um míssil que não existe numa aeronave que não voa!! Par perfeito!


Olá Vinícius,


Mais uma vez, insisto. O R-77 é um míssil que está operacional desde 1994, e portanto, existe. O que é discutível é a sua eficiência e a existência da tal versão Ram-Jet...

No mais, fatos são fatos...




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#44 Mensagem por alex » Qua Out 06, 2004 6:18 pm

citação:

"Adianta porque quando os Phyton acabarem, só nós temos mísseis.

Errado , pode-se comprar mais e existe o mercado negro para isso mesmo.




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#45 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Out 06, 2004 7:08 pm

alex escreveu:citação:

"Adianta porque quando os Phyton acabarem, só nós temos mísseis.

Errado , pode-se comprar mais e existe o mercado negro para isso mesmo.


Pode até ser, mas com o Piranha temos a certeza de tê-lo e poder fabricá-lo... O país adversário terá de sair à procura de Pythons $ no mercado negro, que são escassos, e xertamente "salgados"...

Outra questão importante é que nenhum país na America Latina tem a capacidade logística que o Brasil possue.

Vejam, temos cerca de 80 C-95, 23 C-130H, 12 (?) C-115, que serão substituídos pelos melhores C-295, além disso, temos os KC-137, capazes de transportar 40T de carga, ou realizar REVO.

Que outro país pode realizar e manter uma campanha logística que o Brasil tem? Além do mais, o domínio tecnológico do Brasil sobre os outros países nos permitem várias vantagens, sejam elas em Guerra Eletrônica, em Comunicações, e por aí vai...

Alérto mais uma vez, fazendo coro com o Vinícius, que não podemos nos apegar apenas à plataforma, em si, mas na visão geral. E nesrta o Brasil dá banho em praticamente qualquer país da América Latina. Contra outros, como Chile, a briga seria feia, mas ainda assim venceríamos.




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